Programa "Engajando famílias na escola": estratégias, possibilidades e desafios

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Santos, Alana Driziê Gonzatti dos
Orientador(a): Oliveira, Maria do Socorro
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21252
Resumo: Educação e comunidade estão entrelaçadas nas conjunturas atuais, de modo que as práticas sociais, as problemáticas situadas e os trabalhos emancipadores têm cada vez mais adentrado o ambiente escolar. Nesse contexto, a ampliação de estudos com foco no letramento familiar torna-se necessária para a mobilização de alternativas e ações nesse âmbito. Nesse caminho, o ambiente colaborativo é produzido e o engajamento é efetivado. A pesquisa se insere no projeto “O habitus de estudar: construtor de uma nova realidade na região metropolitana de Natal” (OBEDUC/UFRN) e no programa “Letramentos e políticas públicas: a família na escola” (MEC/PROEXT/UFRN). Em função do objeto de estudo eleito - letramento familiar -, norteamos esta pesquisa a partir dos seguintes objetivos: discutir ações de linguagem implementadas em um programa de letramento familiar, buscando criar recursos potencializadores dos letramentos desenvolvidos para: 1) registrar ações, divulgar informações diversas (eventos, textos e ações); 2) desenvolver estratégias de aproximação entre a escola e a família e 3) apontar impactos de tais vivências de letramento familiar. Para alcançar tais objetivos, fundamentamos a discussão em aportes teóricos dos estudos de letramento (STREET, 1984; McLAREN, 1988; BARTON & HAMILTON, 1993; KLEIMAN, 1995, 2000), aprofundando-nos em questões do letramento familiar e dos projetos de letramento. Metodologicamente, inserimo-nos na área de estudos da Linguística Aplicada e tomamos como paradigma o qualitativo (ERICKSON, 1990; BORTONI-RICARDO, 2008), com abordagem etnográfica crítica (MOITA LOPES, 1993; THOMAS, 1993; HEATH & STREET, 2008). Compreendemos, a partir de nossas análises, que as famílias têm muito a contribuir com a realidade da escola e, percebendo a relevância e o valor nas ações, elas participam e agem em prol das ações e da educação dos alunos, mesmo em meio às situações complexas da rotina. Ainda, apreendemos que são necessários diálogos e a realização de atividades com a comunidade, procurando sempre, nesses momentos, ter envolvimento, priorizar saberes locais e a construção de um conhecimento compartilhado.
id UFRN_7012b6033637ab7c87b80d5b913c3f25
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/21252
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Santos, Alana Driziê Gonzatti doshttp://lattes.cnpq.br/2631544473226058http://lattes.cnpq.br/6720657795281498Marques, Ivoneide Bezerra de Araújo Santoshttp://lattes.cnpq.br/9947435577598028Aguirre, Moisés Alberto Callehttp://lattes.cnpq.br/0743856406326460Oliveira, Maria do Socorro2016-08-25T19:46:52Z2016-08-25T19:46:52Z2015-12-15SANTOS, Alana Driziê Gonzatti dos. Programa "Engajando famílias na escola": estratégias, possibilidades e desafios. 2015. 232f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21252Educação e comunidade estão entrelaçadas nas conjunturas atuais, de modo que as práticas sociais, as problemáticas situadas e os trabalhos emancipadores têm cada vez mais adentrado o ambiente escolar. Nesse contexto, a ampliação de estudos com foco no letramento familiar torna-se necessária para a mobilização de alternativas e ações nesse âmbito. Nesse caminho, o ambiente colaborativo é produzido e o engajamento é efetivado. A pesquisa se insere no projeto “O habitus de estudar: construtor de uma nova realidade na região metropolitana de Natal” (OBEDUC/UFRN) e no programa “Letramentos e políticas públicas: a família na escola” (MEC/PROEXT/UFRN). Em função do objeto de estudo eleito - letramento familiar -, norteamos esta pesquisa a partir dos seguintes objetivos: discutir ações de linguagem implementadas em um programa de letramento familiar, buscando criar recursos potencializadores dos letramentos desenvolvidos para: 1) registrar ações, divulgar informações diversas (eventos, textos e ações); 2) desenvolver estratégias de aproximação entre a escola e a família e 3) apontar impactos de tais vivências de letramento familiar. Para alcançar tais objetivos, fundamentamos a discussão em aportes teóricos dos estudos de letramento (STREET, 1984; McLAREN, 1988; BARTON & HAMILTON, 1993; KLEIMAN, 1995, 2000), aprofundando-nos em questões do letramento familiar e dos projetos de letramento. Metodologicamente, inserimo-nos na área de estudos da Linguística Aplicada e tomamos como paradigma o qualitativo (ERICKSON, 1990; BORTONI-RICARDO, 2008), com abordagem etnográfica crítica (MOITA LOPES, 1993; THOMAS, 1993; HEATH & STREET, 2008). Compreendemos, a partir de nossas análises, que as famílias têm muito a contribuir com a realidade da escola e, percebendo a relevância e o valor nas ações, elas participam e agem em prol das ações e da educação dos alunos, mesmo em meio às situações complexas da rotina. Ainda, apreendemos que são necessários diálogos e a realização de atividades com a comunidade, procurando sempre, nesses momentos, ter envolvimento, priorizar saberes locais e a construção de um conhecimento compartilhado.Education and community are currently intertwined, so that social practices, situated problems and emancipation processes have, more and more, entered in the school environment. Considering this context, the expansion of studies focusing on family literacy becomes necessary for the mobilization of alternatives and actions in this area. This research forms part of the project "The habitus of study: builder of a new reality in metropolitan Natal" (CAPES/OBEDUC/UFRN) and the program "Literacies and public policies: the family at school" (MEC/PROEXT/UFRN). In view of the chosen object – family literacy – therefore, we try to: 1) discuss actions implemented in a family literacy program, with specific reference to create literacy resources to register, discuss material, events, texts, 2) actions and promote forms of interaction by the family in the school environment; 2develop bonding strategies between school and families; 3) point the impact of such experiences of family literacy. To achieve these objectives, we base the discussion on theoretical contributions of the New Literacy Studies (STREET, 1984; McLAREN, 1988; BARTON & HAMILTON, 1993; KLEIMAN, 1995, 2000), focusing on Family Literacy and Literacy Project issues. Regarding to the research paradigm, we consider the Applied Linguistics field of study and we take the qualitative model (ERICKSON, 1990; BORTONI-RICARDO, 2008), with ethnographic critical approach (MOITA LOPES, 1993; THOMAS, 1993; HEATH & STREET, 2008). We understand, through our analysis, that families have much to contribute to the reality of schools, and, having seen relevance and value, these collaborators participate and act in support of the actions and the student’s education, even in the midst of complex routine situations. Still, we have learned that dialogues and activities with the community are necessary, looking forward to having involvement, local knowledge and the construction of shared learning; following this path, the collaborative environment is produced and the collaboration is effective.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)porUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEMUFRNBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAEstudos de letramentoLetramento familiarProjetos de letramentoPrograma "Engajando famílias na escola": estratégias, possibilidades e desafiosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAlanaDrizieGonzattiSantos_DISSERT.pdfAlanaDrizieGonzattiSantos_DISSERT.pdfapplication/pdf7578869https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21252/1/AlanaDrizieGonzattiSantos_DISSERT.pdf8a424ff1380850f2362538649593da2cMD51TEXTAlanaDrizieGonzattiSantos_DISSERT.pdf.txtAlanaDrizieGonzattiSantos_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain468083https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21252/6/AlanaDrizieGonzattiSantos_DISSERT.pdf.txt64434df0e510ca76521d817c751204f3MD56THUMBNAILAlanaDrizieGonzattiSantos_DISSERT.pdf.jpgAlanaDrizieGonzattiSantos_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg7986https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21252/7/AlanaDrizieGonzattiSantos_DISSERT.pdf.jpg5a7cc82044e66592aec1c9a3dd0839b4MD57123456789/212522017-11-04 12:37:48.393oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/21252Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-04T15:37:48Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Programa "Engajando famílias na escola": estratégias, possibilidades e desafios
title Programa "Engajando famílias na escola": estratégias, possibilidades e desafios
spellingShingle Programa "Engajando famílias na escola": estratégias, possibilidades e desafios
Santos, Alana Driziê Gonzatti dos
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Estudos de letramento
Letramento familiar
Projetos de letramento
title_short Programa "Engajando famílias na escola": estratégias, possibilidades e desafios
title_full Programa "Engajando famílias na escola": estratégias, possibilidades e desafios
title_fullStr Programa "Engajando famílias na escola": estratégias, possibilidades e desafios
title_full_unstemmed Programa "Engajando famílias na escola": estratégias, possibilidades e desafios
title_sort Programa "Engajando famílias na escola": estratégias, possibilidades e desafios
author Santos, Alana Driziê Gonzatti dos
author_facet Santos, Alana Driziê Gonzatti dos
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2631544473226058
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6720657795281498
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Marques, Ivoneide Bezerra de Araújo Santos
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9947435577598028
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Aguirre, Moisés Alberto Calle
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0743856406326460
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Alana Driziê Gonzatti dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Maria do Socorro
contributor_str_mv Oliveira, Maria do Socorro
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Estudos de letramento
Letramento familiar
Projetos de letramento
dc.subject.por.fl_str_mv Estudos de letramento
Letramento familiar
Projetos de letramento
description Educação e comunidade estão entrelaçadas nas conjunturas atuais, de modo que as práticas sociais, as problemáticas situadas e os trabalhos emancipadores têm cada vez mais adentrado o ambiente escolar. Nesse contexto, a ampliação de estudos com foco no letramento familiar torna-se necessária para a mobilização de alternativas e ações nesse âmbito. Nesse caminho, o ambiente colaborativo é produzido e o engajamento é efetivado. A pesquisa se insere no projeto “O habitus de estudar: construtor de uma nova realidade na região metropolitana de Natal” (OBEDUC/UFRN) e no programa “Letramentos e políticas públicas: a família na escola” (MEC/PROEXT/UFRN). Em função do objeto de estudo eleito - letramento familiar -, norteamos esta pesquisa a partir dos seguintes objetivos: discutir ações de linguagem implementadas em um programa de letramento familiar, buscando criar recursos potencializadores dos letramentos desenvolvidos para: 1) registrar ações, divulgar informações diversas (eventos, textos e ações); 2) desenvolver estratégias de aproximação entre a escola e a família e 3) apontar impactos de tais vivências de letramento familiar. Para alcançar tais objetivos, fundamentamos a discussão em aportes teóricos dos estudos de letramento (STREET, 1984; McLAREN, 1988; BARTON & HAMILTON, 1993; KLEIMAN, 1995, 2000), aprofundando-nos em questões do letramento familiar e dos projetos de letramento. Metodologicamente, inserimo-nos na área de estudos da Linguística Aplicada e tomamos como paradigma o qualitativo (ERICKSON, 1990; BORTONI-RICARDO, 2008), com abordagem etnográfica crítica (MOITA LOPES, 1993; THOMAS, 1993; HEATH & STREET, 2008). Compreendemos, a partir de nossas análises, que as famílias têm muito a contribuir com a realidade da escola e, percebendo a relevância e o valor nas ações, elas participam e agem em prol das ações e da educação dos alunos, mesmo em meio às situações complexas da rotina. Ainda, apreendemos que são necessários diálogos e a realização de atividades com a comunidade, procurando sempre, nesses momentos, ter envolvimento, priorizar saberes locais e a construção de um conhecimento compartilhado.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-12-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-08-25T19:46:52Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-08-25T19:46:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, Alana Driziê Gonzatti dos. Programa "Engajando famílias na escola": estratégias, possibilidades e desafios. 2015. 232f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21252
identifier_str_mv SANTOS, Alana Driziê Gonzatti dos. Programa "Engajando famílias na escola": estratégias, possibilidades e desafios. 2015. 232f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21252
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21252/1/AlanaDrizieGonzattiSantos_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21252/6/AlanaDrizieGonzattiSantos_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21252/7/AlanaDrizieGonzattiSantos_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8a424ff1380850f2362538649593da2c
64434df0e510ca76521d817c751204f3
5a7cc82044e66592aec1c9a3dd0839b4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802118073029754880