Família e escola: memórias de letramento

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Souza, Elizabeth Soares de
Orientador(a): Oliveira, Maria do Socorro
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20832
Resumo: A escola possui a função social de educar o indivíduo, construindo conhecimentos, atitudes e valores que o tornem solidário, crítico, ético e participativo. Entende-se, contudo, neste estudo, que essas funções só serão, de fato, atendidas na escola se houver o engajamento da família no espaço escolar. Em função disso, o objetivo desta pesquisa é explorar a articulação família - escola, observando as práticas de letramento vivenciadas no contexto familiar e as implicações desse letramento no letramento escolar. Teoricamente, esta pesquisa fundamenta-se nos estudos de letramento (STREET, 1984; 1993; KLEIMAN, 1995; TFOUNI, 1995; 2010) e nas pesquisas sobre letramento familiar (HEATH, 1982; 1983; DANTAS; MANYAK, 2010). Metodologicamente, trata-se de um estudo que se insere no campo da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006), caracterizando-se como uma abordagem do tipo quali-quantitativo (CRESWEL, 2010). Assume como espaço de investigação a Escola Municipal Vereador José Sotero - Igapó/Natal-RN, utilizando-se de instrumentos de geração de dados como: entrevistas, aplicação de questionários e rodas de conversa. A partir da análise dos dados gerados, espera-se compreender o binômio família-escola e a sua interferência no processo de letramento dos alunos.
id UFRN_83226c012203d458a5181707d35d153e
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/20832
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Souza, Elizabeth Soares dehttp://lattes.cnpq.br/2315142585258735http://lattes.cnpq.br/6720657795281498Rangel, Edna Mariahttp://lattes.cnpq.br/1736809137051573Tavares, Lucia Helena Medeiros da Cunhahttp://lattes.cnpq.br/3835794145628791Oliveira, Maria do Socorro2016-06-29T21:06:51Z2016-06-29T21:06:51Z2015-08-11SOUZA, Elizabeth Soares de. Família e escola: memórias de letramento. 2015. 85f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras/NAT) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20832A escola possui a função social de educar o indivíduo, construindo conhecimentos, atitudes e valores que o tornem solidário, crítico, ético e participativo. Entende-se, contudo, neste estudo, que essas funções só serão, de fato, atendidas na escola se houver o engajamento da família no espaço escolar. Em função disso, o objetivo desta pesquisa é explorar a articulação família - escola, observando as práticas de letramento vivenciadas no contexto familiar e as implicações desse letramento no letramento escolar. Teoricamente, esta pesquisa fundamenta-se nos estudos de letramento (STREET, 1984; 1993; KLEIMAN, 1995; TFOUNI, 1995; 2010) e nas pesquisas sobre letramento familiar (HEATH, 1982; 1983; DANTAS; MANYAK, 2010). Metodologicamente, trata-se de um estudo que se insere no campo da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006), caracterizando-se como uma abordagem do tipo quali-quantitativo (CRESWEL, 2010). Assume como espaço de investigação a Escola Municipal Vereador José Sotero - Igapó/Natal-RN, utilizando-se de instrumentos de geração de dados como: entrevistas, aplicação de questionários e rodas de conversa. A partir da análise dos dados gerados, espera-se compreender o binômio família-escola e a sua interferência no processo de letramento dos alunos.The school has the social function of educating the individual, building knowledge, attitudes and values that make supportive, critical, ethical and participatory. It is understood, however, in this study, these functions will only be, in fact, met at school if the family engagement at school. As a result, the objective of this research is to rescue the stories of families literacies yesterday and today and their expectations forward to school literacy of children. Theoretically, this research is based on studies of literacy (STREET, 1984; KLEIMAN, 1995; TFOUNI, 1995; 2010; OLIVEIRA, 2008) and in research on family literacy (HEATH, 1982; 1983; DANTAS; MANYAK, 2010). Methodologically, it is a qualitative research which fall within the field of Applied Linguistics (MOITA LOPES, 2006), characterized as an approach of the kind interpretative (MAYRING, 2000; CRESWEL, 2010). It takes as research area Municipal School Councilman Jose Sotero - Igapó / Natal-RN, using data generation tools such as: interview, questionnaire, teaching sequence and conversation wheel, aiming to seek answers to the following questions: How important to recover the reading and writing practices of the parents? What are the relationships between the history of the parents and the reading practices prevalent in the family? Which way to articulate these two systems: family and school, giving new meaning to the literacy practices experienced in the family context and the implications of literacy in school literacy of children? From the analysis of the data generated is expected to understand the family-school binomial and its interference in the literacy process of the students.porUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEMUFRNBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESLetramentosFamíliaEscolaEngajamentoFamília e escola: memórias de letramentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALElizabethSoaresDeSouza_DISSERT.pdfElizabethSoaresDeSouza_DISSERT.pdfapplication/pdf2149832https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20832/1/ElizabethSoaresDeSouza_DISSERT.pdf9c0e1b8924a63699b3368f9dce9466c9MD51TEXTElizabethSoaresDeSouza_DISSERT.pdf.txtElizabethSoaresDeSouza_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain263493https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20832/6/ElizabethSoaresDeSouza_DISSERT.pdf.txtf16f432a595afa66ded8689693b6de34MD56THUMBNAILElizabethSoaresDeSouza_DISSERT.pdf.jpgElizabethSoaresDeSouza_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2458https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20832/7/ElizabethSoaresDeSouza_DISSERT.pdf.jpgddee4df9710a369f5efd21a8d81be410MD57123456789/208322017-11-03 17:26:48.105oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/20832Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-03T20:26:48Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Família e escola: memórias de letramento
title Família e escola: memórias de letramento
spellingShingle Família e escola: memórias de letramento
Souza, Elizabeth Soares de
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Letramentos
Família
Escola
Engajamento
title_short Família e escola: memórias de letramento
title_full Família e escola: memórias de letramento
title_fullStr Família e escola: memórias de letramento
title_full_unstemmed Família e escola: memórias de letramento
title_sort Família e escola: memórias de letramento
author Souza, Elizabeth Soares de
author_facet Souza, Elizabeth Soares de
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2315142585258735
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6720657795281498
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Rangel, Edna Maria
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1736809137051573
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Tavares, Lucia Helena Medeiros da Cunha
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3835794145628791
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Elizabeth Soares de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Maria do Socorro
contributor_str_mv Oliveira, Maria do Socorro
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Letramentos
Família
Escola
Engajamento
dc.subject.por.fl_str_mv Letramentos
Família
Escola
Engajamento
description A escola possui a função social de educar o indivíduo, construindo conhecimentos, atitudes e valores que o tornem solidário, crítico, ético e participativo. Entende-se, contudo, neste estudo, que essas funções só serão, de fato, atendidas na escola se houver o engajamento da família no espaço escolar. Em função disso, o objetivo desta pesquisa é explorar a articulação família - escola, observando as práticas de letramento vivenciadas no contexto familiar e as implicações desse letramento no letramento escolar. Teoricamente, esta pesquisa fundamenta-se nos estudos de letramento (STREET, 1984; 1993; KLEIMAN, 1995; TFOUNI, 1995; 2010) e nas pesquisas sobre letramento familiar (HEATH, 1982; 1983; DANTAS; MANYAK, 2010). Metodologicamente, trata-se de um estudo que se insere no campo da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006), caracterizando-se como uma abordagem do tipo quali-quantitativo (CRESWEL, 2010). Assume como espaço de investigação a Escola Municipal Vereador José Sotero - Igapó/Natal-RN, utilizando-se de instrumentos de geração de dados como: entrevistas, aplicação de questionários e rodas de conversa. A partir da análise dos dados gerados, espera-se compreender o binômio família-escola e a sua interferência no processo de letramento dos alunos.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-08-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-29T21:06:51Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-06-29T21:06:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOUZA, Elizabeth Soares de. Família e escola: memórias de letramento. 2015. 85f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras/NAT) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20832
identifier_str_mv SOUZA, Elizabeth Soares de. Família e escola: memórias de letramento. 2015. 85f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras/NAT) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20832
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20832/1/ElizabethSoaresDeSouza_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20832/6/ElizabethSoaresDeSouza_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20832/7/ElizabethSoaresDeSouza_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9c0e1b8924a63699b3368f9dce9466c9
f16f432a595afa66ded8689693b6de34
ddee4df9710a369f5efd21a8d81be410
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802118189349339136