Tecnologias para a promoção da saúde de estudantes universitários: revisão de escopo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Almeida, Anna Thays Dias
Orientador(a): Lira, Ana Luisa Brandão de Carvalho
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52630
Resumo: O impacto da nova realidade e das obrigações dos estudantes no ensino superior podem desencadear uma série de problemas. Assim, os espaços universitários são ambientes estratégicos para o desenvolvimento de ações de promoção da saúde desses estudantes. Para isso, o uso de ferramentas é importante para facilitar a aproximação, interesse e colaboração, especialmente dos jovens. Assim, o objetivo do presente estudo foi analisar as tecnologias e suas contribuições para a promoção da saúde dos estudantes universitários na área da saúde. O estudo desenvolveu uma Scoping Review baseada na JBI. Adotaram-se como questões de pesquisa: “Quais são as tecnologias para a promoção da saúde dos estudantes universitários da área da saúde presentes na literatura? Quais são as vantagens e características de uso dessas tecnologias?”. As fontes selecionadas para o estudo foram: Medline/Pubmed, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature, Web of Science, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciência da Saúde, Bases de Dados de Enfermagem, Scopus, Cochrane, SciElo, Education Resources Information Center, Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, The National Library of Australia’s, Academic Archive Online, Digital Access to Research Theses, Europe E-Theses Portal, Electronic Theses Online Service, Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal, National ETD Portal, Theses Canadá e Google Acadêmico. Foram encontrados 42.294 estudos e selecionados para a presente pesquisa 71 artigos. Os estudos foram publicados em sua maioria nos Estados Unidos da América, sendo a principal metodologia estudos experimentais. Dentre o público alvo houve predomínio de alunos do curso de enfermagem e medicina, sendo a faixa etária entre 17 e 54 anos. Referente às tecnologias, a mais predominante foi a tecnologias leve, 34 pesquisas (47,9%), o uso da educação em saúde, o treinamento em grupo e Mindfulness/atenção plena foram os mais empregados, seguido pelas tecnologias leve/dura 25 estudos (35,2%) e tecnologia dura 12 artigos (16,9%). O principal foco foi a saúde mental dos estudantes, além da saúde física. O tempo de aplicação da tecnologia mais frequente foi de até oito semanas, sendo aplicados em sua maioria em espaços da própria universidade como salas de aula, na web e ao ar livre e ginásios. Devido à variedade de tecnologias, os materiais empregados também foram diversos. Grande parte dos estudos não considerou a avaliação prévia de saúde dos alunos, sendo apenas aplicado a tecnologia. O uso dessas tecnologias demonstrou efeitos positivos na promoção da saúde dos estudantes da área da saúde, com melhora de sintomas depressivos, ansiedade, estresse, bem como aumento da prática de atividades físicas e também melhora na capacidade de lidar com os estressores acadêmicos. O estresse acadêmico vivenciado pelos estudantes da área da saúde pode prejudicar a saúde e o desempenho. Assim, essas tecnologias são estratégias importantes a serem adotadas pelas instituições de ensino para garantir a saúde de seus alunos.
id UFRN_6406250a604ea61097f1f03cee418669
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/52630
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Almeida, Anna Thays Diashttps://orcid.org/0000-0001-5511-6121http://lattes.cnpq.br/1722445437261136https://orcid.org/0000-0002-7255-960Xhttp://lattes.cnpq.br/4545130167501174Fernandes, Maria Isabel da Conceição Diashttps://orcid.org/0000-0003-0569-5027http://lattes.cnpq.br/1485293688968753Dantas, Dandara Nayara AzevedoSantos, Paula Fernanda Brandão Batista dosSilva, Viviane Martins daLira, Ana Luisa Brandão de Carvalho2023-06-06T23:26:00Z2023-06-06T23:26:00Z2023-03-24ALMEIDA, Anna Thays Dias. Tecnologias para a promoção da saúde de estudantes universitários: revisão de escopo. Orientador: Ana Luísa Brandão de Carvalho Lira. 2023. 106f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52630O impacto da nova realidade e das obrigações dos estudantes no ensino superior podem desencadear uma série de problemas. Assim, os espaços universitários são ambientes estratégicos para o desenvolvimento de ações de promoção da saúde desses estudantes. Para isso, o uso de ferramentas é importante para facilitar a aproximação, interesse e colaboração, especialmente dos jovens. Assim, o objetivo do presente estudo foi analisar as tecnologias e suas contribuições para a promoção da saúde dos estudantes universitários na área da saúde. O estudo desenvolveu uma Scoping Review baseada na JBI. Adotaram-se como questões de pesquisa: “Quais são as tecnologias para a promoção da saúde dos estudantes universitários da área da saúde presentes na literatura? Quais são as vantagens e características de uso dessas tecnologias?”. As fontes selecionadas para o estudo foram: Medline/Pubmed, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature, Web of Science, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciência da Saúde, Bases de Dados de Enfermagem, Scopus, Cochrane, SciElo, Education Resources Information Center, Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, The National Library of Australia’s, Academic Archive Online, Digital Access to Research Theses, Europe E-Theses Portal, Electronic Theses Online Service, Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal, National ETD Portal, Theses Canadá e Google Acadêmico. Foram encontrados 42.294 estudos e selecionados para a presente pesquisa 71 artigos. Os estudos foram publicados em sua maioria nos Estados Unidos da América, sendo a principal metodologia estudos experimentais. Dentre o público alvo houve predomínio de alunos do curso de enfermagem e medicina, sendo a faixa etária entre 17 e 54 anos. Referente às tecnologias, a mais predominante foi a tecnologias leve, 34 pesquisas (47,9%), o uso da educação em saúde, o treinamento em grupo e Mindfulness/atenção plena foram os mais empregados, seguido pelas tecnologias leve/dura 25 estudos (35,2%) e tecnologia dura 12 artigos (16,9%). O principal foco foi a saúde mental dos estudantes, além da saúde física. O tempo de aplicação da tecnologia mais frequente foi de até oito semanas, sendo aplicados em sua maioria em espaços da própria universidade como salas de aula, na web e ao ar livre e ginásios. Devido à variedade de tecnologias, os materiais empregados também foram diversos. Grande parte dos estudos não considerou a avaliação prévia de saúde dos alunos, sendo apenas aplicado a tecnologia. O uso dessas tecnologias demonstrou efeitos positivos na promoção da saúde dos estudantes da área da saúde, com melhora de sintomas depressivos, ansiedade, estresse, bem como aumento da prática de atividades físicas e também melhora na capacidade de lidar com os estressores acadêmicos. O estresse acadêmico vivenciado pelos estudantes da área da saúde pode prejudicar a saúde e o desempenho. Assim, essas tecnologias são estratégias importantes a serem adotadas pelas instituições de ensino para garantir a saúde de seus alunos.The impact of the new reality and the obligations of students in higher education can trigger a series of problems. Thus, university spaces are strategic environments for the development of health promotion actions for these students. For this, the use of tools is important to facilitate approximation, interest and collaboration, especially among young people. Thus, the objective of the present study was to analyze the technologies and their contributions to the promotion of the health of university students in the health area. The study developed a Scoping Review based on the JBI. The following research questions were adopted: “What are the technologies for promoting the health of university students in the health area present in the literature? What are the advantages and characteristics of using these technologies?” The sources selected for the study were: Medline/Pubmed, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature, Web of Science, Latin American and Caribbean Literature in Health Science, Nursing Databases, Scopus, Cochrane, SciElo, Education Resources Information Center, Catalog of Theses and Dissertations by the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel, The National Library of Australia's, Academic Archive Online, Digital Access to Research Theses, Europe E-Theses Portal, Electronic Theses Online Service, Repositorio Científico de Acesso Aberto de Portugal, National ETD Portal, Theses Canada and Google Scholar. A total of 42,294 studies were found and 71 articles were selected for this research. The studies were mostly published in the United States of America, with the main methodology being experimental studies. Among the target audience, there was a predominance of nursing and medicine students, aged between 17 and 54 years. Regarding technologies, the most predominant was light technologies, 34 studies (47.9%), the use of health education, group training and mindfulness/mindfulness were the most used, followed by light/hard technologies 25 studies (35.2%) and technology lasts 12 articles (16.9%). The main focus was on students' mental health in addition to their physical health. The most frequent time of application of the technology was up to eight weeks, being applied mostly in spaces of the university itself, such as classrooms, on the web and outdoors and gymnasiums. Due to the variety of technologies, the materials used were also diverse. Most of the studies did not consider the previous assessment of the health of the students, being only applied to technology. The use of these technologies has shown positive effects in promoting the health of students in the health area, with an improvement in depressive symptoms, anxiety, stress, as well as an increase in the practice of physical activities and also an improvement in the ability to deal with academic stressors. Academic stress experienced by healthcare students can impair health and performance. Thus, these technologies are important strategies to be adopted by educational institutions to ensure the health of their students.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEMUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMEstudantes de ciências da saúdeEducação superiorTecnologia em saúdePromoção da saúdeTecnologias para a promoção da saúde de estudantes universitários: revisão de escopoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALTecnologiaspromocaosaude_Almeida_2023.pdfapplication/pdf1047195https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/52630/1/Tecnologiaspromocaosaude_Almeida_2023.pdf28ff423be8ab75c4b4ee009031a18dd3MD51123456789/526302023-06-06 20:26:43.741oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/52630Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-06-06T23:26:43Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Tecnologias para a promoção da saúde de estudantes universitários: revisão de escopo
title Tecnologias para a promoção da saúde de estudantes universitários: revisão de escopo
spellingShingle Tecnologias para a promoção da saúde de estudantes universitários: revisão de escopo
Almeida, Anna Thays Dias
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Estudantes de ciências da saúde
Educação superior
Tecnologia em saúde
Promoção da saúde
title_short Tecnologias para a promoção da saúde de estudantes universitários: revisão de escopo
title_full Tecnologias para a promoção da saúde de estudantes universitários: revisão de escopo
title_fullStr Tecnologias para a promoção da saúde de estudantes universitários: revisão de escopo
title_full_unstemmed Tecnologias para a promoção da saúde de estudantes universitários: revisão de escopo
title_sort Tecnologias para a promoção da saúde de estudantes universitários: revisão de escopo
author Almeida, Anna Thays Dias
author_facet Almeida, Anna Thays Dias
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-5511-6121
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1722445437261136
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-7255-960X
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4545130167501174
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Dantas, Dandara Nayara Azevedo
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Santos, Paula Fernanda Brandão Batista dos
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Silva, Viviane Martins da
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Anna Thays Dias
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Fernandes, Maria Isabel da Conceição Dias
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-0569-5027
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1485293688968753
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lira, Ana Luisa Brandão de Carvalho
contributor_str_mv Fernandes, Maria Isabel da Conceição Dias
Lira, Ana Luisa Brandão de Carvalho
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
topic CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Estudantes de ciências da saúde
Educação superior
Tecnologia em saúde
Promoção da saúde
dc.subject.por.fl_str_mv Estudantes de ciências da saúde
Educação superior
Tecnologia em saúde
Promoção da saúde
description O impacto da nova realidade e das obrigações dos estudantes no ensino superior podem desencadear uma série de problemas. Assim, os espaços universitários são ambientes estratégicos para o desenvolvimento de ações de promoção da saúde desses estudantes. Para isso, o uso de ferramentas é importante para facilitar a aproximação, interesse e colaboração, especialmente dos jovens. Assim, o objetivo do presente estudo foi analisar as tecnologias e suas contribuições para a promoção da saúde dos estudantes universitários na área da saúde. O estudo desenvolveu uma Scoping Review baseada na JBI. Adotaram-se como questões de pesquisa: “Quais são as tecnologias para a promoção da saúde dos estudantes universitários da área da saúde presentes na literatura? Quais são as vantagens e características de uso dessas tecnologias?”. As fontes selecionadas para o estudo foram: Medline/Pubmed, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature, Web of Science, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciência da Saúde, Bases de Dados de Enfermagem, Scopus, Cochrane, SciElo, Education Resources Information Center, Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, The National Library of Australia’s, Academic Archive Online, Digital Access to Research Theses, Europe E-Theses Portal, Electronic Theses Online Service, Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal, National ETD Portal, Theses Canadá e Google Acadêmico. Foram encontrados 42.294 estudos e selecionados para a presente pesquisa 71 artigos. Os estudos foram publicados em sua maioria nos Estados Unidos da América, sendo a principal metodologia estudos experimentais. Dentre o público alvo houve predomínio de alunos do curso de enfermagem e medicina, sendo a faixa etária entre 17 e 54 anos. Referente às tecnologias, a mais predominante foi a tecnologias leve, 34 pesquisas (47,9%), o uso da educação em saúde, o treinamento em grupo e Mindfulness/atenção plena foram os mais empregados, seguido pelas tecnologias leve/dura 25 estudos (35,2%) e tecnologia dura 12 artigos (16,9%). O principal foco foi a saúde mental dos estudantes, além da saúde física. O tempo de aplicação da tecnologia mais frequente foi de até oito semanas, sendo aplicados em sua maioria em espaços da própria universidade como salas de aula, na web e ao ar livre e ginásios. Devido à variedade de tecnologias, os materiais empregados também foram diversos. Grande parte dos estudos não considerou a avaliação prévia de saúde dos alunos, sendo apenas aplicado a tecnologia. O uso dessas tecnologias demonstrou efeitos positivos na promoção da saúde dos estudantes da área da saúde, com melhora de sintomas depressivos, ansiedade, estresse, bem como aumento da prática de atividades físicas e também melhora na capacidade de lidar com os estressores acadêmicos. O estresse acadêmico vivenciado pelos estudantes da área da saúde pode prejudicar a saúde e o desempenho. Assim, essas tecnologias são estratégias importantes a serem adotadas pelas instituições de ensino para garantir a saúde de seus alunos.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-06T23:26:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-06-06T23:26:00Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-03-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ALMEIDA, Anna Thays Dias. Tecnologias para a promoção da saúde de estudantes universitários: revisão de escopo. Orientador: Ana Luísa Brandão de Carvalho Lira. 2023. 106f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52630
identifier_str_mv ALMEIDA, Anna Thays Dias. Tecnologias para a promoção da saúde de estudantes universitários: revisão de escopo. Orientador: Ana Luísa Brandão de Carvalho Lira. 2023. 106f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52630
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/52630/1/Tecnologiaspromocaosaude_Almeida_2023.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 28ff423be8ab75c4b4ee009031a18dd3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802118097973280768