A educação escolar na comunidade negra de Sibaúma: a trajetória educacional da Escola Municipal Armando de Paiva

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Silva, Terezinha Martins da
Orientador(a): Menezes, Antonio Basílio Novaes Thomas de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Departamento: Educação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14505
Resumo: The black communities, nowadays known as quilombolas, have long been segregated in social and cultural distances in relation to other groups in the country. Gradually, the establishment of public policy has enabled the inclusion of these social communities in new instances, favoring the improvement of standards of learning. In order to know the route of the school in relation to its surroundings, this paper presents a reflection on the educational history of the Municipal School Padre Armando de Paiva, inserted in the context of afrodescendência (African descendants), in the community called Sibaúma, municipality of Tibau do Sul - RN, characterized as the object of this study. Methodologically, this study is limited in a descriptive research of the historical reconstruction of the school, a case considered worthy of analysis. From a reflection on the presence of African descent in Brazil and in Rio Grande do Norte, the study also presents information on education in Brazil. Finally, it presents the trajectories directed to the analysis of physical conditions, the dynamics of registration, and avoidance of repetition of its students and the qualifications of its teaching staff. Survey selected for analysis five-year academic periods, a series which began in the year nineteen eighty and ends in the year two thousand and ten
id UFRN_91dee0864af98a1a71c6b073099835b1
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/14505
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, Terezinha Martins dahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797673U6Nascimento, José Mateus dohttp://lattes.cnpq.br/9176401714554967Paiva, Marlúcia Menezes dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790180Z4Menezes, Antonio Basílio Novaes Thomas de2014-12-17T14:36:40Z2012-11-192014-12-17T14:36:40Z2012-07-31SILVA, Terezinha Martins da. A educação escolar na comunidade negra de Sibaúma: a trajetória educacional da Escola Municipal Armando de Paiva. 2012. 139 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14505The black communities, nowadays known as quilombolas, have long been segregated in social and cultural distances in relation to other groups in the country. Gradually, the establishment of public policy has enabled the inclusion of these social communities in new instances, favoring the improvement of standards of learning. In order to know the route of the school in relation to its surroundings, this paper presents a reflection on the educational history of the Municipal School Padre Armando de Paiva, inserted in the context of afrodescendência (African descendants), in the community called Sibaúma, municipality of Tibau do Sul - RN, characterized as the object of this study. Methodologically, this study is limited in a descriptive research of the historical reconstruction of the school, a case considered worthy of analysis. From a reflection on the presence of African descent in Brazil and in Rio Grande do Norte, the study also presents information on education in Brazil. Finally, it presents the trajectories directed to the analysis of physical conditions, the dynamics of registration, and avoidance of repetition of its students and the qualifications of its teaching staff. Survey selected for analysis five-year academic periods, a series which began in the year nineteen eighty and ends in the year two thousand and tenAs comunidades negras, hoje denominadas quilombolas, estiveram, por muito tempo, segregadas em distanciamentos sociais e culturais com relação aos demais agrupamentos do país. Gradativamente, o estabelecimento de políticas públicas tem possibilitado a inserção dessas comunidades em novas instâncias sociais, favorecendo a melhoria dos níveis de aprendizagens. Este trabalho apresenta uma reflexão sobre a trajetória educacional da Escola Municipal Padre Armando de Paiva, inserida num contexto de afrodescendência, na comunidade denominada Sibaúma, município de Tibau do Sul RN, caracterizada como objeto deste estudo, no intuito de conhecer o percurso da escola em relação ao seu entorno. Metodologicamente, a pesquisa se circunscreve na pesquisa descritiva da reconstrução histórica da escola, considerada um caso merecedor de análise. A partir de uma reflexão sobre a presença dos afrodescendentes no Brasil e no Rio Grande do Norte, o estudo apresenta também informações sobre a educação brasileira. Por fim, apresenta as trajetórias direcionadas para a análise das condições físicas, a dinâmica da matrícula, da evasão e da repetência do seu alunado e da qualificação do seu corpo técnico-pedagógico. A pesquisa elegeu, para análise, períodos letivos quinquenais, cujas séries se iniciam no ano de mil novecentos e oitenta e terminam no ano de dois mil e dezapplication/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFRNBREducaçãoAfrodescendenteComunidadeEscolaEducaçãoAfricandescentCommunitySchoolEducationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA educação escolar na comunidade negra de Sibaúma: a trajetória educacional da Escola Municipal Armando de PaivaA educação escolar na comunidade negra de Sibaúma: a trajetória educacional da Escola Municipal Armando de Paivainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALTeresinhaMS_DISSERT.pdfapplication/pdf2237828https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14505/1/TeresinhaMS_DISSERT.pdf9414510bc0a7d3ad0953628935a8050dMD51TEXTTeresinhaMS_DISSERT.pdf.txtTeresinhaMS_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain264866https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14505/6/TeresinhaMS_DISSERT.pdf.txt85c753d3d292cd083534aee16dcac2daMD56THUMBNAILTeresinhaMS_DISSERT.pdf.jpgTeresinhaMS_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg10006https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14505/7/TeresinhaMS_DISSERT.pdf.jpg924ce9f9e4450f00a9764cd353525de9MD57123456789/145052017-11-01 22:41:27.624oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/14505Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-02T01:41:27Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.por.fl_str_mv A educação escolar na comunidade negra de Sibaúma: a trajetória educacional da Escola Municipal Armando de Paiva
A educação escolar na comunidade negra de Sibaúma: a trajetória educacional da Escola Municipal Armando de Paiva
title A educação escolar na comunidade negra de Sibaúma: a trajetória educacional da Escola Municipal Armando de Paiva
spellingShingle A educação escolar na comunidade negra de Sibaúma: a trajetória educacional da Escola Municipal Armando de Paiva
Silva, Terezinha Martins da
Afrodescendente
Comunidade
Escola
Educação
Africandescent
Community
School
Education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A educação escolar na comunidade negra de Sibaúma: a trajetória educacional da Escola Municipal Armando de Paiva
title_full A educação escolar na comunidade negra de Sibaúma: a trajetória educacional da Escola Municipal Armando de Paiva
title_fullStr A educação escolar na comunidade negra de Sibaúma: a trajetória educacional da Escola Municipal Armando de Paiva
title_full_unstemmed A educação escolar na comunidade negra de Sibaúma: a trajetória educacional da Escola Municipal Armando de Paiva
title_sort A educação escolar na comunidade negra de Sibaúma: a trajetória educacional da Escola Municipal Armando de Paiva
author Silva, Terezinha Martins da
author_facet Silva, Terezinha Martins da
author_role author
dc.contributor.authorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797673U6
dc.contributor.referees1.pt_BR.fl_str_mv Nascimento, José Mateus do
dc.contributor.referees1ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9176401714554967
dc.contributor.referees2.pt_BR.fl_str_mv Paiva, Marlúcia Menezes de
dc.contributor.referees2ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.por.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790180Z4
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Terezinha Martins da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Menezes, Antonio Basílio Novaes Thomas de
contributor_str_mv Menezes, Antonio Basílio Novaes Thomas de
dc.subject.por.fl_str_mv Afrodescendente
Comunidade
Escola
Educação
topic Afrodescendente
Comunidade
Escola
Educação
Africandescent
Community
School
Education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Africandescent
Community
School
Education
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description The black communities, nowadays known as quilombolas, have long been segregated in social and cultural distances in relation to other groups in the country. Gradually, the establishment of public policy has enabled the inclusion of these social communities in new instances, favoring the improvement of standards of learning. In order to know the route of the school in relation to its surroundings, this paper presents a reflection on the educational history of the Municipal School Padre Armando de Paiva, inserted in the context of afrodescendência (African descendants), in the community called Sibaúma, municipality of Tibau do Sul - RN, characterized as the object of this study. Methodologically, this study is limited in a descriptive research of the historical reconstruction of the school, a case considered worthy of analysis. From a reflection on the presence of African descent in Brazil and in Rio Grande do Norte, the study also presents information on education in Brazil. Finally, it presents the trajectories directed to the analysis of physical conditions, the dynamics of registration, and avoidance of repetition of its students and the qualifications of its teaching staff. Survey selected for analysis five-year academic periods, a series which began in the year nineteen eighty and ends in the year two thousand and ten
publishDate 2012
dc.date.available.fl_str_mv 2012-11-19
2014-12-17T14:36:40Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-07-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-12-17T14:36:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Terezinha Martins da. A educação escolar na comunidade negra de Sibaúma: a trajetória educacional da Escola Municipal Armando de Paiva. 2012. 139 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14505
identifier_str_mv SILVA, Terezinha Martins da. A educação escolar na comunidade negra de Sibaúma: a trajetória educacional da Escola Municipal Armando de Paiva. 2012. 139 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14505
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14505/1/TeresinhaMS_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14505/6/TeresinhaMS_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14505/7/TeresinhaMS_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9414510bc0a7d3ad0953628935a8050d
85c753d3d292cd083534aee16dcac2da
924ce9f9e4450f00a9764cd353525de9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797777626392166400