Ensino de leitura nas séries iniciais do ensino fundamental: uma proposta teórico-metodológica com o livro-imagem onda (Suzy Lee)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Barbosa, Jakecilene Lindolfo
Orientador(a): Campos, Sulemi Fabiano
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - PROFLETRAS NATAL
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54484
Resumo: Na educação básica, mais especificamente nos dois últimos anos das séries iniciais do ensino fundamental, níveis nos quais os alunos já deveriam ter consolidado o processo de alfabetização, as dificuldades de leitura são evidentes. É comum encontramos nas salas de aula crianças que decodificam textos, mas não conseguem ultrapassar a materialidade linguística para produzir sentido. Nesse contexto, optamos por nos distanciar da compreensão de leitura como uma habilidade de decodificação de palavras, entendendo-a nesta pesquisa como uma atividade de produção de sentidos que integra autor-texto-leitor e considera as relações entre o fazer persuasivo do enunciador (autor) e o fazer interpretativo do enunciatário (leitor). Este trabalho visa problematizar sobre como ensinar a ler nas séries iniciais do ensino fundamental a partir de um livro-imagem. Considerando essa problemática norteadora, objetivamos desenvolver uma proposta teórico-metodológica com o livro-imagem Onda (Suzy Lee) para o ensino de leitura nas séries iniciais do ensino fundamental à luz da semiótica discursiva. Almejando alcançar tal objetivo, formulamos os seguintes passos: a) Refletir sobre o ensino de leitura, dialogando com a própria experiência; b) Sistematizar conhecimentos sobre a semiótica discursiva e as categorias plásticas que constituem o texto visual; c) Analisar o livro Onda (Suzy Lee) a partir do Percurso Gerativo do Sentido; d) Planejar estratégias e atividades pedagógicas para a leitura do livro Onda (Suzy Lee). Como referencial teórico fundamental, elegemos a semiótica discursiva para as nossas análises, além de contarmos com outros autores que nos auxiliaram na reflexão sobre as concepções e estratégias de leitura, bem como na compreensão das especificidades e potencialidades de livro-imagem. O estudo é de cunho qualitativo e foi organizado de acordo com o seguinte caminho teórico-metodológico: 1. Pesquisa bibliográfica a partir de materiais já publicados – livros, artigos, dissertações e teses; 2. Análise semiótica de um objeto – o livro-imagem Onda (Suzy Lee); 3. Encaminhamentos pedagógicos para a leitura do objeto analisado. O livro-imagem Onda (Suzy Lee) aborda a isotopia da infância como a passagem do estado do não saber para o estado do saber a partir de uma experiência da descoberta do mar protagonizada por uma garotinha. No texto, a artista mobiliza os formantes plásticos, os formantes figurativos e o próprio projeto gráfico-editorial, explorando as diferentes partes que compõem o livro-objeto (a capa, contracapa, folha de guarda, dobra), para fabricar o sentido da narrativa. Tencionamos que a proposta de leitura elaborada, em formato de roteiro pedagógico, com o livro-imagem Onda (Suzy Lee) possa auxiliar o trabalho de professores que lecionam Língua Portuguesa nas séries iniciais do ensino fundamental, configurando-se como mais uma possibilidade de ampliar as práticas de leitura no “chão da escola” pública.
id UFRN_657e98104b08cb6dde52e5cdef501c92
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/54484
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Barbosa, Jakecilene Lindolfohttp://lattes.cnpq.br/5223405932308585https://orcid.org/0000-0002-7212-0621http://lattes.cnpq.br/4256675396235128Miqueletti, Eliane AparecidaSilva, Luiza Helena Oliveira daCampos, Sulemi Fabiano2023-08-15T21:24:27Z2023-08-15T21:24:27Z2023-03-31BARBOSA, Jakecilene Lindolfo. Ensino de leitura nas séries iniciais do ensino fundamental: uma proposta teórico-metodológica com o livro-imagem onda (Suzy Lee). Orientador: Sulemi Fabiano Campos. 2023. 130f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54484Na educação básica, mais especificamente nos dois últimos anos das séries iniciais do ensino fundamental, níveis nos quais os alunos já deveriam ter consolidado o processo de alfabetização, as dificuldades de leitura são evidentes. É comum encontramos nas salas de aula crianças que decodificam textos, mas não conseguem ultrapassar a materialidade linguística para produzir sentido. Nesse contexto, optamos por nos distanciar da compreensão de leitura como uma habilidade de decodificação de palavras, entendendo-a nesta pesquisa como uma atividade de produção de sentidos que integra autor-texto-leitor e considera as relações entre o fazer persuasivo do enunciador (autor) e o fazer interpretativo do enunciatário (leitor). Este trabalho visa problematizar sobre como ensinar a ler nas séries iniciais do ensino fundamental a partir de um livro-imagem. Considerando essa problemática norteadora, objetivamos desenvolver uma proposta teórico-metodológica com o livro-imagem Onda (Suzy Lee) para o ensino de leitura nas séries iniciais do ensino fundamental à luz da semiótica discursiva. Almejando alcançar tal objetivo, formulamos os seguintes passos: a) Refletir sobre o ensino de leitura, dialogando com a própria experiência; b) Sistematizar conhecimentos sobre a semiótica discursiva e as categorias plásticas que constituem o texto visual; c) Analisar o livro Onda (Suzy Lee) a partir do Percurso Gerativo do Sentido; d) Planejar estratégias e atividades pedagógicas para a leitura do livro Onda (Suzy Lee). Como referencial teórico fundamental, elegemos a semiótica discursiva para as nossas análises, além de contarmos com outros autores que nos auxiliaram na reflexão sobre as concepções e estratégias de leitura, bem como na compreensão das especificidades e potencialidades de livro-imagem. O estudo é de cunho qualitativo e foi organizado de acordo com o seguinte caminho teórico-metodológico: 1. Pesquisa bibliográfica a partir de materiais já publicados – livros, artigos, dissertações e teses; 2. Análise semiótica de um objeto – o livro-imagem Onda (Suzy Lee); 3. Encaminhamentos pedagógicos para a leitura do objeto analisado. O livro-imagem Onda (Suzy Lee) aborda a isotopia da infância como a passagem do estado do não saber para o estado do saber a partir de uma experiência da descoberta do mar protagonizada por uma garotinha. No texto, a artista mobiliza os formantes plásticos, os formantes figurativos e o próprio projeto gráfico-editorial, explorando as diferentes partes que compõem o livro-objeto (a capa, contracapa, folha de guarda, dobra), para fabricar o sentido da narrativa. Tencionamos que a proposta de leitura elaborada, em formato de roteiro pedagógico, com o livro-imagem Onda (Suzy Lee) possa auxiliar o trabalho de professores que lecionam Língua Portuguesa nas séries iniciais do ensino fundamental, configurando-se como mais uma possibilidade de ampliar as práticas de leitura no “chão da escola” pública.In basic education, more specifically in the last two years of the initial grades of elementary school, levels in which students should have already consolidated the literacy process, the difficulties in reading are evident. We find in the classrooms children who decode texts, but are unable to go beyond the linguistic materiality to produce meaning. In this context, we chose to distance ourselves from reading comprehension as a word decoding skill, understanding it in this research as an activity of meanings production which integrates author-text-reader and considers the relations between the enunciator's persuasive actions (author) and the enunciatee’s interpretative actions (reader). This paper purposes to discuss how to teach reading in the early grades of elementary school based on a picture-book. Considering this guiding problem, we aim to develop a theoretical and methodological proposal with the picture-book Wave (Suzy Lee) for teaching reading in the early grades of elementary school in the light of discursive semiotics. As a fundamental theoretical reference, we chose discursive semiotics for our analyses, in addition to relying on other authors who helped us in the reflection on the conceptions and reading strategies, as well as in the understanding of the specificities and potentialities of the picture-book. Aiming to achieve this goal, we formulated the following steps: a) Reflect on the teaching of reading, dialoguing with our own experience; b) Systematize knowledge about discursive semiotics and the plastic categories that constitute the visual text; c) Analyze the book Wave (Suzy Lee) from the Meaning Generative Path; d) Plan strategies and teaching activities for reading the book Wave (Suzy Lee) based on Solé (1998). The study is qualitative in nature and was organized according to the following theoretical and methodological path: 1. Bibliographic research from already published materials – books, articles, dissertations and theses; 2. Semiotic analysis of an object – the picture-book Wave (Suzy Lee); 3. Pedagogical approaches for the reading of the analyzed object. The analysis revealed that Wave (Suzy Lee) addresses the isotopy of childhood as the passage from the state of not knowing to the state of knowing figuratively represented by the experience of discovering the sea by a little girl. In the text, the artist mobilizes plastic formants, figurative formants and the graphic design itself, exploring the diferente parts that composse the object book (cover, back cover, endpaper, fold) to create the meaning of the narrative. We intend that the reading proposal elaborated, in pedagogical script format, with the picture-book Wave (Suzy Lee) may help the work of Portuguese Language teachers who teach in the initial grades of elementary school, configuring itself as one more possibility to expand the reading practices in the public "school ground".Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - PROFLETRAS NATALUFRNBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASEnsino de leituraSemiótica discursivaLivro-imagemEstratégias de leituraEnsino de leitura nas séries iniciais do ensino fundamental: uma proposta teórico-metodológica com o livro-imagem onda (Suzy Lee)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEnsinoleituraseries_Barbosa_2023.pdfapplication/pdf3958383https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/54484/1/Ensinoleituraseries_Barbosa_2023.pdfe61d79bc02cc62f3fd84274104986c40MD51123456789/544842023-08-15 18:25:06.284oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/54484Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-08-15T21:25:06Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensino de leitura nas séries iniciais do ensino fundamental: uma proposta teórico-metodológica com o livro-imagem onda (Suzy Lee)
title Ensino de leitura nas séries iniciais do ensino fundamental: uma proposta teórico-metodológica com o livro-imagem onda (Suzy Lee)
spellingShingle Ensino de leitura nas séries iniciais do ensino fundamental: uma proposta teórico-metodológica com o livro-imagem onda (Suzy Lee)
Barbosa, Jakecilene Lindolfo
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Ensino de leitura
Semiótica discursiva
Livro-imagem
Estratégias de leitura
title_short Ensino de leitura nas séries iniciais do ensino fundamental: uma proposta teórico-metodológica com o livro-imagem onda (Suzy Lee)
title_full Ensino de leitura nas séries iniciais do ensino fundamental: uma proposta teórico-metodológica com o livro-imagem onda (Suzy Lee)
title_fullStr Ensino de leitura nas séries iniciais do ensino fundamental: uma proposta teórico-metodológica com o livro-imagem onda (Suzy Lee)
title_full_unstemmed Ensino de leitura nas séries iniciais do ensino fundamental: uma proposta teórico-metodológica com o livro-imagem onda (Suzy Lee)
title_sort Ensino de leitura nas séries iniciais do ensino fundamental: uma proposta teórico-metodológica com o livro-imagem onda (Suzy Lee)
author Barbosa, Jakecilene Lindolfo
author_facet Barbosa, Jakecilene Lindolfo
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5223405932308585
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-7212-0621
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4256675396235128
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Miqueletti, Eliane Aparecida
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Silva, Luiza Helena Oliveira da
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Jakecilene Lindolfo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Campos, Sulemi Fabiano
contributor_str_mv Campos, Sulemi Fabiano
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Ensino de leitura
Semiótica discursiva
Livro-imagem
Estratégias de leitura
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de leitura
Semiótica discursiva
Livro-imagem
Estratégias de leitura
description Na educação básica, mais especificamente nos dois últimos anos das séries iniciais do ensino fundamental, níveis nos quais os alunos já deveriam ter consolidado o processo de alfabetização, as dificuldades de leitura são evidentes. É comum encontramos nas salas de aula crianças que decodificam textos, mas não conseguem ultrapassar a materialidade linguística para produzir sentido. Nesse contexto, optamos por nos distanciar da compreensão de leitura como uma habilidade de decodificação de palavras, entendendo-a nesta pesquisa como uma atividade de produção de sentidos que integra autor-texto-leitor e considera as relações entre o fazer persuasivo do enunciador (autor) e o fazer interpretativo do enunciatário (leitor). Este trabalho visa problematizar sobre como ensinar a ler nas séries iniciais do ensino fundamental a partir de um livro-imagem. Considerando essa problemática norteadora, objetivamos desenvolver uma proposta teórico-metodológica com o livro-imagem Onda (Suzy Lee) para o ensino de leitura nas séries iniciais do ensino fundamental à luz da semiótica discursiva. Almejando alcançar tal objetivo, formulamos os seguintes passos: a) Refletir sobre o ensino de leitura, dialogando com a própria experiência; b) Sistematizar conhecimentos sobre a semiótica discursiva e as categorias plásticas que constituem o texto visual; c) Analisar o livro Onda (Suzy Lee) a partir do Percurso Gerativo do Sentido; d) Planejar estratégias e atividades pedagógicas para a leitura do livro Onda (Suzy Lee). Como referencial teórico fundamental, elegemos a semiótica discursiva para as nossas análises, além de contarmos com outros autores que nos auxiliaram na reflexão sobre as concepções e estratégias de leitura, bem como na compreensão das especificidades e potencialidades de livro-imagem. O estudo é de cunho qualitativo e foi organizado de acordo com o seguinte caminho teórico-metodológico: 1. Pesquisa bibliográfica a partir de materiais já publicados – livros, artigos, dissertações e teses; 2. Análise semiótica de um objeto – o livro-imagem Onda (Suzy Lee); 3. Encaminhamentos pedagógicos para a leitura do objeto analisado. O livro-imagem Onda (Suzy Lee) aborda a isotopia da infância como a passagem do estado do não saber para o estado do saber a partir de uma experiência da descoberta do mar protagonizada por uma garotinha. No texto, a artista mobiliza os formantes plásticos, os formantes figurativos e o próprio projeto gráfico-editorial, explorando as diferentes partes que compõem o livro-objeto (a capa, contracapa, folha de guarda, dobra), para fabricar o sentido da narrativa. Tencionamos que a proposta de leitura elaborada, em formato de roteiro pedagógico, com o livro-imagem Onda (Suzy Lee) possa auxiliar o trabalho de professores que lecionam Língua Portuguesa nas séries iniciais do ensino fundamental, configurando-se como mais uma possibilidade de ampliar as práticas de leitura no “chão da escola” pública.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-08-15T21:24:27Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-08-15T21:24:27Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-03-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BARBOSA, Jakecilene Lindolfo. Ensino de leitura nas séries iniciais do ensino fundamental: uma proposta teórico-metodológica com o livro-imagem onda (Suzy Lee). Orientador: Sulemi Fabiano Campos. 2023. 130f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54484
identifier_str_mv BARBOSA, Jakecilene Lindolfo. Ensino de leitura nas séries iniciais do ensino fundamental: uma proposta teórico-metodológica com o livro-imagem onda (Suzy Lee). Orientador: Sulemi Fabiano Campos. 2023. 130f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54484
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - PROFLETRAS NATAL
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/54484/1/Ensinoleituraseries_Barbosa_2023.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e61d79bc02cc62f3fd84274104986c40
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802118101045608448