Ensino investigativo no modelo 5E para o estudo da célula na educação básica
Ano de defesa: | 2022 |
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Orientador(a): | |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
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Programa de Pós-Graduação: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52301 |
Resumo: | O amplo acesso à informação, demanda de interatividade proporcionada por tecnologias e tomada de decisão frente a diversas questões são aspectos que circundam o cotidiano dos estudantes. Nesse cenário é necessário prepará-los para que compreendam e intervenham com responsabilidade na sua realidade, e assim, o ensino por investigação se concretiza como uma abordagem didática adequada e eficaz. Este trabalho objetiva avaliar as contribuições dessa metodologia com base no modelo instrucional 5Es aliada a recursos tecnológicos, na direção de uma aprendizagem de conteúdos sobre célula contribuindo para alfabetização científica. Para isto foi elaborada e aplicada uma sequência didática sobre o estudo da célula, gerando, como produto educacional, um guia instrucional de apoio didático ao professor. A investigação foi realizada com 33 estudantes do 6º ano do ensino fundamental de uma escola privada de Natal (RN) e os dados foram coletados a partir das atividades da sequência didática durante o estudo. Os resultados evidenciam que os estudantes tinham uma base consistente de informações sobre as células, propondo hipóteses factíveis. Na contextualização social do estudo das células foi possível identificar que os estudantes são capazes de compreender os impactos dos avanços científicos para a sociedade, porém, ainda é um desafio realizar maior engajamento argumentativo. Foi observado bom desempenho dos alunos para a construção de hipóteses, reformulação, organização e síntese de informações, argumentação e legitimação de ideias. O uso de ferramentas tecnológicas utilizadas possibilitou a realização de um trabalho mais colaborativo e criativo na elaboração de produtos das investigações. Dessa forma, a sequência didática investigativa com estas perspectivas contribuiu positivamente para o aprendizado dos estudantes sobre as células e se apresenta como um consistente material de apoio ao professor para aperfeiçoar sua prática. |
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Nesse cenário é necessário prepará-los para que compreendam e intervenham com responsabilidade na sua realidade, e assim, o ensino por investigação se concretiza como uma abordagem didática adequada e eficaz. Este trabalho objetiva avaliar as contribuições dessa metodologia com base no modelo instrucional 5Es aliada a recursos tecnológicos, na direção de uma aprendizagem de conteúdos sobre célula contribuindo para alfabetização científica. Para isto foi elaborada e aplicada uma sequência didática sobre o estudo da célula, gerando, como produto educacional, um guia instrucional de apoio didático ao professor. A investigação foi realizada com 33 estudantes do 6º ano do ensino fundamental de uma escola privada de Natal (RN) e os dados foram coletados a partir das atividades da sequência didática durante o estudo. Os resultados evidenciam que os estudantes tinham uma base consistente de informações sobre as células, propondo hipóteses factíveis. Na contextualização social do estudo das células foi possível identificar que os estudantes são capazes de compreender os impactos dos avanços científicos para a sociedade, porém, ainda é um desafio realizar maior engajamento argumentativo. Foi observado bom desempenho dos alunos para a construção de hipóteses, reformulação, organização e síntese de informações, argumentação e legitimação de ideias. O uso de ferramentas tecnológicas utilizadas possibilitou a realização de um trabalho mais colaborativo e criativo na elaboração de produtos das investigações. Dessa forma, a sequência didática investigativa com estas perspectivas contribuiu positivamente para o aprendizado dos estudantes sobre as células e se apresenta como um consistente material de apoio ao professor para aperfeiçoar sua prática.Wide access to information, demand for interactivity provided by technologies and decision-making in the face of various issues are aspects that surround the daily lives of students. In this scenario, it is necessary to prepare them so that they understand and intervene responsibly in their reality, and thus, teaching by investigation becomes an adequate and effective didactic approach. This work aims to evaluate the contributions of this methodology based on the 5Es instructional model combined with technological resources, towards learning content about cell contributing to scientific literacy. For this, a didactic sequence on the study of the cell was elaborated and applied, generating, as an educational product, an instructional guide of didactic support for the teacher. The investigation was carried out with 33 students of the 6th year of elementary education at a private school in Natal (RN) and data were collected from the activities of the didactic sequence during the study. The results show that the students had a consistent base of information about cells, proposing feasible hypotheses. In the social context of the study of cells, it was possible to identify that students are able to understand the impacts of scientific advances on society, however, it is still a challenge to achieve greater argumentative engagement. Good performance of the students was observed for the construction of hypotheses, reformulation, organization and synthesis of information, argumentation and legitimization of ideas. The use of technological tools used made it possible to carry out a more collaborative and creative work in the elaboration of investigation products. Thus, the investigative didactic sequence with these perspectives contributed positively to students' learning about cells and is presented as a consistent support material for teachers to improve their practice.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICAUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAEnsino de ciênciasAprendizagem investigativaAlfabetização científicaCitologiaEnsino investigativo no modelo 5E para o estudo da célula na educação básicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEnsinoinvestigativomodelo_Nascimento_2022.pdfapplication/pdf9305749https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/52301/1/Ensinoinvestigativomodelo_Nascimento_2022.pdf826246ae87c8afdce6c548c2cd01470eMD51123456789/523012023-05-09 20:46:16.034oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/52301Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-05-09T23:46:16Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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