Bioma caatinga - um olhar sobre o recorte territorial de Patos/PB

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Alves, Telma Gomes Ribeiro
Orientador(a): Costa, Diógenes Felix da Silva
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA - GEOPROF - CERES
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31252
Resumo: A Geografia escolar ao longo dos anos tem buscado diferentes recursos didáticos para facilitar o processo de ensino e aprendizagem nos diferentes níveis da educação básica, destacando-se neste cenário os livros didáticos. Estes são disponibilizados pelo Ministério da Educação (MEC) por meio do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e tem sido o principal recurso didático utilizado por docentes e discentes da rede pública de ensino no Brasil. Entretanto, esses livros são produzidos em escala nacional, assim não conseguem abordar todos os conteúdos de maneira densa e adequados às realidades regionais, especialmente quando se trata dos biomas brasileiros. Desse modo, a presente pesquisa tem como objetivo produzir um material paradidático sobre o bioma Caatinga no recorte territorial de Patos/PB, voltado para o 7º ano do Ensino Fundamental. O percurso metodológico deu-se inicialmente com o levantamento bibliográfico das obras clássicas e também atuais sobre o ensino de Geografia, livros paradidáticos e o bioma Caatinga. Seguido, fez-se a análise do conteúdo presente nos livros didáticos e posteriormente a análise do questionário aplicado aos professores de Geografia da rede pública municipal de Patos. Como resultado principal da pesquisa, foi produzido um material textual intitulado Bioma Caatinga - um olhar sobre o recorte territorial de Patos/PB. Este material poderá ser utilizado como complemento ao livro didático do 7º ano adotado nas escolas públicas, como também estará disponível na versão virtual para consulta da população em geral. Espera-se que essa produção contribua com o ensino na perspectiva da Educação Geográfica e da Geografia Escolar, ou seja, de um conteúdo que tenha significado para o aluno, por tratar da realidade local onde ocorrem suas vivências, e para o aprimoramento das práticas pedagógicas.
id UFRN_95d25395364ce5e972c6972c270f360a
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/31252
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Alves, Telma Gomes Ribeirohttp://lattes.cnpq.br/2032925292810171http://lattes.cnpq.br/4149669138364420Souza, Rosemeri Melo ehttp://lattes.cnpq.br/3339056948815053Araújo, Sandra Kelly dehttp://lattes.cnpq.br/7027607396877603Alves, Agassiel de Medeiroshttp://lattes.cnpq.br/0565488973448449Costa, Diógenes Felix da Silva2021-01-08T17:06:26Z2021-01-08T17:06:26Z2020-09-23ALVES, Telma Gomes Ribeiro. Bioma caatinga - um olhar sobre o recorte territorial de Patos/PB. 2020. 137f. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31252A Geografia escolar ao longo dos anos tem buscado diferentes recursos didáticos para facilitar o processo de ensino e aprendizagem nos diferentes níveis da educação básica, destacando-se neste cenário os livros didáticos. Estes são disponibilizados pelo Ministério da Educação (MEC) por meio do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e tem sido o principal recurso didático utilizado por docentes e discentes da rede pública de ensino no Brasil. Entretanto, esses livros são produzidos em escala nacional, assim não conseguem abordar todos os conteúdos de maneira densa e adequados às realidades regionais, especialmente quando se trata dos biomas brasileiros. Desse modo, a presente pesquisa tem como objetivo produzir um material paradidático sobre o bioma Caatinga no recorte territorial de Patos/PB, voltado para o 7º ano do Ensino Fundamental. O percurso metodológico deu-se inicialmente com o levantamento bibliográfico das obras clássicas e também atuais sobre o ensino de Geografia, livros paradidáticos e o bioma Caatinga. Seguido, fez-se a análise do conteúdo presente nos livros didáticos e posteriormente a análise do questionário aplicado aos professores de Geografia da rede pública municipal de Patos. Como resultado principal da pesquisa, foi produzido um material textual intitulado Bioma Caatinga - um olhar sobre o recorte territorial de Patos/PB. Este material poderá ser utilizado como complemento ao livro didático do 7º ano adotado nas escolas públicas, como também estará disponível na versão virtual para consulta da população em geral. Espera-se que essa produção contribua com o ensino na perspectiva da Educação Geográfica e da Geografia Escolar, ou seja, de um conteúdo que tenha significado para o aluno, por tratar da realidade local onde ocorrem suas vivências, e para o aprimoramento das práticas pedagógicas.School geography over the years has sought different didactic resources to facilitate the teaching and learning process at different levels of basic education, with textbooks standing out in this scenario. These are made available by the Ministry of Education (MEC) through the National Textbook Program (NTP) and have been the main teaching resource used by teachers and students in the public school system in Brazil. However, these books are produced on a national scale, therefore, they are unable to approach all content in a dense manner and appropriate to regional realities, especially when it comes to brazilian biomes. In this way, this research aims to produce a paradidactic material about the Caatinga Biome in the territorial section of Patos/PB, focused on the 7th year of Elementary School. The methodological was initially with the bibliographical survey of classic and also current works on the teaching of Geography, paradidactic books and the Caatinga Biome. Then, the content of the textbooks was analyzed and then the questionnaire applied to Geography teachers from the municipal public schools of Patos. As a main result of the research, was produced a textual material entitled Biome Caatinga - a look upon the territorial cutout of Patos/PB. This material can be used as a complement to the 7th grade textbook adopted in schools, as it will also be available in the virtual version for consultation by the general population. It is expected that this production will contribute to teaching in the perspective of Geographic Education and School Geography, that is, a content that has meaning for the student, as it deals with the local reality where their experiences occur, and for the improvement of pedagogical practices.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA - GEOPROF - CERESUFRNBrasilEnsino de GeografiaMaterial paradidáticoSemiáridoParaíbaBioma caatinga - um olhar sobre o recorte territorial de Patos/PBinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTBiomacaatingaolhar_Alves_2020.pdf.txtBiomacaatingaolhar_Alves_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain218605https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31252/2/Biomacaatingaolhar_Alves_2020.pdf.txt96d4b00c5d821f0c9a8e02ecb703ba68MD52THUMBNAILBiomacaatingaolhar_Alves_2020.pdf.jpgBiomacaatingaolhar_Alves_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1283https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31252/3/Biomacaatingaolhar_Alves_2020.pdf.jpg90a694fd531f15f7c942e6da154bd77aMD53ORIGINALBiomacaatingaolhar_Alves_2020.pdfapplication/pdf8224978https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31252/1/Biomacaatingaolhar_Alves_2020.pdfee35f30ad29203481a3e6c1776330d20MD51123456789/312522021-01-10 04:54:54.402oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/31252Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-01-10T07:54:54Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Bioma caatinga - um olhar sobre o recorte territorial de Patos/PB
title Bioma caatinga - um olhar sobre o recorte territorial de Patos/PB
spellingShingle Bioma caatinga - um olhar sobre o recorte territorial de Patos/PB
Alves, Telma Gomes Ribeiro
Ensino de Geografia
Material paradidático
Semiárido
Paraíba
title_short Bioma caatinga - um olhar sobre o recorte territorial de Patos/PB
title_full Bioma caatinga - um olhar sobre o recorte territorial de Patos/PB
title_fullStr Bioma caatinga - um olhar sobre o recorte territorial de Patos/PB
title_full_unstemmed Bioma caatinga - um olhar sobre o recorte territorial de Patos/PB
title_sort Bioma caatinga - um olhar sobre o recorte territorial de Patos/PB
author Alves, Telma Gomes Ribeiro
author_facet Alves, Telma Gomes Ribeiro
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2032925292810171
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4149669138364420
dc.contributor.advisor-co1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Araújo, Sandra Kelly de
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7027607396877603
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Alves, Agassiel de Medeiros
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0565488973448449
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Telma Gomes Ribeiro
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Souza, Rosemeri Melo e
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3339056948815053
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Costa, Diógenes Felix da Silva
contributor_str_mv Souza, Rosemeri Melo e
Costa, Diógenes Felix da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Geografia
Material paradidático
Semiárido
Paraíba
topic Ensino de Geografia
Material paradidático
Semiárido
Paraíba
description A Geografia escolar ao longo dos anos tem buscado diferentes recursos didáticos para facilitar o processo de ensino e aprendizagem nos diferentes níveis da educação básica, destacando-se neste cenário os livros didáticos. Estes são disponibilizados pelo Ministério da Educação (MEC) por meio do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e tem sido o principal recurso didático utilizado por docentes e discentes da rede pública de ensino no Brasil. Entretanto, esses livros são produzidos em escala nacional, assim não conseguem abordar todos os conteúdos de maneira densa e adequados às realidades regionais, especialmente quando se trata dos biomas brasileiros. Desse modo, a presente pesquisa tem como objetivo produzir um material paradidático sobre o bioma Caatinga no recorte territorial de Patos/PB, voltado para o 7º ano do Ensino Fundamental. O percurso metodológico deu-se inicialmente com o levantamento bibliográfico das obras clássicas e também atuais sobre o ensino de Geografia, livros paradidáticos e o bioma Caatinga. Seguido, fez-se a análise do conteúdo presente nos livros didáticos e posteriormente a análise do questionário aplicado aos professores de Geografia da rede pública municipal de Patos. Como resultado principal da pesquisa, foi produzido um material textual intitulado Bioma Caatinga - um olhar sobre o recorte territorial de Patos/PB. Este material poderá ser utilizado como complemento ao livro didático do 7º ano adotado nas escolas públicas, como também estará disponível na versão virtual para consulta da população em geral. Espera-se que essa produção contribua com o ensino na perspectiva da Educação Geográfica e da Geografia Escolar, ou seja, de um conteúdo que tenha significado para o aluno, por tratar da realidade local onde ocorrem suas vivências, e para o aprimoramento das práticas pedagógicas.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-09-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-08T17:06:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-01-08T17:06:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ALVES, Telma Gomes Ribeiro. Bioma caatinga - um olhar sobre o recorte territorial de Patos/PB. 2020. 137f. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31252
identifier_str_mv ALVES, Telma Gomes Ribeiro. Bioma caatinga - um olhar sobre o recorte territorial de Patos/PB. 2020. 137f. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31252
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA - GEOPROF - CERES
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31252/2/Biomacaatingaolhar_Alves_2020.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31252/3/Biomacaatingaolhar_Alves_2020.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31252/1/Biomacaatingaolhar_Alves_2020.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 96d4b00c5d821f0c9a8e02ecb703ba68
90a694fd531f15f7c942e6da154bd77a
ee35f30ad29203481a3e6c1776330d20
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802118061711425536