Transtorno do Espectro do Autismo: da avaliação à intervenção neuropsicológica histórico-cultural
Ano de defesa: | 2018 |
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Tipo de documento: | Tese |
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Palavras-chave em Português: | |
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Resumo: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) |
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Maranhão, Samantha Santos de AlbuquerqueDias, Maria AparecidaAndrade, Nara CortesLyra, Pompeia VillachanFreitas Júnior, Reginaldo Antonio de OliveiraPires, Izabel Augusta Hazin2019-04-10T22:41:18Z2019-04-10T22:41:18Z2018-12-18MARANHÃO, Samantha Santos de Albuquerque. Transtorno do Espectro do Autismo: da avaliação à intervenção neuropsicológica histórico-cultural. 2018. 156f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26920Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) tem curso evolutivo crônico, portanto, o diagnóstico e habilitação precoces são fundamentais para o aprimoramento do neurodesenvolvimento infantil e, por conseguinte, uma melhor qualidade de vida da criança com TEA e de seus familiares. Embora existam critérios clínicos que definam o diagnóstico do TEA, a etiologia multifatorial e, até o momento, a ausência de marcadores biológicos potencializam a necessidade de um diagnóstico-padrão consistente com o fim de subsidiar intervenções robustas. Os dados oriundos deste trabalho estão apresentados e discutidos em três partes que correspondem a estudos relativamente independentes no âmbito da temática em questão, quais sejam: 1) O teste SON-R 2 ½ - 7 [a] como modelo de avaliação de inteligência para crianças com Transtorno do Espectro do Autismo; 2) Perfil de comunicação, interação social e comportamento em crianças com Transtorno do Espectro do Autismo e; 3) Intervenção neuropsicológica de orientação sistêmica para crianças com Transtorno do Espectro do Autismo: modelo teórico piloto. Participaram do estudo 60 crianças de 5 a 7 anos, sendo 20 diagnosticadas com TEA e 40 com desenvolvimento típico. Os critérios de inclusão para o grupo clínico foram: 1) diagnóstico de TEA confirmado por equipe interprofissional; 2) inserção e frequência sistemática na rede regular de ensino; 3) idades entre 5 a 7 anos; 4) autorização dos responsáveis legais por meio do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Como critérios de exclusão prevaleceram: 1) presença de comorbidade neurológicas, psiquiátricas ou genéticas associadas ao quadro clínico de TEA; 2) comprometimento na acuidade visual e auditiva não corrigidos. Foram utilizados instrumentos que avaliam inteligência não-verbal (SON-R 2½-7 [a] e Matrizes Coloridas de Raven); funções executivas e percepção social (NEPSY-II); bem como uma escala de observação do comportamento que diferencia a gravidade da tríade sintomatológica do TEA (comunicação, interação, comportamento). O estudo 1 auxiliou na reflexão sobre a sensibilidade de instrumentos brasileiros utilizados na avaliação da inteligência no TEA. O estudo 2 auxiliou na compreensão do perfil das funções executivas, teoria da mente e reconhecimento de emoções em grupos clínicos estratificados pelo nível de gravidade nas áreas de comunicação, interação e comportamento. Por sua vez, o estudo 3 trouxe um modelo de programa de intervenção neuropsicológica para crianças com risco de desenvolvimento do TEA, a partir de diretrizes de habilitação centradas na estimulação de precursores comportamentais de funções cognitivas fundamentais para a socialização. Acredita-se que a presente tese constitui um modelo de avaliação e intervenção que pode redefinir planos e redirecionar os futuros caminhos ao cuidado a saúde da pessoa com TEA, especialmente em âmbito local e regional, onde há particularidades sociais e culturais em interface com o quadro clínico.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIATranstornos do NeurodesenvolvimentoAutismoNeuropsicologiaDiagnósticoReabilitaçãoTranstorno do Espectro do Autismo: da avaliação à intervenção neuropsicológica histórico-culturalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTTranstornoespectroautismo_Maranhão_2018.pdf.txtTranstornoespectroautismo_Maranhão_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain279768https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26920/2/Transtornoespectroautismo_Maranh%c3%a3o_2018.pdf.txt3c85dbc30b84c38b6432ef1a6ce16d84MD52THUMBNAILTranstornoespectroautismo_Maranhão_2018.pdf.jpgTranstornoespectroautismo_Maranhão_2018.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1263https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26920/3/Transtornoespectroautismo_Maranh%c3%a3o_2018.pdf.jpge8a4938a21a70f17df421e90113fa5faMD53ORIGINALTranstornoespectroautismo_Maranhão_2018.pdfapplication/pdf1104685https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26920/1/Transtornoespectroautismo_Maranh%c3%a3o_2018.pdf2f555a0a30665ef701ca43b775328c56MD51123456789/269202019-05-26 03:01:00.995oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26920Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-05-26T06:01Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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