Ensino investigativo no modelo 5E para o estudo da célula na educação básica

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Nascimento, Tairone Samuel Almeida do
Orientador(a): Costa, Ivaneide Alves Soares da
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52301
Resumo: O amplo acesso à informação, demanda de interatividade proporcionada por tecnologias e tomada de decisão frente a diversas questões são aspectos que circundam o cotidiano dos estudantes. Nesse cenário é necessário prepará-los para que compreendam e intervenham com responsabilidade na sua realidade, e assim, o ensino por investigação se concretiza como uma abordagem didática adequada e eficaz. Este trabalho objetiva avaliar as contribuições dessa metodologia com base no modelo instrucional 5Es aliada a recursos tecnológicos, na direção de uma aprendizagem de conteúdos sobre célula contribuindo para alfabetização científica. Para isto foi elaborada e aplicada uma sequência didática sobre o estudo da célula, gerando, como produto educacional, um guia instrucional de apoio didático ao professor. A investigação foi realizada com 33 estudantes do 6º ano do ensino fundamental de uma escola privada de Natal (RN) e os dados foram coletados a partir das atividades da sequência didática durante o estudo. Os resultados evidenciam que os estudantes tinham uma base consistente de informações sobre as células, propondo hipóteses factíveis. Na contextualização social do estudo das células foi possível identificar que os estudantes são capazes de compreender os impactos dos avanços científicos para a sociedade, porém, ainda é um desafio realizar maior engajamento argumentativo. Foi observado bom desempenho dos alunos para a construção de hipóteses, reformulação, organização e síntese de informações, argumentação e legitimação de ideias. O uso de ferramentas tecnológicas utilizadas possibilitou a realização de um trabalho mais colaborativo e criativo na elaboração de produtos das investigações. Dessa forma, a sequência didática investigativa com estas perspectivas contribuiu positivamente para o aprendizado dos estudantes sobre as células e se apresenta como um consistente material de apoio ao professor para aperfeiçoar sua prática.
id UFRN_9ce54b7a05798f158b0563f6e7260231
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/52301
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Nascimento, Tairone Samuel Almeida dohttp://lattes.cnpq.br/3272675940524297https://orcid.org/0000-0002-1606-5015http://lattes.cnpq.br/2971840301895348Almeida, Elinei Araújo dehttps://orcid.org/0000-0003-1617-5641http://lattes.cnpq.br/3865714707038562Souza, Giulianna Paiva Viana de AndradeSodré Neto, LuizCosta, Ivaneide Alves Soares da2023-05-09T23:45:41Z2023-05-09T23:45:41Z2022-08-30NASCIMENTO, Tairone Samuel Almeida do. Ensino investigativo no modelo 5E para o estudo da célula na educação básica. Orientador: Ivaneide Alves Soares da Costa. 2022. 160f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52301O amplo acesso à informação, demanda de interatividade proporcionada por tecnologias e tomada de decisão frente a diversas questões são aspectos que circundam o cotidiano dos estudantes. Nesse cenário é necessário prepará-los para que compreendam e intervenham com responsabilidade na sua realidade, e assim, o ensino por investigação se concretiza como uma abordagem didática adequada e eficaz. Este trabalho objetiva avaliar as contribuições dessa metodologia com base no modelo instrucional 5Es aliada a recursos tecnológicos, na direção de uma aprendizagem de conteúdos sobre célula contribuindo para alfabetização científica. Para isto foi elaborada e aplicada uma sequência didática sobre o estudo da célula, gerando, como produto educacional, um guia instrucional de apoio didático ao professor. A investigação foi realizada com 33 estudantes do 6º ano do ensino fundamental de uma escola privada de Natal (RN) e os dados foram coletados a partir das atividades da sequência didática durante o estudo. Os resultados evidenciam que os estudantes tinham uma base consistente de informações sobre as células, propondo hipóteses factíveis. Na contextualização social do estudo das células foi possível identificar que os estudantes são capazes de compreender os impactos dos avanços científicos para a sociedade, porém, ainda é um desafio realizar maior engajamento argumentativo. Foi observado bom desempenho dos alunos para a construção de hipóteses, reformulação, organização e síntese de informações, argumentação e legitimação de ideias. O uso de ferramentas tecnológicas utilizadas possibilitou a realização de um trabalho mais colaborativo e criativo na elaboração de produtos das investigações. Dessa forma, a sequência didática investigativa com estas perspectivas contribuiu positivamente para o aprendizado dos estudantes sobre as células e se apresenta como um consistente material de apoio ao professor para aperfeiçoar sua prática.Wide access to information, demand for interactivity provided by technologies and decision-making in the face of various issues are aspects that surround the daily lives of students. In this scenario, it is necessary to prepare them so that they understand and intervene responsibly in their reality, and thus, teaching by investigation becomes an adequate and effective didactic approach. This work aims to evaluate the contributions of this methodology based on the 5Es instructional model combined with technological resources, towards learning content about cell contributing to scientific literacy. For this, a didactic sequence on the study of the cell was elaborated and applied, generating, as an educational product, an instructional guide of didactic support for the teacher. The investigation was carried out with 33 students of the 6th year of elementary education at a private school in Natal (RN) and data were collected from the activities of the didactic sequence during the study. The results show that the students had a consistent base of information about cells, proposing feasible hypotheses. In the social context of the study of cells, it was possible to identify that students are able to understand the impacts of scientific advances on society, however, it is still a challenge to achieve greater argumentative engagement. Good performance of the students was observed for the construction of hypotheses, reformulation, organization and synthesis of information, argumentation and legitimization of ideas. The use of technological tools used made it possible to carry out a more collaborative and creative work in the elaboration of investigation products. Thus, the investigative didactic sequence with these perspectives contributed positively to students' learning about cells and is presented as a consistent support material for teachers to improve their practice.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICAUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAEnsino de ciênciasAprendizagem investigativaAlfabetização científicaCitologiaEnsino investigativo no modelo 5E para o estudo da célula na educação básicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEnsinoinvestigativomodelo_Nascimento_2022.pdfapplication/pdf9305749https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/52301/1/Ensinoinvestigativomodelo_Nascimento_2022.pdf826246ae87c8afdce6c548c2cd01470eMD51123456789/523012023-05-09 20:46:16.034oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/52301Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-05-09T23:46:16Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensino investigativo no modelo 5E para o estudo da célula na educação básica
title Ensino investigativo no modelo 5E para o estudo da célula na educação básica
spellingShingle Ensino investigativo no modelo 5E para o estudo da célula na educação básica
Nascimento, Tairone Samuel Almeida do
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Ensino de ciências
Aprendizagem investigativa
Alfabetização científica
Citologia
title_short Ensino investigativo no modelo 5E para o estudo da célula na educação básica
title_full Ensino investigativo no modelo 5E para o estudo da célula na educação básica
title_fullStr Ensino investigativo no modelo 5E para o estudo da célula na educação básica
title_full_unstemmed Ensino investigativo no modelo 5E para o estudo da célula na educação básica
title_sort Ensino investigativo no modelo 5E para o estudo da célula na educação básica
author Nascimento, Tairone Samuel Almeida do
author_facet Nascimento, Tairone Samuel Almeida do
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3272675940524297
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-1606-5015
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2971840301895348
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Almeida, Elinei Araújo de
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-1617-5641
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3865714707038562
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Souza, Giulianna Paiva Viana de Andrade
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Sodré Neto, Luiz
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Tairone Samuel Almeida do
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Costa, Ivaneide Alves Soares da
contributor_str_mv Costa, Ivaneide Alves Soares da
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Ensino de ciências
Aprendizagem investigativa
Alfabetização científica
Citologia
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de ciências
Aprendizagem investigativa
Alfabetização científica
Citologia
description O amplo acesso à informação, demanda de interatividade proporcionada por tecnologias e tomada de decisão frente a diversas questões são aspectos que circundam o cotidiano dos estudantes. Nesse cenário é necessário prepará-los para que compreendam e intervenham com responsabilidade na sua realidade, e assim, o ensino por investigação se concretiza como uma abordagem didática adequada e eficaz. Este trabalho objetiva avaliar as contribuições dessa metodologia com base no modelo instrucional 5Es aliada a recursos tecnológicos, na direção de uma aprendizagem de conteúdos sobre célula contribuindo para alfabetização científica. Para isto foi elaborada e aplicada uma sequência didática sobre o estudo da célula, gerando, como produto educacional, um guia instrucional de apoio didático ao professor. A investigação foi realizada com 33 estudantes do 6º ano do ensino fundamental de uma escola privada de Natal (RN) e os dados foram coletados a partir das atividades da sequência didática durante o estudo. Os resultados evidenciam que os estudantes tinham uma base consistente de informações sobre as células, propondo hipóteses factíveis. Na contextualização social do estudo das células foi possível identificar que os estudantes são capazes de compreender os impactos dos avanços científicos para a sociedade, porém, ainda é um desafio realizar maior engajamento argumentativo. Foi observado bom desempenho dos alunos para a construção de hipóteses, reformulação, organização e síntese de informações, argumentação e legitimação de ideias. O uso de ferramentas tecnológicas utilizadas possibilitou a realização de um trabalho mais colaborativo e criativo na elaboração de produtos das investigações. Dessa forma, a sequência didática investigativa com estas perspectivas contribuiu positivamente para o aprendizado dos estudantes sobre as células e se apresenta como um consistente material de apoio ao professor para aperfeiçoar sua prática.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-08-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-05-09T23:45:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-05-09T23:45:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv NASCIMENTO, Tairone Samuel Almeida do. Ensino investigativo no modelo 5E para o estudo da célula na educação básica. Orientador: Ivaneide Alves Soares da Costa. 2022. 160f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52301
identifier_str_mv NASCIMENTO, Tairone Samuel Almeida do. Ensino investigativo no modelo 5E para o estudo da célula na educação básica. Orientador: Ivaneide Alves Soares da Costa. 2022. 160f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52301
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/52301/1/Ensinoinvestigativomodelo_Nascimento_2022.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 826246ae87c8afdce6c548c2cd01470e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797777767068073984