Educação médica na escola: experiência de estudantes de Medicina em novo cenário de prática

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Beaugrand, Annick
Orientador(a): Moreira, Simone da Nóbrega Tomaz
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO NA SAÚDE
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/58105
Resumo: No processo de ensino e aprendizagem, as atividades práticas dentro da estrutura curricular permitem, ao estudante, um melhor entendimento sobre as reais necessidades em saúde da população e uma integração ensino-serviço-comunidade. Esse trabalho se propõe a contribuir para a formação integral dos estudantes de medicina por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde em um novo cenário de prática no contexto da pediatria. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação, que possibilitou aos estudantes de medicina da UFRN identificarem as necessidades de saúde de crianças e adolescentes no contexto escolar, planejando uma intervenção a partir dessa demanda e avaliando sua prática. Este trabalho compreendeu as seguintes fases: identificação do problema; recrutamento dos participantes, oficina de preparação para o campo; intervenção; e avaliação dessa intervenção. A coleta de dados se deu por entrevistas semiestruturadas e os dados foram analisados pelos métodos de análise de conteúdo temática categorial de Bardin. Entre os relatos das entrevistas com os estudantes de medicina, emergem 5 categorias: necessidades de saúde, escola como espaço de atividade prática, sentimentos do estudante diante do novo cenário de prática, dificuldades perante o atendimento pediátrico e impacto da experiência na formação do estudante de medicina. Pode-se perceber a importância do cenário de prática, inserido e integrado no cotidiano e na cultura escolar, no currículo da graduação da área de saúde, como forma de ampliar as experiências. Os estudantes de medicina aprendem sobre atenção primária a saúde, compreendendo semiologia, puericultura e pediatria e comunicação com o paciente criança ou adolescente. A escola oferece a possibilidade de educar e aprender por meio da construção de conhecimentos, resultantes de diferentes saberes, dos conhecimentos científicos e da experiência pessoal e profissional, podendo contribuir para uma formação mais condizente com as reais necessidades de crianças e adolescentes.
id UFRN_76c18fccdaf11532d9a0543d9073e734
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/58105
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Beaugrand, Annickhttp://lattes.cnpq.br/0152941774844174http://lattes.cnpq.br/3642294168997314Arrais, Nivia Maria Rodrigueshttp://lattes.cnpq.br/6662490613737602Vasconcelos, Maria Viviane Lisboa deMoreira, Simone da Nóbrega Tomaz2024-04-11T19:10:42Z2024-04-11T19:10:42Z2023-08-25BEAUGRAND, Annick. Educação médica na escola: experiência de estudantes de Medicina em novo cenário de prática. Orientadora: Dra. Simone da Nóbrega Tomaz Moreira. 2023. 86f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/58105No processo de ensino e aprendizagem, as atividades práticas dentro da estrutura curricular permitem, ao estudante, um melhor entendimento sobre as reais necessidades em saúde da população e uma integração ensino-serviço-comunidade. Esse trabalho se propõe a contribuir para a formação integral dos estudantes de medicina por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde em um novo cenário de prática no contexto da pediatria. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação, que possibilitou aos estudantes de medicina da UFRN identificarem as necessidades de saúde de crianças e adolescentes no contexto escolar, planejando uma intervenção a partir dessa demanda e avaliando sua prática. Este trabalho compreendeu as seguintes fases: identificação do problema; recrutamento dos participantes, oficina de preparação para o campo; intervenção; e avaliação dessa intervenção. A coleta de dados se deu por entrevistas semiestruturadas e os dados foram analisados pelos métodos de análise de conteúdo temática categorial de Bardin. Entre os relatos das entrevistas com os estudantes de medicina, emergem 5 categorias: necessidades de saúde, escola como espaço de atividade prática, sentimentos do estudante diante do novo cenário de prática, dificuldades perante o atendimento pediátrico e impacto da experiência na formação do estudante de medicina. Pode-se perceber a importância do cenário de prática, inserido e integrado no cotidiano e na cultura escolar, no currículo da graduação da área de saúde, como forma de ampliar as experiências. Os estudantes de medicina aprendem sobre atenção primária a saúde, compreendendo semiologia, puericultura e pediatria e comunicação com o paciente criança ou adolescente. A escola oferece a possibilidade de educar e aprender por meio da construção de conhecimentos, resultantes de diferentes saberes, dos conhecimentos científicos e da experiência pessoal e profissional, podendo contribuir para uma formação mais condizente com as reais necessidades de crianças e adolescentes.In the teaching and learning process, experience in professional practice has a strategic importance in the training of medical students. The practical activities within the curricular structure consent the student to have a better understanding of the population's real health needs and stimulates a broad and critical thinking. This work proposes to contribute to the integral formation of medical students through actions of promotion, prevention, and health care of student practice on pediatrics discipline. A qualitative research-action at Federal University of Rio Grande do Norte - UFRN was conducted by undergraduate medical students, integrating the school, with students from a kindergarten, elementary middle, and high school, and evaluating their practice. This work comprised the phases: identification of the problem; recruitment of participants, field preparation workshop; intervention; and evaluation of this intervention. Data were collected through semi-structured interviews and data were analyzed using Bardin's categorical thematic content analysis methods. Among the reports of the interviews with medical students, 5 categories emerge: situational diagnosis of the school environment, school as a space for practical activity, student feelings in the face of the new practice scenario, difficulties with pediatric care and the impact of the experience on the formation of the medical student. Among the interview reports with the medical students, the importance of a health program at school stands out, inserted, and integrated into the daily life and school culture, to broaden the experiences within a scenario of the everyday life of children and adolescents, for the undergraduate curriculum in medicine area.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO NA SAÚDEUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEEducação em saúdePesquisa qualitativaPesquisa-açãoPediatriaAtenção primária à saúdeEducação médica na escola: experiência de estudantes de Medicina em novo cenário de práticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEducacaomedicaescola_Beaugrand_2023.pdfapplication/pdf9097725https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/58105/1/Educacaomedicaescola_Beaugrand_2023.pdf4d924caa9bc0d3a71e54ce257c0a96edMD51123456789/581052024-04-11 16:11:42.99oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/58105Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2024-04-11T19:11:42Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação médica na escola: experiência de estudantes de Medicina em novo cenário de prática
title Educação médica na escola: experiência de estudantes de Medicina em novo cenário de prática
spellingShingle Educação médica na escola: experiência de estudantes de Medicina em novo cenário de prática
Beaugrand, Annick
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Educação em saúde
Pesquisa qualitativa
Pesquisa-ação
Pediatria
Atenção primária à saúde
title_short Educação médica na escola: experiência de estudantes de Medicina em novo cenário de prática
title_full Educação médica na escola: experiência de estudantes de Medicina em novo cenário de prática
title_fullStr Educação médica na escola: experiência de estudantes de Medicina em novo cenário de prática
title_full_unstemmed Educação médica na escola: experiência de estudantes de Medicina em novo cenário de prática
title_sort Educação médica na escola: experiência de estudantes de Medicina em novo cenário de prática
author Beaugrand, Annick
author_facet Beaugrand, Annick
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0152941774844174
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3642294168997314
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Arrais, Nivia Maria Rodrigues
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6662490613737602
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Vasconcelos, Maria Viviane Lisboa de
dc.contributor.author.fl_str_mv Beaugrand, Annick
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moreira, Simone da Nóbrega Tomaz
contributor_str_mv Moreira, Simone da Nóbrega Tomaz
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
topic CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Educação em saúde
Pesquisa qualitativa
Pesquisa-ação
Pediatria
Atenção primária à saúde
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em saúde
Pesquisa qualitativa
Pesquisa-ação
Pediatria
Atenção primária à saúde
description No processo de ensino e aprendizagem, as atividades práticas dentro da estrutura curricular permitem, ao estudante, um melhor entendimento sobre as reais necessidades em saúde da população e uma integração ensino-serviço-comunidade. Esse trabalho se propõe a contribuir para a formação integral dos estudantes de medicina por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde em um novo cenário de prática no contexto da pediatria. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação, que possibilitou aos estudantes de medicina da UFRN identificarem as necessidades de saúde de crianças e adolescentes no contexto escolar, planejando uma intervenção a partir dessa demanda e avaliando sua prática. Este trabalho compreendeu as seguintes fases: identificação do problema; recrutamento dos participantes, oficina de preparação para o campo; intervenção; e avaliação dessa intervenção. A coleta de dados se deu por entrevistas semiestruturadas e os dados foram analisados pelos métodos de análise de conteúdo temática categorial de Bardin. Entre os relatos das entrevistas com os estudantes de medicina, emergem 5 categorias: necessidades de saúde, escola como espaço de atividade prática, sentimentos do estudante diante do novo cenário de prática, dificuldades perante o atendimento pediátrico e impacto da experiência na formação do estudante de medicina. Pode-se perceber a importância do cenário de prática, inserido e integrado no cotidiano e na cultura escolar, no currículo da graduação da área de saúde, como forma de ampliar as experiências. Os estudantes de medicina aprendem sobre atenção primária a saúde, compreendendo semiologia, puericultura e pediatria e comunicação com o paciente criança ou adolescente. A escola oferece a possibilidade de educar e aprender por meio da construção de conhecimentos, resultantes de diferentes saberes, dos conhecimentos científicos e da experiência pessoal e profissional, podendo contribuir para uma formação mais condizente com as reais necessidades de crianças e adolescentes.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-08-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-04-11T19:10:42Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-04-11T19:10:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BEAUGRAND, Annick. Educação médica na escola: experiência de estudantes de Medicina em novo cenário de prática. Orientadora: Dra. Simone da Nóbrega Tomaz Moreira. 2023. 86f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/58105
identifier_str_mv BEAUGRAND, Annick. Educação médica na escola: experiência de estudantes de Medicina em novo cenário de prática. Orientadora: Dra. Simone da Nóbrega Tomaz Moreira. 2023. 86f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/58105
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO NA SAÚDE
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/58105/1/Educacaomedicaescola_Beaugrand_2023.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4d924caa9bc0d3a71e54ce257c0a96ed
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802118075531657216