O trabalhador da Atenção Primária à Saúde e os impactos psicossociais decorrentes da sua atuação em tempos de pandemia
Ano de defesa: | 2022 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
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PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA - FACISA
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
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Resumo: | Objetivou-se com esse estudo analisar as implicações que o cenário pandêmico da COVID-19 tem acarretado na saúde mental dos trabalhadores da APS, em um município do interior do Rio Grande do Norte. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa do tipo descritivo e exploratório. A coleta de dados ocorreu entre dezembro de 2020 e março de 2021, por meio de entrevista semiestruturada, por contato telefônico, em que os profissionais responderam às perguntas verbalmente e sendo posteriormente transcritas, assegurando o rigor ético quanto ao anonimato e confidencialidade dos participantes. O tratamento e a organização dos discursos foram realizados por intermédio do software Interface de R pour Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionneires (IRAMUTEQ), que realiza análises quantitativas de dados textuais pautadas em contextos e classes de conteúdo baseado na similaridade do vocabulário ou usadas em contextos similares, associando a um mesmo campo léxico. A partir da Classificação das categorias pelo IRAMUTEQ, procedeu-se a interpretação das mesmas, por meio da análise de conteúdo, percorrendo as etapas apontadas por Bardin, a fim de se extrair os conteúdos relevantes para discussão com base na literatura. Este estudo obteve licenciamento pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairí (FACISA) / Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN de acordo com o CAAE: 39785420.9.0000.5568 e parecer número 4.428.312. Entre os trabalhadores participantes da pesquisa, houve uma predominância de pessoas do sexo feminino (70,0 %), com idade de 31 a 40 anos (55,0 %), sendo casados ou com união estável (75,0 %). Quanto ao nível de escolaridade, percebeu-se a predominância de profissionais que cursaram até o ensino médio (55,0%). A maior parte da população estudada, atuam como Agentes comunitários de saúde (25,0%), com carga horária de 40 horas semanais (85,0%), com renda mensal de até 3 salários mínimos (70,0%), com mais de 10 anos de atuação na Unidade Básica de saúde (45,0%). Da análise lexical por CDH do IRAMUTEQ foram desveladas quatro dendogramas com os seguintes temas: Classe 1: “Trabalho em saúde em tempos de pandemia: estigma, preconceito e discriminação”, que evidencia o estigma social e os comportamentos discriminatórios sofridos pelos trabalhadores da APS participantes dessa pesquisa, bem como os processos sociais de exclusão, resultantes da criação de preconceitos e da potencialização de estereótipos vinculados a atitudes e crenças negativas dirigido a esses trabalhadores. Classe 2: “A organização do trabalho e o adoecimento dos trabalhadores”, que discorre com base nos relatos dos entrevistados, sobre as transformações que ocorreram nas relações profissionais, no aumento de solicitação de demandas, nos diferentes modelos de gestão, remuneração variável, aumento de controles e processos de registros em decorrência da pandemia. Classe 3: “O sofrimento nosso de cada dia”, que apresenta relatos resultantes da relação do trabalhador com o processo de trabalho na APS durante o curso da pandemia, considerando as vivências de prazer, sofrimento, desgaste, satisfação e adoecimento. E a classe 4: “ As dores que trago aqui no peito”, em que se buscou analisar termos na fala dos entrevistados, que remetem a possíveis repercussões na saúde mental dos mesmos, correlacionando com os aspectos da literatura referentes ao tema. Conclui-se que por meio dessa pesquisa foi possível compreender os impactos do processo de trabalho durante o curso da pandemia da COVID-19 na saúde mental dos trabalhadores da APS. |
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Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa do tipo descritivo e exploratório. A coleta de dados ocorreu entre dezembro de 2020 e março de 2021, por meio de entrevista semiestruturada, por contato telefônico, em que os profissionais responderam às perguntas verbalmente e sendo posteriormente transcritas, assegurando o rigor ético quanto ao anonimato e confidencialidade dos participantes. O tratamento e a organização dos discursos foram realizados por intermédio do software Interface de R pour Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionneires (IRAMUTEQ), que realiza análises quantitativas de dados textuais pautadas em contextos e classes de conteúdo baseado na similaridade do vocabulário ou usadas em contextos similares, associando a um mesmo campo léxico. A partir da Classificação das categorias pelo IRAMUTEQ, procedeu-se a interpretação das mesmas, por meio da análise de conteúdo, percorrendo as etapas apontadas por Bardin, a fim de se extrair os conteúdos relevantes para discussão com base na literatura. Este estudo obteve licenciamento pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairí (FACISA) / Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN de acordo com o CAAE: 39785420.9.0000.5568 e parecer número 4.428.312. Entre os trabalhadores participantes da pesquisa, houve uma predominância de pessoas do sexo feminino (70,0 %), com idade de 31 a 40 anos (55,0 %), sendo casados ou com união estável (75,0 %). Quanto ao nível de escolaridade, percebeu-se a predominância de profissionais que cursaram até o ensino médio (55,0%). A maior parte da população estudada, atuam como Agentes comunitários de saúde (25,0%), com carga horária de 40 horas semanais (85,0%), com renda mensal de até 3 salários mínimos (70,0%), com mais de 10 anos de atuação na Unidade Básica de saúde (45,0%). Da análise lexical por CDH do IRAMUTEQ foram desveladas quatro dendogramas com os seguintes temas: Classe 1: “Trabalho em saúde em tempos de pandemia: estigma, preconceito e discriminação”, que evidencia o estigma social e os comportamentos discriminatórios sofridos pelos trabalhadores da APS participantes dessa pesquisa, bem como os processos sociais de exclusão, resultantes da criação de preconceitos e da potencialização de estereótipos vinculados a atitudes e crenças negativas dirigido a esses trabalhadores. Classe 2: “A organização do trabalho e o adoecimento dos trabalhadores”, que discorre com base nos relatos dos entrevistados, sobre as transformações que ocorreram nas relações profissionais, no aumento de solicitação de demandas, nos diferentes modelos de gestão, remuneração variável, aumento de controles e processos de registros em decorrência da pandemia. Classe 3: “O sofrimento nosso de cada dia”, que apresenta relatos resultantes da relação do trabalhador com o processo de trabalho na APS durante o curso da pandemia, considerando as vivências de prazer, sofrimento, desgaste, satisfação e adoecimento. E a classe 4: “ As dores que trago aqui no peito”, em que se buscou analisar termos na fala dos entrevistados, que remetem a possíveis repercussões na saúde mental dos mesmos, correlacionando com os aspectos da literatura referentes ao tema. Conclui-se que por meio dessa pesquisa foi possível compreender os impactos do processo de trabalho durante o curso da pandemia da COVID-19 na saúde mental dos trabalhadores da APS.The objective of this study was to analyze the implications that the pandemic scenario of COVID-19 has had on the mental health of Primary Care workers, in a municipality in the interior of Rio Grande do Norte. It is a study with a qualitative approach of the descriptive and exploratory type. Data collection took place between December 2020 and March 2021. The data investigated in this study were obtained through a semi-structured interview, carried out by telephone, in which the professionals answered the questions verbally and were subsequently transcribed, ensuring ethical rigor regarding the anonymity and confidentiality of the participants. The treatment and analysis of discourses were performed using the software Interface de R pour Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionneires (IRAMUTEQ), which performs quantitative analyzes of textual data based on contexts and content classes based on similarity of vocabulary or used in different contexts. similar, associating to the same lexical field. Based on the classification of the categories by IRAMUTEQ, they were interpreted through content analysis, covering the steps indicated by Bardin, in order to extract the relevant content for discussion based on the literature. This study was licensed by the Research Ethics Committee of the Faculty of Health Sciences of Trairí (FACISA) / Federal University of Rio Grande do Norte – UFRN according to CAAE: 39785420.9.0000.5568 and opinion number 4,428,312. Among the workers participating in the research, there was a predominance of females (70.0%), aged between 31 and 40 years (55.0%), being married or in a stable relationship (75.0%). As for the level of education, it was noticed the predominance of professionals who attended high school (55.0%). Most of the population studied work as community health agents (25.0%), with a workload of 40 hours per week (85.0%), with a monthly income of up to 3 minimum wages (70.0%), with more than 10 years of experience in the Basic Health Unit (45.0%). From the lexical analysis by CDH of IRAMUTEQ, four dendrograms were unveiled with the following themes: Class 1: “Health work in times of a pandemic: stigma, prejudice and discrimination”, which highlights the social stigma and discriminatory behaviors suffered by primary care workers participating in this research, as well as the social processes of exclusion, resulting from the creation of prejudices and the potentialization of stereotypes linked to negative attitudes and beliefs directed at these workers. Class 2: " The organization of work and the illness of workers ", which is based on the reports of the interviewees, on the transformations that occurred in professional relationships, in the increase in requests for demands, in the different management models, variable remuneration, increase in controls and registration processes as a result of the pandemic. Class 3: “Our daily suffering”, which presents reports resulting from the worker's relationship with the work process in primary care during the course of the pandemic, considering the experiences of pleasure, suffering, exhaustion, satisfaction and illness. And class 4: “The pains I have here in my chest”, in which we sought to analyze terms in the interviewees' speech, which refer to possible repercussions on their mental health, correlating with aspects of the literature on the subject. It is concluded that through this research it was possible to understand the interference and impacts of the work process during the course of the COVID-19 Pandemic on the mental health of primary care workers. It is hoped that this research can support the development of public policies to promote and care strategies aimed at the collective of health workers.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA - FACISAUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVAAtenção primária em saúdeSaúde do trabalhadorCovid-19Saúde mentalO trabalhador da Atenção Primária à Saúde e os impactos psicossociais decorrentes da sua atuação em tempos de pandemiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALTrabalhadorAtencaoPrimaria_Lucena_2022.pdfapplication/pdf3920220https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/49122/1/TrabalhadorAtencaoPrimaria_Lucena_2022.pdf75897ca635d4f6452d05afa6d733edb3MD51123456789/491222022-08-09 14:07:28.626oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/49122Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-08-09T17:07:28Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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