Simulação realística no processo de ensino-aprendizagem do raciocínio diagnóstico de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Rodrigues, Iellen Dantas Campos Verdes
Orientador(a): Silva, Richardson Augusto Rosendo da
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23359
Resumo: O estudo objetivou avaliar a eficácia da simulação realística no processo de ensino-aprendizagem do raciocínio diagnóstico de enfermagem. É um estudo experimental, do tipo ensaio clínico controlado e randomizado (ECCR). Foi realizado no Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Campus Natal. A população do estudo foi composta por enfermeiros na condição de especialistas para validação dos casos clínicos e diagnósticos de enfermagem (DE) e graduandos de enfermagem da UFRN, que cursam o 9º período do curso. A seleção dos juízes foi realizada por meio de processo de amostragem proposital, em bola de neve e sequencial, dentre os membros do grupo de estudos do Centro CIPE® e de outros grupos de estudos de Universidades Federais que trabalham com a CIPE, sendo incluídos todos os especialistas que aceitaram participar do estudo, totalizando uma amostra de 6 especialistas. A amostra de estudantes foi composta por 24 discentes, alocados em dois grupos (controle e intervenção) pareados de forma aleatória conforme as variáveis de controle: idade, sexo, experiência clínica, ocupação, perfil do aluno e IRA. Os dados foram coletados no período de março de 2017. Após validação dos casos clínicos e DE houve a realização do curso “Julgamento Clínico e Pensamento Crítico-Reflexivo: competências para o aprendizado do raciocínio diagnóstico”, que foi desenvolvido em 5 etapas: aula teórica expositiva-dialogada, cenário de simulação 1, 2 e 3 e avaliação do curso. A eficácia da estratégia de simulação foi avaliada mediante os o índice de acerto dos DE prioritários elaborados nos dois grupos após o pré e pós-testes, comparando-os com os diagnósticos validados pelos especialistas. Os dados foram organizados em tabelas e analisados com base em frequências absolutas, em medidas de tendência central e dispersão, e testes de concordância por meio do Índice de Validade de Conteúdo (IVC) e Kappa. Para avaliar a independência das variáveis do estudo foi utilizado o teste exato de Fisher. A pesquisa obteve anuência do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da UFRN com CAAE: 64881617.5.0000.5537 Foram validados cinco diagnósticos prioritários para o caso clínico 4 utilizado no pré e pós-teste: Processo do sistema imunológico prejudicado; Risco de Déficit Nutricional; Atitude em relação à condição de saúde Prejudicada; Atitude em relação ao manejo da medicação conflituosa; Continuidade do cuidado prejudicada. Além dos diagnósticos prioritários 33 outros diagnósticos foram validados como diagnósticos de enfermagem não prioritários para o caso clínico apresentado. Quanto à avaliação da estratégia de simulação para o ensino dos DE observou-se que não houve diferença estatística significativa na elaboração dos DE no pré e pós-teste do grupo controle, o mesmo não obteve êxito na elaboração dos DE prioritários. No entanto, o grupo intervenção apresentou um resultado significativo na elaboração dos diagnósticos prioritários após o pós-teste e sobressaiu-se na elaboração de outros DE tido como válidos para a situação clínica apresentada. Na avaliação quanto ao grau de aproveitamento e benefícios da estratégia, o tempo de duração dos cenários de simulação foi apontado como insuficiente, embora tenha seguido o preconizado pelo referencial adotado no estudo, os demais itens avaliados foram considerados adequados com elevado índice de concordância. Desse modo, tem-se a simulação como uma estratégia eficaz para o ensino-aprendizagem do raciocínio diagnóstico de enfermagem.
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É um estudo experimental, do tipo ensaio clínico controlado e randomizado (ECCR). Foi realizado no Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Campus Natal. A população do estudo foi composta por enfermeiros na condição de especialistas para validação dos casos clínicos e diagnósticos de enfermagem (DE) e graduandos de enfermagem da UFRN, que cursam o 9º período do curso. A seleção dos juízes foi realizada por meio de processo de amostragem proposital, em bola de neve e sequencial, dentre os membros do grupo de estudos do Centro CIPE® e de outros grupos de estudos de Universidades Federais que trabalham com a CIPE, sendo incluídos todos os especialistas que aceitaram participar do estudo, totalizando uma amostra de 6 especialistas. 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Quanto à avaliação da estratégia de simulação para o ensino dos DE observou-se que não houve diferença estatística significativa na elaboração dos DE no pré e pós-teste do grupo controle, o mesmo não obteve êxito na elaboração dos DE prioritários. No entanto, o grupo intervenção apresentou um resultado significativo na elaboração dos diagnósticos prioritários após o pós-teste e sobressaiu-se na elaboração de outros DE tido como válidos para a situação clínica apresentada. Na avaliação quanto ao grau de aproveitamento e benefícios da estratégia, o tempo de duração dos cenários de simulação foi apontado como insuficiente, embora tenha seguido o preconizado pelo referencial adotado no estudo, os demais itens avaliados foram considerados adequados com elevado índice de concordância. Desse modo, tem-se a simulação como uma estratégia eficaz para o ensino-aprendizagem do raciocínio diagnóstico de enfermagem.The study aimed to evaluate the efficacy of realistic simulation in the teaching-learning process of the nursing diagnosis rationale. It is an experimental, randomized controlled trial (RCT). It was carried out at the Nursing Department of the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN), Campus Natal. The study population consisted of nurses as specialists for the validation of clinical cases and nursing diagnoses (DE) and undergraduate nursing students from the UFRN, who attend the 9 th period of the course. The selection of the judges was carried out by means of a purposive, snowball and sequential sampling process among the members of the CIPE® Study Group and other study groups from Federal Universities working with the CIPE, all of which were included The specialists who accepted to participate in the study, totaling a sample of 6 specialists. The sample of students was composed of 24 students, randomly matched in two groups (control and intervention) according to control variables: age, sex, clinical experience, occupation, student profile and ARI. The data were collected in the period of March 2017. After validation of the clinical cases and ED, the course "Clinical Judgment and Critical-Reflexive Thinking: competences for the learning of the diagnostic reasoning" was carried out, which was developed in 5 stages: theoretical lecture Expository-dialog, simulation scenario 1, 2 and 3 and course evaluation. The efficacy of the simulation strategy was evaluated by the correctness index of the priority SDs elaborated in the two groups after the pre and post-tests, comparing them with the diagnoses validated by the specialists. Data were organized into tables and analyzed based on absolute frequencies, measures of central tendency and dispersion, and concordance tests using the Content Validity Index (IVC) and Kappa. Fisher's exact test was used to assess the independence of the study variables. The research was approved by the Research Ethics Committee (CEP) of UFRN with CAAE: 64881617.5.0000.5537 Five priority diagnoses were validated for the clinical case 4 used in the pre- and post-test: Immune system process impaired; Risk of Nutritional Deficit; Attitude towards health condition Impaired; Attitude regarding the management of conflicting medication; Continuity of impaired care. In addition to the priority diagnoses 33 other diagnoses were validated as non-priority nursing diagnoses for the clinical case presented. Regarding the evaluation of the simulation strategy for the teaching of ED, it was observed that there was no significant statistical difference in the preparation of the DE in the pre- and post-test of the control group, it was not successful in the elaboration of the priority SDs. However, the intervention group presented a significant result in the elaboration of the priority diagnoses after the post-test and excelled in the elaboration of other EDs considered as valid for the presented clinical situation. In the evaluation of the degree of utilization and benefits of the strategy, the duration of the simulation scenarios was indicated as insufficient, although it was followed by the reference adopted in the study, the other items evaluated were considered adequate with a high agreement rate. Thus, we have simulation as an effective strategy for the teaching-learning of nursing diagnostic reasoning.porCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMEnfermagemDiagnóstico de enfermagemEnsinoSimulaçãoSimulação realística no processo de ensino-aprendizagem do raciocínio diagnóstico de enfermageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEMUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALIellenDantasCamposVerdesRodrigues_TESE.pdfIellenDantasCamposVerdesRodrigues_TESE.pdfapplication/pdf1818924https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23359/1/IellenDantasCamposVerdesRodrigues_TESE.pdfa383ec8689aeb5288a4d9a542601b6feMD51TEXTIellenDantasCamposVerdesRodrigues_TESE.pdf.txtIellenDantasCamposVerdesRodrigues_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain238460https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23359/4/IellenDantasCamposVerdesRodrigues_TESE.pdf.txt4e2d7e3b341e11c5c682465ada5c1c76MD54THUMBNAILIellenDantasCamposVerdesRodrigues_TESE.pdf.jpgIellenDantasCamposVerdesRodrigues_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2797https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23359/5/IellenDantasCamposVerdesRodrigues_TESE.pdf.jpgcf66ee8840f46f0159371801d0251060MD55123456789/233592017-11-04 19:59:03.331oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/23359Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-04T22:59:03Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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