Notícias financeiras e o custo da informação: a relação entre complexidade textual e a difusão de informação no mercado financeiro

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Costa, Ruan Rodrigo Araújo da
Orientador(a): Mól, Anderson Luiz Rezende
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48506
Resumo: Este trabalho analisa como a publicação on-line de notícias em formato de texto afeta o mercado financeiro. A pesquisa está organizada em dois ensaios: o primeiro ensaio avalia a relação entre a complexidade textual das notícias financeiras e a velocidade de ingresso de informação no mercado, o segundo ensaio foca no ruído produzido por artigos textuais complexos, avaliando os seus efeitos para os investimentos corporativos. Para realização desta pesquisa, foram desenvolvidos métodos de processamento textual e web scraping próprios, os artigos jornalísticos foram coletados dos próprios canais de mídia especializada e processados para obtenção de três tipos de variáveis: variáveis de complexidade textual, de sentimento textual e de atenção da mídia especializada. Os principais resultados encontrados indicam que notícias menos complexas estão relacionadas com maiores volumes de negociação e com maiores níveis de investimentos corporativos, no que tange à velocidade de ingresso da informação, foi observado que o sentimento textual tem prevalência de curtíssimo prazo, já a complexidade afeta o mercado por períodos maiores. Outros resultados indicam que o sentimento das notícias financeiras que precedem o investimento corporativo está diretamente relacionado com a realização dos investimentos, mas para notícias mais antigas o efeito é o oposto, notícias negativas mais antigas estão relacionadas com maiores índices de investimento corporativo. Também foi observado que a atenção da mídia está relacionada com maiores volumes negociados e maiores valores absolutos de investimento corporativo, todavia, foi observado que o percentual de investimento em relação ao ativo tem relação inversa com o número de notícias, indicando que a atenção da mídia teria mais relação com o tamanho da empresa.
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A pesquisa está organizada em dois ensaios: o primeiro ensaio avalia a relação entre a complexidade textual das notícias financeiras e a velocidade de ingresso de informação no mercado, o segundo ensaio foca no ruído produzido por artigos textuais complexos, avaliando os seus efeitos para os investimentos corporativos. Para realização desta pesquisa, foram desenvolvidos métodos de processamento textual e web scraping próprios, os artigos jornalísticos foram coletados dos próprios canais de mídia especializada e processados para obtenção de três tipos de variáveis: variáveis de complexidade textual, de sentimento textual e de atenção da mídia especializada. Os principais resultados encontrados indicam que notícias menos complexas estão relacionadas com maiores volumes de negociação e com maiores níveis de investimentos corporativos, no que tange à velocidade de ingresso da informação, foi observado que o sentimento textual tem prevalência de curtíssimo prazo, já a complexidade afeta o mercado por períodos maiores. Outros resultados indicam que o sentimento das notícias financeiras que precedem o investimento corporativo está diretamente relacionado com a realização dos investimentos, mas para notícias mais antigas o efeito é o oposto, notícias negativas mais antigas estão relacionadas com maiores índices de investimento corporativo. Também foi observado que a atenção da mídia está relacionada com maiores volumes negociados e maiores valores absolutos de investimento corporativo, todavia, foi observado que o percentual de investimento em relação ao ativo tem relação inversa com o número de notícias, indicando que a atenção da mídia teria mais relação com o tamanho da empresa.This work analyzes how on-line textual news affects the financial market. This research is organized in two essays: the first evaluate the relationship of complexity textual in financial news and the speed of market information diffusion, the second essay focuses on the noise produced by complex news and the realization of corporate investments. In this research methods of textual processing and web scraping were developed, were collected journalistic articles from the specialized media channels and processed to obtain three types of variables: textual complexity, textual sentiment, and media attention. The results found are: less complex news are related to higher trading volumes and higher corporate investments, the effect of the news sentiment is very short term and the news complexity affects the speed of market information diffusion for longer periods. Other results are: the corporate investment is directly related to the sentiment of the news published right before the spending is carried out, for older news the effect is the opposite, old bad news are related to biggest corporate investments, was also observed that media attention is related to higher volumes traded and higher absolute values of corporate investment, however, media attention showed an inverse relationship with corporate investment calculated as a percentage of company assets, indicating that firm size is related to the amount of news published in specialized media.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃOUFRNBrasilMercado de capitaisNotícias financeirasComplexidade textualSentimento textualNotícias financeiras e o custo da informação: a relação entre complexidade textual e a difusão de informação no mercado financeiroFinancial news and financial market: essays one the effect of publications news for brazilian stock marketinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALNoticiasfinanceirascusto_Costa_2021.pdfapplication/pdf1170872https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48506/1/Noticiasfinanceirascusto_Costa_2021.pdf8b4bf6379a322da975e13218664f5249MD51123456789/485062022-07-14 21:42:21.738oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/48506Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-07-15T00:42:21Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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