Alice e Ela: aproximações sob uma perspectiva pós-moderna entre a obra literária Alice no País das Maravilhas (2002) de Lewis Carroll e a obra fílmica Ela (2014) de Spike Jonze

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Dantas, Jocylena Bandeira
Orientador(a): Lima, Samuel Anderson de Oliveira
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30819
Resumo: A pós-modernidade emerge no século XX como uma condição social contemporânea inicialmente apontada por François Lyotard na filosofia. Essa condição trouxe rupturas com os pilares sociais e crenças que antes sustentavam a sociedade no período anterior, permeada pela legitimação do saber, avanço científico, individualismo e revolução industrial e tecnológica. Para basear esta discussão foram utilizados Lyotard (1998), Linda Hutcheon (1991), Steven Connor (2004), Terry Eagleton (2006-2016), Gilles Deleuze (2000-2012), Gilles Lipovestky (2005-2014) e Sigmund Bauman (2001), iremos analisar através de método investigativo, de forma qualitativa, como as obras escolhidas para a visitação desta pesquisa representaram ficcionalmente estas características na literatura e no cinema. Nesse contexto, essa pesquisa desenvolve o objetivo de analisar as principais características da estética pós-moderna especificamente na obra Alice no país das maravilhas (2000) de Lewis Carroll e no filme Ela (2014), originalmente Her (2013), de Spike Jonze. Apontadas como Homologias conceituadas por Umberto Eco (2015-2016), as semelhanças estruturais entre cinema e literatura, diante da perspectiva pós-moderna, nas obras do corpus encontrou-se características aproximadoras tais quais o individualismo exacerbado, a crise de identidade, apoiados em Freud, Hall e Bauman; ausência de elementos de religiosidade como visto em Eagleton e, por fim, desterritorialização como rota de fuga, apoiados em Deleuze & Guattari (1997); Augé (1994) conceituando o não-lugar; como trânsito, analisado o deslocamento como rota de fuga para o fantástico no conceito de Todorov (1981) e virtual baseado em Lévy (1996), confirmando aproximações pela ótica da pós-modernidade presentes nos dois componentes do corpus.
id UFRN_729373843721654f3dc59aa45140f9fc
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/30819
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Dantas, Jocylena Bandeirahttp://lattes.cnpq.br/4558994462014302Melo Júnior, Orison Marden Bandeira deBezerra Filho, Feliciano JoséLima, Samuel Anderson de Oliveira2020-12-04T18:44:52Z2020-12-04T18:44:52Z2020-07-21DANTAS, Jocylena Bandeira. Alice e Ela: aproximações sob uma perspectiva pós-moderna entre a obra literária Alice no País das Maravilhas (2002) de Lewis Carroll e a obra fílmica Ela (2014) de Spike Jonze. 2020. 102f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30819A pós-modernidade emerge no século XX como uma condição social contemporânea inicialmente apontada por François Lyotard na filosofia. Essa condição trouxe rupturas com os pilares sociais e crenças que antes sustentavam a sociedade no período anterior, permeada pela legitimação do saber, avanço científico, individualismo e revolução industrial e tecnológica. Para basear esta discussão foram utilizados Lyotard (1998), Linda Hutcheon (1991), Steven Connor (2004), Terry Eagleton (2006-2016), Gilles Deleuze (2000-2012), Gilles Lipovestky (2005-2014) e Sigmund Bauman (2001), iremos analisar através de método investigativo, de forma qualitativa, como as obras escolhidas para a visitação desta pesquisa representaram ficcionalmente estas características na literatura e no cinema. Nesse contexto, essa pesquisa desenvolve o objetivo de analisar as principais características da estética pós-moderna especificamente na obra Alice no país das maravilhas (2000) de Lewis Carroll e no filme Ela (2014), originalmente Her (2013), de Spike Jonze. Apontadas como Homologias conceituadas por Umberto Eco (2015-2016), as semelhanças estruturais entre cinema e literatura, diante da perspectiva pós-moderna, nas obras do corpus encontrou-se características aproximadoras tais quais o individualismo exacerbado, a crise de identidade, apoiados em Freud, Hall e Bauman; ausência de elementos de religiosidade como visto em Eagleton e, por fim, desterritorialização como rota de fuga, apoiados em Deleuze & Guattari (1997); Augé (1994) conceituando o não-lugar; como trânsito, analisado o deslocamento como rota de fuga para o fantástico no conceito de Todorov (1981) e virtual baseado em Lévy (1996), confirmando aproximações pela ótica da pós-modernidade presentes nos dois componentes do corpus.Post-modernity emerges in the 20st century as a contemporary social condition, initially acknowledged by François Lyotard in his philosophical work. Such condition has brought ruptures between social pillar and beliefs which used to support society during the former period. It was permeated by the legitimization of knowledge, scientific progress, individualism, as well as industrial and technological revolutions. This study is based on the works of selected author such as François Lyotard (1998), Linda Hutcheon (1991), Steven Connor (2004), Terry Eagleton (2006-2016), Gilles Deleuze (2000-2012), Gilles Lipovestky (2005-2014) e Zygmunt Bauman (2001), the analysis, which will make use of the investigative method, in a qualitative perspective, in order to verify how the corpus fictionally represent the studied characteristics in literature and in cinema. In this context, this research aims to analyze the main characteristics of the post-modern aesthetics, more specifically in the novel Alice in Wonderland (1965) by Lewis Carrol and the film Her (2013) by Spike Jonze. Highlighted as renowned homologies by Umberto Eco, the structural similarities between cinema and literature, throughth post-modern perspective utilized on the corpus were found as approximation characteristics such as exacerbated individualism, the identity crisis, supported by Freud, Hall and Bauman; absence of elements of religiosity as seen in Eagleton and, finally, deterritorialization as an escape route, supported by Deleuze & Guattari (1997); Augé (1994) conceptualizing the non-place; as transit, displacement was analyzed as an escape route for the fantastic in the concept of Todorov (1981) and virtual based in Lévy (1996), confirming approaches from the perspective of postmodernity present in the two components of the corpus.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEMUFRNBrasilDesterritorializaçãoIdentidadeIndividualismoReligiosidadePós-modernidadeAlice e Ela: aproximações sob uma perspectiva pós-moderna entre a obra literária Alice no País das Maravilhas (2002) de Lewis Carroll e a obra fílmica Ela (2014) de Spike Jonzeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAliceElaaproximacoes_Dantas_2020.pdfapplication/pdf1530022https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30819/1/AliceElaaproximacoes_Dantas_2020.pdf4679f429c5be25d3c3f27fa7214d7b57MD51TEXTAliceElaaproximacoes_Dantas_2020.pdf.txtAliceElaaproximacoes_Dantas_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain241502https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30819/2/AliceElaaproximacoes_Dantas_2020.pdf.txt2191a8335ee040a0b651d3c787785b36MD52THUMBNAILAliceElaaproximacoes_Dantas_2020.pdf.jpgAliceElaaproximacoes_Dantas_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1255https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30819/3/AliceElaaproximacoes_Dantas_2020.pdf.jpg487ba396360f9efd4bb58a6e03a00953MD53123456789/308192020-12-06 05:07:02.403oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/30819Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-12-06T08:07:02Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Alice e Ela: aproximações sob uma perspectiva pós-moderna entre a obra literária Alice no País das Maravilhas (2002) de Lewis Carroll e a obra fílmica Ela (2014) de Spike Jonze
title Alice e Ela: aproximações sob uma perspectiva pós-moderna entre a obra literária Alice no País das Maravilhas (2002) de Lewis Carroll e a obra fílmica Ela (2014) de Spike Jonze
spellingShingle Alice e Ela: aproximações sob uma perspectiva pós-moderna entre a obra literária Alice no País das Maravilhas (2002) de Lewis Carroll e a obra fílmica Ela (2014) de Spike Jonze
Dantas, Jocylena Bandeira
Desterritorialização
Identidade
Individualismo
Religiosidade
Pós-modernidade
title_short Alice e Ela: aproximações sob uma perspectiva pós-moderna entre a obra literária Alice no País das Maravilhas (2002) de Lewis Carroll e a obra fílmica Ela (2014) de Spike Jonze
title_full Alice e Ela: aproximações sob uma perspectiva pós-moderna entre a obra literária Alice no País das Maravilhas (2002) de Lewis Carroll e a obra fílmica Ela (2014) de Spike Jonze
title_fullStr Alice e Ela: aproximações sob uma perspectiva pós-moderna entre a obra literária Alice no País das Maravilhas (2002) de Lewis Carroll e a obra fílmica Ela (2014) de Spike Jonze
title_full_unstemmed Alice e Ela: aproximações sob uma perspectiva pós-moderna entre a obra literária Alice no País das Maravilhas (2002) de Lewis Carroll e a obra fílmica Ela (2014) de Spike Jonze
title_sort Alice e Ela: aproximações sob uma perspectiva pós-moderna entre a obra literária Alice no País das Maravilhas (2002) de Lewis Carroll e a obra fílmica Ela (2014) de Spike Jonze
author Dantas, Jocylena Bandeira
author_facet Dantas, Jocylena Bandeira
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4558994462014302
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Melo Júnior, Orison Marden Bandeira de
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Bezerra Filho, Feliciano José
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Dantas, Jocylena Bandeira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lima, Samuel Anderson de Oliveira
contributor_str_mv Lima, Samuel Anderson de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Desterritorialização
Identidade
Individualismo
Religiosidade
Pós-modernidade
topic Desterritorialização
Identidade
Individualismo
Religiosidade
Pós-modernidade
description A pós-modernidade emerge no século XX como uma condição social contemporânea inicialmente apontada por François Lyotard na filosofia. Essa condição trouxe rupturas com os pilares sociais e crenças que antes sustentavam a sociedade no período anterior, permeada pela legitimação do saber, avanço científico, individualismo e revolução industrial e tecnológica. Para basear esta discussão foram utilizados Lyotard (1998), Linda Hutcheon (1991), Steven Connor (2004), Terry Eagleton (2006-2016), Gilles Deleuze (2000-2012), Gilles Lipovestky (2005-2014) e Sigmund Bauman (2001), iremos analisar através de método investigativo, de forma qualitativa, como as obras escolhidas para a visitação desta pesquisa representaram ficcionalmente estas características na literatura e no cinema. Nesse contexto, essa pesquisa desenvolve o objetivo de analisar as principais características da estética pós-moderna especificamente na obra Alice no país das maravilhas (2000) de Lewis Carroll e no filme Ela (2014), originalmente Her (2013), de Spike Jonze. Apontadas como Homologias conceituadas por Umberto Eco (2015-2016), as semelhanças estruturais entre cinema e literatura, diante da perspectiva pós-moderna, nas obras do corpus encontrou-se características aproximadoras tais quais o individualismo exacerbado, a crise de identidade, apoiados em Freud, Hall e Bauman; ausência de elementos de religiosidade como visto em Eagleton e, por fim, desterritorialização como rota de fuga, apoiados em Deleuze & Guattari (1997); Augé (1994) conceituando o não-lugar; como trânsito, analisado o deslocamento como rota de fuga para o fantástico no conceito de Todorov (1981) e virtual baseado em Lévy (1996), confirmando aproximações pela ótica da pós-modernidade presentes nos dois componentes do corpus.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-12-04T18:44:52Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-12-04T18:44:52Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-07-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv DANTAS, Jocylena Bandeira. Alice e Ela: aproximações sob uma perspectiva pós-moderna entre a obra literária Alice no País das Maravilhas (2002) de Lewis Carroll e a obra fílmica Ela (2014) de Spike Jonze. 2020. 102f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30819
identifier_str_mv DANTAS, Jocylena Bandeira. Alice e Ela: aproximações sob uma perspectiva pós-moderna entre a obra literária Alice no País das Maravilhas (2002) de Lewis Carroll e a obra fílmica Ela (2014) de Spike Jonze. 2020. 102f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30819
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30819/1/AliceElaaproximacoes_Dantas_2020.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30819/2/AliceElaaproximacoes_Dantas_2020.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30819/3/AliceElaaproximacoes_Dantas_2020.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4679f429c5be25d3c3f27fa7214d7b57
2191a8335ee040a0b651d3c787785b36
487ba396360f9efd4bb58a6e03a00953
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797777782016573440