O ensino de projeto de arquitetura de interiores segundo a percepção dos estudantes, docentes e recém egressos: um estudo de caso em duas escolas de arquitetura de Natal/RN
Ano de defesa: | 2022 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Programa de Pós-Graduação: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49238 |
Resumo: | O presente trabalho se insere no contexto de formação do profissional arquiteto e urbanista na área de Projeto de Arquitetura de Interiores. Trata-se de uma área com amplas possibilidades de atuação profissional, notadamente para recém-formados. No entanto, o ensino de Arquitetura de Interiores parece não ocupar espaço relevante nos cursos de Arquitetura e Urbanismo no Brasil. Sendo assim, o trabalho objetiva compreender como se desenvolve o ensino de Projeto de Arquitetura de Interiores em dois cursos de graduação da cidade de Natal (UFRN e UNIFACEX), a partir sobretudo da análise de disciplinas e das percepções dos agentes envolvidos. Tem então como objeto de estudo a relação entre o ensino de projeto de arquitetura de interiores nos cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFRN e UNIFACEX e a percepção dos discentes, docentes e dos recém egressos dessas instituições. O trabalho parte inicialmente de uma revisão bibliográfica sobre o tema, gerando uma pesquisa exploratória e descritiva, que aborda aspectos e conceitos relevantes sobre projeto de arquitetura de interiores e ensino de projeto. É também realizada uma pesquisa empírica nas duas escolas selecionadas para estudo, através da coleta de dados em campo, contatos com dirigentes e professores, seguidos de observações programadas em ateliês de projetos e aplicação de questionários a discentes e recém egressos, além de entrevistas com docentes das disciplinas de arquitetura de interiores. Constata-se a relevância da formação neste campo e a necessidade de mais estudos e debates a respeito dos caminhos que a arquitetura de interiores tem percorrido e ocupado dentro das escolas de arquitetura de Natal/RN, principalmente quando se estabelece um contraponto entre a demanda cada vez maior do mercado de trabalho e as ofertas institucionais nesta área. |
id |
UFRN_847bc81da7e6824bdba45c975c3ad713 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/49238 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Santa Cruz, Isabela Dantas dehttp://lattes.cnpq.br/0526136112280634https://orcid.org/0000-0002-3224-2245http://lattes.cnpq.br/4974901249133556Elali, Gleice Virginia Medeiros De Azambujahttps://orcid.org/0000-0001-5270-4868http://lattes.cnpq.br/3061713076071714Medeiros, Luciana deBorba, Adriana Carla de AzevedoVeloso, Maisa Fernandes Dutra2022-09-01T23:55:24Z2022-09-01T23:55:24Z2022-05-04SANTA CRUZ, Isabela Dantas de. O ensino de projeto de arquitetura de interiores segundo a percepção dos estudantes, docentes e recém egressos: um estudo de caso em duas escolas de arquitetura de Natal/RN. 2022. 198f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49238O presente trabalho se insere no contexto de formação do profissional arquiteto e urbanista na área de Projeto de Arquitetura de Interiores. Trata-se de uma área com amplas possibilidades de atuação profissional, notadamente para recém-formados. No entanto, o ensino de Arquitetura de Interiores parece não ocupar espaço relevante nos cursos de Arquitetura e Urbanismo no Brasil. Sendo assim, o trabalho objetiva compreender como se desenvolve o ensino de Projeto de Arquitetura de Interiores em dois cursos de graduação da cidade de Natal (UFRN e UNIFACEX), a partir sobretudo da análise de disciplinas e das percepções dos agentes envolvidos. Tem então como objeto de estudo a relação entre o ensino de projeto de arquitetura de interiores nos cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFRN e UNIFACEX e a percepção dos discentes, docentes e dos recém egressos dessas instituições. O trabalho parte inicialmente de uma revisão bibliográfica sobre o tema, gerando uma pesquisa exploratória e descritiva, que aborda aspectos e conceitos relevantes sobre projeto de arquitetura de interiores e ensino de projeto. É também realizada uma pesquisa empírica nas duas escolas selecionadas para estudo, através da coleta de dados em campo, contatos com dirigentes e professores, seguidos de observações programadas em ateliês de projetos e aplicação de questionários a discentes e recém egressos, além de entrevistas com docentes das disciplinas de arquitetura de interiores. Constata-se a relevância da formação neste campo e a necessidade de mais estudos e debates a respeito dos caminhos que a arquitetura de interiores tem percorrido e ocupado dentro das escolas de arquitetura de Natal/RN, principalmente quando se estabelece um contraponto entre a demanda cada vez maior do mercado de trabalho e as ofertas institucionais nesta área.The present work is inserted in the context of the professional education of architects and urban planners in the field of Interior Architecture Project. This area has vast possibilities for professional activity, especially for recent graduates. However, the teaching of Interior Architecture does not seem to occupy a relevant space in Architecture and Urbanism courses in Brazil. Therefore, this work aims to understand how the teaching of Interior Architecture Design Project is developed in two undergraduate courses in the city of Natal (UFRN and UNIFACEX), based mainly on the analysis of disciplines and the perceptions of the agents involved. The object of study is the relationship between the teaching of interior architecture design in undergraduate courses of Architecture and Urbanism at UFRN and UNIFACEX and the perception of students, teachers and recent graduates of these institutions. A bibliographic review on the subject was performed, generating exploratory and descriptive research that addressed relevant aspects and concepts about interior architecture design and design teaching. Empirical research was carried out in the two schools selected for study through data in-field data collection. Directors and lecturers were contacted, followed by scheduled observations in project workshops and the application of questionnaires to students and recent graduates. In addition to that, interviews with Interior Architecture lecturers were also conducted. The relevance of training in this field and the need for more studies and debates about the role of interior architecture within the architecture schools of Natal/RN was verified, especially when a counterpoint is established between the increasing market demand and institutional offers in this area.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMOUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOArquitetura - ensino de projetoArquitetura de interioresPercepçãoDiscentesDocentesRecém egressosO ensino de projeto de arquitetura de interiores segundo a percepção dos estudantes, docentes e recém egressos: um estudo de caso em duas escolas de arquitetura de Natal/RNThe teaching of interior architecture project according to the perception of students, lecturers and recent graduates: a case study in two architecture schools in Natal/RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEnsinoprojetoarquitetura_SantaCruz_2022.pdfapplication/pdf12743482https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/49238/1/Ensinoprojetoarquitetura_SantaCruz_2022.pdffdd321513ebd4f19ebb4fe6b9a03ecbaMD51123456789/492382022-09-01 20:57:50.237oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/49238Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-09-01T23:57:50Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O ensino de projeto de arquitetura de interiores segundo a percepção dos estudantes, docentes e recém egressos: um estudo de caso em duas escolas de arquitetura de Natal/RN |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
The teaching of interior architecture project according to the perception of students, lecturers and recent graduates: a case study in two architecture schools in Natal/RN |
title |
O ensino de projeto de arquitetura de interiores segundo a percepção dos estudantes, docentes e recém egressos: um estudo de caso em duas escolas de arquitetura de Natal/RN |
spellingShingle |
O ensino de projeto de arquitetura de interiores segundo a percepção dos estudantes, docentes e recém egressos: um estudo de caso em duas escolas de arquitetura de Natal/RN Santa Cruz, Isabela Dantas de CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO Arquitetura - ensino de projeto Arquitetura de interiores Percepção Discentes Docentes Recém egressos |
title_short |
O ensino de projeto de arquitetura de interiores segundo a percepção dos estudantes, docentes e recém egressos: um estudo de caso em duas escolas de arquitetura de Natal/RN |
title_full |
O ensino de projeto de arquitetura de interiores segundo a percepção dos estudantes, docentes e recém egressos: um estudo de caso em duas escolas de arquitetura de Natal/RN |
title_fullStr |
O ensino de projeto de arquitetura de interiores segundo a percepção dos estudantes, docentes e recém egressos: um estudo de caso em duas escolas de arquitetura de Natal/RN |
title_full_unstemmed |
O ensino de projeto de arquitetura de interiores segundo a percepção dos estudantes, docentes e recém egressos: um estudo de caso em duas escolas de arquitetura de Natal/RN |
title_sort |
O ensino de projeto de arquitetura de interiores segundo a percepção dos estudantes, docentes e recém egressos: um estudo de caso em duas escolas de arquitetura de Natal/RN |
author |
Santa Cruz, Isabela Dantas de |
author_facet |
Santa Cruz, Isabela Dantas de |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0526136112280634 |
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-3224-2245 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4974901249133556 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Elali, Gleice Virginia Medeiros De Azambuja |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0001-5270-4868 |
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3061713076071714 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Medeiros, Luciana de |
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Borba, Adriana Carla de Azevedo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santa Cruz, Isabela Dantas de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Veloso, Maisa Fernandes Dutra |
contributor_str_mv |
Veloso, Maisa Fernandes Dutra |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO Arquitetura - ensino de projeto Arquitetura de interiores Percepção Discentes Docentes Recém egressos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arquitetura - ensino de projeto Arquitetura de interiores Percepção Discentes Docentes Recém egressos |
description |
O presente trabalho se insere no contexto de formação do profissional arquiteto e urbanista na área de Projeto de Arquitetura de Interiores. Trata-se de uma área com amplas possibilidades de atuação profissional, notadamente para recém-formados. No entanto, o ensino de Arquitetura de Interiores parece não ocupar espaço relevante nos cursos de Arquitetura e Urbanismo no Brasil. Sendo assim, o trabalho objetiva compreender como se desenvolve o ensino de Projeto de Arquitetura de Interiores em dois cursos de graduação da cidade de Natal (UFRN e UNIFACEX), a partir sobretudo da análise de disciplinas e das percepções dos agentes envolvidos. Tem então como objeto de estudo a relação entre o ensino de projeto de arquitetura de interiores nos cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFRN e UNIFACEX e a percepção dos discentes, docentes e dos recém egressos dessas instituições. O trabalho parte inicialmente de uma revisão bibliográfica sobre o tema, gerando uma pesquisa exploratória e descritiva, que aborda aspectos e conceitos relevantes sobre projeto de arquitetura de interiores e ensino de projeto. É também realizada uma pesquisa empírica nas duas escolas selecionadas para estudo, através da coleta de dados em campo, contatos com dirigentes e professores, seguidos de observações programadas em ateliês de projetos e aplicação de questionários a discentes e recém egressos, além de entrevistas com docentes das disciplinas de arquitetura de interiores. Constata-se a relevância da formação neste campo e a necessidade de mais estudos e debates a respeito dos caminhos que a arquitetura de interiores tem percorrido e ocupado dentro das escolas de arquitetura de Natal/RN, principalmente quando se estabelece um contraponto entre a demanda cada vez maior do mercado de trabalho e as ofertas institucionais nesta área. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-09-01T23:55:24Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-09-01T23:55:24Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-05-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SANTA CRUZ, Isabela Dantas de. O ensino de projeto de arquitetura de interiores segundo a percepção dos estudantes, docentes e recém egressos: um estudo de caso em duas escolas de arquitetura de Natal/RN. 2022. 198f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49238 |
identifier_str_mv |
SANTA CRUZ, Isabela Dantas de. O ensino de projeto de arquitetura de interiores segundo a percepção dos estudantes, docentes e recém egressos: um estudo de caso em duas escolas de arquitetura de Natal/RN. 2022. 198f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49238 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/49238/1/Ensinoprojetoarquitetura_SantaCruz_2022.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fdd321513ebd4f19ebb4fe6b9a03ecba |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802118184310931456 |