Um novo cotidiano para a física no ensino médio: medindo a velocidade da luz

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Massud, Marcelo Andrade
Orientador(a): Jácome, Samyr Silva Bezerra
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26609
Resumo: Esta proposta de trabalho apresenta um produto educacional experimental para medir a velocidade da luz. O experimento consiste na utilização de um forno micro-ondas para gerar uma onda eletromagnética estacionária que incide em um material formando um padrão de onda que poderá ser investigado posteriormente pelos alunos que realizarão as medidas necessárias para determinar de forma aproximada a velocidade da luz. No campo da teoria do ensino, foram exploradas também as concepções espontâneas objetivando uma aprendizagem significativa, criando um novo cotidianodentro daprópria saladeaula. O produto educacional desenvolvido nesse trabalho foi realizado por uma turma de 40 alunos na Escola Estadual Professor Francisco Ivo Cavalcante no primeiro semestre do ano de 2018.
id UFRN_8fb2fdaadff9707167a25c08056f7942
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26609
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Massud, Marcelo AndradeCosta, Jefferson Soares daOliveira, Thiago Bruno Rafael de FreitasJácome, Samyr Silva Bezerra2019-02-08T20:39:30Z2019-02-08T20:39:30Z2018-08-23MASSUD, Marcelo Andrade. Um novo cotidiano para a física no ensino médio: medindo a velocidade da luz. 2018. 84f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacional) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26609Esta proposta de trabalho apresenta um produto educacional experimental para medir a velocidade da luz. O experimento consiste na utilização de um forno micro-ondas para gerar uma onda eletromagnética estacionária que incide em um material formando um padrão de onda que poderá ser investigado posteriormente pelos alunos que realizarão as medidas necessárias para determinar de forma aproximada a velocidade da luz. No campo da teoria do ensino, foram exploradas também as concepções espontâneas objetivando uma aprendizagem significativa, criando um novo cotidianodentro daprópria saladeaula. O produto educacional desenvolvido nesse trabalho foi realizado por uma turma de 40 alunos na Escola Estadual Professor Francisco Ivo Cavalcante no primeiro semestre do ano de 2018.This work proposal presents an experimental educational product to measure the speed of light. The experiment consists in the use of a microwave oven to generate a stationary electromagnetic wave that impinges on a material forming a wave pattern that can be investigated later by students who will take the necessary measures to determine the speed of light. In the field of teaching theory, spontaneous conceptions were also explored aiming at meaningful learning, creating a new daily life within the classroom itself. The educational product developed in this work was carried out by a group of 40 students at the State School Professor Francisco Ivo Cavalcante in the first semester of 2018.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)porCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICAOndas eletromagnéticasVelocidade da luzMicroondasAprendizagem significativaEnsino de FísicaUm novo cotidiano para a física no ensino médio: medindo a velocidade da luzA new daily for physics in middle school: measuring the speed of lightinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTNovocotidianofísica_Massud_2018.pdf.txtNovocotidianofísica_Massud_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain137416https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26609/2/Novocotidianof%c3%adsica_Massud_2018.pdf.txt8b8f51fe1078537279ac549992f49dabMD52THUMBNAILNovocotidianofísica_Massud_2018.pdf.jpgNovocotidianofísica_Massud_2018.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2960https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26609/3/Novocotidianof%c3%adsica_Massud_2018.pdf.jpgf932b5f8f883b3c9e0255f48f6ab2f73MD53ORIGINALNovocotidianofísica_Massud_2018.pdfapplication/pdf1258589https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26609/1/Novocotidianof%c3%adsica_Massud_2018.pdf56b09d6e83f1e1eccce196b6faca555cMD51123456789/266092019-02-09 01:34:33.496oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26609Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-02-09T04:34:33Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Um novo cotidiano para a física no ensino médio: medindo a velocidade da luz
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv A new daily for physics in middle school: measuring the speed of light
title Um novo cotidiano para a física no ensino médio: medindo a velocidade da luz
spellingShingle Um novo cotidiano para a física no ensino médio: medindo a velocidade da luz
Massud, Marcelo Andrade
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Ondas eletromagnéticas
Velocidade da luz
Microondas
Aprendizagem significativa
Ensino de Física
title_short Um novo cotidiano para a física no ensino médio: medindo a velocidade da luz
title_full Um novo cotidiano para a física no ensino médio: medindo a velocidade da luz
title_fullStr Um novo cotidiano para a física no ensino médio: medindo a velocidade da luz
title_full_unstemmed Um novo cotidiano para a física no ensino médio: medindo a velocidade da luz
title_sort Um novo cotidiano para a física no ensino médio: medindo a velocidade da luz
author Massud, Marcelo Andrade
author_facet Massud, Marcelo Andrade
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Costa, Jefferson Soares da
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Oliveira, Thiago Bruno Rafael de Freitas
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Massud, Marcelo Andrade
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Jácome, Samyr Silva Bezerra
contributor_str_mv Jácome, Samyr Silva Bezerra
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Ondas eletromagnéticas
Velocidade da luz
Microondas
Aprendizagem significativa
Ensino de Física
dc.subject.por.fl_str_mv Ondas eletromagnéticas
Velocidade da luz
Microondas
Aprendizagem significativa
Ensino de Física
description Esta proposta de trabalho apresenta um produto educacional experimental para medir a velocidade da luz. O experimento consiste na utilização de um forno micro-ondas para gerar uma onda eletromagnética estacionária que incide em um material formando um padrão de onda que poderá ser investigado posteriormente pelos alunos que realizarão as medidas necessárias para determinar de forma aproximada a velocidade da luz. No campo da teoria do ensino, foram exploradas também as concepções espontâneas objetivando uma aprendizagem significativa, criando um novo cotidianodentro daprópria saladeaula. O produto educacional desenvolvido nesse trabalho foi realizado por uma turma de 40 alunos na Escola Estadual Professor Francisco Ivo Cavalcante no primeiro semestre do ano de 2018.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-08-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-02-08T20:39:30Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-02-08T20:39:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MASSUD, Marcelo Andrade. Um novo cotidiano para a física no ensino médio: medindo a velocidade da luz. 2018. 84f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacional) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26609
identifier_str_mv MASSUD, Marcelo Andrade. Um novo cotidiano para a física no ensino médio: medindo a velocidade da luz. 2018. 84f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacional) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26609
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26609/2/Novocotidianof%c3%adsica_Massud_2018.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26609/3/Novocotidianof%c3%adsica_Massud_2018.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26609/1/Novocotidianof%c3%adsica_Massud_2018.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8b8f51fe1078537279ac549992f49dab
f932b5f8f883b3c9e0255f48f6ab2f73
56b09d6e83f1e1eccce196b6faca555c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1796766993260478464