O ensino de projeto de arquitetura de interiores segundo a percepção dos estudantes, docentes e recém egressos: um estudo de caso em duas escolas de arquitetura de Natal/RN

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Santa Cruz, Isabela Dantas de
Orientador(a): Veloso, Maisa Fernandes Dutra
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49238
Resumo: O presente trabalho se insere no contexto de formação do profissional arquiteto e urbanista na área de Projeto de Arquitetura de Interiores. Trata-se de uma área com amplas possibilidades de atuação profissional, notadamente para recém-formados. No entanto, o ensino de Arquitetura de Interiores parece não ocupar espaço relevante nos cursos de Arquitetura e Urbanismo no Brasil. Sendo assim, o trabalho objetiva compreender como se desenvolve o ensino de Projeto de Arquitetura de Interiores em dois cursos de graduação da cidade de Natal (UFRN e UNIFACEX), a partir sobretudo da análise de disciplinas e das percepções dos agentes envolvidos. Tem então como objeto de estudo a relação entre o ensino de projeto de arquitetura de interiores nos cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFRN e UNIFACEX e a percepção dos discentes, docentes e dos recém egressos dessas instituições. O trabalho parte inicialmente de uma revisão bibliográfica sobre o tema, gerando uma pesquisa exploratória e descritiva, que aborda aspectos e conceitos relevantes sobre projeto de arquitetura de interiores e ensino de projeto. É também realizada uma pesquisa empírica nas duas escolas selecionadas para estudo, através da coleta de dados em campo, contatos com dirigentes e professores, seguidos de observações programadas em ateliês de projetos e aplicação de questionários a discentes e recém egressos, além de entrevistas com docentes das disciplinas de arquitetura de interiores. Constata-se a relevância da formação neste campo e a necessidade de mais estudos e debates a respeito dos caminhos que a arquitetura de interiores tem percorrido e ocupado dentro das escolas de arquitetura de Natal/RN, principalmente quando se estabelece um contraponto entre a demanda cada vez maior do mercado de trabalho e as ofertas institucionais nesta área.
id UFRN_847bc81da7e6824bdba45c975c3ad713
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/49238
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Santa Cruz, Isabela Dantas dehttp://lattes.cnpq.br/0526136112280634https://orcid.org/0000-0002-3224-2245http://lattes.cnpq.br/4974901249133556Elali, Gleice Virginia Medeiros De Azambujahttps://orcid.org/0000-0001-5270-4868http://lattes.cnpq.br/3061713076071714Medeiros, Luciana deBorba, Adriana Carla de AzevedoVeloso, Maisa Fernandes Dutra2022-09-01T23:55:24Z2022-09-01T23:55:24Z2022-05-04SANTA CRUZ, Isabela Dantas de. O ensino de projeto de arquitetura de interiores segundo a percepção dos estudantes, docentes e recém egressos: um estudo de caso em duas escolas de arquitetura de Natal/RN. 2022. 198f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49238O presente trabalho se insere no contexto de formação do profissional arquiteto e urbanista na área de Projeto de Arquitetura de Interiores. Trata-se de uma área com amplas possibilidades de atuação profissional, notadamente para recém-formados. No entanto, o ensino de Arquitetura de Interiores parece não ocupar espaço relevante nos cursos de Arquitetura e Urbanismo no Brasil. Sendo assim, o trabalho objetiva compreender como se desenvolve o ensino de Projeto de Arquitetura de Interiores em dois cursos de graduação da cidade de Natal (UFRN e UNIFACEX), a partir sobretudo da análise de disciplinas e das percepções dos agentes envolvidos. Tem então como objeto de estudo a relação entre o ensino de projeto de arquitetura de interiores nos cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFRN e UNIFACEX e a percepção dos discentes, docentes e dos recém egressos dessas instituições. O trabalho parte inicialmente de uma revisão bibliográfica sobre o tema, gerando uma pesquisa exploratória e descritiva, que aborda aspectos e conceitos relevantes sobre projeto de arquitetura de interiores e ensino de projeto. É também realizada uma pesquisa empírica nas duas escolas selecionadas para estudo, através da coleta de dados em campo, contatos com dirigentes e professores, seguidos de observações programadas em ateliês de projetos e aplicação de questionários a discentes e recém egressos, além de entrevistas com docentes das disciplinas de arquitetura de interiores. Constata-se a relevância da formação neste campo e a necessidade de mais estudos e debates a respeito dos caminhos que a arquitetura de interiores tem percorrido e ocupado dentro das escolas de arquitetura de Natal/RN, principalmente quando se estabelece um contraponto entre a demanda cada vez maior do mercado de trabalho e as ofertas institucionais nesta área.The present work is inserted in the context of the professional education of architects and urban planners in the field of Interior Architecture Project. This area has vast possibilities for professional activity, especially for recent graduates. However, the teaching of Interior Architecture does not seem to occupy a relevant space in Architecture and Urbanism courses in Brazil. Therefore, this work aims to understand how the teaching of Interior Architecture Design Project is developed in two undergraduate courses in the city of Natal (UFRN and UNIFACEX), based mainly on the analysis of disciplines and the perceptions of the agents involved. The object of study is the relationship between the teaching of interior architecture design in undergraduate courses of Architecture and Urbanism at UFRN and UNIFACEX and the perception of students, teachers and recent graduates of these institutions. A bibliographic review on the subject was performed, generating exploratory and descriptive research that addressed relevant aspects and concepts about interior architecture design and design teaching. Empirical research was carried out in the two schools selected for study through data in-field data collection. Directors and lecturers were contacted, followed by scheduled observations in project workshops and the application of questionnaires to students and recent graduates. In addition to that, interviews with Interior Architecture lecturers were also conducted. The relevance of training in this field and the need for more studies and debates about the role of interior architecture within the architecture schools of Natal/RN was verified, especially when a counterpoint is established between the increasing market demand and institutional offers in this area.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMOUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOArquitetura - ensino de projetoArquitetura de interioresPercepçãoDiscentesDocentesRecém egressosO ensino de projeto de arquitetura de interiores segundo a percepção dos estudantes, docentes e recém egressos: um estudo de caso em duas escolas de arquitetura de Natal/RNThe teaching of interior architecture project according to the perception of students, lecturers and recent graduates: a case study in two architecture schools in Natal/RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEnsinoprojetoarquitetura_SantaCruz_2022.pdfapplication/pdf12743482https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/49238/1/Ensinoprojetoarquitetura_SantaCruz_2022.pdffdd321513ebd4f19ebb4fe6b9a03ecbaMD51123456789/492382022-09-01 20:57:50.237oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/49238Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-09-01T23:57:50Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ensino de projeto de arquitetura de interiores segundo a percepção dos estudantes, docentes e recém egressos: um estudo de caso em duas escolas de arquitetura de Natal/RN
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv The teaching of interior architecture project according to the perception of students, lecturers and recent graduates: a case study in two architecture schools in Natal/RN
title O ensino de projeto de arquitetura de interiores segundo a percepção dos estudantes, docentes e recém egressos: um estudo de caso em duas escolas de arquitetura de Natal/RN
spellingShingle O ensino de projeto de arquitetura de interiores segundo a percepção dos estudantes, docentes e recém egressos: um estudo de caso em duas escolas de arquitetura de Natal/RN
Santa Cruz, Isabela Dantas de
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Arquitetura - ensino de projeto
Arquitetura de interiores
Percepção
Discentes
Docentes
Recém egressos
title_short O ensino de projeto de arquitetura de interiores segundo a percepção dos estudantes, docentes e recém egressos: um estudo de caso em duas escolas de arquitetura de Natal/RN
title_full O ensino de projeto de arquitetura de interiores segundo a percepção dos estudantes, docentes e recém egressos: um estudo de caso em duas escolas de arquitetura de Natal/RN
title_fullStr O ensino de projeto de arquitetura de interiores segundo a percepção dos estudantes, docentes e recém egressos: um estudo de caso em duas escolas de arquitetura de Natal/RN
title_full_unstemmed O ensino de projeto de arquitetura de interiores segundo a percepção dos estudantes, docentes e recém egressos: um estudo de caso em duas escolas de arquitetura de Natal/RN
title_sort O ensino de projeto de arquitetura de interiores segundo a percepção dos estudantes, docentes e recém egressos: um estudo de caso em duas escolas de arquitetura de Natal/RN
author Santa Cruz, Isabela Dantas de
author_facet Santa Cruz, Isabela Dantas de
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0526136112280634
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-3224-2245
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4974901249133556
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Elali, Gleice Virginia Medeiros De Azambuja
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-5270-4868
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3061713076071714
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Medeiros, Luciana de
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Borba, Adriana Carla de Azevedo
dc.contributor.author.fl_str_mv Santa Cruz, Isabela Dantas de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Veloso, Maisa Fernandes Dutra
contributor_str_mv Veloso, Maisa Fernandes Dutra
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Arquitetura - ensino de projeto
Arquitetura de interiores
Percepção
Discentes
Docentes
Recém egressos
dc.subject.por.fl_str_mv Arquitetura - ensino de projeto
Arquitetura de interiores
Percepção
Discentes
Docentes
Recém egressos
description O presente trabalho se insere no contexto de formação do profissional arquiteto e urbanista na área de Projeto de Arquitetura de Interiores. Trata-se de uma área com amplas possibilidades de atuação profissional, notadamente para recém-formados. No entanto, o ensino de Arquitetura de Interiores parece não ocupar espaço relevante nos cursos de Arquitetura e Urbanismo no Brasil. Sendo assim, o trabalho objetiva compreender como se desenvolve o ensino de Projeto de Arquitetura de Interiores em dois cursos de graduação da cidade de Natal (UFRN e UNIFACEX), a partir sobretudo da análise de disciplinas e das percepções dos agentes envolvidos. Tem então como objeto de estudo a relação entre o ensino de projeto de arquitetura de interiores nos cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFRN e UNIFACEX e a percepção dos discentes, docentes e dos recém egressos dessas instituições. O trabalho parte inicialmente de uma revisão bibliográfica sobre o tema, gerando uma pesquisa exploratória e descritiva, que aborda aspectos e conceitos relevantes sobre projeto de arquitetura de interiores e ensino de projeto. É também realizada uma pesquisa empírica nas duas escolas selecionadas para estudo, através da coleta de dados em campo, contatos com dirigentes e professores, seguidos de observações programadas em ateliês de projetos e aplicação de questionários a discentes e recém egressos, além de entrevistas com docentes das disciplinas de arquitetura de interiores. Constata-se a relevância da formação neste campo e a necessidade de mais estudos e debates a respeito dos caminhos que a arquitetura de interiores tem percorrido e ocupado dentro das escolas de arquitetura de Natal/RN, principalmente quando se estabelece um contraponto entre a demanda cada vez maior do mercado de trabalho e as ofertas institucionais nesta área.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-01T23:55:24Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-09-01T23:55:24Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-05-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTA CRUZ, Isabela Dantas de. O ensino de projeto de arquitetura de interiores segundo a percepção dos estudantes, docentes e recém egressos: um estudo de caso em duas escolas de arquitetura de Natal/RN. 2022. 198f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49238
identifier_str_mv SANTA CRUZ, Isabela Dantas de. O ensino de projeto de arquitetura de interiores segundo a percepção dos estudantes, docentes e recém egressos: um estudo de caso em duas escolas de arquitetura de Natal/RN. 2022. 198f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49238
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/49238/1/Ensinoprojetoarquitetura_SantaCruz_2022.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fdd321513ebd4f19ebb4fe6b9a03ecba
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802118184310931456