Questionamentos acerca de valores axiológicos no turismo: uma abordagem fenomenológica hermenêutica

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Guedes, Ivana
Orientador(a): Medeiros, Carlos Alberto Freire
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TURISMO
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21105
Resumo: O estudo apresenta uma proposta que gira em torno da compreensão dos possíveis valores do e no turismo como uma prática concebida em um ser-aí no e com o mundo do e no turismo. Ao considerarmos que o valor é objeto da Axiologia, é visto, com isto, como o preditor da conduta do ente humano, refletindo esses valores mesmos no fenômeno. O objetivo foi compreender quais valores axiológicos seus praticantes escolhem para a prática do turismo e os elos sentimentais aos valores identificados. De natureza exploratória e abordagem fenomenológica hermenêutica, no intuito de compreender o modo-de-ser valorativo do ser-aí no turismo, dez entrevistas episódicas foram realizadas adotando a conduta simpatizante para captação dos sentimentos intencionais de Max Schele e analisadas à luz da fenomenologia hermenêutica de Martin Heidegger. Com uma série de narrativas, perguntas-chave e outras perguntas durante o encontro social com cada ser-aí entrevistado, proporcionaram a triangulação e confiabilidade dos resultados obtidos. O desvelamento dos valores se deu a partir da situação hermenêutica do ser-aí do turismo, constituída pela posição-prévia, visão-prévia e concepção-prévia. Os resultados mostraram que, em duas grandes categorias que emergiram: Aprendizado no e com Turismo e Vivências no Turismo, os valores positivos: histórico-cultural, autoconhecimento, gastronomia, memória, solidariedade, paz, hospitalidade, intercâmbio sociocultural e receptividade, sobressaem aos valores negativos: falta de hospitalidade, comercialização e consumo de produtos, serviços e souvenires e desrespeito pela diversidade sociocultural. Em relação aos sentimentos intencionais que se direcionam aos valores positivos, foram identificados: amor, felicidade, prazer, respeito e confiança, ao passo que os sentimentos negativos são vivenciados de maneira a transformá-los em experiências de aprendizado para si e para sua circunvisão de mundo em sua cotidianidade. O estudo também mostrou que, com um olhar fenomenológico, é possível o acesso à totalidade das experiências valorativas e valores, sem julgá-los de forma arbitrária, ou a partir de conceitos ou teorias, indo “às coisas mesmas” que, pelo imbricamento das categorias, disposições e sentimentos intencionais, formam a totalidade mesma das vivências valorativas, sendo possível acessá-las através da ontologia fundamental e originária do ser-aí turístico.
id UFRN_79983cfc2358780cb9b8140cab6829c3
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/21105
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Guedes, Ivanahttp://lattes.cnpq.br/0762825178350664http://lattes.cnpq.br/9398091583694583Araújo, Maria Valeria Pereira dehttp://lattes.cnpq.br/9227834040889428Pereira, Sandra Leandrohttp://lattes.cnpq.br/9398091583694583Araújo, Maria Valeria Pereira dehttp://lattes.cnpq.br/9227834040889428Medeiros, Carlos Alberto Freire2016-08-05T20:58:03Z2016-08-05T20:58:03Z2015-08-31GUEDES, Ivana. Questionamentos acerca de valores axiológicos no turismo: uma abordagem fenomenológica hermenêutica. 2015. 156f. Dissertação (Mestrado em Turismo) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21105O estudo apresenta uma proposta que gira em torno da compreensão dos possíveis valores do e no turismo como uma prática concebida em um ser-aí no e com o mundo do e no turismo. Ao considerarmos que o valor é objeto da Axiologia, é visto, com isto, como o preditor da conduta do ente humano, refletindo esses valores mesmos no fenômeno. O objetivo foi compreender quais valores axiológicos seus praticantes escolhem para a prática do turismo e os elos sentimentais aos valores identificados. De natureza exploratória e abordagem fenomenológica hermenêutica, no intuito de compreender o modo-de-ser valorativo do ser-aí no turismo, dez entrevistas episódicas foram realizadas adotando a conduta simpatizante para captação dos sentimentos intencionais de Max Schele e analisadas à luz da fenomenologia hermenêutica de Martin Heidegger. Com uma série de narrativas, perguntas-chave e outras perguntas durante o encontro social com cada ser-aí entrevistado, proporcionaram a triangulação e confiabilidade dos resultados obtidos. O desvelamento dos valores se deu a partir da situação hermenêutica do ser-aí do turismo, constituída pela posição-prévia, visão-prévia e concepção-prévia. Os resultados mostraram que, em duas grandes categorias que emergiram: Aprendizado no e com Turismo e Vivências no Turismo, os valores positivos: histórico-cultural, autoconhecimento, gastronomia, memória, solidariedade, paz, hospitalidade, intercâmbio sociocultural e receptividade, sobressaem aos valores negativos: falta de hospitalidade, comercialização e consumo de produtos, serviços e souvenires e desrespeito pela diversidade sociocultural. Em relação aos sentimentos intencionais que se direcionam aos valores positivos, foram identificados: amor, felicidade, prazer, respeito e confiança, ao passo que os sentimentos negativos são vivenciados de maneira a transformá-los em experiências de aprendizado para si e para sua circunvisão de mundo em sua cotidianidade. O estudo também mostrou que, com um olhar fenomenológico, é possível o acesso à totalidade das experiências valorativas e valores, sem julgá-los de forma arbitrária, ou a partir de conceitos ou teorias, indo “às coisas mesmas” que, pelo imbricamento das categorias, disposições e sentimentos intencionais, formam a totalidade mesma das vivências valorativas, sendo possível acessá-las através da ontologia fundamental e originária do ser-aí turístico.The study presents the possibility of interpretation of axiological values of tourism as a practice conceived on a human being or Dasein as being-in-the-world of tourism. The value, as an object of Axiology, was considered the predictor of the human being conduct in the phenomenon reflecting this same value in tourism. The aim was to comprehend and interpret through the way of being of Dasein in tourism, which axiological values are chosen to the practice of tourism and the intentional feelings directed to these values. A phenomenological hermeneutics research with exploratory characteristics was accomplished in order to survey the values. Ten episodic interviews were conducted from the hermeneutic situation - constituted by fore-having, fore-sight and fore-conception of each Dasein interviewed, by adopting a sympathetic conduct and sympathy of Max Scheler and the use of emotional intuition to capture the intentional feelings, interpreted afterwards by the analysis of a Martin Heidegger's phenomenology in Being and Time. The results showed that, even without categorisation, the totality of the living experiences, the way of being of positive values outnumber the negatives ones in the existence of each Dasein, leading them to the Learning, which are comprising: experiences to provide self-knowledge, historical-cultural values, and memory as part of the learning experiences, hospitality as a way of openness and socio-cultural exchange, solidarity and peace. Intentional feelings directed at the values for the choice for practicing tourism were: love, happiness, pleasure, respect and trust. Four evidences were found concerning the use of sentimental perspective and intentional feeling of Scheler and regarding the logic of the heart of Pascal used by this author. The sociocultural interrelationships and exchanges form the basis for developing tourism as phenomenon. Therefore the character being-with or Mitsein is prevalent in tourism activities. Despite the learning was the purpose of the experiences, the ultimate goal was the improvement and personal enrichment of Dasein´s humanity development. The study also showed the hermeneutic phenomenological seeing opens the access of the living experiences of values, without making arbitrarily judgment and achieve "to the thing themselves", which, by the overlapping of categories, dispositions and intentional feelings, form the evaluative experiences and are possible to access through the fundamental ontology of Heidegger. The study contributes to broaden the vision concerning to the totality of tourism and the practitioners Dasein of it. As possibilities for deepening studies, was pointed out: the total person of Scheler; the care or Sorge as a form of love in Heidegger; happiness and pleasure in the practice of tourism and human flourishing or eudaimonia.porUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TURISMOUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMOTurismoValores axiológicosAxiologiaFenomenologiaFenomenologia hermenêuticaQuestionamentos acerca de valores axiológicos no turismo: uma abordagem fenomenológica hermenêuticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALIvanaGuedes_DISSERT.pdfIvanaGuedes_DISSERT.pdfapplication/pdf1581033https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21105/1/IvanaGuedes_DISSERT.pdf5d58222f3f4547ed55adbd66a0ecc1b0MD51TEXTIvanaGuedes_DISSERT.pdf.txtIvanaGuedes_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain391635https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21105/6/IvanaGuedes_DISSERT.pdf.txt4498ed507c62f89f0900b9a3e21cb527MD56THUMBNAILIvanaGuedes_DISSERT.pdf.jpgIvanaGuedes_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2531https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21105/7/IvanaGuedes_DISSERT.pdf.jpg5ed0cde8233cefe3ebb28e903384cccfMD57123456789/211052017-11-04 09:39:25.162oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/21105Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-04T12:39:25Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Questionamentos acerca de valores axiológicos no turismo: uma abordagem fenomenológica hermenêutica
title Questionamentos acerca de valores axiológicos no turismo: uma abordagem fenomenológica hermenêutica
spellingShingle Questionamentos acerca de valores axiológicos no turismo: uma abordagem fenomenológica hermenêutica
Guedes, Ivana
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO
Turismo
Valores axiológicos
Axiologia
Fenomenologia
Fenomenologia hermenêutica
title_short Questionamentos acerca de valores axiológicos no turismo: uma abordagem fenomenológica hermenêutica
title_full Questionamentos acerca de valores axiológicos no turismo: uma abordagem fenomenológica hermenêutica
title_fullStr Questionamentos acerca de valores axiológicos no turismo: uma abordagem fenomenológica hermenêutica
title_full_unstemmed Questionamentos acerca de valores axiológicos no turismo: uma abordagem fenomenológica hermenêutica
title_sort Questionamentos acerca de valores axiológicos no turismo: uma abordagem fenomenológica hermenêutica
author Guedes, Ivana
author_facet Guedes, Ivana
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0762825178350664
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9398091583694583
dc.contributor.advisor-co1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Pereira, Sandra Leandro
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9398091583694583
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Araújo, Maria Valeria Pereira de
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9227834040889428
dc.contributor.author.fl_str_mv Guedes, Ivana
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Araújo, Maria Valeria Pereira de
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9227834040889428
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Medeiros, Carlos Alberto Freire
contributor_str_mv Araújo, Maria Valeria Pereira de
Medeiros, Carlos Alberto Freire
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO
Turismo
Valores axiológicos
Axiologia
Fenomenologia
Fenomenologia hermenêutica
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo
Valores axiológicos
Axiologia
Fenomenologia
Fenomenologia hermenêutica
description O estudo apresenta uma proposta que gira em torno da compreensão dos possíveis valores do e no turismo como uma prática concebida em um ser-aí no e com o mundo do e no turismo. Ao considerarmos que o valor é objeto da Axiologia, é visto, com isto, como o preditor da conduta do ente humano, refletindo esses valores mesmos no fenômeno. O objetivo foi compreender quais valores axiológicos seus praticantes escolhem para a prática do turismo e os elos sentimentais aos valores identificados. De natureza exploratória e abordagem fenomenológica hermenêutica, no intuito de compreender o modo-de-ser valorativo do ser-aí no turismo, dez entrevistas episódicas foram realizadas adotando a conduta simpatizante para captação dos sentimentos intencionais de Max Schele e analisadas à luz da fenomenologia hermenêutica de Martin Heidegger. Com uma série de narrativas, perguntas-chave e outras perguntas durante o encontro social com cada ser-aí entrevistado, proporcionaram a triangulação e confiabilidade dos resultados obtidos. O desvelamento dos valores se deu a partir da situação hermenêutica do ser-aí do turismo, constituída pela posição-prévia, visão-prévia e concepção-prévia. Os resultados mostraram que, em duas grandes categorias que emergiram: Aprendizado no e com Turismo e Vivências no Turismo, os valores positivos: histórico-cultural, autoconhecimento, gastronomia, memória, solidariedade, paz, hospitalidade, intercâmbio sociocultural e receptividade, sobressaem aos valores negativos: falta de hospitalidade, comercialização e consumo de produtos, serviços e souvenires e desrespeito pela diversidade sociocultural. Em relação aos sentimentos intencionais que se direcionam aos valores positivos, foram identificados: amor, felicidade, prazer, respeito e confiança, ao passo que os sentimentos negativos são vivenciados de maneira a transformá-los em experiências de aprendizado para si e para sua circunvisão de mundo em sua cotidianidade. O estudo também mostrou que, com um olhar fenomenológico, é possível o acesso à totalidade das experiências valorativas e valores, sem julgá-los de forma arbitrária, ou a partir de conceitos ou teorias, indo “às coisas mesmas” que, pelo imbricamento das categorias, disposições e sentimentos intencionais, formam a totalidade mesma das vivências valorativas, sendo possível acessá-las através da ontologia fundamental e originária do ser-aí turístico.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-08-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-08-05T20:58:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-08-05T20:58:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GUEDES, Ivana. Questionamentos acerca de valores axiológicos no turismo: uma abordagem fenomenológica hermenêutica. 2015. 156f. Dissertação (Mestrado em Turismo) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21105
identifier_str_mv GUEDES, Ivana. Questionamentos acerca de valores axiológicos no turismo: uma abordagem fenomenológica hermenêutica. 2015. 156f. Dissertação (Mestrado em Turismo) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21105
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TURISMO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21105/1/IvanaGuedes_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21105/6/IvanaGuedes_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21105/7/IvanaGuedes_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5d58222f3f4547ed55adbd66a0ecc1b0
4498ed507c62f89f0900b9a3e21cb527
5ed0cde8233cefe3ebb28e903384cccf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802118013751656448