Perfis em rede: a narrativa biográfica como ferramenta de ensino e aprendizagem com estudantes de Jornalismo
Ano de defesa: | 2018 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA MÍDIA
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Departamento: |
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25834 |
Resumo: | Como as identidades narrativas de estudantes de Jornalismo e de seus entrevistados se permutam na construção de narrativas biográficas no Jornalismo? Para responder a essa pergunta e observar o processo de aprendizado do outro através de entrevistas biográficas, investigamos como uma turma de estudantes de Jornalismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) aprende a fazer entrevistas. Para isso, buscamos o aporte teórico em Martín-Barbero (1997), Martinez (2008) e Gomes (2008) para a construção daquilo que chamamos de Modelo Aberto de Narrativas Biográficas para o Jornalismo, o qual está dividido em três etapas: Fase 1 – Mapa de Contexto Social, Fase 2 – Mapa de Interação e Fase 3 – O Encontro Dialógico. Ao final das três fases, os alunos foram motivamos a realizar a edição dos textos conforme o projeto digital Humans of New York, categorizado por Lima (2014). Ademais, propomos inicialmente, nesta dissertação, uma reflexão teórica, de acordo com os conceitos de histórias de vida em Pineau e Le Grand (2012), de narrativa jornalística em Motta (2004, 2005), de entrevista dialógica em Medina (2001), das biografias em fractais de Pena (2004) e dos perfis e biografias em Vilas Boas (2002, 2003, 2008, 2014). Sendo assim, através do Modelo Aberto de Narrativas Biográficas para o Jornalismo, observamos o comportamento dos estudantes de Jornalismo antes e depois das entrevistas biográficas, identificando semelhanças e diferenças em relação aos entrevistados. A pesquisa-intervenção, através do método cartográfico de Passos, Kastrup e Escóssia (2009) e da filosofia hermenêutica de Ricoeur (1983, 1984, 1985, 1991), teve como principais resultados o aperfeiçoamento do Modelo e da capacidade interpretativa dos entrevistadores. |
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Lima, Kassandra Merielli LopesVeloso, Maria do Socorro FurtadoPian, Maria Cristina DalMartinez, MônicaGomes, Marcelo Bolshaw2018-09-13T21:43:19Z2018-09-13T21:43:19Z2018-03-15LIMA, Kassandra Merielli Lopes. Perfis em rede: a narrativa biográfica como ferramenta de ensino e aprendizagem com estudantes de Jornalismo. 2018. 196f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Mídia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25834Como as identidades narrativas de estudantes de Jornalismo e de seus entrevistados se permutam na construção de narrativas biográficas no Jornalismo? Para responder a essa pergunta e observar o processo de aprendizado do outro através de entrevistas biográficas, investigamos como uma turma de estudantes de Jornalismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) aprende a fazer entrevistas. Para isso, buscamos o aporte teórico em Martín-Barbero (1997), Martinez (2008) e Gomes (2008) para a construção daquilo que chamamos de Modelo Aberto de Narrativas Biográficas para o Jornalismo, o qual está dividido em três etapas: Fase 1 – Mapa de Contexto Social, Fase 2 – Mapa de Interação e Fase 3 – O Encontro Dialógico. Ao final das três fases, os alunos foram motivamos a realizar a edição dos textos conforme o projeto digital Humans of New York, categorizado por Lima (2014). Ademais, propomos inicialmente, nesta dissertação, uma reflexão teórica, de acordo com os conceitos de histórias de vida em Pineau e Le Grand (2012), de narrativa jornalística em Motta (2004, 2005), de entrevista dialógica em Medina (2001), das biografias em fractais de Pena (2004) e dos perfis e biografias em Vilas Boas (2002, 2003, 2008, 2014). Sendo assim, através do Modelo Aberto de Narrativas Biográficas para o Jornalismo, observamos o comportamento dos estudantes de Jornalismo antes e depois das entrevistas biográficas, identificando semelhanças e diferenças em relação aos entrevistados. A pesquisa-intervenção, através do método cartográfico de Passos, Kastrup e Escóssia (2009) e da filosofia hermenêutica de Ricoeur (1983, 1984, 1985, 1991), teve como principais resultados o aperfeiçoamento do Modelo e da capacidade interpretativa dos entrevistadores.How, in the creation of biographical narratives of the journalism, can exchanges the narratives identities of the Journalism Students and their interviewees? To answer this question and to observe the person's learning process through the biographical interviews, we investigate how the Journalism Students in the Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) learn to make interviews. For this, the theory by Martín-Barbero (1997), Martinez (2008) and Gomes (2008) were used as foundation, in order to create this model that we call Open Model of Biographical Narratives to Journalism. It was divided in three phases: Phase 1 – Social Context Map, Phase 2 – Interaction Map and Phase 3 – The Dialogical Meeting. Finally, in the end of three phases, the students were motived to make the texts’ edition according the digital Project Humans of New York, categorized by Lima (2014). Besides, it was firstly proposed in this thesis a theoric reflection, based on the ideas of life stories in Pineau and Le Grand (2012), journalistic narrative in Motta (2004, 2005), dialogical interview in Medina (2001), biography in fractals in Pena (2004) and close-ups and biographies in Vilas Boas (2002, 2003, 2008, 2014). Therefore, based on Open Model of Biographical Narratives to Journalism, we could observe the interviewers behavior before and after the interviews, identifing the interviewees' similarities and differences. The Intervention-Research, through cartographic method of Passos, Kastrup e Escóssia (2009) and Hermeneutic Philosophy of Ricoeur (1983, 1984, 1985, 1991), had as the main results the model's improvement and interviewers' interpretative capacity.porCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO: ESTUDOS DA MÍDIAEstudos da mídiaJornalismoNarrativa biográficaPesquisa-intervençãoEducaçãoPerfis em rede: a narrativa biográfica como ferramenta de ensino e aprendizagem com estudantes de JornalismoShort bio in web: the biographical narrative as a tool of teaching and learning with jounalism studentsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA MÍDIAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTPerfisemRede_LIMA_2018.pdf.txtPerfisemRede_LIMA_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain376928https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25834/5/PerfisemRede_LIMA_2018.pdf.txt5e2c0a960b8351623d40d407b9940632MD55THUMBNAILPerfisemRede_LIMA_2018.pdf.jpgPerfisemRede_LIMA_2018.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1113https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25834/6/PerfisemRede_LIMA_2018.pdf.jpg7ded7ef6ebddd8a16fe0f0889f49a3c1MD56ORIGINALPerfisemRede_LIMA_2018.pdfPerfisemRede_LIMA_2018.pdfapplication/pdf2849439https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25834/4/PerfisemRede_LIMA_2018.pdf216eac7289e11f5134bab38152474755MD54123456789/258342019-05-26 02:52:14.145oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/25834Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-05-26T05:52:14Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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