Caixeiro viajante elétrico com passageiros

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Sales, Ravelly Oliveira dos Santos
Orientador(a): Goldbarg, Marco César
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SISTEMAS E COMPUTAÇÃO
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32787
Resumo: O campo de pesquisa da logística tem observado o crescente uso de veículos elétricos em diferentes ramos, incluindo o de transporte de passageiros. O PCVEP é um problema de logística que mescla elementos do conhecido Problema do Caixeiro Viajante (PCV), do Problema do Caixeiro Viajante com Passageiros (PCVP) e do Problema do Caixeiro Viajante Elétrico com Janela de Tempo (PCVEJT), além de considerar também, restrições para o incremento ou recarga da autonomia de deslocamento e o fato de a autonomia ser sensível à quantidade de passageiros embarcados no veículo, todas intrínsecas à própria problemática e que dificultam ainda mais a capacidade de resolução do problema. A realização deste trabalho consistiu na pesquisa e no estudo de Problemas de Roteamento de Veículos Elétricos (PRVE) e de problemas que abordam questões de ridesharing. No primeiro momento, realizou-se o levantamento bibliográfico dos trabalhos que abordam e solucionam as questões acima apontadas para a devida formulação e descrição do PCVEP. Por conseguinte, por se tratar de um problema inédito, criou-se um banco de instâncias euclidianas para a problemática, parte aleatória e parte adaptada da TSPLIB. Como métodos solucionadores ao PCVEP, desenvolveu-se um conjunto de algoritmos heurísticos, ingênuos e hibridizados, para a devida ancoragem dos experimentos. Ainda, um outro conjunto de algoritmos meta-heurísticos foi desenvolvido para o PCVEP, um procedimento guloso aleatorizado, melhorado através de uma busca em vizinhança variável descendente, e um algoritmo de colônia de formigas multi-formigas, com formigas que admitem em seu processo resolutivo, características próprias do PCVEP, como estações de recarga, distância entre localidades e carregamento de passageiros. O PCVEP é um PRVE, que traz à tona importantes questões de sustentabilidade, promovendo a minimização da emissão de gases causadores do efeito estufa na atmosfera, reduzindo o tráfego nas grandes cidades, e, também, incentivando a socialização entre as pessoas.
id UFRN_835c120785bd3e0735a29a7fa237e0bf
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/32787
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Sales, Ravelly Oliveira dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/1260983626068388http://lattes.cnpq.br/1371199678541174Goldbarg, Elizabeth Ferreira Gouveahttp://lattes.cnpq.br/2888641121265608Menezes, Matheus da Silvahttp://lattes.cnpq.br/7790866637385232Goldbarg, Marco César2021-07-01T22:48:31Z2021-07-01T22:48:31Z2021-01-25SALES, Ravelly Oliveira dos Santos. Caixeiro viajante elétrico com passageiros. 2021. 86f. Dissertação (Mestrado em Sistemas e Computação) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32787O campo de pesquisa da logística tem observado o crescente uso de veículos elétricos em diferentes ramos, incluindo o de transporte de passageiros. O PCVEP é um problema de logística que mescla elementos do conhecido Problema do Caixeiro Viajante (PCV), do Problema do Caixeiro Viajante com Passageiros (PCVP) e do Problema do Caixeiro Viajante Elétrico com Janela de Tempo (PCVEJT), além de considerar também, restrições para o incremento ou recarga da autonomia de deslocamento e o fato de a autonomia ser sensível à quantidade de passageiros embarcados no veículo, todas intrínsecas à própria problemática e que dificultam ainda mais a capacidade de resolução do problema. A realização deste trabalho consistiu na pesquisa e no estudo de Problemas de Roteamento de Veículos Elétricos (PRVE) e de problemas que abordam questões de ridesharing. No primeiro momento, realizou-se o levantamento bibliográfico dos trabalhos que abordam e solucionam as questões acima apontadas para a devida formulação e descrição do PCVEP. Por conseguinte, por se tratar de um problema inédito, criou-se um banco de instâncias euclidianas para a problemática, parte aleatória e parte adaptada da TSPLIB. Como métodos solucionadores ao PCVEP, desenvolveu-se um conjunto de algoritmos heurísticos, ingênuos e hibridizados, para a devida ancoragem dos experimentos. Ainda, um outro conjunto de algoritmos meta-heurísticos foi desenvolvido para o PCVEP, um procedimento guloso aleatorizado, melhorado através de uma busca em vizinhança variável descendente, e um algoritmo de colônia de formigas multi-formigas, com formigas que admitem em seu processo resolutivo, características próprias do PCVEP, como estações de recarga, distância entre localidades e carregamento de passageiros. O PCVEP é um PRVE, que traz à tona importantes questões de sustentabilidade, promovendo a minimização da emissão de gases causadores do efeito estufa na atmosfera, reduzindo o tráfego nas grandes cidades, e, também, incentivando a socialização entre as pessoas.The logistics research field has observed the growing use of electric vehicles in different branches, including passenger transport. The PCVEP is a logistics problem that mixes elements of the well-known Traveling Salesman Problem (PCV), the Traveling Salesman with Passengers Problem (PCVP) and the Traveling Time Electric Salesman Problem (PCVEJT), in addition to also considering, restrictions for increasing or recharging travel autonomy and the fact that the autonomy is sensitive to the number of passengers loaded in the vehicle, all intrinsic to the problem itself and which further hamper the ability to solve the problem. The accomplishment of this work consisted of the research and the study of Problems of Routing of Electric Vehicles (PRVE) and of problems that address issues of ridesharing. In the first moment, a bibliographic survey of the works that addressed and solved the issues mentioned above was carried out for the proper formulation and description of the PCVEP. Therefore, because it is an unprecedented problem, a bank of Euclidean instances was created for the problem, a random part and an adapted part of TSPLIB. As solving methods for PCVEP, a set of heuristic, naive and hybridized algorithms was developed, for the proper anchoring of the experiments. Yet another set of meta-heuristic algorithms was developed for PCVEP, a randomized greedy procedure, improved through a search in descending variable neighborhood, and a colony algorithm of multi-ant ants, with ants that admit in their solving process , characteristics specific to PCVEP, such as charging stations, distance between locations and passenger loading. The PCVEP is a PRVE, which brings up important sustainability issues, promoting the minimization of greenhouse gas emissions into the atmosphere, reducing traffic in large cities, and also encouraging socialization among people.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SISTEMAS E COMPUTAÇÃOUFRNBrasilProblema do caixeiro viajanteVeículos elétricosRidesharingMeta-heurísticasCaixeiro viajante elétrico com passageirosElectric traveling salesman with passengersinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALCaixeiroviajanteeletrico_Sales_2021.pdfapplication/pdf753668https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32787/1/Caixeiroviajanteeletrico_Sales_2021.pdfa583adc0432999e4031a7f9606672cc4MD51123456789/327872021-07-01 19:49:14.231oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/32787Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-07-01T22:49:14Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Caixeiro viajante elétrico com passageiros
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Electric traveling salesman with passengers
title Caixeiro viajante elétrico com passageiros
spellingShingle Caixeiro viajante elétrico com passageiros
Sales, Ravelly Oliveira dos Santos
Problema do caixeiro viajante
Veículos elétricos
Ridesharing
Meta-heurísticas
title_short Caixeiro viajante elétrico com passageiros
title_full Caixeiro viajante elétrico com passageiros
title_fullStr Caixeiro viajante elétrico com passageiros
title_full_unstemmed Caixeiro viajante elétrico com passageiros
title_sort Caixeiro viajante elétrico com passageiros
author Sales, Ravelly Oliveira dos Santos
author_facet Sales, Ravelly Oliveira dos Santos
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1260983626068388
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1371199678541174
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Goldbarg, Elizabeth Ferreira Gouvea
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2888641121265608
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Menezes, Matheus da Silva
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7790866637385232
dc.contributor.author.fl_str_mv Sales, Ravelly Oliveira dos Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Goldbarg, Marco César
contributor_str_mv Goldbarg, Marco César
dc.subject.por.fl_str_mv Problema do caixeiro viajante
Veículos elétricos
Ridesharing
Meta-heurísticas
topic Problema do caixeiro viajante
Veículos elétricos
Ridesharing
Meta-heurísticas
description O campo de pesquisa da logística tem observado o crescente uso de veículos elétricos em diferentes ramos, incluindo o de transporte de passageiros. O PCVEP é um problema de logística que mescla elementos do conhecido Problema do Caixeiro Viajante (PCV), do Problema do Caixeiro Viajante com Passageiros (PCVP) e do Problema do Caixeiro Viajante Elétrico com Janela de Tempo (PCVEJT), além de considerar também, restrições para o incremento ou recarga da autonomia de deslocamento e o fato de a autonomia ser sensível à quantidade de passageiros embarcados no veículo, todas intrínsecas à própria problemática e que dificultam ainda mais a capacidade de resolução do problema. A realização deste trabalho consistiu na pesquisa e no estudo de Problemas de Roteamento de Veículos Elétricos (PRVE) e de problemas que abordam questões de ridesharing. No primeiro momento, realizou-se o levantamento bibliográfico dos trabalhos que abordam e solucionam as questões acima apontadas para a devida formulação e descrição do PCVEP. Por conseguinte, por se tratar de um problema inédito, criou-se um banco de instâncias euclidianas para a problemática, parte aleatória e parte adaptada da TSPLIB. Como métodos solucionadores ao PCVEP, desenvolveu-se um conjunto de algoritmos heurísticos, ingênuos e hibridizados, para a devida ancoragem dos experimentos. Ainda, um outro conjunto de algoritmos meta-heurísticos foi desenvolvido para o PCVEP, um procedimento guloso aleatorizado, melhorado através de uma busca em vizinhança variável descendente, e um algoritmo de colônia de formigas multi-formigas, com formigas que admitem em seu processo resolutivo, características próprias do PCVEP, como estações de recarga, distância entre localidades e carregamento de passageiros. O PCVEP é um PRVE, que traz à tona importantes questões de sustentabilidade, promovendo a minimização da emissão de gases causadores do efeito estufa na atmosfera, reduzindo o tráfego nas grandes cidades, e, também, incentivando a socialização entre as pessoas.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-01T22:48:31Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-07-01T22:48:31Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-01-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SALES, Ravelly Oliveira dos Santos. Caixeiro viajante elétrico com passageiros. 2021. 86f. Dissertação (Mestrado em Sistemas e Computação) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32787
identifier_str_mv SALES, Ravelly Oliveira dos Santos. Caixeiro viajante elétrico com passageiros. 2021. 86f. Dissertação (Mestrado em Sistemas e Computação) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32787
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SISTEMAS E COMPUTAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32787/1/Caixeiroviajanteeletrico_Sales_2021.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a583adc0432999e4031a7f9606672cc4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797777698485960704