Qualificação das práticas de educação permanente em saúde no âmbito da atenção primária à saúde no estado do Maranhão

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Reis, Thaís Silva dos
Orientador(a): Machado, Flávia Christiane de Azevedo
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO, TRABALHO, EDUCAÇÃO E SAÚDE
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46982
Resumo: A Educação Permanente em Saúde é uma estratégia que visa promover mudanças na realidade do trabalho mediante reflexão crítica e problematizadora. Portanto, pode qualificar continuamente a atenção à saúde, incluindo as práticas de Educação Popular que requerem aporte pedagógico dos profissionais para alinhar objetivos às estratégias desenvolvidas. Neste contexto, a experiência aqui relatada no formato de uma pesquisaação buscou promover a qualificação das atividades educativas dos profissionais da saúde que atuam no âmbito da Atenção Primária à saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) na regional de saúde de São Luís/MA, suscitando reflexões críticas sobre o próprio trabalho a partir dos princípios, lógicas e ferramentas da Educação Popular em Saúde mediante desenvolvimento de oficina de capacitação. Nesta oficina foram avaliados materiais educativos relacionadas ao ciclo de vida gravídico-puerperal da mulher. Esses materiais, uma vez avaliados pelos profissionais participantes foram avaliados por mulheres potenciais usuárias de serviços de saúde. Sinteticamente, foi desenvolvido em cinco fases: 1. Produção de materiais educativos elaborados a partir de uma revisão bibliográfica tradicional sobre os temas: Amamentação, luto gestacional, importância da doula no processo de gestar e parir e violência obstétrica, 2. Desenvolvimento de oficina, 3. Adequação dos materiais às proposições dos profissionais avaliadores,4. Envio dos materiais educativos para uma amostra de mulheres, 5. Adequação dos materiais às observações das usuárias. Participaram da oficina 10 profissionais, sendo 5 encaminhados pelo superintendente da Atenção Primária à Saúde (APS) do estado do Maranhão e 5 profissionais da Escola de Saúde Pública do Estado do Maranhão. A oficina de capacitação, composta por dois encontros de 90 minutos, ocorreu de forma remota pela plataforma Google Meet® em junho de 2021. As dinâmicas utilizadas na oficina foram embasadas na teoria da problematização valendo-se assim de referenciais teóricos para contrapor a prática e suscitar reflexões. Durante a oficina ocorreu validação de conteúdo das cartilhas pelos profissionais para viabilizar posterior avaliação por uma amostra de mulheres. Na perspectiva dos profissionais, havia necessidade de mudar as ilustrações substituindo figuras em forma de desenho por imagens reais a fim de facilitar a identificação de sinais e sintomas e adicionar assuntos não contemplados. Essas indicações foram norteadoras de ajustes. Uma vez realizados, procedeu-se a análise das cartilhas por uma amostra de conveniência de 23 mulheres, maiores de 18 anos de idade com a vivência do processo gestacional há no máximo 6 meses. A avaliação da oficina pelos profissionais, na totalidade dos critérios, obteve juízo de valor satisfatório ou muito satisfatório. Assim acredita-se que a ação de Educação Permanente em Saúde alcançou sua proposição de viabilizar uma maior apreensão sobre as práticas de educação popular em saúde. A perspectiva deste estudo é contribuir para a qualificação dessas práticas à medida que esses profissionais implementem na práxis o apreendido.
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Portanto, pode qualificar continuamente a atenção à saúde, incluindo as práticas de Educação Popular que requerem aporte pedagógico dos profissionais para alinhar objetivos às estratégias desenvolvidas. Neste contexto, a experiência aqui relatada no formato de uma pesquisaação buscou promover a qualificação das atividades educativas dos profissionais da saúde que atuam no âmbito da Atenção Primária à saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) na regional de saúde de São Luís/MA, suscitando reflexões críticas sobre o próprio trabalho a partir dos princípios, lógicas e ferramentas da Educação Popular em Saúde mediante desenvolvimento de oficina de capacitação. Nesta oficina foram avaliados materiais educativos relacionadas ao ciclo de vida gravídico-puerperal da mulher. Esses materiais, uma vez avaliados pelos profissionais participantes foram avaliados por mulheres potenciais usuárias de serviços de saúde. Sinteticamente, foi desenvolvido em cinco fases: 1. Produção de materiais educativos elaborados a partir de uma revisão bibliográfica tradicional sobre os temas: Amamentação, luto gestacional, importância da doula no processo de gestar e parir e violência obstétrica, 2. Desenvolvimento de oficina, 3. Adequação dos materiais às proposições dos profissionais avaliadores,4. Envio dos materiais educativos para uma amostra de mulheres, 5. Adequação dos materiais às observações das usuárias. Participaram da oficina 10 profissionais, sendo 5 encaminhados pelo superintendente da Atenção Primária à Saúde (APS) do estado do Maranhão e 5 profissionais da Escola de Saúde Pública do Estado do Maranhão. A oficina de capacitação, composta por dois encontros de 90 minutos, ocorreu de forma remota pela plataforma Google Meet® em junho de 2021. As dinâmicas utilizadas na oficina foram embasadas na teoria da problematização valendo-se assim de referenciais teóricos para contrapor a prática e suscitar reflexões. Durante a oficina ocorreu validação de conteúdo das cartilhas pelos profissionais para viabilizar posterior avaliação por uma amostra de mulheres. Na perspectiva dos profissionais, havia necessidade de mudar as ilustrações substituindo figuras em forma de desenho por imagens reais a fim de facilitar a identificação de sinais e sintomas e adicionar assuntos não contemplados. Essas indicações foram norteadoras de ajustes. Uma vez realizados, procedeu-se a análise das cartilhas por uma amostra de conveniência de 23 mulheres, maiores de 18 anos de idade com a vivência do processo gestacional há no máximo 6 meses. A avaliação da oficina pelos profissionais, na totalidade dos critérios, obteve juízo de valor satisfatório ou muito satisfatório. Assim acredita-se que a ação de Educação Permanente em Saúde alcançou sua proposição de viabilizar uma maior apreensão sobre as práticas de educação popular em saúde. A perspectiva deste estudo é contribuir para a qualificação dessas práticas à medida que esses profissionais implementem na práxis o apreendido.Permanente Health Education is a strategy that aims to promote changes in the reality of work through critical and problematizing reflection. Therefore, it can continuously qualify health care, including Popular Education practices that require pedagogical input from professionals to align objectives with developed strategies. In this context, the experience reported here in the form of an action research sought to promote the qualification of the educational activities of health professionals who work in the scope of Primary Health Care in the Health Unique System (SUS) in the regional health area of São Luís/MA, raising critical reflections on the work itself based on the principles, logics and tools of Popular Education in Health through the development of a training workshop. In this workshop, educational materials related to the pregnancy-puerperal life cycle of women were evaluated. These materials, once evaluated by the participating professionals, were evaluated by potential users of health services. Briefly, it was developed in five phases: 1. Production of educational materials based on a traditional literature review on the themes: Breastfeeding, gestational grief, the importance of the doula in the process of gestation and giving birth, and obstetric violence, 2. Development of a workshop, 3. Adequacy of materials to the proposals of professional evaluators,4. Sending educational materials to a sample of women, 5. Suitability of materials to users' observations. Ten professionals participated in the workshop, 5 of which were referred by the superintendent of primary health care (PHC) of the state of Maranhão and 5 professionals from the School of Public Health of the State of Maranhão. The training workshop, consisting of two 90-minute meetings, took place remotely via the Google Meet® platform in June 2021. The dynamics used in the workshop were based on the problematization theory, thus using theoretical frameworks to contrast practice and raise reflections. During the workshop, the content of the booklets was validated by professionals to enable further evaluation by a sample of women. From the perspective of the professionals, there was a need to change the illustrations, replacing figures in the form of drawings with real images in order to facilitate the identification of signs and symptoms and add issues not covered. These indications guided adjustments. Once performed, the booklets were analyzed using a convenience sample of 23 women, over 18 years of age, with experience of the gestational process for a maximum of 6 months. The evaluation of the workshop by the professionals, in all the criteria, obtained a satisfactory or very satisfactory judgment. Thus, it is believed that the action of Permanente Health Education reached its proposition of enabling a greater apprehension about the practices of popular education in health. The perspective of this study is to contribute to the qualification of these practices as these professionals implement what has been learned in the praxis.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO, TRABALHO, EDUCAÇÃO E SAÚDEUFRNBrasilEducação em saúdeCapacitação de recursos humanos em saúdeMateriais educativos e de divulgaçãoAtenção primária à saúdeQualificação das práticas de educação permanente em saúde no âmbito da atenção primária à saúde no estado do Maranhãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALQualificacaopraticaseducacao_Reis_2021.pdfapplication/pdf597098https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46982/1/Qualificacaopraticaseducacao_Reis_2021.pdfabf139f4f8ccf154d2441172c947e6a1MD51123456789/469822022-05-02 12:47:11.768oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/46982Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-02T15:47:11Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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