Empreendedorismo e Cultura: um estudo sobre empreendedores estrangeiros no RN

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Timesi Segundo, Semio Pessoa
Orientador(a): Lopes, Fernando Dias
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Administração
Departamento: Políticas e Gestão Públicas; Gestão Organizacional
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/12087
Resumo: This present study analyses the relationship between national culture and entrepreneurship, in order to contribute in understanding the impact and the influence of Brazilian culture under the business practices of foreign entrepreneur on the tourism area of Rio Grande do Norte state. Researchers in entrepreneurship field, such as Schumpeter (2005), Weber (2006), McClelland (1972), Murphy, Liao, Welsch (2006), Peyrefitte (1999), Blanchflower (1988), Filion (2000), among others, and in the national culture, high-lighting Caldas and Woods (1999), Hofstede (1997) and Barros and Prates (1996), are put together to create a starting point to this present research, that reaches out for a differential approach, in order to create a correlation between Brazilian culture and the foreign entrepreneur, who chose Rio Grande do Norte state to live and invest. It was observed that in the case of the Switzerland entrepreneur, where the cultural difference is more strong, either in Hofstede's perspective than in Brazilian s authors, the management practices are more negatively affected. The rationalization adopted by the entrepreneur and the employee s logic are in battle in a day-to-day operation of the company. In the case of the Argentinean entrepreneur, the cultural difference exists, but it does not impact as much, because of her personal characteristics and the similarities of Latin culture than surfaces the differences. Finally, this study showed the necessity of analyzing the enterprising regarding the cultural issue, in a way to highlight the different rationalities in different atmospheres where it is practiced the enterprise
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Researchers in entrepreneurship field, such as Schumpeter (2005), Weber (2006), McClelland (1972), Murphy, Liao, Welsch (2006), Peyrefitte (1999), Blanchflower (1988), Filion (2000), among others, and in the national culture, high-lighting Caldas and Woods (1999), Hofstede (1997) and Barros and Prates (1996), are put together to create a starting point to this present research, that reaches out for a differential approach, in order to create a correlation between Brazilian culture and the foreign entrepreneur, who chose Rio Grande do Norte state to live and invest. It was observed that in the case of the Switzerland entrepreneur, where the cultural difference is more strong, either in Hofstede's perspective than in Brazilian s authors, the management practices are more negatively affected. The rationalization adopted by the entrepreneur and the employee s logic are in battle in a day-to-day operation of the company. In the case of the Argentinean entrepreneur, the cultural difference exists, but it does not impact as much, because of her personal characteristics and the similarities of Latin culture than surfaces the differences. Finally, this study showed the necessity of analyzing the enterprising regarding the cultural issue, in a way to highlight the different rationalities in different atmospheres where it is practiced the enterpriseO presente estudo analisa a relação entre cultura nacional e empreendedorismo, contribuindo para entender o impacto e a influência da cultura brasileira sobre as práticas de negócio e de gestão dos empreendedores estrangeiros no setor de turismo do estado do Rio Grande do Norte. Pesquisas no campo do empreendedorismo, com autores como Schumpeter (2005), Weber (2006), McClelland (1972), Murphy, Liao, Welsch (2006), Peyrefitte (1999), Blanchflower (1988), Filion (2000), entre outros, e no campo da cultura nacional, com destaque aos trabalhos de Caldas e Woods (1999), Hofstede (1997) e Barros e Prates (1996), somam-se para criar o ponto de partida para a presente pesquisa, que busca uma abordagem diferenciada, posto criar uma correlação entre cultura brasileira e o empreendedor estrangeiro radicado no RN. Observou-se que no caso do empreendedor suíço, onde a diferença cultural é mais significativa, tanto na perspectiva de Hofstede quanto dos autores brasileiros, as práticas de gestão são mais afetadas negativamente. As racionalidades adotadas pelo gestor e a lógica adotada pelos empregados entra em choque no cotidiano da organização. No caso da empreendedora argentina, a diferença, ainda que exista, não produz tanto impacto uma vez que as características pessoais da empreendedora e o compartilhamento de traços culturais latinos superam as diferenças. Finalmente, o estudo evidenciou a necessidade de analisar o empreendedorismo à luz das dimensões culturais de forma a evidenciar diferentes racionalidades possíveis nos diferentes espaços sociais onde se dá a prática de empreenderapplication/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoUFRNBRPolíticas e Gestão Públicas; Gestão OrganizacionalEmpreendedorismoCultural nacionalPráticas de GestãoEntrepreneurshipNational CultureBusiness PracticesCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOEmpreendedorismo e Cultura: um estudo sobre empreendedores estrangeiros no RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEmpreendedorismoCulturaEstudo_TimesiSegundo_2007.pdfapplication/pdf324761https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/12087/1/EmpreendedorismoCulturaEstudo_TimesiSegundo_2007.pdf3a511c0e2de3c47eda8704cd52e0960dMD51TEXTSemioPTS.pdf.txtSemioPTS.pdf.txtExtracted texttext/plain136271https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/12087/6/SemioPTS.pdf.txtc8fb313c02efdca35dc39c440a187eb7MD56EmpreendedorismoCulturaEstudo_TimesiSegundo_2007.pdf.txtEmpreendedorismoCulturaEstudo_TimesiSegundo_2007.pdf.txtExtracted texttext/plain136271https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/12087/8/EmpreendedorismoCulturaEstudo_TimesiSegundo_2007.pdf.txtc8fb313c02efdca35dc39c440a187eb7MD58THUMBNAILSemioPTS.pdf.jpgSemioPTS.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2158https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/12087/7/SemioPTS.pdf.jpg3257e2807ee2cdf01a3e8e4fd5613347MD57EmpreendedorismoCulturaEstudo_TimesiSegundo_2007.pdf.jpgEmpreendedorismoCulturaEstudo_TimesiSegundo_2007.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2158https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/12087/9/EmpreendedorismoCulturaEstudo_TimesiSegundo_2007.pdf.jpg3257e2807ee2cdf01a3e8e4fd5613347MD59123456789/120872019-01-29 17:35:26.207oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/12087Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-29T20:35:26Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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