A educação escolar na comunidade negra de Sibaúma: a trajetória educacional da Escola Municipal Armando de Paiva
Ano de defesa: | 2012 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Educação
|
Departamento: |
Educação
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14505 |
Resumo: | The black communities, nowadays known as quilombolas, have long been segregated in social and cultural distances in relation to other groups in the country. Gradually, the establishment of public policy has enabled the inclusion of these social communities in new instances, favoring the improvement of standards of learning. In order to know the route of the school in relation to its surroundings, this paper presents a reflection on the educational history of the Municipal School Padre Armando de Paiva, inserted in the context of afrodescendência (African descendants), in the community called Sibaúma, municipality of Tibau do Sul - RN, characterized as the object of this study. Methodologically, this study is limited in a descriptive research of the historical reconstruction of the school, a case considered worthy of analysis. From a reflection on the presence of African descent in Brazil and in Rio Grande do Norte, the study also presents information on education in Brazil. Finally, it presents the trajectories directed to the analysis of physical conditions, the dynamics of registration, and avoidance of repetition of its students and the qualifications of its teaching staff. Survey selected for analysis five-year academic periods, a series which began in the year nineteen eighty and ends in the year two thousand and ten |
id |
UFRN_91dee0864af98a1a71c6b073099835b1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/14505 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Terezinha Martins dahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797673U6Nascimento, José Mateus dohttp://lattes.cnpq.br/9176401714554967Paiva, Marlúcia Menezes dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790180Z4Menezes, Antonio Basílio Novaes Thomas de2014-12-17T14:36:40Z2012-11-192014-12-17T14:36:40Z2012-07-31SILVA, Terezinha Martins da. A educação escolar na comunidade negra de Sibaúma: a trajetória educacional da Escola Municipal Armando de Paiva. 2012. 139 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14505The black communities, nowadays known as quilombolas, have long been segregated in social and cultural distances in relation to other groups in the country. Gradually, the establishment of public policy has enabled the inclusion of these social communities in new instances, favoring the improvement of standards of learning. In order to know the route of the school in relation to its surroundings, this paper presents a reflection on the educational history of the Municipal School Padre Armando de Paiva, inserted in the context of afrodescendência (African descendants), in the community called Sibaúma, municipality of Tibau do Sul - RN, characterized as the object of this study. Methodologically, this study is limited in a descriptive research of the historical reconstruction of the school, a case considered worthy of analysis. From a reflection on the presence of African descent in Brazil and in Rio Grande do Norte, the study also presents information on education in Brazil. Finally, it presents the trajectories directed to the analysis of physical conditions, the dynamics of registration, and avoidance of repetition of its students and the qualifications of its teaching staff. Survey selected for analysis five-year academic periods, a series which began in the year nineteen eighty and ends in the year two thousand and tenAs comunidades negras, hoje denominadas quilombolas, estiveram, por muito tempo, segregadas em distanciamentos sociais e culturais com relação aos demais agrupamentos do país. Gradativamente, o estabelecimento de políticas públicas tem possibilitado a inserção dessas comunidades em novas instâncias sociais, favorecendo a melhoria dos níveis de aprendizagens. Este trabalho apresenta uma reflexão sobre a trajetória educacional da Escola Municipal Padre Armando de Paiva, inserida num contexto de afrodescendência, na comunidade denominada Sibaúma, município de Tibau do Sul RN, caracterizada como objeto deste estudo, no intuito de conhecer o percurso da escola em relação ao seu entorno. Metodologicamente, a pesquisa se circunscreve na pesquisa descritiva da reconstrução histórica da escola, considerada um caso merecedor de análise. A partir de uma reflexão sobre a presença dos afrodescendentes no Brasil e no Rio Grande do Norte, o estudo apresenta também informações sobre a educação brasileira. Por fim, apresenta as trajetórias direcionadas para a análise das condições físicas, a dinâmica da matrícula, da evasão e da repetência do seu alunado e da qualificação do seu corpo técnico-pedagógico. A pesquisa elegeu, para análise, períodos letivos quinquenais, cujas séries se iniciam no ano de mil novecentos e oitenta e terminam no ano de dois mil e dezapplication/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFRNBREducaçãoAfrodescendenteComunidadeEscolaEducaçãoAfricandescentCommunitySchoolEducationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA educação escolar na comunidade negra de Sibaúma: a trajetória educacional da Escola Municipal Armando de PaivaA educação escolar na comunidade negra de Sibaúma: a trajetória educacional da Escola Municipal Armando de Paivainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALTeresinhaMS_DISSERT.pdfapplication/pdf2237828https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14505/1/TeresinhaMS_DISSERT.pdf9414510bc0a7d3ad0953628935a8050dMD51TEXTTeresinhaMS_DISSERT.pdf.txtTeresinhaMS_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain264866https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14505/6/TeresinhaMS_DISSERT.pdf.txt85c753d3d292cd083534aee16dcac2daMD56THUMBNAILTeresinhaMS_DISSERT.pdf.jpgTeresinhaMS_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg10006https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14505/7/TeresinhaMS_DISSERT.pdf.jpg924ce9f9e4450f00a9764cd353525de9MD57123456789/145052017-11-01 22:41:27.624oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/14505Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-02T01:41:27Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
A educação escolar na comunidade negra de Sibaúma: a trajetória educacional da Escola Municipal Armando de Paiva A educação escolar na comunidade negra de Sibaúma: a trajetória educacional da Escola Municipal Armando de Paiva |
title |
A educação escolar na comunidade negra de Sibaúma: a trajetória educacional da Escola Municipal Armando de Paiva |
spellingShingle |
A educação escolar na comunidade negra de Sibaúma: a trajetória educacional da Escola Municipal Armando de Paiva Silva, Terezinha Martins da Afrodescendente Comunidade Escola Educação Africandescent Community School Education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
A educação escolar na comunidade negra de Sibaúma: a trajetória educacional da Escola Municipal Armando de Paiva |
title_full |
A educação escolar na comunidade negra de Sibaúma: a trajetória educacional da Escola Municipal Armando de Paiva |
title_fullStr |
A educação escolar na comunidade negra de Sibaúma: a trajetória educacional da Escola Municipal Armando de Paiva |
title_full_unstemmed |
A educação escolar na comunidade negra de Sibaúma: a trajetória educacional da Escola Municipal Armando de Paiva |
title_sort |
A educação escolar na comunidade negra de Sibaúma: a trajetória educacional da Escola Municipal Armando de Paiva |
author |
Silva, Terezinha Martins da |
author_facet |
Silva, Terezinha Martins da |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797673U6 |
dc.contributor.referees1.pt_BR.fl_str_mv |
Nascimento, José Mateus do |
dc.contributor.referees1ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1Lattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9176401714554967 |
dc.contributor.referees2.pt_BR.fl_str_mv |
Paiva, Marlúcia Menezes de |
dc.contributor.referees2ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2Lattes.por.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790180Z4 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Terezinha Martins da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Menezes, Antonio Basílio Novaes Thomas de |
contributor_str_mv |
Menezes, Antonio Basílio Novaes Thomas de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Afrodescendente Comunidade Escola Educação |
topic |
Afrodescendente Comunidade Escola Educação Africandescent Community School Education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Africandescent Community School Education |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
The black communities, nowadays known as quilombolas, have long been segregated in social and cultural distances in relation to other groups in the country. Gradually, the establishment of public policy has enabled the inclusion of these social communities in new instances, favoring the improvement of standards of learning. In order to know the route of the school in relation to its surroundings, this paper presents a reflection on the educational history of the Municipal School Padre Armando de Paiva, inserted in the context of afrodescendência (African descendants), in the community called Sibaúma, municipality of Tibau do Sul - RN, characterized as the object of this study. Methodologically, this study is limited in a descriptive research of the historical reconstruction of the school, a case considered worthy of analysis. From a reflection on the presence of African descent in Brazil and in Rio Grande do Norte, the study also presents information on education in Brazil. Finally, it presents the trajectories directed to the analysis of physical conditions, the dynamics of registration, and avoidance of repetition of its students and the qualifications of its teaching staff. Survey selected for analysis five-year academic periods, a series which began in the year nineteen eighty and ends in the year two thousand and ten |
publishDate |
2012 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-11-19 2014-12-17T14:36:40Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-07-31 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-12-17T14:36:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Terezinha Martins da. A educação escolar na comunidade negra de Sibaúma: a trajetória educacional da Escola Municipal Armando de Paiva. 2012. 139 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14505 |
identifier_str_mv |
SILVA, Terezinha Martins da. A educação escolar na comunidade negra de Sibaúma: a trajetória educacional da Escola Municipal Armando de Paiva. 2012. 139 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14505 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14505/1/TeresinhaMS_DISSERT.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14505/6/TeresinhaMS_DISSERT.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14505/7/TeresinhaMS_DISSERT.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9414510bc0a7d3ad0953628935a8050d 85c753d3d292cd083534aee16dcac2da 924ce9f9e4450f00a9764cd353525de9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797777626392166400 |