A vida universitária e a socialização estudantil: relação entre estudantes de pedagogia e outros cursos da UFRN

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Medeiros, Marília do Vale Góis Pacheco
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29179
Resumo: O contexto das constantes transformações e ampliações da Educação Superior brasileira impele cada vez mais um olhar atento a esse meio, às suas características e seus integrantes. Nesse sentido, este estudo debruça-se sobre a socialização dos estudantes universitários, especificamente, dos que estão na formação de professores, no curso de Pedagogia; e tem como principal objetivo compreender, através das falas dos estudantes de Pedagogia da UFRN (curso presencial do campus Natal), como a socialização com estudantes de outras áreas os influenciam nas suas próprias jornadas universitárias. O principal lócus da pesquisa foi a UFRN, mas também a Université de Lorraine, campus Nancy, foi um importante espaço de investigação e compreensão de conceitos fundantes para o estudo. A partir de noções da fenomenologia social, desenvolveu-se uma abordagem metodológica qualitativa e também criativa, com elementos da etnometodologia e, especialmente da entrevista compreensiva. Inicialmente, foi aplicado um questionário com 80 estudantes (pouco mais de 10% do total) com matrícula ativa no período 2018.1 do curso de Pedagogia - UFRN Natal para levantamento de dados sobre a socialização desses estudantes com os demais de outros cursos. Desse grupo de respondentes do questionário, 12 foram selecionados, a partir de diversos critérios, para serem entrevistados. Ao longo das entrevistas foram utilizadas fotografias de diferentes espaços da UFRN como ferramenta para melhor compreensão da trajetória desses estudantes na universidade. Essas entrevistas, junto às observações, possibilitaram a elaboração de cinco elementos interpretativos, sendo esses: tempo, direcionamento, percurso, companheiros e “espírito viajante”. Esses elementos revelaram que a socialização dos estudantes de Pedagogia com os de outros cursos depende, em alguns momentos, do tempo disponível, da idade desses estudantes, da frequência de contato com o ambiente universitário; está relacionada ainda aos objetivos de vida, pessoais e acadêmicos; tal qual como com a própria relação com os espaços da universidade e com o que eles podem proporcionar; com as experiências vivenciadas junto aos demais colegas e professores; e com a própria postura de engajamento com essas relações, sejam elas mais localizadas aos estudantes da Pedagogia, mais disponíveis ou como desbravadoras das relações com os estudantes de outros cursos. Compreendeu-se, por fim, que a socialização entre estudantes de Pedagogia e de diferentes cursos corrobora tanto para um aprendizado ético de respeito e tolerância com os diferentes, quanto para o reforço e reconstrução identitária do estudante e do próprio curso a partir das experiências acadêmicas partilhadas.
id UFRN_6ffacc104233b697702fb5a9796cb441
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/29179
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Medeiros, Marília do Vale Góis PachecoMelo, Elda Silva do NascimentoSilva, Rosalia de Fátima eSantos, Georgina Gonçalves dosAquino, Maria Sacramento2020-06-08T23:26:01Z2020-06-08T23:26:01Z2020-02-20MEDEIROS, Marília do Vale Góis Pacheco. A vida universitária e a socialização estudantil: relação entre estudantes de pedagogia e outros cursos da UFRN. 2020. 151f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29179O contexto das constantes transformações e ampliações da Educação Superior brasileira impele cada vez mais um olhar atento a esse meio, às suas características e seus integrantes. Nesse sentido, este estudo debruça-se sobre a socialização dos estudantes universitários, especificamente, dos que estão na formação de professores, no curso de Pedagogia; e tem como principal objetivo compreender, através das falas dos estudantes de Pedagogia da UFRN (curso presencial do campus Natal), como a socialização com estudantes de outras áreas os influenciam nas suas próprias jornadas universitárias. O principal lócus da pesquisa foi a UFRN, mas também a Université de Lorraine, campus Nancy, foi um importante espaço de investigação e compreensão de conceitos fundantes para o estudo. A partir de noções da fenomenologia social, desenvolveu-se uma abordagem metodológica qualitativa e também criativa, com elementos da etnometodologia e, especialmente da entrevista compreensiva. Inicialmente, foi aplicado um questionário com 80 estudantes (pouco mais de 10% do total) com matrícula ativa no período 2018.1 do curso de Pedagogia - UFRN Natal para levantamento de dados sobre a socialização desses estudantes com os demais de outros cursos. Desse grupo de respondentes do questionário, 12 foram selecionados, a partir de diversos critérios, para serem entrevistados. Ao longo das entrevistas foram utilizadas fotografias de diferentes espaços da UFRN como ferramenta para melhor compreensão da trajetória desses estudantes na universidade. Essas entrevistas, junto às observações, possibilitaram a elaboração de cinco elementos interpretativos, sendo esses: tempo, direcionamento, percurso, companheiros e “espírito viajante”. Esses elementos revelaram que a socialização dos estudantes de Pedagogia com os de outros cursos depende, em alguns momentos, do tempo disponível, da idade desses estudantes, da frequência de contato com o ambiente universitário; está relacionada ainda aos objetivos de vida, pessoais e acadêmicos; tal qual como com a própria relação com os espaços da universidade e com o que eles podem proporcionar; com as experiências vivenciadas junto aos demais colegas e professores; e com a própria postura de engajamento com essas relações, sejam elas mais localizadas aos estudantes da Pedagogia, mais disponíveis ou como desbravadoras das relações com os estudantes de outros cursos. Compreendeu-se, por fim, que a socialização entre estudantes de Pedagogia e de diferentes cursos corrobora tanto para um aprendizado ético de respeito e tolerância com os diferentes, quanto para o reforço e reconstrução identitária do estudante e do próprio curso a partir das experiências acadêmicas partilhadas.The brazilian Higher Education context is been changing and growthing in the lasts decades and propels an attentive view to this environment, its features and members. For that matter, this study elaborate on university students socialization, specifically on those who are in the initial teacher training, on Pedagogy formation; and the main purpose of this research is to comprehend, by UFRN’s Pedagogy students speech, how the socialization between them and with other university formations students might influence their own universitary journeys. The main locus of this investigation was the UFRN, but also the Université de Lorraine (France), Nancy campus, was an important space to search and comprehend founding concepts. Based on social phenomenological ideas, a qualitative and creatif methodological approach was developed, with some elements from the ethnomethodologie and the comprehensive interview. At first, a questionnaire about the socialization between the Pedagogy students and others courses students was applied to 80 Pedagogy students (around 10% of the amount) enrolled in the semester 2018.1. By differents standards, 12 of those 80 students were selected to the interview and over this methodological strategy photography pictures were utilized as a tool to figure out the trajectory of those students at the University. Combined, the interview and the observations, could help to elaborate five interpretatives elements which are: time, direction, path, partners and “trip mood”. Those elements show that socialization between Pedagogy students and others students depends, in some moments, on the time availability, on the age of these students, on the frequency of getting in touch with the University environment; is related to personals and academical aims; linked to college spaces and to what they can provide; associated to experiences with professors and others students; and also to attitude of involvement with these relations, more localized in Pedagogy formation, or availables or like pathfinders of relations with others formations students. At last, was comprehended that the socialization between students of Pedagogy and with differents others formations contributes to ethical learning of respect and tolerance to distincts, as much as to strengthen and to rebuild the student identity and also the identity of owner formation from academic shared experiences.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOSociologia da educaçãoSocialização universitáriaEtnometodologia e educaçãoInterciência e ensino superiorJornada universitária estudantilA vida universitária e a socialização estudantil: relação entre estudantes de pedagogia e outros cursos da UFRNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALVidauniversitariasocializacao_Medeiros_2020.pdfapplication/pdf4709998https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29179/1/Vidauniversitariasocializacao_Medeiros_2020.pdfcbf429209b1fc3c94980f53b838fdce4MD51TEXTVidauniversitariasocializacao_Medeiros_2020.pdf.txtVidauniversitariasocializacao_Medeiros_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain308765https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29179/2/Vidauniversitariasocializacao_Medeiros_2020.pdf.txt7864cd4a225addff0f5f0d72247d4011MD52THUMBNAILVidauniversitariasocializacao_Medeiros_2020.pdf.jpgVidauniversitariasocializacao_Medeiros_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1893https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29179/3/Vidauniversitariasocializacao_Medeiros_2020.pdf.jpg0de87ceb2aa0db01da5af444397368a2MD53123456789/291792020-06-14 04:38:28.859oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/29179Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-06-14T07:38:28Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A vida universitária e a socialização estudantil: relação entre estudantes de pedagogia e outros cursos da UFRN
title A vida universitária e a socialização estudantil: relação entre estudantes de pedagogia e outros cursos da UFRN
spellingShingle A vida universitária e a socialização estudantil: relação entre estudantes de pedagogia e outros cursos da UFRN
Medeiros, Marília do Vale Góis Pacheco
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Sociologia da educação
Socialização universitária
Etnometodologia e educação
Interciência e ensino superior
Jornada universitária estudantil
title_short A vida universitária e a socialização estudantil: relação entre estudantes de pedagogia e outros cursos da UFRN
title_full A vida universitária e a socialização estudantil: relação entre estudantes de pedagogia e outros cursos da UFRN
title_fullStr A vida universitária e a socialização estudantil: relação entre estudantes de pedagogia e outros cursos da UFRN
title_full_unstemmed A vida universitária e a socialização estudantil: relação entre estudantes de pedagogia e outros cursos da UFRN
title_sort A vida universitária e a socialização estudantil: relação entre estudantes de pedagogia e outros cursos da UFRN
author Medeiros, Marília do Vale Góis Pacheco
author_facet Medeiros, Marília do Vale Góis Pacheco
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Melo, Elda Silva do Nascimento
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Silva, Rosalia de Fátima e
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Santos, Georgina Gonçalves dos
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Aquino, Maria Sacramento
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Marília do Vale Góis Pacheco
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Sociologia da educação
Socialização universitária
Etnometodologia e educação
Interciência e ensino superior
Jornada universitária estudantil
dc.subject.por.fl_str_mv Sociologia da educação
Socialização universitária
Etnometodologia e educação
Interciência e ensino superior
Jornada universitária estudantil
description O contexto das constantes transformações e ampliações da Educação Superior brasileira impele cada vez mais um olhar atento a esse meio, às suas características e seus integrantes. Nesse sentido, este estudo debruça-se sobre a socialização dos estudantes universitários, especificamente, dos que estão na formação de professores, no curso de Pedagogia; e tem como principal objetivo compreender, através das falas dos estudantes de Pedagogia da UFRN (curso presencial do campus Natal), como a socialização com estudantes de outras áreas os influenciam nas suas próprias jornadas universitárias. O principal lócus da pesquisa foi a UFRN, mas também a Université de Lorraine, campus Nancy, foi um importante espaço de investigação e compreensão de conceitos fundantes para o estudo. A partir de noções da fenomenologia social, desenvolveu-se uma abordagem metodológica qualitativa e também criativa, com elementos da etnometodologia e, especialmente da entrevista compreensiva. Inicialmente, foi aplicado um questionário com 80 estudantes (pouco mais de 10% do total) com matrícula ativa no período 2018.1 do curso de Pedagogia - UFRN Natal para levantamento de dados sobre a socialização desses estudantes com os demais de outros cursos. Desse grupo de respondentes do questionário, 12 foram selecionados, a partir de diversos critérios, para serem entrevistados. Ao longo das entrevistas foram utilizadas fotografias de diferentes espaços da UFRN como ferramenta para melhor compreensão da trajetória desses estudantes na universidade. Essas entrevistas, junto às observações, possibilitaram a elaboração de cinco elementos interpretativos, sendo esses: tempo, direcionamento, percurso, companheiros e “espírito viajante”. Esses elementos revelaram que a socialização dos estudantes de Pedagogia com os de outros cursos depende, em alguns momentos, do tempo disponível, da idade desses estudantes, da frequência de contato com o ambiente universitário; está relacionada ainda aos objetivos de vida, pessoais e acadêmicos; tal qual como com a própria relação com os espaços da universidade e com o que eles podem proporcionar; com as experiências vivenciadas junto aos demais colegas e professores; e com a própria postura de engajamento com essas relações, sejam elas mais localizadas aos estudantes da Pedagogia, mais disponíveis ou como desbravadoras das relações com os estudantes de outros cursos. Compreendeu-se, por fim, que a socialização entre estudantes de Pedagogia e de diferentes cursos corrobora tanto para um aprendizado ético de respeito e tolerância com os diferentes, quanto para o reforço e reconstrução identitária do estudante e do próprio curso a partir das experiências acadêmicas partilhadas.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-06-08T23:26:01Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-06-08T23:26:01Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-02-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MEDEIROS, Marília do Vale Góis Pacheco. A vida universitária e a socialização estudantil: relação entre estudantes de pedagogia e outros cursos da UFRN. 2020. 151f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29179
identifier_str_mv MEDEIROS, Marília do Vale Góis Pacheco. A vida universitária e a socialização estudantil: relação entre estudantes de pedagogia e outros cursos da UFRN. 2020. 151f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29179
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29179/1/Vidauniversitariasocializacao_Medeiros_2020.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29179/2/Vidauniversitariasocializacao_Medeiros_2020.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29179/3/Vidauniversitariasocializacao_Medeiros_2020.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv cbf429209b1fc3c94980f53b838fdce4
7864cd4a225addff0f5f0d72247d4011
0de87ceb2aa0db01da5af444397368a2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797777780122845184