Formação continuada de professores de Educação Física: um estudo colaborativo na apropriação de tecnologias digitais de informação e comunicação a partir da mídia-educação

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Silva, André Magno Gomes da
Orientador(a): Dias, Maria Aparecida
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54751
Resumo: Esta pesquisa é um estudo colaborativo com professores de Educação Física em serviço. Trata-se de uma formação continuada com o objetivo de analisar as formas de apropriação dos professores de Educação Física da SEETC-PB sobre as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) a partir da mídia-educação, durante um curso de formação. A intervenção ocorreu entre setembro a dezembro de 2022. A estruturação e organização da formação foi dividida em três etapas: conceitual, prática e avaliativa. Os instrumentos e procedimentos para o levantamento das informações foram: (1) questionários para diagnóstico; (2) reflexão dos encontros formativos; (3) diário de campo; (4) registros fotográficos e (5) entrevista semiestruturada, os quais foram utilizados ao longo dessas etapas formativas. Os resultados e discussões, transcritos em falas/informações/dados/ foram narradas por meio da narrativa reflexiva. No geral, a mídia-educação se mostrou um possível caminho para incluir as TDIC nos contextos escolares, embora ainda precise de mais investimentos teórico/metodológico e até mesmo de políticas formativas de inclusão das TDIC no ambiente escolar. As TDIC foram vistas como ambivalentes, destacando a presença do artefato smartphone, o qual foi objeto de sistematização e problematização nas práticas pedagógicas dos professores. Também foram observadas possíveis mudanças ecológicas nas preferências dos alunos, tanto no que diz respeito à preferência por determinados locais da sala quanto pelas possibilidades de se movimentar. Destaca-se a imprevisibilidade das tecnologias como movimento formativo. Por fim, a formação continuada em serviço do tipo de investigação colaborativa com professores de Educação Física se destaca como uma possível estratégia para compactuar pesquisa e formação.
id UFRN_8e30e2bc195812e1e9e745d5163c0f93
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/54751
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, André Magno Gomes dahttps://orcid.org/0009-0006-3188-447Xhttp://lattes.cnpq.br/2400242319613933http://lattes.cnpq.br/1131977255034974Oliveira, Márcio Romeu Ribas dehttps://orcid.org/0000-0003-2629-920Xhttp://lattes.cnpq.br/0118293761427492Batista, Alison PereiraAraújo, Allyson Carvalho deMendes, Diego de SousaDias, Maria Aparecida2023-09-08T20:59:38Z2023-09-08T20:59:38Z2023-07-21SILVA, André Magno Gomes da. Formação continuada de professores de Educação Física: um estudo colaborativo na apropriação de tecnologias digitais de informação e comunicação a partir da mídia-educação. Orientador: Maria Aparecida Dias. 2023. 185f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54751Esta pesquisa é um estudo colaborativo com professores de Educação Física em serviço. Trata-se de uma formação continuada com o objetivo de analisar as formas de apropriação dos professores de Educação Física da SEETC-PB sobre as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) a partir da mídia-educação, durante um curso de formação. A intervenção ocorreu entre setembro a dezembro de 2022. A estruturação e organização da formação foi dividida em três etapas: conceitual, prática e avaliativa. Os instrumentos e procedimentos para o levantamento das informações foram: (1) questionários para diagnóstico; (2) reflexão dos encontros formativos; (3) diário de campo; (4) registros fotográficos e (5) entrevista semiestruturada, os quais foram utilizados ao longo dessas etapas formativas. Os resultados e discussões, transcritos em falas/informações/dados/ foram narradas por meio da narrativa reflexiva. No geral, a mídia-educação se mostrou um possível caminho para incluir as TDIC nos contextos escolares, embora ainda precise de mais investimentos teórico/metodológico e até mesmo de políticas formativas de inclusão das TDIC no ambiente escolar. As TDIC foram vistas como ambivalentes, destacando a presença do artefato smartphone, o qual foi objeto de sistematização e problematização nas práticas pedagógicas dos professores. Também foram observadas possíveis mudanças ecológicas nas preferências dos alunos, tanto no que diz respeito à preferência por determinados locais da sala quanto pelas possibilidades de se movimentar. Destaca-se a imprevisibilidade das tecnologias como movimento formativo. Por fim, a formação continuada em serviço do tipo de investigação colaborativa com professores de Educação Física se destaca como uma possível estratégia para compactuar pesquisa e formação.This research is a collaborative study with in-service Physical Education teachers. It is continuing education to analyze the forms of appropriation of SEETC-PB Physical Education teachers on Digital Information and Communication Technologies (TDIC) from media education, during a training course. The intervention took place between September and December 2022. The structuring and organization of the training was divided into three stages: conceptual, practical, and evaluative. The instruments and procedures for gathering information were: (1) diagnostic questionnaires; (2) reflection of the formative meetings; (3) field diary; (4) photographic records and (5) semi-structured interviews, which were used throughout these formative stages. The results and discussions, transcribed in speeches/information/data/ were narrated through reflective narrative. In general, media education proved to be a possible way to include DICT in school contexts, although it still needs more theoretical/methodological investments and even formative policies for the inclusion of DICT in the school environment. The TDIC was seen as ambivalent, highlighting the presence of the smartphone artifact, which was the object of systematization and problematization in the teachers' pedagogical practices. Possible ecological changes in the students' preferences were also observed, both concerning the preference for certain places in the room and the possibilities of moving around. The unpredictability of technologies as a formative movement is highlighted. Finally, continuous in-service training of the type of collaborative investigation with Physical Education teachers stands out as a possible strategy to combine research and training.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICAUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICAFormação continuada - professoresTecnologia Digital de Informação e Comunicação (TDIC)ColaboraçãoMídia-educaçãoNarraçãoFormação continuada de professores de Educação Física: um estudo colaborativo na apropriação de tecnologias digitais de informação e comunicação a partir da mídia-educaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALFormacaocontinuadaprofessores_Silva_2023.pdfapplication/pdf2494337https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/54751/1/Formacaocontinuadaprofessores_Silva_2023.pdfc59723ed622e9747fabea2f27374a398MD51123456789/547512023-09-08 18:00:16.928oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/54751Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-09-08T21:00:16Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Formação continuada de professores de Educação Física: um estudo colaborativo na apropriação de tecnologias digitais de informação e comunicação a partir da mídia-educação
title Formação continuada de professores de Educação Física: um estudo colaborativo na apropriação de tecnologias digitais de informação e comunicação a partir da mídia-educação
spellingShingle Formação continuada de professores de Educação Física: um estudo colaborativo na apropriação de tecnologias digitais de informação e comunicação a partir da mídia-educação
Silva, André Magno Gomes da
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Formação continuada - professores
Tecnologia Digital de Informação e Comunicação (TDIC)
Colaboração
Mídia-educação
Narração
title_short Formação continuada de professores de Educação Física: um estudo colaborativo na apropriação de tecnologias digitais de informação e comunicação a partir da mídia-educação
title_full Formação continuada de professores de Educação Física: um estudo colaborativo na apropriação de tecnologias digitais de informação e comunicação a partir da mídia-educação
title_fullStr Formação continuada de professores de Educação Física: um estudo colaborativo na apropriação de tecnologias digitais de informação e comunicação a partir da mídia-educação
title_full_unstemmed Formação continuada de professores de Educação Física: um estudo colaborativo na apropriação de tecnologias digitais de informação e comunicação a partir da mídia-educação
title_sort Formação continuada de professores de Educação Física: um estudo colaborativo na apropriação de tecnologias digitais de informação e comunicação a partir da mídia-educação
author Silva, André Magno Gomes da
author_facet Silva, André Magno Gomes da
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0009-0006-3188-447X
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2400242319613933
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1131977255034974
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Batista, Alison Pereira
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Araújo, Allyson Carvalho de
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Mendes, Diego de Sousa
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, André Magno Gomes da
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Oliveira, Márcio Romeu Ribas de
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-2629-920X
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0118293761427492
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dias, Maria Aparecida
contributor_str_mv Oliveira, Márcio Romeu Ribas de
Dias, Maria Aparecida
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
topic CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Formação continuada - professores
Tecnologia Digital de Informação e Comunicação (TDIC)
Colaboração
Mídia-educação
Narração
dc.subject.por.fl_str_mv Formação continuada - professores
Tecnologia Digital de Informação e Comunicação (TDIC)
Colaboração
Mídia-educação
Narração
description Esta pesquisa é um estudo colaborativo com professores de Educação Física em serviço. Trata-se de uma formação continuada com o objetivo de analisar as formas de apropriação dos professores de Educação Física da SEETC-PB sobre as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) a partir da mídia-educação, durante um curso de formação. A intervenção ocorreu entre setembro a dezembro de 2022. A estruturação e organização da formação foi dividida em três etapas: conceitual, prática e avaliativa. Os instrumentos e procedimentos para o levantamento das informações foram: (1) questionários para diagnóstico; (2) reflexão dos encontros formativos; (3) diário de campo; (4) registros fotográficos e (5) entrevista semiestruturada, os quais foram utilizados ao longo dessas etapas formativas. Os resultados e discussões, transcritos em falas/informações/dados/ foram narradas por meio da narrativa reflexiva. No geral, a mídia-educação se mostrou um possível caminho para incluir as TDIC nos contextos escolares, embora ainda precise de mais investimentos teórico/metodológico e até mesmo de políticas formativas de inclusão das TDIC no ambiente escolar. As TDIC foram vistas como ambivalentes, destacando a presença do artefato smartphone, o qual foi objeto de sistematização e problematização nas práticas pedagógicas dos professores. Também foram observadas possíveis mudanças ecológicas nas preferências dos alunos, tanto no que diz respeito à preferência por determinados locais da sala quanto pelas possibilidades de se movimentar. Destaca-se a imprevisibilidade das tecnologias como movimento formativo. Por fim, a formação continuada em serviço do tipo de investigação colaborativa com professores de Educação Física se destaca como uma possível estratégia para compactuar pesquisa e formação.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-09-08T20:59:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-09-08T20:59:38Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-07-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, André Magno Gomes da. Formação continuada de professores de Educação Física: um estudo colaborativo na apropriação de tecnologias digitais de informação e comunicação a partir da mídia-educação. Orientador: Maria Aparecida Dias. 2023. 185f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54751
identifier_str_mv SILVA, André Magno Gomes da. Formação continuada de professores de Educação Física: um estudo colaborativo na apropriação de tecnologias digitais de informação e comunicação a partir da mídia-educação. Orientador: Maria Aparecida Dias. 2023. 185f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54751
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/54751/1/Formacaocontinuadaprofessores_Silva_2023.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c59723ed622e9747fabea2f27374a398
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797777789211901952