Educação física escolar e material didático: construção e uso de livro paradidático digital e interativo
Ano de defesa: | 2022 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Programa de Pós-Graduação: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47610 |
Resumo: | O presente estudo parte da relação entre a Educação Física (EF) escolar e o uso de materiais didáticos considerando a relevância histórica deste tema para o componente curricular. É sob esta excitação que nossa pesquisa se desenvolve problematizando a possibilidade de implantação de um artefato incomum à tradição da EF escolar – o livro paradidático – no ensino de temas que possibilitem a transversalização com todas as unidades temáticas da disciplina na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no caso a saúde. Busca-se responder ao seguinte questionamento: como se dá o processo de construção, bem como os passos didático-pedagógicos na Educação Física escolar a partir do uso do livro paradidático digital e interativo? O estudo tem como objetivo geral compreender as estratégias dos professores e das professoras de EF escolas do ensino fundamental II para viabilizar o uso de material paradidático digital e interativo. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e de natureza descritiva. O estudo se desenvolve em três etapas. A primeira expõe o processo de idealização, escrita e apresentação de um livro paradidático digital e interativo. A segunda apresenta o contato com os professores de EF da rede pública de educação da cidade do Natal/RN. Enquanto a terceira etapa trata de uma análise de conteúdo sobre os dados colhidos junto ao grupo focal de professores da rede pública municipal de ensino da capital do Rio Grande do Norte (planejamentos, aulas e entrevistas semiestruturadas). O grupo é formado por quatro professores e uma professora que serão apresentados no texto como personagens fictícios do universo Star Wars. Destes, dois utilizaram o livro paradidático em sua prática. Um deu ao material o caráter norteador de suas aulas, enquanto outro fez o uso do artefato como complemento ao conteúdo apresentado. Os demais professores apontaram a falta de acessibilidade e o contexto do ensino remoto como principais fatores para o impedimento na utilização do material. |
id |
UFRN_60bc6b752a782ab1d310631f4f36204c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/47610 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Cunha, Sérgio Melo dahttp://lattes.cnpq.br/7073781749771295https://orcid.org/0000-0003-0114-8122http://lattes.cnpq.br/3443942683481696Surdi, Aguinaldo Cesarhttps://orcid.org/0000-0002-7809-7266http://lattes.cnpq.br/2452504102904189Mata, Irene MoyaOliveira, Márcio Romeu Ribas dehttps://orcid.org/0000-0003-2629-920Xhttp://lattes.cnpq.br/0118293761427492Baptista, Tadeu João Ribeirohttps://orcid.org/0000-0001-5140-2032http://lattes.cnpq.br/9002864045147738Araújo, Allyson Carvalho de2022-06-08T22:43:00Z2022-06-08T22:43:00Z2022-04-29CUNHA, Sérgio Melo da. Educação física escolar e material didático: construção e uso de livro paradidático digital e interativo. 2022. 131f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47610O presente estudo parte da relação entre a Educação Física (EF) escolar e o uso de materiais didáticos considerando a relevância histórica deste tema para o componente curricular. É sob esta excitação que nossa pesquisa se desenvolve problematizando a possibilidade de implantação de um artefato incomum à tradição da EF escolar – o livro paradidático – no ensino de temas que possibilitem a transversalização com todas as unidades temáticas da disciplina na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no caso a saúde. Busca-se responder ao seguinte questionamento: como se dá o processo de construção, bem como os passos didático-pedagógicos na Educação Física escolar a partir do uso do livro paradidático digital e interativo? O estudo tem como objetivo geral compreender as estratégias dos professores e das professoras de EF escolas do ensino fundamental II para viabilizar o uso de material paradidático digital e interativo. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e de natureza descritiva. O estudo se desenvolve em três etapas. A primeira expõe o processo de idealização, escrita e apresentação de um livro paradidático digital e interativo. A segunda apresenta o contato com os professores de EF da rede pública de educação da cidade do Natal/RN. Enquanto a terceira etapa trata de uma análise de conteúdo sobre os dados colhidos junto ao grupo focal de professores da rede pública municipal de ensino da capital do Rio Grande do Norte (planejamentos, aulas e entrevistas semiestruturadas). O grupo é formado por quatro professores e uma professora que serão apresentados no texto como personagens fictícios do universo Star Wars. Destes, dois utilizaram o livro paradidático em sua prática. Um deu ao material o caráter norteador de suas aulas, enquanto outro fez o uso do artefato como complemento ao conteúdo apresentado. Os demais professores apontaram a falta de acessibilidade e o contexto do ensino remoto como principais fatores para o impedimento na utilização do material.The present study starts from the relationship between Physical Education (PE) at school and the use of teaching materials, considering the historical relevance of this theme for the curricular component. It is under this excitement that our research is developed, questioning the possibility of implanting an unusual artifact to the school PE tradition - the paradidactic book - in the teaching of themes that allow the transversalization with all the thematic units of the discipline in the National Common Curricular Base (BNCC), in the case of health. It seeks to answer the following question: how does the construction process take place, as well as the didactic-pedagogical steps in school Physical Education from the use of the digital and interactive paradidactic book? The study's general objective is to understand the strategies of PE teachers and elementary school II teachers to enable the use of digital and interactive teaching material. This is a qualitative and descriptive research. The study is developed in three stages. The first exposes the process of idealization, writing and presentation of a digital and interactive paradidactic book. The second presents the contact with PE teachers from the public education network in the city of Natal/RN. While the third stage deals with a content analysis on the data collected from the focus group of teachers from the municipal public education network in the capital of Rio Grande do Norte (planning, classes, and semi-structured interviews). The group is made up of four teachers and a teacher who will be presented in the text as fictional characters from the Star Wars universe. Of these, two used the paradidactic book in their practice. One gave the material the guiding character of his classes, while another made use of the artifact as a complement to the content presented. The other teachers pointed out the lack of accessibility and the context of remote teaching as the main factors for preventing the use of the material.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICAUFRNBrasilEducação física - educaçãoEducação física escolarMaterial didáticoTecnologiaEducação física escolar e material didático: construção e uso de livro paradidático digital e interativoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEducacaofisicaescolar_Cunha_2022.pdfapplication/pdf17216034https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47610/1/Educacaofisicaescolar_Cunha_2022.pdf29c748a83f4d412980460db333b9b7bcMD51123456789/476102022-06-08 19:43:30.751oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/47610Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-06-08T22:43:30Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Educação física escolar e material didático: construção e uso de livro paradidático digital e interativo |
title |
Educação física escolar e material didático: construção e uso de livro paradidático digital e interativo |
spellingShingle |
Educação física escolar e material didático: construção e uso de livro paradidático digital e interativo Cunha, Sérgio Melo da Educação física - educação Educação física escolar Material didático Tecnologia |
title_short |
Educação física escolar e material didático: construção e uso de livro paradidático digital e interativo |
title_full |
Educação física escolar e material didático: construção e uso de livro paradidático digital e interativo |
title_fullStr |
Educação física escolar e material didático: construção e uso de livro paradidático digital e interativo |
title_full_unstemmed |
Educação física escolar e material didático: construção e uso de livro paradidático digital e interativo |
title_sort |
Educação física escolar e material didático: construção e uso de livro paradidático digital e interativo |
author |
Cunha, Sérgio Melo da |
author_facet |
Cunha, Sérgio Melo da |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7073781749771295 |
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0003-0114-8122 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3443942683481696 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Surdi, Aguinaldo Cesar |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-7809-7266 |
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2452504102904189 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Mata, Irene Moya |
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Oliveira, Márcio Romeu Ribas de |
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0003-2629-920X |
dc.contributor.referees3Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0118293761427492 |
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv |
Baptista, Tadeu João Ribeiro |
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0001-5140-2032 |
dc.contributor.referees4Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9002864045147738 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha, Sérgio Melo da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Araújo, Allyson Carvalho de |
contributor_str_mv |
Araújo, Allyson Carvalho de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física - educação Educação física escolar Material didático Tecnologia |
topic |
Educação física - educação Educação física escolar Material didático Tecnologia |
description |
O presente estudo parte da relação entre a Educação Física (EF) escolar e o uso de materiais didáticos considerando a relevância histórica deste tema para o componente curricular. É sob esta excitação que nossa pesquisa se desenvolve problematizando a possibilidade de implantação de um artefato incomum à tradição da EF escolar – o livro paradidático – no ensino de temas que possibilitem a transversalização com todas as unidades temáticas da disciplina na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no caso a saúde. Busca-se responder ao seguinte questionamento: como se dá o processo de construção, bem como os passos didático-pedagógicos na Educação Física escolar a partir do uso do livro paradidático digital e interativo? O estudo tem como objetivo geral compreender as estratégias dos professores e das professoras de EF escolas do ensino fundamental II para viabilizar o uso de material paradidático digital e interativo. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e de natureza descritiva. O estudo se desenvolve em três etapas. A primeira expõe o processo de idealização, escrita e apresentação de um livro paradidático digital e interativo. A segunda apresenta o contato com os professores de EF da rede pública de educação da cidade do Natal/RN. Enquanto a terceira etapa trata de uma análise de conteúdo sobre os dados colhidos junto ao grupo focal de professores da rede pública municipal de ensino da capital do Rio Grande do Norte (planejamentos, aulas e entrevistas semiestruturadas). O grupo é formado por quatro professores e uma professora que serão apresentados no texto como personagens fictícios do universo Star Wars. Destes, dois utilizaram o livro paradidático em sua prática. Um deu ao material o caráter norteador de suas aulas, enquanto outro fez o uso do artefato como complemento ao conteúdo apresentado. Os demais professores apontaram a falta de acessibilidade e o contexto do ensino remoto como principais fatores para o impedimento na utilização do material. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-06-08T22:43:00Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-06-08T22:43:00Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-04-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CUNHA, Sérgio Melo da. Educação física escolar e material didático: construção e uso de livro paradidático digital e interativo. 2022. 131f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47610 |
identifier_str_mv |
CUNHA, Sérgio Melo da. Educação física escolar e material didático: construção e uso de livro paradidático digital e interativo. 2022. 131f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47610 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47610/1/Educacaofisicaescolar_Cunha_2022.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
29c748a83f4d412980460db333b9b7bc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797777627913650176 |