Processo avaliativo usado com estudantes com autismo nos anos finais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Cândido, Eliza Dias
Orientador(a): Nunes, Débora Regina de Paula
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52409
Resumo: O número de matrículas de alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) em classes comuns tem crescido de forma expressiva nas últimas décadas. Dados de pesquisas nacionais apontam para a presença de quase 300.000 estudantes com esse diagnóstico nas escolas regulares. Os déficits sociocomunicativos e comportamentais prevalentes nessa população demandam adaptações curriculares no processo de ensino e aprendizagem na escola. Dentre essas adaptações, destacam-se os mecanismos de avaliação acadêmica. Tendo em vista a relevância dessa temática, a presente pesquisa objetivou identificar, por meio de uma pesquisaação com entrevistas individuais e coletiva, os critérios e estratégias que os professores, de escolas Estaduais do Rio Grande do Norte, utilizam na avaliação da aprendizagem de estudantes com TEA regularmente matriculados no Ensino Fundamental II. De forma específica, teve como propósito: (1) Sintetizar, por meio de uma Revisão Integrativa da Literatura (RIL), o que as pesquisas têm revelado sobre as formas de avaliação usadas por professores de estudantes com necessidades educacionais especiais, em contexto nacional; (2) Descrever a política de avaliação presente nos documentos legais do Estado do RN; (3) Identificar os tipos de recursos avaliativos empregados pelos docentes do estado do RN; (4) Descrever a percepção dos referidos professores sobre o processo avaliativo de estudantes com TEA; (5) Identificar os critérios que devem compor o processo de avaliação da aprendizagem dos referidos alunos e, por fim, (6) Desenvolver como produto, em colaboração com os docentes, uma cartilha orientadora da aprendizagem desses educandos. Participaram da pesquisa 12 docentes vinculados a rede pública estadual, representando os componentes curriculares de: Artes, Ciências, Educação Física, Ensino Religioso, Geografia, História, Língua Inglesa, Língua Portuguesa e Matemática. Os resultados da RIL revelaram carência na produção de trabalhos direcionados à avaliação acadêmica dos estudantes com autismo. Os dados das entrevistas realizadas com os 12 professores participantes do estudo indicaram que: (a) os alunos com TEA sem comprometimentos severos tendem a ser avaliados da mesma forma que os demais alunos; (b) os estudantes com déficits maiores são avaliados por critérios como frequência nas aulas, observação de desempenho nas atividades, resultados obtidos após trabalho de conteúdos priorizados, análise do esforço, interação com turma, entrega de trabalho e atividades adaptadas, dentre outros; (c) os docentes apresentam, muitas vezes, concepções distintas sobre o processo de ensino e sobre a função da avaliação; (d) as práticas de reprovação e aprovação carecem de debates no contexto escolar. Como produto dessa pesquisa foi produzida uma cartilha informativa virtual, direcionada ao processo avaliativo de educandos com TEA, que pretende contribuir com uma mudança didática da prática docente.
id UFRN_776fe191ce3515c962a95753cf1f561c
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/52409
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Cândido, Eliza Diashttp://lattes.cnpq.br/6844156743904797https://orcid.org/0000-0001-8758-8916http://lattes.cnpq.br/1188086132826132Fonseca, Géssica Fabielyhttp://lattes.cnpq.br/2836927327702138Braun, PatríciaNunes, Débora Regina de Paula2023-05-15T21:03:14Z2023-05-15T21:03:14Z2022-12-20CÂNDIDO, Eliza Dias. Processo avaliativo usado com estudantes com autismo nos anos finais do ensino fundamental. Orientador: Débora Regina de Paula Nunes. 2022. 140f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Especial) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52409O número de matrículas de alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) em classes comuns tem crescido de forma expressiva nas últimas décadas. Dados de pesquisas nacionais apontam para a presença de quase 300.000 estudantes com esse diagnóstico nas escolas regulares. Os déficits sociocomunicativos e comportamentais prevalentes nessa população demandam adaptações curriculares no processo de ensino e aprendizagem na escola. Dentre essas adaptações, destacam-se os mecanismos de avaliação acadêmica. Tendo em vista a relevância dessa temática, a presente pesquisa objetivou identificar, por meio de uma pesquisaação com entrevistas individuais e coletiva, os critérios e estratégias que os professores, de escolas Estaduais do Rio Grande do Norte, utilizam na avaliação da aprendizagem de estudantes com TEA regularmente matriculados no Ensino Fundamental II. De forma específica, teve como propósito: (1) Sintetizar, por meio de uma Revisão Integrativa da Literatura (RIL), o que as pesquisas têm revelado sobre as formas de avaliação usadas por professores de estudantes com necessidades educacionais especiais, em contexto nacional; (2) Descrever a política de avaliação presente nos documentos legais do Estado do RN; (3) Identificar os tipos de recursos avaliativos empregados pelos docentes do estado do RN; (4) Descrever a percepção dos referidos professores sobre o processo avaliativo de estudantes com TEA; (5) Identificar os critérios que devem compor o processo de avaliação da aprendizagem dos referidos alunos e, por fim, (6) Desenvolver como produto, em colaboração com os docentes, uma cartilha orientadora da aprendizagem desses educandos. Participaram da pesquisa 12 docentes vinculados a rede pública estadual, representando os componentes curriculares de: Artes, Ciências, Educação Física, Ensino Religioso, Geografia, História, Língua Inglesa, Língua Portuguesa e Matemática. Os resultados da RIL revelaram carência na produção de trabalhos direcionados à avaliação acadêmica dos estudantes com autismo. Os dados das entrevistas realizadas com os 12 professores participantes do estudo indicaram que: (a) os alunos com TEA sem comprometimentos severos tendem a ser avaliados da mesma forma que os demais alunos; (b) os estudantes com déficits maiores são avaliados por critérios como frequência nas aulas, observação de desempenho nas atividades, resultados obtidos após trabalho de conteúdos priorizados, análise do esforço, interação com turma, entrega de trabalho e atividades adaptadas, dentre outros; (c) os docentes apresentam, muitas vezes, concepções distintas sobre o processo de ensino e sobre a função da avaliação; (d) as práticas de reprovação e aprovação carecem de debates no contexto escolar. Como produto dessa pesquisa foi produzida uma cartilha informativa virtual, direcionada ao processo avaliativo de educandos com TEA, que pretende contribuir com uma mudança didática da prática docente.The number of enrollments of students with Autism Spectrum Disorder (ASD) in common classes has grown significantly in recent decades. Data from national surveys point to the presence of almost 300,000 students with this diagnosis in regular schools. The sociocommunicative and behavioral deficits prevalent in this population require curricular adaptations in the teaching and learning process at school. Among these adaptations, academic evaluation mechanisms stand out. In view of the relevance of this theme, the present research aimed to identify, through action research with individual and collective interviews, the criteria and strategies that teachers, from state schools in Rio Grande do Norte (RN), use in the evaluation of students with ASD, regularly enrolled in Elementary Schools. Specifically, it aimed to: (1) Synthesize, through an Integrative Literature Review (IRL), what research has revealed about the forms of assessment used by teachers of students with special educational needs, in a national context; (2) Describe the evaluation policy present in the legal documents of the State of RN; (3) Identify the types of evaluative resources used by teachers in the state of RN; (4) Describe the perception of these teachers about the evaluation process of students with ASD; (5) Identify the criteria that should compose the process of assessing the learning of these students and, finally, (6) Develop a product, in collaboration with the teachers, a booklet guiding the learning of these students. Twelve teachers who worked at RN public school system participated in the research, representing the curricular components of: Arts, Sciences, Physical Education, Religious Education, Geography, History, English, Portuguese and Mathematics. The ILR results revealed a shortage in the production of works aimed at the academic assessment of students with autism. Data from the interviews carried out with the 12 teachers participating in the study indicated that: (a) students with ASD without severe impairment tend to be evaluated in the same way as other students; (b) students with major deficits are assessed using criteria such as class attendance, observational measures, prioritized content, effort analysis, interaction with the class, work completion and adapted activities, among others; (c) teachers often have different conceptions about the teaching process and the role of assessment; (d) failure and approval practices need to be debated in the school context. As a result of this research, a virtual information booklet was produced, aimed at the evaluation process of students with ASD, which intends to contribute to a didactic change in teaching practice.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIALUFRNBrasilhttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/58246CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOAvaliação de aprendizagemAutismoAnos finais do ensino fundamentalProcesso avaliativo usado com estudantes com autismo nos anos finais do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALProcessoavaliativousado_Candido_2022.pdfapplication/pdf6165266https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/52409/1/Processoavaliativousado_Candido_2022.pdf9abba924220ba310e18b5c59452614bfMD51123456789/524092024-04-24 09:16:18.601oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/52409Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2024-04-24T12:16:18Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Processo avaliativo usado com estudantes com autismo nos anos finais do ensino fundamental
title Processo avaliativo usado com estudantes com autismo nos anos finais do ensino fundamental
spellingShingle Processo avaliativo usado com estudantes com autismo nos anos finais do ensino fundamental
Cândido, Eliza Dias
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Avaliação de aprendizagem
Autismo
Anos finais do ensino fundamental
title_short Processo avaliativo usado com estudantes com autismo nos anos finais do ensino fundamental
title_full Processo avaliativo usado com estudantes com autismo nos anos finais do ensino fundamental
title_fullStr Processo avaliativo usado com estudantes com autismo nos anos finais do ensino fundamental
title_full_unstemmed Processo avaliativo usado com estudantes com autismo nos anos finais do ensino fundamental
title_sort Processo avaliativo usado com estudantes com autismo nos anos finais do ensino fundamental
author Cândido, Eliza Dias
author_facet Cândido, Eliza Dias
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6844156743904797
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-8758-8916
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1188086132826132
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Fonseca, Géssica Fabiely
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2836927327702138
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Braun, Patrícia
dc.contributor.author.fl_str_mv Cândido, Eliza Dias
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nunes, Débora Regina de Paula
contributor_str_mv Nunes, Débora Regina de Paula
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Avaliação de aprendizagem
Autismo
Anos finais do ensino fundamental
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação de aprendizagem
Autismo
Anos finais do ensino fundamental
description O número de matrículas de alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) em classes comuns tem crescido de forma expressiva nas últimas décadas. Dados de pesquisas nacionais apontam para a presença de quase 300.000 estudantes com esse diagnóstico nas escolas regulares. Os déficits sociocomunicativos e comportamentais prevalentes nessa população demandam adaptações curriculares no processo de ensino e aprendizagem na escola. Dentre essas adaptações, destacam-se os mecanismos de avaliação acadêmica. Tendo em vista a relevância dessa temática, a presente pesquisa objetivou identificar, por meio de uma pesquisaação com entrevistas individuais e coletiva, os critérios e estratégias que os professores, de escolas Estaduais do Rio Grande do Norte, utilizam na avaliação da aprendizagem de estudantes com TEA regularmente matriculados no Ensino Fundamental II. De forma específica, teve como propósito: (1) Sintetizar, por meio de uma Revisão Integrativa da Literatura (RIL), o que as pesquisas têm revelado sobre as formas de avaliação usadas por professores de estudantes com necessidades educacionais especiais, em contexto nacional; (2) Descrever a política de avaliação presente nos documentos legais do Estado do RN; (3) Identificar os tipos de recursos avaliativos empregados pelos docentes do estado do RN; (4) Descrever a percepção dos referidos professores sobre o processo avaliativo de estudantes com TEA; (5) Identificar os critérios que devem compor o processo de avaliação da aprendizagem dos referidos alunos e, por fim, (6) Desenvolver como produto, em colaboração com os docentes, uma cartilha orientadora da aprendizagem desses educandos. Participaram da pesquisa 12 docentes vinculados a rede pública estadual, representando os componentes curriculares de: Artes, Ciências, Educação Física, Ensino Religioso, Geografia, História, Língua Inglesa, Língua Portuguesa e Matemática. Os resultados da RIL revelaram carência na produção de trabalhos direcionados à avaliação acadêmica dos estudantes com autismo. Os dados das entrevistas realizadas com os 12 professores participantes do estudo indicaram que: (a) os alunos com TEA sem comprometimentos severos tendem a ser avaliados da mesma forma que os demais alunos; (b) os estudantes com déficits maiores são avaliados por critérios como frequência nas aulas, observação de desempenho nas atividades, resultados obtidos após trabalho de conteúdos priorizados, análise do esforço, interação com turma, entrega de trabalho e atividades adaptadas, dentre outros; (c) os docentes apresentam, muitas vezes, concepções distintas sobre o processo de ensino e sobre a função da avaliação; (d) as práticas de reprovação e aprovação carecem de debates no contexto escolar. Como produto dessa pesquisa foi produzida uma cartilha informativa virtual, direcionada ao processo avaliativo de educandos com TEA, que pretende contribuir com uma mudança didática da prática docente.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-12-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-05-15T21:03:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-05-15T21:03:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CÂNDIDO, Eliza Dias. Processo avaliativo usado com estudantes com autismo nos anos finais do ensino fundamental. Orientador: Débora Regina de Paula Nunes. 2022. 140f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Especial) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52409
identifier_str_mv CÂNDIDO, Eliza Dias. Processo avaliativo usado com estudantes com autismo nos anos finais do ensino fundamental. Orientador: Débora Regina de Paula Nunes. 2022. 140f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Especial) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52409
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt-BR.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/58246
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/52409/1/Processoavaliativousado_Candido_2022.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9abba924220ba310e18b5c59452614bf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802118185374187520