Família e escola: memórias de letramento
Ano de defesa: | 2015 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Programa de Pós-Graduação: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20832 |
Resumo: | A escola possui a função social de educar o indivíduo, construindo conhecimentos, atitudes e valores que o tornem solidário, crítico, ético e participativo. Entende-se, contudo, neste estudo, que essas funções só serão, de fato, atendidas na escola se houver o engajamento da família no espaço escolar. Em função disso, o objetivo desta pesquisa é explorar a articulação família - escola, observando as práticas de letramento vivenciadas no contexto familiar e as implicações desse letramento no letramento escolar. Teoricamente, esta pesquisa fundamenta-se nos estudos de letramento (STREET, 1984; 1993; KLEIMAN, 1995; TFOUNI, 1995; 2010) e nas pesquisas sobre letramento familiar (HEATH, 1982; 1983; DANTAS; MANYAK, 2010). Metodologicamente, trata-se de um estudo que se insere no campo da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006), caracterizando-se como uma abordagem do tipo quali-quantitativo (CRESWEL, 2010). Assume como espaço de investigação a Escola Municipal Vereador José Sotero - Igapó/Natal-RN, utilizando-se de instrumentos de geração de dados como: entrevistas, aplicação de questionários e rodas de conversa. A partir da análise dos dados gerados, espera-se compreender o binômio família-escola e a sua interferência no processo de letramento dos alunos. |
id |
UFRN_83226c012203d458a5181707d35d153e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/20832 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Souza, Elizabeth Soares dehttp://lattes.cnpq.br/2315142585258735http://lattes.cnpq.br/6720657795281498Rangel, Edna Mariahttp://lattes.cnpq.br/1736809137051573Tavares, Lucia Helena Medeiros da Cunhahttp://lattes.cnpq.br/3835794145628791Oliveira, Maria do Socorro2016-06-29T21:06:51Z2016-06-29T21:06:51Z2015-08-11SOUZA, Elizabeth Soares de. Família e escola: memórias de letramento. 2015. 85f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras/NAT) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20832A escola possui a função social de educar o indivíduo, construindo conhecimentos, atitudes e valores que o tornem solidário, crítico, ético e participativo. Entende-se, contudo, neste estudo, que essas funções só serão, de fato, atendidas na escola se houver o engajamento da família no espaço escolar. Em função disso, o objetivo desta pesquisa é explorar a articulação família - escola, observando as práticas de letramento vivenciadas no contexto familiar e as implicações desse letramento no letramento escolar. Teoricamente, esta pesquisa fundamenta-se nos estudos de letramento (STREET, 1984; 1993; KLEIMAN, 1995; TFOUNI, 1995; 2010) e nas pesquisas sobre letramento familiar (HEATH, 1982; 1983; DANTAS; MANYAK, 2010). Metodologicamente, trata-se de um estudo que se insere no campo da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006), caracterizando-se como uma abordagem do tipo quali-quantitativo (CRESWEL, 2010). Assume como espaço de investigação a Escola Municipal Vereador José Sotero - Igapó/Natal-RN, utilizando-se de instrumentos de geração de dados como: entrevistas, aplicação de questionários e rodas de conversa. A partir da análise dos dados gerados, espera-se compreender o binômio família-escola e a sua interferência no processo de letramento dos alunos.The school has the social function of educating the individual, building knowledge, attitudes and values that make supportive, critical, ethical and participatory. It is understood, however, in this study, these functions will only be, in fact, met at school if the family engagement at school. As a result, the objective of this research is to rescue the stories of families literacies yesterday and today and their expectations forward to school literacy of children. Theoretically, this research is based on studies of literacy (STREET, 1984; KLEIMAN, 1995; TFOUNI, 1995; 2010; OLIVEIRA, 2008) and in research on family literacy (HEATH, 1982; 1983; DANTAS; MANYAK, 2010). Methodologically, it is a qualitative research which fall within the field of Applied Linguistics (MOITA LOPES, 2006), characterized as an approach of the kind interpretative (MAYRING, 2000; CRESWEL, 2010). It takes as research area Municipal School Councilman Jose Sotero - Igapó / Natal-RN, using data generation tools such as: interview, questionnaire, teaching sequence and conversation wheel, aiming to seek answers to the following questions: How important to recover the reading and writing practices of the parents? What are the relationships between the history of the parents and the reading practices prevalent in the family? Which way to articulate these two systems: family and school, giving new meaning to the literacy practices experienced in the family context and the implications of literacy in school literacy of children? From the analysis of the data generated is expected to understand the family-school binomial and its interference in the literacy process of the students.porUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEMUFRNBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESLetramentosFamíliaEscolaEngajamentoFamília e escola: memórias de letramentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALElizabethSoaresDeSouza_DISSERT.pdfElizabethSoaresDeSouza_DISSERT.pdfapplication/pdf2149832https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20832/1/ElizabethSoaresDeSouza_DISSERT.pdf9c0e1b8924a63699b3368f9dce9466c9MD51TEXTElizabethSoaresDeSouza_DISSERT.pdf.txtElizabethSoaresDeSouza_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain263493https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20832/6/ElizabethSoaresDeSouza_DISSERT.pdf.txtf16f432a595afa66ded8689693b6de34MD56THUMBNAILElizabethSoaresDeSouza_DISSERT.pdf.jpgElizabethSoaresDeSouza_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2458https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20832/7/ElizabethSoaresDeSouza_DISSERT.pdf.jpgddee4df9710a369f5efd21a8d81be410MD57123456789/208322017-11-03 17:26:48.105oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/20832Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-03T20:26:48Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Família e escola: memórias de letramento |
title |
Família e escola: memórias de letramento |
spellingShingle |
Família e escola: memórias de letramento Souza, Elizabeth Soares de CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES Letramentos Família Escola Engajamento |
title_short |
Família e escola: memórias de letramento |
title_full |
Família e escola: memórias de letramento |
title_fullStr |
Família e escola: memórias de letramento |
title_full_unstemmed |
Família e escola: memórias de letramento |
title_sort |
Família e escola: memórias de letramento |
author |
Souza, Elizabeth Soares de |
author_facet |
Souza, Elizabeth Soares de |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2315142585258735 |
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6720657795281498 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Rangel, Edna Maria |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1736809137051573 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Tavares, Lucia Helena Medeiros da Cunha |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3835794145628791 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Elizabeth Soares de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Oliveira, Maria do Socorro |
contributor_str_mv |
Oliveira, Maria do Socorro |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES Letramentos Família Escola Engajamento |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letramentos Família Escola Engajamento |
description |
A escola possui a função social de educar o indivíduo, construindo conhecimentos, atitudes e valores que o tornem solidário, crítico, ético e participativo. Entende-se, contudo, neste estudo, que essas funções só serão, de fato, atendidas na escola se houver o engajamento da família no espaço escolar. Em função disso, o objetivo desta pesquisa é explorar a articulação família - escola, observando as práticas de letramento vivenciadas no contexto familiar e as implicações desse letramento no letramento escolar. Teoricamente, esta pesquisa fundamenta-se nos estudos de letramento (STREET, 1984; 1993; KLEIMAN, 1995; TFOUNI, 1995; 2010) e nas pesquisas sobre letramento familiar (HEATH, 1982; 1983; DANTAS; MANYAK, 2010). Metodologicamente, trata-se de um estudo que se insere no campo da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006), caracterizando-se como uma abordagem do tipo quali-quantitativo (CRESWEL, 2010). Assume como espaço de investigação a Escola Municipal Vereador José Sotero - Igapó/Natal-RN, utilizando-se de instrumentos de geração de dados como: entrevistas, aplicação de questionários e rodas de conversa. A partir da análise dos dados gerados, espera-se compreender o binômio família-escola e a sua interferência no processo de letramento dos alunos. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-08-11 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-06-29T21:06:51Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-06-29T21:06:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SOUZA, Elizabeth Soares de. Família e escola: memórias de letramento. 2015. 85f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras/NAT) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20832 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Elizabeth Soares de. Família e escola: memórias de letramento. 2015. 85f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras/NAT) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20832 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20832/1/ElizabethSoaresDeSouza_DISSERT.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20832/6/ElizabethSoaresDeSouza_DISSERT.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20832/7/ElizabethSoaresDeSouza_DISSERT.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9c0e1b8924a63699b3368f9dce9466c9 f16f432a595afa66ded8689693b6de34 ddee4df9710a369f5efd21a8d81be410 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802118189349339136 |