Análise de desperdícios com base nos princípios da administração pública e do lean office: um estudo realizado em uma Universidade Federal

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Ubarana, Rosaneide Maria Garcia da Silva
Orientador(a): Gurgel, André Morais
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE PROCESSOS INSTITUCIONAIS
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24488
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de analisar os desperdícios no fluxo do processo referente à tramitação de projetos acadêmicos, na Coordenação de Convênios e Contratos da Pro-Reitoria de Planejamento e Coordenação Geral da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, à luz dos princípios da Administração Pública, expressos no caput do Art. 37 da Constituição Federal de 1988, e do Lean Office. Tendo em vista o contexto da pesquisa e por se tratar de uma instituição pública, fez-se a revisão bibliográfica sobre Administração Pública, enfatizando os princípios basilares expressos na Constituição Federal de 1988 e o modelo gerencial, bem como sobre gestão de processos e produção enxuta. Optou-se pela abordagem qualitativa, sendo a pesquisa um recorte de um Projeto maior que está em execução na referida Coordenação, cuja finalidade é melhorar os processos de tramitação de projetos acadêmicos. Para coleta de dados, fez-se uso de grupo focal para identificar os desperdícios do processo na percepção dos usuários, workshop sobre processos, para construir o fluxo e observação participante durante a reunião de análise do processo juntamente com a equipe de trabalho. A análise dos dados qualitativos ocorreu após as transcrições dos áudios do grupo focal e da reunião de análise de processos. Foi realizada através de conteúdo categorial, com o auxílio do software NVivo®. Os principais resultados encontrados foram: o desperdício Espera e o Princípio da Eficiência, além de serem os mais incidentes no fluxo, possuem uma relação direta entre si, sendo que a espera também tem origem nas exigências legais do processo, em atendimento ao Princípio da Legalidade. Contudo, observou-se que pode ser reduzida. Verificou-se que o Princípio da Legalidade é um fator limitador para intervenção no fluxo e, nesse contexto, o desperdício gerado por Excesso de Processamento, que provoca Espera, Movimento Desnecessário e Transporte, torna-se necessário para atender ao referido Princípio. Constatou-se que há necessidade de integração e outras melhorias nos sistemas para melhorar a eficiência do processo. Além disso, identificou-se que as etapas Cadastramento e Setor de Minutas são as que concentram o maior número de problemas no fluxo e as constantes alterações nos entendimentos legais foram citadas por todos os sujeitos da pesquisa, demonstrando que se trata de um ponto crítico a ser trabalhado pela gestão. Assim, constatou-se que o grande desafio das instituições públicas é conciliar suas características e normas à maior eficiência nos serviços prestados. Espera-se que os resultados obtidos possam direcionar as ações de melhorias dos processos de tramitação de projetos acadêmicos para cumprimento dos Princípios da Administração Pública, bem como auxiliar no desenvolvimento de outros trabalhos acadêmicos.
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spelling Ubarana, Rosaneide Maria Garcia da Silvahttps://orcid.org/0000-0002-1925-8031http://lattes.cnpq.br/7215356171529987Feitor, Carlos David Cequeirahttps://orcid.org/0000-0002-7773-8578http://lattes.cnpq.br/4301362043167312Medeiros Júnior, Josué Vitor dehttps://orcid.org/0000-0002-0361-9744http://lattes.cnpq.br/5623264732330013Cardoso, Monique Fonsecahttp://lattes.cnpq.br/9672860133840416Gurgel, André Morais2017-12-11T21:36:03Z2017-12-11T21:36:03Z2017-10-27UBARANA, Rosaneide Maria Garcia da Silva. Análise de desperdícios com base nos princípios da administração pública e do lean office: um estudo realizado em uma Universidade Federal. 2017. 137f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão de Processos Institucionais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24488Este trabalho tem o objetivo de analisar os desperdícios no fluxo do processo referente à tramitação de projetos acadêmicos, na Coordenação de Convênios e Contratos da Pro-Reitoria de Planejamento e Coordenação Geral da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, à luz dos princípios da Administração Pública, expressos no caput do Art. 37 da Constituição Federal de 1988, e do Lean Office. Tendo em vista o contexto da pesquisa e por se tratar de uma instituição pública, fez-se a revisão bibliográfica sobre Administração Pública, enfatizando os princípios basilares expressos na Constituição Federal de 1988 e o modelo gerencial, bem como sobre gestão de processos e produção enxuta. Optou-se pela abordagem qualitativa, sendo a pesquisa um recorte de um Projeto maior que está em execução na referida Coordenação, cuja finalidade é melhorar os processos de tramitação de projetos acadêmicos. Para coleta de dados, fez-se uso de grupo focal para identificar os desperdícios do processo na percepção dos usuários, workshop sobre processos, para construir o fluxo e observação participante durante a reunião de análise do processo juntamente com a equipe de trabalho. A análise dos dados qualitativos ocorreu após as transcrições dos áudios do grupo focal e da reunião de análise de processos. Foi realizada através de conteúdo categorial, com o auxílio do software NVivo®. Os principais resultados encontrados foram: o desperdício Espera e o Princípio da Eficiência, além de serem os mais incidentes no fluxo, possuem uma relação direta entre si, sendo que a espera também tem origem nas exigências legais do processo, em atendimento ao Princípio da Legalidade. Contudo, observou-se que pode ser reduzida. Verificou-se que o Princípio da Legalidade é um fator limitador para intervenção no fluxo e, nesse contexto, o desperdício gerado por Excesso de Processamento, que provoca Espera, Movimento Desnecessário e Transporte, torna-se necessário para atender ao referido Princípio. Constatou-se que há necessidade de integração e outras melhorias nos sistemas para melhorar a eficiência do processo. Além disso, identificou-se que as etapas Cadastramento e Setor de Minutas são as que concentram o maior número de problemas no fluxo e as constantes alterações nos entendimentos legais foram citadas por todos os sujeitos da pesquisa, demonstrando que se trata de um ponto crítico a ser trabalhado pela gestão. Assim, constatou-se que o grande desafio das instituições públicas é conciliar suas características e normas à maior eficiência nos serviços prestados. Espera-se que os resultados obtidos possam direcionar as ações de melhorias dos processos de tramitação de projetos acadêmicos para cumprimento dos Princípios da Administração Pública, bem como auxiliar no desenvolvimento de outros trabalhos acadêmicos.This work aims to analyze the waste in the flow of the process related to the processing of academic projects, in the Coordination of Agreements and Contracts of the Pro-Rectory of Planning and General Coordination of the Federal University of Rio Grande do Norte, in light of the principles of Administration Public, expressed in the caput of Art. 37 of the Federal Constitution of 1988, and of the Lean Production. Considering the context of the research and because it is a public institution, the bibliographic review was done on Public Administration, emphasizing the basic principles expressed in the Federal Constitution of 1988 and the managerial model, as well as on the process management and on the lean production. The qualitative approach and the action research method were chosen, with the research being a cut-off of a larger Project that is being implemented in the said Coordination, whose purpose is to improve the processes of processing academic projects. For data collection, a process workshop and a focus group were used to identify the waste of the process in the client's perception, to build the flow and the participant observation during the process analysis meeting together with the work team. The analysis of the qualitative data occurred after the transcriptions of the audios of the focal group and the meeting of process analysis. It was done through categorical content, with the aid of NVivo® software. The main results were: the Waste of Waiting and the Efficiency Principle, besides being the most incidents in the flow, have a direct relationship between them, being that the wait also originates in the legal requirements of the process, in compliance with the Legality Principle. However, it has been observed that it can be reduced. It has been found that the Legality Principle is a limiting factor for intervention in the flow and, in this context, the waste generated by Excess Processing, which causes Waiting, Unnecessary Motion and Transporting, becomes necessary to comply with the aforesaid Principle. It was found that there is a need for integration and other improvements in the systems to improve the process efficiency. In addition, it was identified that the stages of Registration and Contract Sector are those that concentrate the greatest number of problems in the flow and the constant changes in legal understandings were cited by all the subjects of the research, demonstrating that this is a critical point to management. Thus, it was verified that the great challenge of the public institutions is to reconcile their characteristics and norms to a greater efficiency in the services provided. It is hoped that the results obtained will lead the actions of improvements in the processes of academic projects to comply with the principles of Public Administration, expressed in the Federal Constitution of 1988, as well as to assist in the development of other academic works.porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS: GESTÃO DE PROCESSOS INSTITUCIONAISAdministração públicaPrincípios da administração públicaProdução enxutaAnálise de desperdícios com base nos princípios da administração pública e do lean office: um estudo realizado em uma Universidade Federalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE PROCESSOS INSTITUCIONAISUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALRosaneideMariaGarciaDaSilvaUbarana_DISSERT.pdfRosaneideMariaGarciaDaSilvaUbarana_DISSERT.pdfapplication/pdf2304437https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24488/1/RosaneideMariaGarciaDaSilvaUbarana_DISSERT.pdf30e905355e8fb0658404ab5563e750a1MD51TEXTRosaneideMariaGarciaDaSilvaUbarana_DISSERT.pdf.txtRosaneideMariaGarciaDaSilvaUbarana_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain245042https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24488/2/RosaneideMariaGarciaDaSilvaUbarana_DISSERT.pdf.txtb183653d8db50e67e04af73bc315c11dMD52THUMBNAILRosaneideMariaGarciaDaSilvaUbarana_DISSERT.pdf.jpgRosaneideMariaGarciaDaSilvaUbarana_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2652https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24488/3/RosaneideMariaGarciaDaSilvaUbarana_DISSERT.pdf.jpgc5ad47eba071a1dce8c8c5f871559c3dMD53123456789/244882022-05-20 16:05:09.799oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24488Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-20T19:05:09Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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