Cultura maker como estratégia para desenvolver habilidades de leitura e escrita em estudantes: uma proposta de sequência didática para os anos iniciais do ensino fundamental
Ano de defesa: | 2023 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Programa de Pós-Graduação: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54828 |
Resumo: | As habilidades da leitura e escrita constituem-se como um alicerce para o bom desempenho dos alunos em todas as atividades escolares, bem como, na construção de diversos conhecimentos indispensáveis para o crescimento cognitivo, social e cultural. Contudo, o baixo nível de aprendizado em Leitura e Escrita no Brasil é evidenciado pelos índices de avaliações de aprendizagens nacionais e internacionais. Essa problemática intensificou-se no contexto da pandemia da COVID-19, em que muitos estudantes das escolas públicas tiveram que lidar com a falta de infraestrutura e acesso à internet para acompanhar as aulas. Diante desse cenário, torna-se necessário a adoção de uma abordagem pedagógica que promova práticas de leitura e escrita de maneira inovadora, significativa e lúdica no ambiente escolar. Nesse sentido, a Cultura Maker se apresenta como alternativa para promover aprendizagens baseadas em práticas relevantes ao aluno, incentivando seu engajamento e sua criatividade mediante a participação ativa em experiências práticas. Portanto, buscou-se por meio desta pesquisa responder a questão que guiou tal estudo: A Cultura Maker pode contribuir para desenvolver habilidades de leitura e escrita em alunos do 4º ano dos Anos Iniciais do EF? Orientando-se por essa questão apresentou-se como objetivo geral: Desenvolver uma Sequência Didática baseada na Cultura Maker que vise contribuir para o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita em estudantes do 4º ano dos Anos Iniciais do EF de uma escola da rede pública. Como aporte teórico, esta dissertação abrange os fundamentos da Educação Maker, da Aprendizagem Criativa e das práticas de leitura e escrita por meio de textos significativos. O estudo também inclui uma Revisão Sistemática da Literatura. A metodologia adotada apresenta uma abordagem qualitativa, de natureza aplicada, com objetivos de pesquisa exploratória e procedimentos de pesquisa-ação. Os instrumentos utilizados foram: observação, questionário, produções dos alunos e entrevista. Como resultado, a pesquisa apresenta a SD, enquanto produto educacional, que contribui para a inserção da Cultura Maker no ensino de Língua Portuguesa, permitindo sua disseminação e aperfeiçoamento. Além de apontar que a abordagem proporcionou uma prática envolvente de aprendizado que estimulou a criatividade dos estudantes e os motivou nas produções textuais, mobilizando assim suas habilidades de leitura e escrita. Logo, o estudo pode colaborar para o repensar das práticas pedagógicas, abrindo espaço para a exploração de novas oportunidades no processo de ensino e aprendizagem, conectando os estudantes com temas relevantes e significativos, e evidenciando os benefícios que a Cultura Maker pode oferecer para a educação. |
id |
UFRN_83beb7dfe967358cb8bbe9ed8e3b8833 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/54828 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Sousa, Maressa Maria Lemos dehttps://orcid.org/0000-0003-1559-4537http://lattes.cnpq.br/0714505277491071https://orcid.org/0000-0002-3497-655Xhttp://lattes.cnpq.br/0601161335088804Carvalho, Ana Beatriz Gomes Pimenta deMaia, Dennys Leitehttps://orcid.org/0000-0002-9536-2025http://lattes.cnpq.br/4047293288281493Fernandes, Kleber TavaresGomes, Apuena Vieira2023-09-13T22:36:48Z2023-09-13T22:36:48Z2023-07-05SOUSA, Maressa Maria Lemos de. Cultura maker como estratégia para desenvolver habilidades de leitura e escrita em estudantes: uma proposta de sequência didática para os anos iniciais do ensino fundamental. Orientador: Apuena Vieira Gomes. 2023. 204f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54828As habilidades da leitura e escrita constituem-se como um alicerce para o bom desempenho dos alunos em todas as atividades escolares, bem como, na construção de diversos conhecimentos indispensáveis para o crescimento cognitivo, social e cultural. Contudo, o baixo nível de aprendizado em Leitura e Escrita no Brasil é evidenciado pelos índices de avaliações de aprendizagens nacionais e internacionais. Essa problemática intensificou-se no contexto da pandemia da COVID-19, em que muitos estudantes das escolas públicas tiveram que lidar com a falta de infraestrutura e acesso à internet para acompanhar as aulas. Diante desse cenário, torna-se necessário a adoção de uma abordagem pedagógica que promova práticas de leitura e escrita de maneira inovadora, significativa e lúdica no ambiente escolar. Nesse sentido, a Cultura Maker se apresenta como alternativa para promover aprendizagens baseadas em práticas relevantes ao aluno, incentivando seu engajamento e sua criatividade mediante a participação ativa em experiências práticas. Portanto, buscou-se por meio desta pesquisa responder a questão que guiou tal estudo: A Cultura Maker pode contribuir para desenvolver habilidades de leitura e escrita em alunos do 4º ano dos Anos Iniciais do EF? Orientando-se por essa questão apresentou-se como objetivo geral: Desenvolver uma Sequência Didática baseada na Cultura Maker que vise contribuir para o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita em estudantes do 4º ano dos Anos Iniciais do EF de uma escola da rede pública. Como aporte teórico, esta dissertação abrange os fundamentos da Educação Maker, da Aprendizagem Criativa e das práticas de leitura e escrita por meio de textos significativos. O estudo também inclui uma Revisão Sistemática da Literatura. A metodologia adotada apresenta uma abordagem qualitativa, de natureza aplicada, com objetivos de pesquisa exploratória e procedimentos de pesquisa-ação. Os instrumentos utilizados foram: observação, questionário, produções dos alunos e entrevista. Como resultado, a pesquisa apresenta a SD, enquanto produto educacional, que contribui para a inserção da Cultura Maker no ensino de Língua Portuguesa, permitindo sua disseminação e aperfeiçoamento. Além de apontar que a abordagem proporcionou uma prática envolvente de aprendizado que estimulou a criatividade dos estudantes e os motivou nas produções textuais, mobilizando assim suas habilidades de leitura e escrita. Logo, o estudo pode colaborar para o repensar das práticas pedagógicas, abrindo espaço para a exploração de novas oportunidades no processo de ensino e aprendizagem, conectando os estudantes com temas relevantes e significativos, e evidenciando os benefícios que a Cultura Maker pode oferecer para a educação.The skills of reading and writing constitute a foundation for the good performance of students in all school activities, as well as in the construction of various knowledge indispensable for cognitive, social, and cultural growth. However, the low level of learning in reading and writing in Brazil is evidenced by the indices of national and international learning assessments. This problem intensified in the context of the COVID-19 pandemic, in which many students in public schools had to deal with the lack of infrastructure and Internet access to follow the classes. Given this scenario, adopting a pedagogical approach that promotes reading and writing practices in an innovative, meaningful, and playful way in the school environment becomes necessary. In this sense, Maker Culture presents an alternative to promote learning based on practices relevant to the student, encouraging his engagement and creativity through active participation in practical experiences. Therefore, we sought through this research to answer the question that guided this study: Can Maker Culture contribute to developing reading and writing skills in 4th-grade students in the early years of elementary school? Guided by this question, the general objective was: To develop a Didactic Sequence based on the Maker Culture that aims to contribute to the development of reading and writing skills in 4th-grade students in the early years of elementary school in a public school. As a theoretical contribution, this dissertation covers the foundations of Maker Education, Creative Learning and reading and writing practices through meaningful texts. The study also includes a Systematic Literature Review. The methodology adopted presents a qualitative approach, applied nature, with exploratory research objectives and action research procedures. The instruments used were: observation, questionnaire, student productions, and interviews. As a result, the research presents the DS as an educational product, which contributes to the insertion of the Maker Culture in Portuguese language teaching, allowing its dissemination and improvement. Besides pointing out that the approach provided an engaging learning practice that stimulated the students' creativity and motivated them in textual productions, thus mobilizing their reading and writing skills. Therefore, the study can collaborate with rethinking pedagogical practices, opening space for exploring new opportunities in the teaching and learning process, connecting students with relevant and significant themes, and evidencing the benefits that Maker Culture can offer for education.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAISUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOSequência didáticaCultura makerLeitura e escritaLíngua portuguesaCultura maker como estratégia para desenvolver habilidades de leitura e escrita em estudantes: uma proposta de sequência didática para os anos iniciais do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALCulturamakerestrategia_Sousa_2023.pdfapplication/pdf87110290https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/54828/1/Culturamakerestrategia_Sousa_2023.pdf35a483088b267134c09189e4f7a27ec0MD51123456789/548282023-09-13 19:37:31.206oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/54828Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-09-13T22:37:31Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Cultura maker como estratégia para desenvolver habilidades de leitura e escrita em estudantes: uma proposta de sequência didática para os anos iniciais do ensino fundamental |
title |
Cultura maker como estratégia para desenvolver habilidades de leitura e escrita em estudantes: uma proposta de sequência didática para os anos iniciais do ensino fundamental |
spellingShingle |
Cultura maker como estratégia para desenvolver habilidades de leitura e escrita em estudantes: uma proposta de sequência didática para os anos iniciais do ensino fundamental Sousa, Maressa Maria Lemos de CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Sequência didática Cultura maker Leitura e escrita Língua portuguesa |
title_short |
Cultura maker como estratégia para desenvolver habilidades de leitura e escrita em estudantes: uma proposta de sequência didática para os anos iniciais do ensino fundamental |
title_full |
Cultura maker como estratégia para desenvolver habilidades de leitura e escrita em estudantes: uma proposta de sequência didática para os anos iniciais do ensino fundamental |
title_fullStr |
Cultura maker como estratégia para desenvolver habilidades de leitura e escrita em estudantes: uma proposta de sequência didática para os anos iniciais do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Cultura maker como estratégia para desenvolver habilidades de leitura e escrita em estudantes: uma proposta de sequência didática para os anos iniciais do ensino fundamental |
title_sort |
Cultura maker como estratégia para desenvolver habilidades de leitura e escrita em estudantes: uma proposta de sequência didática para os anos iniciais do ensino fundamental |
author |
Sousa, Maressa Maria Lemos de |
author_facet |
Sousa, Maressa Maria Lemos de |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0003-1559-4537 |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0714505277491071 |
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-3497-655X |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0601161335088804 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Carvalho, Ana Beatriz Gomes Pimenta de |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Maia, Dennys Leite |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-9536-2025 |
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4047293288281493 |
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Fernandes, Kleber Tavares |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Maressa Maria Lemos de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gomes, Apuena Vieira |
contributor_str_mv |
Gomes, Apuena Vieira |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Sequência didática Cultura maker Leitura e escrita Língua portuguesa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sequência didática Cultura maker Leitura e escrita Língua portuguesa |
description |
As habilidades da leitura e escrita constituem-se como um alicerce para o bom desempenho dos alunos em todas as atividades escolares, bem como, na construção de diversos conhecimentos indispensáveis para o crescimento cognitivo, social e cultural. Contudo, o baixo nível de aprendizado em Leitura e Escrita no Brasil é evidenciado pelos índices de avaliações de aprendizagens nacionais e internacionais. Essa problemática intensificou-se no contexto da pandemia da COVID-19, em que muitos estudantes das escolas públicas tiveram que lidar com a falta de infraestrutura e acesso à internet para acompanhar as aulas. Diante desse cenário, torna-se necessário a adoção de uma abordagem pedagógica que promova práticas de leitura e escrita de maneira inovadora, significativa e lúdica no ambiente escolar. Nesse sentido, a Cultura Maker se apresenta como alternativa para promover aprendizagens baseadas em práticas relevantes ao aluno, incentivando seu engajamento e sua criatividade mediante a participação ativa em experiências práticas. Portanto, buscou-se por meio desta pesquisa responder a questão que guiou tal estudo: A Cultura Maker pode contribuir para desenvolver habilidades de leitura e escrita em alunos do 4º ano dos Anos Iniciais do EF? Orientando-se por essa questão apresentou-se como objetivo geral: Desenvolver uma Sequência Didática baseada na Cultura Maker que vise contribuir para o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita em estudantes do 4º ano dos Anos Iniciais do EF de uma escola da rede pública. Como aporte teórico, esta dissertação abrange os fundamentos da Educação Maker, da Aprendizagem Criativa e das práticas de leitura e escrita por meio de textos significativos. O estudo também inclui uma Revisão Sistemática da Literatura. A metodologia adotada apresenta uma abordagem qualitativa, de natureza aplicada, com objetivos de pesquisa exploratória e procedimentos de pesquisa-ação. Os instrumentos utilizados foram: observação, questionário, produções dos alunos e entrevista. Como resultado, a pesquisa apresenta a SD, enquanto produto educacional, que contribui para a inserção da Cultura Maker no ensino de Língua Portuguesa, permitindo sua disseminação e aperfeiçoamento. Além de apontar que a abordagem proporcionou uma prática envolvente de aprendizado que estimulou a criatividade dos estudantes e os motivou nas produções textuais, mobilizando assim suas habilidades de leitura e escrita. Logo, o estudo pode colaborar para o repensar das práticas pedagógicas, abrindo espaço para a exploração de novas oportunidades no processo de ensino e aprendizagem, conectando os estudantes com temas relevantes e significativos, e evidenciando os benefícios que a Cultura Maker pode oferecer para a educação. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-09-13T22:36:48Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-09-13T22:36:48Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-07-05 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SOUSA, Maressa Maria Lemos de. Cultura maker como estratégia para desenvolver habilidades de leitura e escrita em estudantes: uma proposta de sequência didática para os anos iniciais do ensino fundamental. Orientador: Apuena Vieira Gomes. 2023. 204f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54828 |
identifier_str_mv |
SOUSA, Maressa Maria Lemos de. Cultura maker como estratégia para desenvolver habilidades de leitura e escrita em estudantes: uma proposta de sequência didática para os anos iniciais do ensino fundamental. Orientador: Apuena Vieira Gomes. 2023. 204f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54828 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/54828/1/Culturamakerestrategia_Sousa_2023.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
35a483088b267134c09189e4f7a27ec0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802118216987705344 |