Aprendizagens para a docência no desencadeamento de ações no Clube de Matemática a partir da sistematização da síntese histórica do conceito de Número Natural

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Ferreira, Juliana Rodrigues
Orientador(a): Noronha, Claudianny Amorim
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51253
Resumo: Nesta pesquisa tem como discussão central a aprendizagem de conhecimentos necessários no processo de aprendizagem para docência de professores de Matemática a partir da sistematização da síntese histórica do conceito de Números Naturais no Clube de Matemática da (CluMat). A pesquisa se desenvolveu no curso de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática e é vinculada ao Grupo de Pesquisa em Ensino de Matemática e Língua Portuguesa (Contar) e ao projeto de extensão Clube de Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Nesse sentido, parte-se da seguinte questão norteadora: como ocorrem aprendizagens para a docência no desencadeamento de ações, envolvendo conhecimentos de Número Natural, no CluMat/UFRN? Tem-se como objetivo investigar indicativos de aprendizagens para a docência no desencadeamento de ações, envolvendo conhecimentos de Número Natural, no CluMat/UFRN. Para tanto, utiliza-se como aporte teórico pressupostos da Teoria Histórico-Cultural de Vigotski (1991), da Teoria da Atividade de Leontiev (1983) e os elementos teórico-metodológicos da Atividade Orientadora de Ensino proposta por Moura (1996). Na busca por levantamento de respostas ao questionamento, a produção das informações organiza-se em dois momentos constitutivos: observação e apreensão da realidade. Para a observação, utilizam-se os recursos de vídeo-gravação e diário de campo da pesquisadora. Para apreender a realidade estudada, aplicou-se um questionário e desenvolveuse uma sessão reflexiva ao final do processo de estudo e sistematização da síntese histórica do conceito de Número Natural no CluMat/UFRN. A partir desses instrumentos, selecionam-se episódios e cenas que compuseram os eixos de análise. A análise está organizada em episódios e cenas (MOURA, 2004) que são apresentados em três eixos de análise: 1) Síntese histórica do conceito; 2) Conhecimento matemático; e 3) Movimento formativo. O primeiro eixo de análise ressalta a importância do estudo e reflexão do movimento lógico e histórico para aprender sobre o conceito de Número Natural e para a elaboração da situação desencadeadora de aprendizagem. O Segundo eixo de análise evidencia o modo de organização do CluMat como possibilidade para a aprendizagem de conhecimentos sobre o conceito de Número Natural e, consequentemente, para o planejamento de ações de ensino que podem mobilizar o desenvolvimento do pensamento teórico do aluno, assim como, destaca a organização de ensino como veículo de aprendizagem para a docência. O terceiro eixo de análise mostra que o desenvolvimento compartilhado de ações no CluMat permitiu que as participantes se apropriassem de elementos inerentes à docência, destacando-se a reflexão teórica e a atuação prática como possíveis elementos para a conceber um modo geral de ação docente. Os resultados deram indícios de que, ao apreenderem um modo geral de organizar o ensino, os professores podem estar aprendendo sobre o trabalho docente, visto que o desenvolvimento das ações do clube demonstra aprendizagem de conhecimentos necessários para a prática docente, estabelecendo um movimento de aprendizagem para a docência em Matemática a partir da sistematização da síntese histórica do conceito de Número Natural no contexto do Clube de Matemática da UFRN.
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Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51253Nesta pesquisa tem como discussão central a aprendizagem de conhecimentos necessários no processo de aprendizagem para docência de professores de Matemática a partir da sistematização da síntese histórica do conceito de Números Naturais no Clube de Matemática da (CluMat). A pesquisa se desenvolveu no curso de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática e é vinculada ao Grupo de Pesquisa em Ensino de Matemática e Língua Portuguesa (Contar) e ao projeto de extensão Clube de Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Nesse sentido, parte-se da seguinte questão norteadora: como ocorrem aprendizagens para a docência no desencadeamento de ações, envolvendo conhecimentos de Número Natural, no CluMat/UFRN? Tem-se como objetivo investigar indicativos de aprendizagens para a docência no desencadeamento de ações, envolvendo conhecimentos de Número Natural, no CluMat/UFRN. Para tanto, utiliza-se como aporte teórico pressupostos da Teoria Histórico-Cultural de Vigotski (1991), da Teoria da Atividade de Leontiev (1983) e os elementos teórico-metodológicos da Atividade Orientadora de Ensino proposta por Moura (1996). Na busca por levantamento de respostas ao questionamento, a produção das informações organiza-se em dois momentos constitutivos: observação e apreensão da realidade. Para a observação, utilizam-se os recursos de vídeo-gravação e diário de campo da pesquisadora. Para apreender a realidade estudada, aplicou-se um questionário e desenvolveuse uma sessão reflexiva ao final do processo de estudo e sistematização da síntese histórica do conceito de Número Natural no CluMat/UFRN. A partir desses instrumentos, selecionam-se episódios e cenas que compuseram os eixos de análise. A análise está organizada em episódios e cenas (MOURA, 2004) que são apresentados em três eixos de análise: 1) Síntese histórica do conceito; 2) Conhecimento matemático; e 3) Movimento formativo. O primeiro eixo de análise ressalta a importância do estudo e reflexão do movimento lógico e histórico para aprender sobre o conceito de Número Natural e para a elaboração da situação desencadeadora de aprendizagem. O Segundo eixo de análise evidencia o modo de organização do CluMat como possibilidade para a aprendizagem de conhecimentos sobre o conceito de Número Natural e, consequentemente, para o planejamento de ações de ensino que podem mobilizar o desenvolvimento do pensamento teórico do aluno, assim como, destaca a organização de ensino como veículo de aprendizagem para a docência. O terceiro eixo de análise mostra que o desenvolvimento compartilhado de ações no CluMat permitiu que as participantes se apropriassem de elementos inerentes à docência, destacando-se a reflexão teórica e a atuação prática como possíveis elementos para a conceber um modo geral de ação docente. Os resultados deram indícios de que, ao apreenderem um modo geral de organizar o ensino, os professores podem estar aprendendo sobre o trabalho docente, visto que o desenvolvimento das ações do clube demonstra aprendizagem de conhecimentos necessários para a prática docente, estabelecendo um movimento de aprendizagem para a docência em Matemática a partir da sistematização da síntese histórica do conceito de Número Natural no contexto do Clube de Matemática da UFRN.In this research, we have as a central discussion about the learning of the necessary knowledge in the learning process for teaching Mathematics for teachers from the systematization of the historical synthesis of the concept of Natural Numbers in the Mathematics Club of (CluMat). The research was developed in the Master's course in Science and Mathematics Teaching and is linked to the Grupo de Pesquisa em Ensino de Matemática e Língua Portuguesa (Contar) and to the extension project Mathematical Club of the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN). This way, we start from the following guiding question: how does learning for teaching occur in triggering actions, involving Natural Number knowledge, at CluMat/UFRN? The objective is to investigate indicatives of learning for teaching in triggering actions, involving knowledge of Natural Number, at CluMat/UFRN. To do this so we use as theoretical support the assumptions of Vigotski's Historical-Cultural Theory (1991), Leontiev's Theory of Activity (1983) and the theoretical-methodological elements of the Guiding Teaching Activity proposed by Moura (1996). In the search for answers to our questioning, we organized the collection of information in two constitutive moments: observation and apprehension of reality. For observation, we used video-recording resources and the researcher's field diary. In order to apprehend the studied reality, we applied a questionnaire and developed a reflective session at the end of the process of study and systematization of the historical synthesis of the concept of Natural Number in CluMat/UFRN. From these instruments, we selected episodes and scenes that composed our axes of analysis. The analysis was organized into episodes and scenes (MOURA, 2004) that are presented in three axes of analysis: 1) Historical synthesis of the concept; 2) Mathematical knowledge; and 3) Formative movement. The first axis of analysis emphasized the importance of studying and reflecting on the logical and historical movement to learn about the concept of Natural Number and to elaborate the situation that triggers learning. The second axis of analysis showed how CluMat is organized as a possibility for learning knowledge about the concept of Natural Number and, consequently, for planning teaching actions that can mobilize the development of the student's theoretical thinking, as well as, contrast the organization of teaching as a learning way for teaching. The third axis of analysis showed that the shared development of actions in CluMat allowed the participants to appropriate elements inherent to teaching, contrasting theoretical reflection and practical action as possible elements for conceiving a general mode of teaching action. The results gave us indications that, when apprehending a general way of organizing teaching, teachers may be learning about the teaching work, since the development of the club's actions demonstrates the learning of necessary knowledge for the teaching practice, establishing a movement of learning for teaching Mathematics based on the systematization of the historical synthesis of the Natural Number concept in the context of the UFRN Mathematics Club.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAMatemáticaClube de matemáticaSíntese histórica do conceitoNúmero naturalAprendizagem para a docênciaFormação de professoresAprendizagens para a docência no desencadeamento de ações no Clube de Matemática a partir da sistematização da síntese histórica do conceito de Número Naturalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAprendizagensdocenciadesencadeamento_Ferreira_2022.pdfapplication/pdf3000846https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/51253/1/Aprendizagensdocenciadesencadeamento_Ferreira_2022.pdfe608f45fd344a3afe29124c584eba3ccMD51123456789/512532023-02-10 13:57:57.509oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/51253Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-02-10T16:57:57Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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