O uso da ferramenta colaborativa Canva na produção escrita dos gêneros textuais: um olhar para a prática docente

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Manso, Marcilene Paulino da Silva
Orientador(a): Aquino, Lucélio Dantas de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55723
Resumo: A instituição social acreditada como o lugar por excelência para oportunizar a sistematização do processo de aprendizagem da escrita é a escola. Nesse sentido, é fundamental que os educadores estejam imbuídos dos saberes necessários à atuação na prática educativa e acompanhem as mudanças na sociedade para inovar e propiciar um ambiente oportuno à aprendizagem significativa e envolvente. Face ao exposto, surgiu a questão de pesquisa como promover a formação docente para o uso da ferramenta colaborativa Canva para a produção escrita dos gêneros textuais no quinto ano do Ensino Fundamental? Desta feita, o objeto de estudo desta pesquisa, a formação docente para o uso da ferramenta colaborativa Canva na prática de produção escrita dos gêneros textuais, apresenta como objetivo geral analisar uma proposta de formação para o uso da ferramenta colaborativa Canva que auxilie a prática docente da produção escrita dos gêneros textuais para o quinto ano do Ensino Fundamental. Para tanto, a pesquisa efetivou-se numa escola de rede privada, localizada na cidade do Natal/RN, tendo como participantes onze professores, atuantes no 5º Ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A fim de respaldá-la, para tratar dos estudos sobre os gêneros textuais, temos aporte teórico nas investigações de Geraldi (2006), Marcuschi (2002; 2008), Koch; Elias (2009); acerca da inserção da tecnologia na educação, navegamos nos escritos de Almeida (1997), Almeida; Valente (2011), Valente (1999), Moran et al. (2003), Moran (2012); e, sobre o processo de formação docente, recorremos às discussões de Alarcão (2001; 2011), Freire (2001; 2005), Nóvoa (1995; 1997; 2019) e Schön (1995; 2000). Para o desenvolvimento da pesquisa, consideramos os pressupostos metodológicos adotados por estudiosos como Gil (2008; 2010), Minayo (2012) e Tripp (2005), a partir dos quais adotamos uma abordagem de pesquisa qualitativa, por entendermos ser pertinente para o contexto de formação docente no âmbito escolar, definindo a pesquisa-ação como tipo de pesquisa. A partir da análise dos dados gerados por meio dos registros feitos em dois questionários e na sequência didática produzida pelos docentes, assim como em nosso diário de campo, constatamos que o uso da ferramenta Canva na prática docente de produção dos gêneros textuais pode contribuir de forma significativa para o protagonismo, trabalho colaborativo e a produção escrita de diversos gêneros textuais da vida diária dos educandos, sendo um recurso pedagógico potencializador da prática educativa, em virtude da sua versatilidade, gratuidade, interatividade, diversidade do acervo de gêneros textuais do cotidiano dos alunos e de outros recursos disponíveis para o trabalho docente. Oriundo desta pesquisa, além da dissertação, foi produzido um curso formativo presencial registrado como Projeto de Extensão e o e-book “Orientações didáticas para a prática da produção escrita de gêneros textuais por meio da Ferramenta Colaborativa Canva”, concedendo um legado para a educação brasileira, no tocante ao âmbito profissional, acadêmico e social.
id UFRN_7a5c7479096998633900e7b494ee3fcc
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/55723
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Manso, Marcilene Paulino da Silvahttp://lattes.cnpq.br/4868640701724337https://orcid.org/0000-0001-6203-8379http://lattes.cnpq.br/9585462037655988Aquino, Jaciara Limeira dePaiva, Maria Cristina Leandro dehttp://lattes.cnpq.br/5008583007971704Aquino, Lucélio Dantas de2023-12-08T23:17:06Z2023-12-08T23:17:06Z2023-08-23MANSO, Marcilene Paulino da Silva. O uso da ferramenta colaborativa Canva na produção escrita dos gêneros textuais: um olhar para a prática docente. Orientador: Dr. Lucélio Dantas de Aquino. 2023. 166f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55723A instituição social acreditada como o lugar por excelência para oportunizar a sistematização do processo de aprendizagem da escrita é a escola. Nesse sentido, é fundamental que os educadores estejam imbuídos dos saberes necessários à atuação na prática educativa e acompanhem as mudanças na sociedade para inovar e propiciar um ambiente oportuno à aprendizagem significativa e envolvente. Face ao exposto, surgiu a questão de pesquisa como promover a formação docente para o uso da ferramenta colaborativa Canva para a produção escrita dos gêneros textuais no quinto ano do Ensino Fundamental? Desta feita, o objeto de estudo desta pesquisa, a formação docente para o uso da ferramenta colaborativa Canva na prática de produção escrita dos gêneros textuais, apresenta como objetivo geral analisar uma proposta de formação para o uso da ferramenta colaborativa Canva que auxilie a prática docente da produção escrita dos gêneros textuais para o quinto ano do Ensino Fundamental. Para tanto, a pesquisa efetivou-se numa escola de rede privada, localizada na cidade do Natal/RN, tendo como participantes onze professores, atuantes no 5º Ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A fim de respaldá-la, para tratar dos estudos sobre os gêneros textuais, temos aporte teórico nas investigações de Geraldi (2006), Marcuschi (2002; 2008), Koch; Elias (2009); acerca da inserção da tecnologia na educação, navegamos nos escritos de Almeida (1997), Almeida; Valente (2011), Valente (1999), Moran et al. (2003), Moran (2012); e, sobre o processo de formação docente, recorremos às discussões de Alarcão (2001; 2011), Freire (2001; 2005), Nóvoa (1995; 1997; 2019) e Schön (1995; 2000). Para o desenvolvimento da pesquisa, consideramos os pressupostos metodológicos adotados por estudiosos como Gil (2008; 2010), Minayo (2012) e Tripp (2005), a partir dos quais adotamos uma abordagem de pesquisa qualitativa, por entendermos ser pertinente para o contexto de formação docente no âmbito escolar, definindo a pesquisa-ação como tipo de pesquisa. A partir da análise dos dados gerados por meio dos registros feitos em dois questionários e na sequência didática produzida pelos docentes, assim como em nosso diário de campo, constatamos que o uso da ferramenta Canva na prática docente de produção dos gêneros textuais pode contribuir de forma significativa para o protagonismo, trabalho colaborativo e a produção escrita de diversos gêneros textuais da vida diária dos educandos, sendo um recurso pedagógico potencializador da prática educativa, em virtude da sua versatilidade, gratuidade, interatividade, diversidade do acervo de gêneros textuais do cotidiano dos alunos e de outros recursos disponíveis para o trabalho docente. Oriundo desta pesquisa, além da dissertação, foi produzido um curso formativo presencial registrado como Projeto de Extensão e o e-book “Orientações didáticas para a prática da produção escrita de gêneros textuais por meio da Ferramenta Colaborativa Canva”, concedendo um legado para a educação brasileira, no tocante ao âmbito profissional, acadêmico e social.Schools are considered social institutions that provide excellent opportunities for teaching and learning writing. In order to create a conducive environment for meaningful and engaging learning, educators need to be equipped with the necessary knowledge to adapt to changes in society and foster innovation. With this in mind, the research question arises: how can teacher training be promoted for the use of the collaborative tool Canva in the written production of textual genres in the fifth year of Elementary School? The object of this research is to evaluate a training proposal for the use of the collaborative tool Canva to enhance the teaching practice of written production of textual genres for the fifth year of Elementary School. The research was conducted in a private school located in Natal/RN, with eleven pedagogues participating, who work with students in the 5th year of the initial years of elementary school. The theoretical framework draws upon the studies of Geraldi (2006), Marcuschi (2002; 2008), Koch and Elias (2009) in relation to textual genres, and Almeida (1997), Almeida and Valente (2011), Valente (1999), Moran et al. (2003), and Moran (2012) in relation to the integration of technology in education. In terms of teacher training, discussions by Alarcão (2001; 2011), Freire (2001; 2005), Nóvoa (1995; 1997; 2022), and Schön (1995; 2000) were considered. The research adopted a qualitative research approach, utilizing the methodological assumptions of scholars such as Gil (2008; 2010), Minayo (2012), and Tripp (2005), and employed action research. Data analysis was conducted based on records from two questionnaires, the didactic sequence developed by the teachers, and the researcher's field diary. The findings indicate that the use of the Canva tool in the teaching practice of producing textual genres can significantly contribute to student empowerment, collaborative work, and the production of various textual genres relevant to students' daily lives. Canva is a versatile, free, interactive pedagogical resource that enhances educational practice by providing a diverse collection of textual genres that students can engage with, along with other available teaching resources. As a result of this research, in addition to the dissertation, a face-to-face training course was developed and registered as an Extension Project, along with an e-book titled "Didactic Guidelines for the Practice of Written Production of Textual Genres through the Canva Collaborative Tool," leaving a lasting impact on Brazilian education within professional, academic, and social spheres.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAISUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOFormação docenteCanvaTecnologias digitaisProdução textualGêneros textuaisO uso da ferramenta colaborativa Canva na produção escrita dos gêneros textuais: um olhar para a prática docenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALUsoferramentacolaborativa_Manso_2023.pdfapplication/pdf4819448https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/55723/1/Usoferramentacolaborativa_Manso_2023.pdf67b50f620ab01616ffcfa787bd4508ddMD51123456789/557232023-12-08 20:17:44.306oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/55723Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-12-08T23:17:44Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso da ferramenta colaborativa Canva na produção escrita dos gêneros textuais: um olhar para a prática docente
title O uso da ferramenta colaborativa Canva na produção escrita dos gêneros textuais: um olhar para a prática docente
spellingShingle O uso da ferramenta colaborativa Canva na produção escrita dos gêneros textuais: um olhar para a prática docente
Manso, Marcilene Paulino da Silva
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Formação docente
Canva
Tecnologias digitais
Produção textual
Gêneros textuais
title_short O uso da ferramenta colaborativa Canva na produção escrita dos gêneros textuais: um olhar para a prática docente
title_full O uso da ferramenta colaborativa Canva na produção escrita dos gêneros textuais: um olhar para a prática docente
title_fullStr O uso da ferramenta colaborativa Canva na produção escrita dos gêneros textuais: um olhar para a prática docente
title_full_unstemmed O uso da ferramenta colaborativa Canva na produção escrita dos gêneros textuais: um olhar para a prática docente
title_sort O uso da ferramenta colaborativa Canva na produção escrita dos gêneros textuais: um olhar para a prática docente
author Manso, Marcilene Paulino da Silva
author_facet Manso, Marcilene Paulino da Silva
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4868640701724337
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-6203-8379
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9585462037655988
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Aquino, Jaciara Limeira de
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Paiva, Maria Cristina Leandro de
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5008583007971704
dc.contributor.author.fl_str_mv Manso, Marcilene Paulino da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Aquino, Lucélio Dantas de
contributor_str_mv Aquino, Lucélio Dantas de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Formação docente
Canva
Tecnologias digitais
Produção textual
Gêneros textuais
dc.subject.por.fl_str_mv Formação docente
Canva
Tecnologias digitais
Produção textual
Gêneros textuais
description A instituição social acreditada como o lugar por excelência para oportunizar a sistematização do processo de aprendizagem da escrita é a escola. Nesse sentido, é fundamental que os educadores estejam imbuídos dos saberes necessários à atuação na prática educativa e acompanhem as mudanças na sociedade para inovar e propiciar um ambiente oportuno à aprendizagem significativa e envolvente. Face ao exposto, surgiu a questão de pesquisa como promover a formação docente para o uso da ferramenta colaborativa Canva para a produção escrita dos gêneros textuais no quinto ano do Ensino Fundamental? Desta feita, o objeto de estudo desta pesquisa, a formação docente para o uso da ferramenta colaborativa Canva na prática de produção escrita dos gêneros textuais, apresenta como objetivo geral analisar uma proposta de formação para o uso da ferramenta colaborativa Canva que auxilie a prática docente da produção escrita dos gêneros textuais para o quinto ano do Ensino Fundamental. Para tanto, a pesquisa efetivou-se numa escola de rede privada, localizada na cidade do Natal/RN, tendo como participantes onze professores, atuantes no 5º Ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A fim de respaldá-la, para tratar dos estudos sobre os gêneros textuais, temos aporte teórico nas investigações de Geraldi (2006), Marcuschi (2002; 2008), Koch; Elias (2009); acerca da inserção da tecnologia na educação, navegamos nos escritos de Almeida (1997), Almeida; Valente (2011), Valente (1999), Moran et al. (2003), Moran (2012); e, sobre o processo de formação docente, recorremos às discussões de Alarcão (2001; 2011), Freire (2001; 2005), Nóvoa (1995; 1997; 2019) e Schön (1995; 2000). Para o desenvolvimento da pesquisa, consideramos os pressupostos metodológicos adotados por estudiosos como Gil (2008; 2010), Minayo (2012) e Tripp (2005), a partir dos quais adotamos uma abordagem de pesquisa qualitativa, por entendermos ser pertinente para o contexto de formação docente no âmbito escolar, definindo a pesquisa-ação como tipo de pesquisa. A partir da análise dos dados gerados por meio dos registros feitos em dois questionários e na sequência didática produzida pelos docentes, assim como em nosso diário de campo, constatamos que o uso da ferramenta Canva na prática docente de produção dos gêneros textuais pode contribuir de forma significativa para o protagonismo, trabalho colaborativo e a produção escrita de diversos gêneros textuais da vida diária dos educandos, sendo um recurso pedagógico potencializador da prática educativa, em virtude da sua versatilidade, gratuidade, interatividade, diversidade do acervo de gêneros textuais do cotidiano dos alunos e de outros recursos disponíveis para o trabalho docente. Oriundo desta pesquisa, além da dissertação, foi produzido um curso formativo presencial registrado como Projeto de Extensão e o e-book “Orientações didáticas para a prática da produção escrita de gêneros textuais por meio da Ferramenta Colaborativa Canva”, concedendo um legado para a educação brasileira, no tocante ao âmbito profissional, acadêmico e social.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-08T23:17:06Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-12-08T23:17:06Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-08-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MANSO, Marcilene Paulino da Silva. O uso da ferramenta colaborativa Canva na produção escrita dos gêneros textuais: um olhar para a prática docente. Orientador: Dr. Lucélio Dantas de Aquino. 2023. 166f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55723
identifier_str_mv MANSO, Marcilene Paulino da Silva. O uso da ferramenta colaborativa Canva na produção escrita dos gêneros textuais: um olhar para a prática docente. Orientador: Dr. Lucélio Dantas de Aquino. 2023. 166f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55723
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/55723/1/Usoferramentacolaborativa_Manso_2023.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 67b50f620ab01616ffcfa787bd4508dd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797777707330699264