Educação física escolar e material didático: construção e uso de livro paradidático digital e interativo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Cunha, Sérgio Melo da
Orientador(a): Araújo, Allyson Carvalho de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47610
Resumo: O presente estudo parte da relação entre a Educação Física (EF) escolar e o uso de materiais didáticos considerando a relevância histórica deste tema para o componente curricular. É sob esta excitação que nossa pesquisa se desenvolve problematizando a possibilidade de implantação de um artefato incomum à tradição da EF escolar – o livro paradidático – no ensino de temas que possibilitem a transversalização com todas as unidades temáticas da disciplina na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no caso a saúde. Busca-se responder ao seguinte questionamento: como se dá o processo de construção, bem como os passos didático-pedagógicos na Educação Física escolar a partir do uso do livro paradidático digital e interativo? O estudo tem como objetivo geral compreender as estratégias dos professores e das professoras de EF escolas do ensino fundamental II para viabilizar o uso de material paradidático digital e interativo. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e de natureza descritiva. O estudo se desenvolve em três etapas. A primeira expõe o processo de idealização, escrita e apresentação de um livro paradidático digital e interativo. A segunda apresenta o contato com os professores de EF da rede pública de educação da cidade do Natal/RN. Enquanto a terceira etapa trata de uma análise de conteúdo sobre os dados colhidos junto ao grupo focal de professores da rede pública municipal de ensino da capital do Rio Grande do Norte (planejamentos, aulas e entrevistas semiestruturadas). O grupo é formado por quatro professores e uma professora que serão apresentados no texto como personagens fictícios do universo Star Wars. Destes, dois utilizaram o livro paradidático em sua prática. Um deu ao material o caráter norteador de suas aulas, enquanto outro fez o uso do artefato como complemento ao conteúdo apresentado. Os demais professores apontaram a falta de acessibilidade e o contexto do ensino remoto como principais fatores para o impedimento na utilização do material.
id UFRN_60bc6b752a782ab1d310631f4f36204c
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/47610
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Cunha, Sérgio Melo dahttp://lattes.cnpq.br/7073781749771295https://orcid.org/0000-0003-0114-8122http://lattes.cnpq.br/3443942683481696Surdi, Aguinaldo Cesarhttps://orcid.org/0000-0002-7809-7266http://lattes.cnpq.br/2452504102904189Mata, Irene MoyaOliveira, Márcio Romeu Ribas dehttps://orcid.org/0000-0003-2629-920Xhttp://lattes.cnpq.br/0118293761427492Baptista, Tadeu João Ribeirohttps://orcid.org/0000-0001-5140-2032http://lattes.cnpq.br/9002864045147738Araújo, Allyson Carvalho de2022-06-08T22:43:00Z2022-06-08T22:43:00Z2022-04-29CUNHA, Sérgio Melo da. Educação física escolar e material didático: construção e uso de livro paradidático digital e interativo. 2022. 131f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47610O presente estudo parte da relação entre a Educação Física (EF) escolar e o uso de materiais didáticos considerando a relevância histórica deste tema para o componente curricular. É sob esta excitação que nossa pesquisa se desenvolve problematizando a possibilidade de implantação de um artefato incomum à tradição da EF escolar – o livro paradidático – no ensino de temas que possibilitem a transversalização com todas as unidades temáticas da disciplina na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no caso a saúde. Busca-se responder ao seguinte questionamento: como se dá o processo de construção, bem como os passos didático-pedagógicos na Educação Física escolar a partir do uso do livro paradidático digital e interativo? O estudo tem como objetivo geral compreender as estratégias dos professores e das professoras de EF escolas do ensino fundamental II para viabilizar o uso de material paradidático digital e interativo. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e de natureza descritiva. O estudo se desenvolve em três etapas. A primeira expõe o processo de idealização, escrita e apresentação de um livro paradidático digital e interativo. A segunda apresenta o contato com os professores de EF da rede pública de educação da cidade do Natal/RN. Enquanto a terceira etapa trata de uma análise de conteúdo sobre os dados colhidos junto ao grupo focal de professores da rede pública municipal de ensino da capital do Rio Grande do Norte (planejamentos, aulas e entrevistas semiestruturadas). O grupo é formado por quatro professores e uma professora que serão apresentados no texto como personagens fictícios do universo Star Wars. Destes, dois utilizaram o livro paradidático em sua prática. Um deu ao material o caráter norteador de suas aulas, enquanto outro fez o uso do artefato como complemento ao conteúdo apresentado. Os demais professores apontaram a falta de acessibilidade e o contexto do ensino remoto como principais fatores para o impedimento na utilização do material.The present study starts from the relationship between Physical Education (PE) at school and the use of teaching materials, considering the historical relevance of this theme for the curricular component. It is under this excitement that our research is developed, questioning the possibility of implanting an unusual artifact to the school PE tradition - the paradidactic book - in the teaching of themes that allow the transversalization with all the thematic units of the discipline in the National Common Curricular Base (BNCC), in the case of health. It seeks to answer the following question: how does the construction process take place, as well as the didactic-pedagogical steps in school Physical Education from the use of the digital and interactive paradidactic book? The study's general objective is to understand the strategies of PE teachers and elementary school II teachers to enable the use of digital and interactive teaching material. This is a qualitative and descriptive research. The study is developed in three stages. The first exposes the process of idealization, writing and presentation of a digital and interactive paradidactic book. The second presents the contact with PE teachers from the public education network in the city of Natal/RN. While the third stage deals with a content analysis on the data collected from the focus group of teachers from the municipal public education network in the capital of Rio Grande do Norte (planning, classes, and semi-structured interviews). The group is made up of four teachers and a teacher who will be presented in the text as fictional characters from the Star Wars universe. Of these, two used the paradidactic book in their practice. One gave the material the guiding character of his classes, while another made use of the artifact as a complement to the content presented. The other teachers pointed out the lack of accessibility and the context of remote teaching as the main factors for preventing the use of the material.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICAUFRNBrasilEducação física - educaçãoEducação física escolarMaterial didáticoTecnologiaEducação física escolar e material didático: construção e uso de livro paradidático digital e interativoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEducacaofisicaescolar_Cunha_2022.pdfapplication/pdf17216034https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47610/1/Educacaofisicaescolar_Cunha_2022.pdf29c748a83f4d412980460db333b9b7bcMD51123456789/476102022-06-08 19:43:30.751oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/47610Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-06-08T22:43:30Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação física escolar e material didático: construção e uso de livro paradidático digital e interativo
title Educação física escolar e material didático: construção e uso de livro paradidático digital e interativo
spellingShingle Educação física escolar e material didático: construção e uso de livro paradidático digital e interativo
Cunha, Sérgio Melo da
Educação física - educação
Educação física escolar
Material didático
Tecnologia
title_short Educação física escolar e material didático: construção e uso de livro paradidático digital e interativo
title_full Educação física escolar e material didático: construção e uso de livro paradidático digital e interativo
title_fullStr Educação física escolar e material didático: construção e uso de livro paradidático digital e interativo
title_full_unstemmed Educação física escolar e material didático: construção e uso de livro paradidático digital e interativo
title_sort Educação física escolar e material didático: construção e uso de livro paradidático digital e interativo
author Cunha, Sérgio Melo da
author_facet Cunha, Sérgio Melo da
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7073781749771295
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-0114-8122
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3443942683481696
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Surdi, Aguinaldo Cesar
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-7809-7266
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2452504102904189
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Mata, Irene Moya
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Oliveira, Márcio Romeu Ribas de
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-2629-920X
dc.contributor.referees3Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0118293761427492
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Baptista, Tadeu João Ribeiro
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-5140-2032
dc.contributor.referees4Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9002864045147738
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Sérgio Melo da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Araújo, Allyson Carvalho de
contributor_str_mv Araújo, Allyson Carvalho de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física - educação
Educação física escolar
Material didático
Tecnologia
topic Educação física - educação
Educação física escolar
Material didático
Tecnologia
description O presente estudo parte da relação entre a Educação Física (EF) escolar e o uso de materiais didáticos considerando a relevância histórica deste tema para o componente curricular. É sob esta excitação que nossa pesquisa se desenvolve problematizando a possibilidade de implantação de um artefato incomum à tradição da EF escolar – o livro paradidático – no ensino de temas que possibilitem a transversalização com todas as unidades temáticas da disciplina na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no caso a saúde. Busca-se responder ao seguinte questionamento: como se dá o processo de construção, bem como os passos didático-pedagógicos na Educação Física escolar a partir do uso do livro paradidático digital e interativo? O estudo tem como objetivo geral compreender as estratégias dos professores e das professoras de EF escolas do ensino fundamental II para viabilizar o uso de material paradidático digital e interativo. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e de natureza descritiva. O estudo se desenvolve em três etapas. A primeira expõe o processo de idealização, escrita e apresentação de um livro paradidático digital e interativo. A segunda apresenta o contato com os professores de EF da rede pública de educação da cidade do Natal/RN. Enquanto a terceira etapa trata de uma análise de conteúdo sobre os dados colhidos junto ao grupo focal de professores da rede pública municipal de ensino da capital do Rio Grande do Norte (planejamentos, aulas e entrevistas semiestruturadas). O grupo é formado por quatro professores e uma professora que serão apresentados no texto como personagens fictícios do universo Star Wars. Destes, dois utilizaram o livro paradidático em sua prática. Um deu ao material o caráter norteador de suas aulas, enquanto outro fez o uso do artefato como complemento ao conteúdo apresentado. Os demais professores apontaram a falta de acessibilidade e o contexto do ensino remoto como principais fatores para o impedimento na utilização do material.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-06-08T22:43:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-06-08T22:43:00Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-04-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CUNHA, Sérgio Melo da. Educação física escolar e material didático: construção e uso de livro paradidático digital e interativo. 2022. 131f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47610
identifier_str_mv CUNHA, Sérgio Melo da. Educação física escolar e material didático: construção e uso de livro paradidático digital e interativo. 2022. 131f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47610
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47610/1/Educacaofisicaescolar_Cunha_2022.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 29c748a83f4d412980460db333b9b7bc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797777627913650176