Controle da despesa pública com pessoal no âmbito da função executiva do poder estadual

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Araújo, Mário Augusto Silva
Orientador(a): França, Vladimir da Rocha
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24861
Resumo: A despesa pública com pessoal é um tema que recentemente vem ganhando relevância em virtude da dificuldade que os entes federados, especialmente os Estados, estão encontrando em adimplir o seu pagamento. O objetivo deste trabalho é pesquisar a moldura do ordenamento jurídico em relação à matéria para isso se propõe a investigar desde o seu planejamento e até mesmo as formas de controle por intermédio de pesquisa bibliográfica feita através de fontes secundárias como livros e revistas especializadas e o posicionamento dos tribunais através de pesquisas jurisprudenciais. Descobriu-se que o ordenamento jurídico, a começar pela Constituição Federal, determina que a expansão daquele tipo de gasto deve ter planejamento estratégico que determina harmonia com as leis orçamentárias. Além disso, observou-se também que a legislação de regência, balizada pela lei complementar nº 101/2000, também conhecida como lei de responsabilidade fiscal, indexa o crescimento da despesa pública com pessoal à receita corrente líquida dos entes políticos com o objetivo de proporcionar o crescimento sustentável daquele tipo de gasto público. Percebeu-se também um sistema específico de controle que legitima a exoneração compulsória de servidores públicos comissionados ou efetivos. Estáveis ou não para garantir o custeio da folha de pessoal conforme determina o art. 169 da Constituição Federal. O crescimento da despesa pública com pessoal também deve ter pertinência jurídica com os princípios que estruturam o exercício da função administrativa. Ademais, o Estado Democrático de Direito determina que os atos da administração pública devem passar pelo crivo do controle externo, que engloba, nos parâmetros estabelecidos por esta pesquisa, a função legislativa do Poder, a sociedade e os tribunais de contas. O controle externo da política remuneratória no serviço público envolve desde a apreciação da matéria nas comissões de justiça e cidadania e orçamento, até a realização de audiências públicas onde não somente os servidores públicos e/ou sindicatos representativos podem participar das discussões, mas também toda a população, que com o acesso aos relatórios contábeis com destaque para o relatório de gestão fiscal, deve participar do processo de tomada de decisão correlato à expansão da despesa pública com pessoal.
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O objetivo deste trabalho é pesquisar a moldura do ordenamento jurídico em relação à matéria para isso se propõe a investigar desde o seu planejamento e até mesmo as formas de controle por intermédio de pesquisa bibliográfica feita através de fontes secundárias como livros e revistas especializadas e o posicionamento dos tribunais através de pesquisas jurisprudenciais. Descobriu-se que o ordenamento jurídico, a começar pela Constituição Federal, determina que a expansão daquele tipo de gasto deve ter planejamento estratégico que determina harmonia com as leis orçamentárias. Além disso, observou-se também que a legislação de regência, balizada pela lei complementar nº 101/2000, também conhecida como lei de responsabilidade fiscal, indexa o crescimento da despesa pública com pessoal à receita corrente líquida dos entes políticos com o objetivo de proporcionar o crescimento sustentável daquele tipo de gasto público. Percebeu-se também um sistema específico de controle que legitima a exoneração compulsória de servidores públicos comissionados ou efetivos. Estáveis ou não para garantir o custeio da folha de pessoal conforme determina o art. 169 da Constituição Federal. O crescimento da despesa pública com pessoal também deve ter pertinência jurídica com os princípios que estruturam o exercício da função administrativa. Ademais, o Estado Democrático de Direito determina que os atos da administração pública devem passar pelo crivo do controle externo, que engloba, nos parâmetros estabelecidos por esta pesquisa, a função legislativa do Poder, a sociedade e os tribunais de contas. O controle externo da política remuneratória no serviço público envolve desde a apreciação da matéria nas comissões de justiça e cidadania e orçamento, até a realização de audiências públicas onde não somente os servidores públicos e/ou sindicatos representativos podem participar das discussões, mas também toda a população, que com o acesso aos relatórios contábeis com destaque para o relatório de gestão fiscal, deve participar do processo de tomada de decisão correlato à expansão da despesa pública com pessoal.Public expenditure on personnel is a subject that has recently gained relevance due to the difficulty that the federated entities, especially the States, are finding in paying their bills. The objective of this work is to investigate the legal framework in relation to the subject for which it proposes to investigate from its planning and even the forms of control through bibliographic research done through secondary sources such as books and specialized magazines and the positioning courts through jurisprudential research. It was found that the legal system, beginning with the Federal Constitution, determines that the expansion of this type of spending must have strategic planning that determines harmony with the budget laws. In addition, it was also observed that the regulative legislation, defined by supplementary law No. 101/2000, also known as fiscal responsibility law, indexes the growth of public expenditure with personnel to the net current revenue of political entities with the objective of providing the sustainable growth of that type of public expenditure. It was also perceived a specific system of control that legitimizes the compulsory exoneration of public servants commissioned or effective. Stable or not to guarantee the costing of personnel sheet as determined by art. 169 of the Federal Constitution. The growth of public expenditure on personnel must also have legal relevance with the principles that structure the exercise of the administrative function. In addition, the Democratic Rule of Law determines that the acts of public administration must pass through the sieve of external control, which encompasses, in the parameters established by this research, the legislative function of Power, society and the courts of accounts. The external control of remuneration policy in the public service involves from the consideration of the matter in the justice and citizenship committees and budget, until the public hearings where not only the public servants and / or representative unions can participate in the discussions, but also the whole with the access to accounting reports with emphasis on the fiscal management report, should participate in the decision-making process related to the expansion of public expenditure with personnel.porCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITODespesa pública com pessoalPlanejamentoControleLei de responsabilidade fiscalParticipação popularControle da despesa pública com pessoal no âmbito da função executiva do poder estadualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTMarioAugustoSilvaAraujo_DISSERT.pdf.txtMarioAugustoSilvaAraujo_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain513913https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24861/2/MarioAugustoSilvaAraujo_DISSERT.pdf.txt079ee311aa164df50fd2da0c54e98604MD52ControleDespesaPública_Araujo_2017.pdf.txtControleDespesaPública_Araujo_2017.pdf.txtExtracted texttext/plain513884https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24861/4/ControleDespesaP%c3%bablica_Araujo_2017.pdf.txt04f6f09c178d4c91452334408d7d5080MD54THUMBNAILMarioAugustoSilvaAraujo_DISSERT.pdf.jpgMarioAugustoSilvaAraujo_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2431https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24861/3/MarioAugustoSilvaAraujo_DISSERT.pdf.jpg3b4df5a5bf8e32f2eac192225cd350e3MD53ControleDespesaPública_Araujo_2017.pdf.jpgControleDespesaPública_Araujo_2017.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1223https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24861/5/ControleDespesaP%c3%bablica_Araujo_2017.pdf.jpg77a5e8437c5d91a47e0467ec8f7ed452MD55TEXTMarioAugustoSilvaAraujo_DISSERT.pdf.txtMarioAugustoSilvaAraujo_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain513913https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24861/2/MarioAugustoSilvaAraujo_DISSERT.pdf.txt079ee311aa164df50fd2da0c54e98604MD52THUMBNAILMarioAugustoSilvaAraujo_DISSERT.pdf.jpgMarioAugustoSilvaAraujo_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2431https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24861/3/MarioAugustoSilvaAraujo_DISSERT.pdf.jpg3b4df5a5bf8e32f2eac192225cd350e3MD53ORIGINALControleDespesaPública_Araujo_2017.pdfControleDespesaPública_Araujo_2017.pdfapplication/pdf1731003https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24861/1/ControleDespesaP%c3%bablica_Araujo_2017.pdffaa0a8b9047943d2fdc951914db144c6MD51123456789/248612019-05-26 03:23:14.75oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24861Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-05-26T06:23:14Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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