Atitudes linguísticas de graduandos em Letras em relação à redução do ditongo final [ja] em palavra paroxítona e às pessoas que a empregam

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Moura, Elisabeth Silva de Vieira
Orientador(a): Lima, Maria Hozanete Alves de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24924
Resumo: Com base em estudos sociolinguísticos sobre o problema empírico da avaliação e com o intuito de contribuir com as pesquisas sobre o valor social dos elementos variáveis, esta tese visa a verificar a atitude linguística de estudantes de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Norte em relação à redução do ditongo [ja] átono final de palavra paroxítona. Nosso corpus é composto de testes aplicados aos estudantes calouros e concluintes, observando-se três componentes da atitude – cognitivo, afetivo e comportamental – em relação à redução citada, como em paciença/poliça, e em relação à pessoa que usa essa variante. Sendo assim, esta pesquisa se justifica na medida em que se propõe a mostrar a importância da elaboração e validação de testes de atitude para a observação do valor social das variantes linguísticas. Diante disso, as questões fundadoras de nossa pesquisa são as seguintes: (i) que testes podem ser aplicados para verificar as atitudes linguísticas?; (ii) quais são as atitudes linguísticas de universitários do curso de Letras, nos períodos iniciais e finais do curso, em relação à redução do ditongo [ja] átono final de palavra paroxítona? Diante dessas questões, nossos objetivos são os seguintes: (i) desenvolver e validar testes para avaliar atitudes linguísticas em função de seus três componentes – cognitivo, afetivo e comportamental; (ii) descrever e analisar atitudes de universitários do curso de Letras, nos períodos iniciais e finais do curso, em relação à redução do ditongo [ja] átono final de palavra paroxítona. Como expectativa aos objetivos norteadores da pesquisa, apresentamos as seguintes hipóteses: (i) a escala de Likert, a escala de diferenciador semântico e a escala de distância social devem mostrar-se adequadas para avaliar as atitudes; (ii) alunos concluintes, por já terem uma formação teórica sobre os fenômenos de variação e mudança linguística, apresentariam uma postura diferente no que respeita ao fenômeno de mudança e variação. As escalas mostraram-se adequadas para a verificação das atitudes, porém os alunos concluintes não apresentaram atitudes melhores que os calouros. Pesquisas sobre atitudes linguísticas são significativas para discussões sobre preconceito e prestígio linguísticos e para auxiliar na compreensão de como se dão as mudanças na língua. A elaboração de testes significativos pode contribuir para um melhor esclarecimento das atitudes dos falantes e de sua influência na variação/mudança linguística, e, ao permitir a observação do valor social das variantes linguísticas, os testes de atitude podem subsidiar análises feitas por quem pesquisa o mesmo fenômeno variável, mas não faz testes de atitude. Além disso, trazer à tona a questão da atitude linguística nos cursos de Letras tem sido uma discussão pertinente para possibilitar aos futuros professores a reflexão sobre o tema e a transposição para a sala de aula desses conhecimentos que são importantes para a formação integral do educando.
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spelling Moura, Elisabeth Silva de VieiraTavares, Maria AliceCunha, Carla MariaPaula, Aldir Santos deSousa, Maria Margarete Fernandes deLima, Maria Hozanete Alves de2018-03-21T13:31:15Z2018-03-21T13:31:15Z2017-12-07MOURA, Elisabeth Silva de Vieira. Atitudes linguísticas de graduandos em Letras em relação à redução do ditongo final [ja] em palavra paroxítona e às pessoas que a empregam. 2017. 96f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24924Com base em estudos sociolinguísticos sobre o problema empírico da avaliação e com o intuito de contribuir com as pesquisas sobre o valor social dos elementos variáveis, esta tese visa a verificar a atitude linguística de estudantes de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Norte em relação à redução do ditongo [ja] átono final de palavra paroxítona. Nosso corpus é composto de testes aplicados aos estudantes calouros e concluintes, observando-se três componentes da atitude – cognitivo, afetivo e comportamental – em relação à redução citada, como em paciença/poliça, e em relação à pessoa que usa essa variante. Sendo assim, esta pesquisa se justifica na medida em que se propõe a mostrar a importância da elaboração e validação de testes de atitude para a observação do valor social das variantes linguísticas. Diante disso, as questões fundadoras de nossa pesquisa são as seguintes: (i) que testes podem ser aplicados para verificar as atitudes linguísticas?; (ii) quais são as atitudes linguísticas de universitários do curso de Letras, nos períodos iniciais e finais do curso, em relação à redução do ditongo [ja] átono final de palavra paroxítona? Diante dessas questões, nossos objetivos são os seguintes: (i) desenvolver e validar testes para avaliar atitudes linguísticas em função de seus três componentes – cognitivo, afetivo e comportamental; (ii) descrever e analisar atitudes de universitários do curso de Letras, nos períodos iniciais e finais do curso, em relação à redução do ditongo [ja] átono final de palavra paroxítona. Como expectativa aos objetivos norteadores da pesquisa, apresentamos as seguintes hipóteses: (i) a escala de Likert, a escala de diferenciador semântico e a escala de distância social devem mostrar-se adequadas para avaliar as atitudes; (ii) alunos concluintes, por já terem uma formação teórica sobre os fenômenos de variação e mudança linguística, apresentariam uma postura diferente no que respeita ao fenômeno de mudança e variação. As escalas mostraram-se adequadas para a verificação das atitudes, porém os alunos concluintes não apresentaram atitudes melhores que os calouros. Pesquisas sobre atitudes linguísticas são significativas para discussões sobre preconceito e prestígio linguísticos e para auxiliar na compreensão de como se dão as mudanças na língua. A elaboração de testes significativos pode contribuir para um melhor esclarecimento das atitudes dos falantes e de sua influência na variação/mudança linguística, e, ao permitir a observação do valor social das variantes linguísticas, os testes de atitude podem subsidiar análises feitas por quem pesquisa o mesmo fenômeno variável, mas não faz testes de atitude. Além disso, trazer à tona a questão da atitude linguística nos cursos de Letras tem sido uma discussão pertinente para possibilitar aos futuros professores a reflexão sobre o tema e a transposição para a sala de aula desses conhecimentos que são importantes para a formação integral do educando.Based on sociolinguistic studies about empirical problems of evaluation, and attempting to contribute with variable elements’ social value, this thesis aims to verify the linguistic attitude of students of Portuguese Language and Literature Course from a public university in Natal, Rio Grande do Norte. Our corpus data is composed by applied tests for Portuguese Language and Literature students - freshmen and seniors -, by observing attitude’s three components - cognitive, affective and behavioral – relating to diphthong’s [ja] reduction in paroxytone unstressed words, as in paciença/poliça, according to who is using this variant. Based on our analysis, we support that freshmen and seniors judgments are different from the studied variant. Therefore, this research is justified when it proposes to show how it is important elaborating and validating these attitude tests by the observation of linguistic variant’s social value. Consequently, our research’s founding questions are the following: (i) which tests can be applied to verify linguistic attitudes? (ii) what are freshmen and seniors undergraduate students of Portuguese Language and Literature Course linguistic attitudes concerning stigmatized variable phonetic phenomena? While considering these issues, our goals are as follows: (i) developing and validating tests to assess linguistic attitudes according to their three components - cognitive, affective and behavioral; (ii) describing and analyzing undergraduate students attitudes in their first and last semester regarding stigmatized variable phonetic phenomena; (iii) defining and identifying the three components of judge listening attitudes; and, (iv) verifying the influence of linguistic studies on these students’ change of attitudes. As an expectation for the guiding objectives of this research, we present the following hypotheses: (i) because of previous theoretical backgrounds about variation and linguistic change phenomena, senior students present a different standpoint regarding change and variation phenomenon. The scales were adequate for the verification of the attitudes, but the seniors students did not present better attitudes than the freshmen. Researches on linguistic attitudes are significant for linguistic prejudice and prestige discussions, and to assist in understanding how language changes occur. The elaboration of significant tests will contribute to a better clarification of the speakers’ attitudes and their influence on linguistic variation / change, and by allowing the social value of language variants to be observed, attitude tests can support analyzes made by those who research the same variable phenomenon, but do not perform attitude tests. Additionally, bringing up the question of linguistic attitude in Literature courses has been a relevant discussion to enable future teachers to reflect about the subject and how these knowledges are important for classroom’s transposition in student’s complete formation.porCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAVariação linguísticaAtitudes linguísticasVariação fonéticaMonotongaçãoAtitudes linguísticas de graduandos em Letras em relação à redução do ditongo final [ja] em palavra paroxítona e às pessoas que a empregaminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEMUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTElisabethSilvaDeVieiraMoura_TESE.pdf.txtElisabethSilvaDeVieiraMoura_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain184183https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24924/2/ElisabethSilvaDeVieiraMoura_TESE.pdf.txt3fabeb98f1980ead356c9e134b96a773MD52THUMBNAILElisabethSilvaDeVieiraMoura_TESE.pdf.jpgElisabethSilvaDeVieiraMoura_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2367https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24924/3/ElisabethSilvaDeVieiraMoura_TESE.pdf.jpg5fd56ed13cb171d415efd60d890d13ddMD53TEXTElisabethSilvaDeVieiraMoura_TESE.pdf.txtElisabethSilvaDeVieiraMoura_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain184183https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24924/2/ElisabethSilvaDeVieiraMoura_TESE.pdf.txt3fabeb98f1980ead356c9e134b96a773MD52THUMBNAILElisabethSilvaDeVieiraMoura_TESE.pdf.jpgElisabethSilvaDeVieiraMoura_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2367https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24924/3/ElisabethSilvaDeVieiraMoura_TESE.pdf.jpg5fd56ed13cb171d415efd60d890d13ddMD53ORIGINALElisabethSilvaDeVieiraMoura_TESE.pdfElisabethSilvaDeVieiraMoura_TESE.pdfapplication/pdf1323464https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24924/1/ElisabethSilvaDeVieiraMoura_TESE.pdf62bb6602e6d980032d7320032e3c8505MD51123456789/249242019-01-30 16:45:17.75oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24924Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-30T19:45:17Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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