Scholae 3.0: aprendendo empreendendo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Silva, Pollianna Torres dos Santos Medeiros da
Orientador(a): Brandão, Gláucio Bezerra
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/30044
Resumo: Segundo o Fórum Econômico Mundial 65% dos jovens do ensino básico irão trabalhar em profissões que ainda não existem. Um estudo encomendado pela Dell Technologies para o IFTF (Institute for the future), prevê que “graças ao avanço tecnológico, até 2030, aproximadamente 85% das profissões serão novas, ou seja, ainda nem foram inventadas”. Com todo avanço e mudanças que estamos vivendo precisamos entender como nossos jovens irão se qualificar para ocupar essas profissões ainda desconhecidas, já que vivemos em um cenário desanimador das suas formações. Estudos do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) apontam que o abandono escolar a cada ano é de 575 mil alunos - praticamente, a cada minuto 1 aluno abandona uma escola de ensino médio no Brasil. Especificamente no Rio Grande do Norte, no ensino médio, o índice possui uma nota de 3,2 onde a média desejada é 7,0. É importante existir um intermediário entre as escolas e os alunos para que aumente o interesse pelo conhecimento e diminuição da evasão escolar, bem como, preparar tais alunos para profissões ainda inexistentes. Assim, sugere a Scholae 3.0, que significa escola em Latim e trata-se de uma nova abordagem que visa preparar os estudantes do ensino médio para o mundo: o do empreendedorismo inovador. A abordagem da Scholae 3.0 foi aplicada com alunos do ensino médio da rede pública de ensino do Rio Grande do Norte impactando cerca de 1000 estudantes. As ações do projeto foram realizadas na incubadora inPACTA, nos laboratórios da Escola de Ciência e Tecnologia e na própria escola dos alunos. Como resultado da pesquisa tem-se a criação da Metodologia Scholae 3.0, baseada em métodos e ferramentas empreendedoras, criativas e inovadoras, que resultaram em ações e participações em Seminários de Educação Empreendedora da ABENGE, Associação Brasileira de Educação em Engenharia e Semana de Ciência e Tecnologia da UFRN, além das intervenções nas próprias escolas como Amostra Temática, Feira de Conhecimento, ações avaliativas, projetos de conclusão de curso e monitoria. Despertando nos alunos da escola pública uma nova forma de pensar baseada na identificação de oportunidades e criação de startups. A Scholae 3.0 pretende desenvolver o estudante para o mundo atual, através da capacitação destes jovens em ferramentas que despertem seu potencial empreendedor, para que criem objetivos de sustentação bem definidos ainda jovens, favorecendo a implementação de empreendimentos que possam maturar em suas mentes e levá-los a entender que possuem um papel importante no presente e no futuro da Sociedade: a empregabilidade e geração de renda, para si e para outros.
id UFRN_860e4e52e418bc7bb1ded0f46468e062
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/30044
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, Pollianna Torres dos Santos Medeiros daSantana Júnior, Orivaldo Vieira deRodrigues, Kelly Kaliane Rego da PazRibeiro, Cláudia Maria Fernandes AraújoBrandão, Gláucio Bezerra2020-09-14T17:43:31Z2020-09-14T17:43:31Z2020-06-17SILVA, Pollianna Torres dos Santos Medeiros da. Scholae 3.0: aprendendo empreendendo. 2020. 80f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Inovação) - Escola de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/30044Segundo o Fórum Econômico Mundial 65% dos jovens do ensino básico irão trabalhar em profissões que ainda não existem. Um estudo encomendado pela Dell Technologies para o IFTF (Institute for the future), prevê que “graças ao avanço tecnológico, até 2030, aproximadamente 85% das profissões serão novas, ou seja, ainda nem foram inventadas”. Com todo avanço e mudanças que estamos vivendo precisamos entender como nossos jovens irão se qualificar para ocupar essas profissões ainda desconhecidas, já que vivemos em um cenário desanimador das suas formações. Estudos do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) apontam que o abandono escolar a cada ano é de 575 mil alunos - praticamente, a cada minuto 1 aluno abandona uma escola de ensino médio no Brasil. Especificamente no Rio Grande do Norte, no ensino médio, o índice possui uma nota de 3,2 onde a média desejada é 7,0. É importante existir um intermediário entre as escolas e os alunos para que aumente o interesse pelo conhecimento e diminuição da evasão escolar, bem como, preparar tais alunos para profissões ainda inexistentes. Assim, sugere a Scholae 3.0, que significa escola em Latim e trata-se de uma nova abordagem que visa preparar os estudantes do ensino médio para o mundo: o do empreendedorismo inovador. A abordagem da Scholae 3.0 foi aplicada com alunos do ensino médio da rede pública de ensino do Rio Grande do Norte impactando cerca de 1000 estudantes. As ações do projeto foram realizadas na incubadora inPACTA, nos laboratórios da Escola de Ciência e Tecnologia e na própria escola dos alunos. Como resultado da pesquisa tem-se a criação da Metodologia Scholae 3.0, baseada em métodos e ferramentas empreendedoras, criativas e inovadoras, que resultaram em ações e participações em Seminários de Educação Empreendedora da ABENGE, Associação Brasileira de Educação em Engenharia e Semana de Ciência e Tecnologia da UFRN, além das intervenções nas próprias escolas como Amostra Temática, Feira de Conhecimento, ações avaliativas, projetos de conclusão de curso e monitoria. Despertando nos alunos da escola pública uma nova forma de pensar baseada na identificação de oportunidades e criação de startups. A Scholae 3.0 pretende desenvolver o estudante para o mundo atual, através da capacitação destes jovens em ferramentas que despertem seu potencial empreendedor, para que criem objetivos de sustentação bem definidos ainda jovens, favorecendo a implementação de empreendimentos que possam maturar em suas mentes e levá-los a entender que possuem um papel importante no presente e no futuro da Sociedade: a empregabilidade e geração de renda, para si e para outros.According to the World Economic Forum 65% of young people in basic education will work in professions that do not yet exist. A study commissioned by Dell Technologies for the IFTF (Institute for the future), predicts that “thanks to technological advances, by 2030, approximately 85% of professions will be new, that is, they have not even been invented yet”. With all the advances and changes that we are experiencing, we need to understand how our young people will qualify to occupy these professions that are still unknown, since we live in a discouraging scenario of their backgrounds. Studies by IDEB (Basic Education Development Index) show that school dropout each year is 575 thousand students - practically every minute 1 student leaves a high school in Brazil. Specifically in Rio Grande do Norte, in high school, the index has a score of 3.2 where the desired average is 7.0. It is important to have an intermediary between schools and students in order to increase interest in knowledge and decrease school dropout, as well as prepare such students for professions that do not yet exist. Thus, Scholae 3.0 appears. Scholae means school in Latin and it is a new approach that aims to prepare high school students for the world: that of innovative entrepreneurship. The Scholae 3.0 approach, was applied to high school students from the public school system in Rio Grande do Norte, impacting around 1000 students. The project's actions were carried out in the inPACTA incubator, in the laboratories of the School of Science and Technology and in the students' own school. As a result of the research, the Scholae Methodology 3.0 was created, based on entrepreneurial, creative and innovative methods and tools, which resulted in actions and participations in Entrepreneurial Education Seminars of ABENGE, Brazilian Association of Education in Engineering and Science Week and Technology at UFRN, in addition to interventions in the schools themselves, such as Thematic Sample, Knowledge Fair, evaluative actions, course completion projects and monitoring. Awakening in public school students a new way of thinking based on the identification of opportunities and the creation of startups. Scholae 3.0 intends to develop the student for the current world, through the training of these youngsters in tools that awaken their entrepreneurial potential, so that they create well-defined support objectives while still young, favoring the implementation of ventures that can insert in their minds and take them them to understand that they have an important role in the present and in the future of the Society: employability and income generation, for themselves and for others.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃOUFRNBrasilEmpreendedorismo-inovadorCiência com modelo de negócioImersãoSala de aula invertidaScholae 3.0: aprendendo empreendendoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTScholae30aprendendo_Silva_2020.pdf.txtScholae30aprendendo_Silva_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain114758https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30044/2/Scholae30aprendendo_Silva_2020.pdf.txt276a0d12052de70dda6720fee2a35868MD52THUMBNAILScholae30aprendendo_Silva_2020.pdf.jpgScholae30aprendendo_Silva_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1254https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30044/3/Scholae30aprendendo_Silva_2020.pdf.jpga2a975ffa979a11a349c1440ea623cdaMD53ORIGINALScholae30aprendendo_Silva_2020.pdfapplication/pdf1877087https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30044/1/Scholae30aprendendo_Silva_2020.pdf5bb1ebdd3bbebeb60ec296524bef2a38MD51123456789/300442020-09-20 04:49:56.04oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/30044Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-09-20T07:49:56Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Scholae 3.0: aprendendo empreendendo
title Scholae 3.0: aprendendo empreendendo
spellingShingle Scholae 3.0: aprendendo empreendendo
Silva, Pollianna Torres dos Santos Medeiros da
Empreendedorismo-inovador
Ciência com modelo de negócio
Imersão
Sala de aula invertida
title_short Scholae 3.0: aprendendo empreendendo
title_full Scholae 3.0: aprendendo empreendendo
title_fullStr Scholae 3.0: aprendendo empreendendo
title_full_unstemmed Scholae 3.0: aprendendo empreendendo
title_sort Scholae 3.0: aprendendo empreendendo
author Silva, Pollianna Torres dos Santos Medeiros da
author_facet Silva, Pollianna Torres dos Santos Medeiros da
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisor-co1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Rodrigues, Kelly Kaliane Rego da Paz
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Ribeiro, Cláudia Maria Fernandes Araújo
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Pollianna Torres dos Santos Medeiros da
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Santana Júnior, Orivaldo Vieira de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Brandão, Gláucio Bezerra
contributor_str_mv Santana Júnior, Orivaldo Vieira de
Brandão, Gláucio Bezerra
dc.subject.por.fl_str_mv Empreendedorismo-inovador
Ciência com modelo de negócio
Imersão
Sala de aula invertida
topic Empreendedorismo-inovador
Ciência com modelo de negócio
Imersão
Sala de aula invertida
description Segundo o Fórum Econômico Mundial 65% dos jovens do ensino básico irão trabalhar em profissões que ainda não existem. Um estudo encomendado pela Dell Technologies para o IFTF (Institute for the future), prevê que “graças ao avanço tecnológico, até 2030, aproximadamente 85% das profissões serão novas, ou seja, ainda nem foram inventadas”. Com todo avanço e mudanças que estamos vivendo precisamos entender como nossos jovens irão se qualificar para ocupar essas profissões ainda desconhecidas, já que vivemos em um cenário desanimador das suas formações. Estudos do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) apontam que o abandono escolar a cada ano é de 575 mil alunos - praticamente, a cada minuto 1 aluno abandona uma escola de ensino médio no Brasil. Especificamente no Rio Grande do Norte, no ensino médio, o índice possui uma nota de 3,2 onde a média desejada é 7,0. É importante existir um intermediário entre as escolas e os alunos para que aumente o interesse pelo conhecimento e diminuição da evasão escolar, bem como, preparar tais alunos para profissões ainda inexistentes. Assim, sugere a Scholae 3.0, que significa escola em Latim e trata-se de uma nova abordagem que visa preparar os estudantes do ensino médio para o mundo: o do empreendedorismo inovador. A abordagem da Scholae 3.0 foi aplicada com alunos do ensino médio da rede pública de ensino do Rio Grande do Norte impactando cerca de 1000 estudantes. As ações do projeto foram realizadas na incubadora inPACTA, nos laboratórios da Escola de Ciência e Tecnologia e na própria escola dos alunos. Como resultado da pesquisa tem-se a criação da Metodologia Scholae 3.0, baseada em métodos e ferramentas empreendedoras, criativas e inovadoras, que resultaram em ações e participações em Seminários de Educação Empreendedora da ABENGE, Associação Brasileira de Educação em Engenharia e Semana de Ciência e Tecnologia da UFRN, além das intervenções nas próprias escolas como Amostra Temática, Feira de Conhecimento, ações avaliativas, projetos de conclusão de curso e monitoria. Despertando nos alunos da escola pública uma nova forma de pensar baseada na identificação de oportunidades e criação de startups. A Scholae 3.0 pretende desenvolver o estudante para o mundo atual, através da capacitação destes jovens em ferramentas que despertem seu potencial empreendedor, para que criem objetivos de sustentação bem definidos ainda jovens, favorecendo a implementação de empreendimentos que possam maturar em suas mentes e levá-los a entender que possuem um papel importante no presente e no futuro da Sociedade: a empregabilidade e geração de renda, para si e para outros.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-09-14T17:43:31Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-09-14T17:43:31Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-06-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Pollianna Torres dos Santos Medeiros da. Scholae 3.0: aprendendo empreendendo. 2020. 80f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Inovação) - Escola de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/30044
identifier_str_mv SILVA, Pollianna Torres dos Santos Medeiros da. Scholae 3.0: aprendendo empreendendo. 2020. 80f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Inovação) - Escola de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/30044
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30044/2/Scholae30aprendendo_Silva_2020.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30044/3/Scholae30aprendendo_Silva_2020.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30044/1/Scholae30aprendendo_Silva_2020.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 276a0d12052de70dda6720fee2a35868
a2a975ffa979a11a349c1440ea623cda
5bb1ebdd3bbebeb60ec296524bef2a38
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797777794331049984