Avaliação da atenção primária à saúde: identificação dos atributos, indicadores de qualidade e estratégias de melhoria dos serviços

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Ferreira, Juliana Mota
Orientador(a): Costa, Iris do Céu Clara
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24494
Resumo: A Atenção Primária à Saúde (APS) possui quatro atributos essenciais: acesso de primeiro contato, continuidade e integralidade da atenção, e coordenação da assistência; e mais três atributos derivados: atenção centrada na família, orientação comunitária e competência cultural. A identificação da presença e extensão desses atributos é importante para definir um serviço como orientado para a APS, e permite verificar a associação entre estes e os resultados da atenção sobre a saúde da população. Todavia, avaliar o serviço de saúde consiste apenas na fase inicial do processo de qualificação, devendo ser seguido pelo desenvolvimento de estratégias para a melhoria da qualidade da APS. Dentro desse contexto, o presente estudo teve como objetivo avaliar os atributos da APS em um município do Nordeste do Brasil, e descrever estratégias utilizadas em âmbito nacional e internacional para melhoria dos serviços. Foi realizado um estudo transversal descritivo para avaliar a presença e extensão dos atributos da APS, por meio da aplicação do instrumento PCATool-Brasil, sendo classificados como alto escore os atributos que obtinham valores iguais ou maiores que 6,6. A análise final mostrou pontuação total média de 6,88 ± 0,91. A pontuação média para o atributo essencial foi 6,61 ± 0,91 e para o atributo derivado foi 7,80 ± 1,30. O componente de primeiro contato-acesso mostrou média baixa (3,76 ± 1,11), enquanto que o sistema de coordenação de informações apresentou a maior pontuação média (8,06 ± 1,60). Em um segundo momento, foram realizadas duas revisões da literatura, buscando descrever experiências internacionais relacionadas a melhorias na APS, e estratégias utilizadas no Brasil para ampliar a qualidade dos resultados. A maioria dos estudos internacionais estavam relacionados à coordenação do cuidado, programas ou modelos para gerenciar as práticas, e ferramentas de tecnologia. As estratégias descritas no Brasil foram, em sua maioria, direcionadas para promoção da saúde e prevenção de agravos, utilizando educação em saúde, orientação farmacêutica e nutricional e recursos tecnológicos. Concluiu-se que a avaliação dos atributos mostrou forte orientação para APS, considerando a acessibilidade como um grande desafio no Brasil. A revisão das experiências para melhoria da APS mostrou ser um mecanismo relevante na identificação de possíveis soluções para superar obstáculos e alcançar melhores resultados em saúde.
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Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24494A Atenção Primária à Saúde (APS) possui quatro atributos essenciais: acesso de primeiro contato, continuidade e integralidade da atenção, e coordenação da assistência; e mais três atributos derivados: atenção centrada na família, orientação comunitária e competência cultural. A identificação da presença e extensão desses atributos é importante para definir um serviço como orientado para a APS, e permite verificar a associação entre estes e os resultados da atenção sobre a saúde da população. Todavia, avaliar o serviço de saúde consiste apenas na fase inicial do processo de qualificação, devendo ser seguido pelo desenvolvimento de estratégias para a melhoria da qualidade da APS. Dentro desse contexto, o presente estudo teve como objetivo avaliar os atributos da APS em um município do Nordeste do Brasil, e descrever estratégias utilizadas em âmbito nacional e internacional para melhoria dos serviços. Foi realizado um estudo transversal descritivo para avaliar a presença e extensão dos atributos da APS, por meio da aplicação do instrumento PCATool-Brasil, sendo classificados como alto escore os atributos que obtinham valores iguais ou maiores que 6,6. A análise final mostrou pontuação total média de 6,88 ± 0,91. A pontuação média para o atributo essencial foi 6,61 ± 0,91 e para o atributo derivado foi 7,80 ± 1,30. O componente de primeiro contato-acesso mostrou média baixa (3,76 ± 1,11), enquanto que o sistema de coordenação de informações apresentou a maior pontuação média (8,06 ± 1,60). Em um segundo momento, foram realizadas duas revisões da literatura, buscando descrever experiências internacionais relacionadas a melhorias na APS, e estratégias utilizadas no Brasil para ampliar a qualidade dos resultados. A maioria dos estudos internacionais estavam relacionados à coordenação do cuidado, programas ou modelos para gerenciar as práticas, e ferramentas de tecnologia. As estratégias descritas no Brasil foram, em sua maioria, direcionadas para promoção da saúde e prevenção de agravos, utilizando educação em saúde, orientação farmacêutica e nutricional e recursos tecnológicos. Concluiu-se que a avaliação dos atributos mostrou forte orientação para APS, considerando a acessibilidade como um grande desafio no Brasil. A revisão das experiências para melhoria da APS mostrou ser um mecanismo relevante na identificação de possíveis soluções para superar obstáculos e alcançar melhores resultados em saúde.Primary Health Care (PHC) has four essential attributes: first contact access, ongoing care, comprehensiveness and coordination of care, and three derivative attributes: family centeredness, community orientation, and cultural competence. The identification of the presence and extension of these attributes is important in defining a service as oriented to PHC, and allows for the verification of the association between these and the results of the delivered care on the targeted population’s health. However, to evaluate the health service consists of the initial phase of the qualification process, and must be followed by the development of strategies aimed at improving PHC quality. Within this context, the present study aims to evaluate the attributes of APS in a municipality in the Northeast of Brazil, and to describe strategies used at the national and international level to improve services. A cross-sectional and descriptive study was carried out to evaluate the presence and extent of attributes of APS, through the PCATool-Brazil instrument, being classified as high score the attributes that obtained values equal or greater than 6.6. The final analysis showed the total average score of 6.88±0.91. The average score for essential attribute was 6.61±0.91, and for the derived attribute was 7.80 ± 1.30. The first contact-access component showed low average (3.76 ± 1.11), while the coordination-information system showed the highest average score (8.06 ± 1.60). Second, two reviews of the literature were carried out, that sought to describe international experiences related to improvements in PHC, and strategies used in Brazil to increase the quality of outcomes. The majority of the international studies were related to the coordination of care, programs or models to manage the practices, and technological tools. The strategies described in Brazil were mostly directed at health promotion and disease prevention, using health education, pharmaceutical and nutritional guidance, and technological resources. It was concluded that the evaluation showed strong orientation to primary health care, considering accessibility as a great challenge in Brazil. The review of experiences to improve PHC has proven to be a relevant mechanism to identify possible solutions to overcome obstacles and achieve better health outcomes.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)porCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEAtenção primária à saúdeSaúde da famíliaAvaliação de serviços de saúdeQualidade da assistência à saúdeIndicadores de qualidadeAvaliação da atenção primária à saúde: identificação dos atributos, indicadores de qualidade e estratégias de melhoria dos serviçosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDEUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAvaliacaoAtencaoPrimária_Ferreira_2017.pdfAvaliacaoAtencaoPrimária_Ferreira_2017.pdfapplication/pdf2586077https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24494/1/AvaliacaoAtencaoPrim%c3%a1ria_Ferreira_2017.pdfe35b77a12a9704aa674c432ce7eec592MD51TEXTJulianaMotaFerreira_TESE.pdf.txtJulianaMotaFerreira_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain194689https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24494/2/JulianaMotaFerreira_TESE.pdf.txtec3f343e09a49d278e11e257553bd512MD52AvaliacaoAtencaoPrimária_Ferreira_2017.pdf.txtAvaliacaoAtencaoPrimária_Ferreira_2017.pdf.txtExtracted texttext/plain193446https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24494/4/AvaliacaoAtencaoPrim%c3%a1ria_Ferreira_2017.pdf.txt31cefc9a65ea9deb6ed8e48b06f98e58MD54THUMBNAILJulianaMotaFerreira_TESE.pdf.jpgJulianaMotaFerreira_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2210https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24494/3/JulianaMotaFerreira_TESE.pdf.jpgfba51c6922678ac7031a89ed6e59bd77MD53AvaliacaoAtencaoPrimária_Ferreira_2017.pdf.jpgAvaliacaoAtencaoPrimária_Ferreira_2017.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1209https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24494/5/AvaliacaoAtencaoPrim%c3%a1ria_Ferreira_2017.pdf.jpg58736f70bd2c1b93c4db940d3128d41fMD55123456789/244942022-05-20 17:25:36.961oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24494Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-20T20:25:36Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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