O auxiliar como agente de inclusão: uma proposta de ações formativas na Educação Infantil
Ano de defesa: | 2023 |
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Orientador(a): | |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
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Programa de Pós-Graduação: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/58181 |
Resumo: | A partir das inquietações acerca dos processos de trabalho como auxiliar de creche de um Colégio de Aplicação, no exercício laboral com bebês e crianças bem pequenas, este trabalho investigativo parte dos questionamentos acerca de quais princípios balizadores configuram o papel do auxiliar e como contribuem para inserção/adaptação das crianças bem pequenas com Necessidades Educacionais Específicas (NEE). Para tanto, foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo, que utilizou a metodologia da revisão bibliográfica integrativa, que teve como objetivo e descrever, necessidades formativas de auxiliares de sala, com foco nas práticas e estratégias para a inserção/adaptação de bebês e crianças bem pequenas com NEE na Educação Infantil. Partindo do pressuposto de que o planejamento coletivo das ações pedagógicas permeia o processo de inserção/adaptação de bebês e crianças bem pequenas com NEE, nesta pesquisa utilizamos como abordagem a revisão bibliográfica integrativa, tendo a interlocução com autores de referência o enredo para discussão das temáticas emergentes, que compõem o corpo do trabalho: cuidar e educar; inserção/adaptação; educação inclusiva na Educação Infantil; o auxiliar de sala e as necessidades formativas desse adulto que, não sendo docente, atua diretamente nos processos de inserção/adaptação dos bebês e crianças bem pequenas na Educação Infantil. Como produto deste trabalho de mestrado profissional apresentamos um plano de oficinas de formação continuada, visando desenvolver/aperfeiçoar/consolidar práticas pedagógicas de adultos que participam do contexto escolar – auxiliar de creche, auxiliar de sala, auxiliar de alunos, assistentes, cuidadores, estagiários e licenciandos (professores em formação). Para o desenvolvimento da proposição das oficinas formativas como estratégia de formação pedagógica, destacamos a importância da sistematização dos processos de aprendizagem e possibilidades inclusivas, ao compreendermos que essa prática reflexiva e criativa no campo de diálogo, interação e estudo, pode contribuir para o desenvolvimento dos profissionais atuantes na Educação Infantil e, consequentemente, para os processos inclusivos no âmbito escolar. |
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Santos, Vanessa Bandeira doshttp://lattes.cnpq.br/1208159282698225http://lattes.cnpq.br/9283862894499360Medeiros, Blenda Carine Dantas dehttps://orcid.org/0000-0002-4091-3897http://lattes.cnpq.br/6246411297862967Rezende, Marianne da Cruz Moura Dantas deDantas, Elaine Luciana SobralMosca, Maristela de Oliveira2024-04-16T22:51:47Z2024-04-16T22:51:47Z2023-12-21SANTOS, Vanessa Bandeira dos. O auxiliar como agente de inclusão: uma proposta de ações formativas na Educação Infantil. Orientadora: Dra. Maristela de Oliveira Mosca. 2023. 89f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Especial) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/58181A partir das inquietações acerca dos processos de trabalho como auxiliar de creche de um Colégio de Aplicação, no exercício laboral com bebês e crianças bem pequenas, este trabalho investigativo parte dos questionamentos acerca de quais princípios balizadores configuram o papel do auxiliar e como contribuem para inserção/adaptação das crianças bem pequenas com Necessidades Educacionais Específicas (NEE). Para tanto, foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo, que utilizou a metodologia da revisão bibliográfica integrativa, que teve como objetivo e descrever, necessidades formativas de auxiliares de sala, com foco nas práticas e estratégias para a inserção/adaptação de bebês e crianças bem pequenas com NEE na Educação Infantil. Partindo do pressuposto de que o planejamento coletivo das ações pedagógicas permeia o processo de inserção/adaptação de bebês e crianças bem pequenas com NEE, nesta pesquisa utilizamos como abordagem a revisão bibliográfica integrativa, tendo a interlocução com autores de referência o enredo para discussão das temáticas emergentes, que compõem o corpo do trabalho: cuidar e educar; inserção/adaptação; educação inclusiva na Educação Infantil; o auxiliar de sala e as necessidades formativas desse adulto que, não sendo docente, atua diretamente nos processos de inserção/adaptação dos bebês e crianças bem pequenas na Educação Infantil. Como produto deste trabalho de mestrado profissional apresentamos um plano de oficinas de formação continuada, visando desenvolver/aperfeiçoar/consolidar práticas pedagógicas de adultos que participam do contexto escolar – auxiliar de creche, auxiliar de sala, auxiliar de alunos, assistentes, cuidadores, estagiários e licenciandos (professores em formação). Para o desenvolvimento da proposição das oficinas formativas como estratégia de formação pedagógica, destacamos a importância da sistematização dos processos de aprendizagem e possibilidades inclusivas, ao compreendermos que essa prática reflexiva e criativa no campo de diálogo, interação e estudo, pode contribuir para o desenvolvimento dos profissionais atuantes na Educação Infantil e, consequentemente, para os processos inclusivos no âmbito escolar.From the concerns about the work processes as an Early Childhood Educator of the Núcleo de Educação da Infância – NEI, in the work with infants, toddlers and preschoolers, this investigative work starts from the questions about which guiding principles are part the role of the Early Childhood Educator and the contribution of this subject to the insertion and adaptation process of very young children with Specific Educational Needs (SEN). Therefore, a qualitative research was carried out, which used the methodology of the integrative literature review, and aimed to identify and describe the training needs of classroom assistants, practices and strategies for the insertion/adaptation of infants and very young children with SEN in Early Childhood Educational environment. Based on the assumption that the group planning of pedagogical actions permeates the process of insertion/ adaptation of very young children with SEN, in this research we use as an approach the integrative literature review, with the interlocution with authors of reference the plot for discussion of emerging themes, which make up the body of work: care and education; insertion/ adaptation; inclusive education in early childhood education; the classroom assistant and the training needs of this adult who not being a teacher, acts directly in the processes of insertion/ adaptation of very young children in early childhood education. As a result of this professional master’s work we will present a proposal for continuing education workshops, aimed at developing/ improving/ consolidating pedagogical practices of adults who participate in the school context - daycare assistant, classroom assistant, scholarship students and interns. For the development of the proposition of the formative workshops as a pedagogical training strategy, we highlight the importance of the systematization of learning processes and inclusive possibilities, when we understand that this reflective and creative practice in the field of dialogue, interaction and study, contributes to the development of professionals working in early childhood education and, consequently, to inclusive processes in school.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIALUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOAuxiliar de crechePráticas formativasInclusãoEducação infantilAdaptaçãoO auxiliar como agente de inclusão: uma proposta de ações formativas na Educação Infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAuxiliaragenteinclusao_Santos_2023.pdfapplication/pdf2311041https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/58181/1/Auxiliaragenteinclusao_Santos_2023.pdf5fdfeb241720714f56de6bde4cc67532MD51123456789/581812024-04-16 19:52:30.367oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/58181Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2024-04-16T22:52:30Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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