Desenvolvimento da unidade temática jogo em duas realidades escolares diferentes
Ano de defesa: | 2020 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Programa de Pós-Graduação: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA EM REDE NACIONAL
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29610 |
Resumo: | A Educação Física se apropria do esporte, do jogo, da ginástica, da dança, da luta, dentre outras atividades, como manifestações corporais presentes na sociedade, neste trabalho, o jogo como unidade temática na sua prática pedagógica escolar merece mais atenção no tocante às suas possibilidades em realidades distintas. Nesse sentido, trazemos o jogo enquanto conteúdo e estratégia pedagógica, mas nosso foco principal é discorrer sobre as diferentes nuances (espaços, materiais, planejamento participativo, protagonismo do aluno, desenvolvimento da unidade temática, entre outros) de duas unidades escolares diferentes, que, por si só, demandam uma série de fatores distintos que têm grande relevância em ser discutidos, a saber: realidade geográfica, social, econômica, municípios, organizações internas, culturas, bem como fatores a serem conhecidos a partir desta pesquisa. Fatores esses que estão presentes na vida de muitos professores que dividem sua trajetória docente em mais de uma escola. A presente pesquisa buscou, a partir de um relato de intervenção, analisar o desenvolvimento da unidade temática jogo em duas escolas de Ensino Fundamental II. Os resultados apontam semelhanças e diferenças entre ambas as escolas. Como fatores potenciais, destacamos o planejamento participativo, a utilização de diferentes espaços dentro e fora da escola, a confecção de alguns materiais utilizados e diferentes formas de avaliação. No tocante aos fatores limitantes, identificamos as limitações de espaço, como a quadra descoberta, e algumas problemáticas como a indisciplina e o afastamento de alguns alunos nas aulas. Esses processos fazem parte da Educação Física escolar e têm em sua discussão grande relevância para a área. |
id |
UFRN_9e9cf298c4ec55bc8451fb0afcb40967 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/29610 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Oliveira, Jorge Alexandre Maia deSantos, Antonio de Pádua dosKunz, ElenorSurdi, Aguinaldo César2020-07-14T17:40:13Z2020-07-14T17:40:13Z2020-03-05OLIVEIRA, Jorge Alexandre Maia de. Desenvolvimento da unidade temática jogo em duas realidades escolares diferentes. 2020. 98f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29610A Educação Física se apropria do esporte, do jogo, da ginástica, da dança, da luta, dentre outras atividades, como manifestações corporais presentes na sociedade, neste trabalho, o jogo como unidade temática na sua prática pedagógica escolar merece mais atenção no tocante às suas possibilidades em realidades distintas. Nesse sentido, trazemos o jogo enquanto conteúdo e estratégia pedagógica, mas nosso foco principal é discorrer sobre as diferentes nuances (espaços, materiais, planejamento participativo, protagonismo do aluno, desenvolvimento da unidade temática, entre outros) de duas unidades escolares diferentes, que, por si só, demandam uma série de fatores distintos que têm grande relevância em ser discutidos, a saber: realidade geográfica, social, econômica, municípios, organizações internas, culturas, bem como fatores a serem conhecidos a partir desta pesquisa. Fatores esses que estão presentes na vida de muitos professores que dividem sua trajetória docente em mais de uma escola. A presente pesquisa buscou, a partir de um relato de intervenção, analisar o desenvolvimento da unidade temática jogo em duas escolas de Ensino Fundamental II. Os resultados apontam semelhanças e diferenças entre ambas as escolas. Como fatores potenciais, destacamos o planejamento participativo, a utilização de diferentes espaços dentro e fora da escola, a confecção de alguns materiais utilizados e diferentes formas de avaliação. No tocante aos fatores limitantes, identificamos as limitações de espaço, como a quadra descoberta, e algumas problemáticas como a indisciplina e o afastamento de alguns alunos nas aulas. Esses processos fazem parte da Educação Física escolar e têm em sua discussão grande relevância para a área.Sport, games, gymnastics, dance, fighting, among other activities, are bodily manifestations present in society, which Physical Education appropriates as content in its school pedagogical practice. In this sense, we bring the game as content and pedagogical strategy, but our main focus is to discuss the different nuances (spaces, materials, participatory planning, student protagonism, development of the thematic unit, among others) of two different school units, which, by themselves, they demand a series of distinct factors that are highly relevant to be discussed, namely: geographic, social, economic reality, municipalities, internal organizations, cultures, as well as factors to be known from this research. These factors are present in the lives of many teachers who share their teaching trajectory in more than one school. The present research sought, from an intervention report, to analyze the development of the thematic game unit in two elementary schools. The results show similarities and differences between both schools. As potential factors, we highlight participatory planning, the use of different spaces inside and outside the school, the making of some materials used and different forms of assessment. With regard to limiting factors, we identified space limitations, such as the open court, and some problems such as indiscipline and the withdrawal of some students from classes. These processes are part of school Physical Education and have a great relevance for the area in their discussion.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA EM REDE NACIONALUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICAJogoEducação FísicaEscolaDesenvolvimento da unidade temática jogo em duas realidades escolares diferentesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALDesenvolvimentounidadetematica_Oliveira_2020.pdfapplication/pdf2148316https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29610/1/Desenvolvimentounidadetematica_Oliveira_2020.pdf0c115abd9ecb5f6b7637862695275fc0MD51TEXTDesenvolvimentounidadetematica_Oliveira_2020.pdf.txtDesenvolvimentounidadetematica_Oliveira_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain199585https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29610/2/Desenvolvimentounidadetematica_Oliveira_2020.pdf.txt434ed818ca5f2c54811887164033e721MD52THUMBNAILDesenvolvimentounidadetematica_Oliveira_2020.pdf.jpgDesenvolvimentounidadetematica_Oliveira_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1203https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29610/3/Desenvolvimentounidadetematica_Oliveira_2020.pdf.jpga0c4cf1ed68e3164163838e6852cf990MD53123456789/296102020-07-19 04:45:32.06oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/29610Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-07-19T07:45:32Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Desenvolvimento da unidade temática jogo em duas realidades escolares diferentes |
title |
Desenvolvimento da unidade temática jogo em duas realidades escolares diferentes |
spellingShingle |
Desenvolvimento da unidade temática jogo em duas realidades escolares diferentes Oliveira, Jorge Alexandre Maia de CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA Jogo Educação Física Escola |
title_short |
Desenvolvimento da unidade temática jogo em duas realidades escolares diferentes |
title_full |
Desenvolvimento da unidade temática jogo em duas realidades escolares diferentes |
title_fullStr |
Desenvolvimento da unidade temática jogo em duas realidades escolares diferentes |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento da unidade temática jogo em duas realidades escolares diferentes |
title_sort |
Desenvolvimento da unidade temática jogo em duas realidades escolares diferentes |
author |
Oliveira, Jorge Alexandre Maia de |
author_facet |
Oliveira, Jorge Alexandre Maia de |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Santos, Antonio de Pádua dos |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Kunz, Elenor |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Jorge Alexandre Maia de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Surdi, Aguinaldo César |
contributor_str_mv |
Surdi, Aguinaldo César |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA Jogo Educação Física Escola |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogo Educação Física Escola |
description |
A Educação Física se apropria do esporte, do jogo, da ginástica, da dança, da luta, dentre outras atividades, como manifestações corporais presentes na sociedade, neste trabalho, o jogo como unidade temática na sua prática pedagógica escolar merece mais atenção no tocante às suas possibilidades em realidades distintas. Nesse sentido, trazemos o jogo enquanto conteúdo e estratégia pedagógica, mas nosso foco principal é discorrer sobre as diferentes nuances (espaços, materiais, planejamento participativo, protagonismo do aluno, desenvolvimento da unidade temática, entre outros) de duas unidades escolares diferentes, que, por si só, demandam uma série de fatores distintos que têm grande relevância em ser discutidos, a saber: realidade geográfica, social, econômica, municípios, organizações internas, culturas, bem como fatores a serem conhecidos a partir desta pesquisa. Fatores esses que estão presentes na vida de muitos professores que dividem sua trajetória docente em mais de uma escola. A presente pesquisa buscou, a partir de um relato de intervenção, analisar o desenvolvimento da unidade temática jogo em duas escolas de Ensino Fundamental II. Os resultados apontam semelhanças e diferenças entre ambas as escolas. Como fatores potenciais, destacamos o planejamento participativo, a utilização de diferentes espaços dentro e fora da escola, a confecção de alguns materiais utilizados e diferentes formas de avaliação. No tocante aos fatores limitantes, identificamos as limitações de espaço, como a quadra descoberta, e algumas problemáticas como a indisciplina e o afastamento de alguns alunos nas aulas. Esses processos fazem parte da Educação Física escolar e têm em sua discussão grande relevância para a área. |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-07-14T17:40:13Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-07-14T17:40:13Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-03-05 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Jorge Alexandre Maia de. Desenvolvimento da unidade temática jogo em duas realidades escolares diferentes. 2020. 98f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29610 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Jorge Alexandre Maia de. Desenvolvimento da unidade temática jogo em duas realidades escolares diferentes. 2020. 98f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29610 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA EM REDE NACIONAL |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29610/1/Desenvolvimentounidadetematica_Oliveira_2020.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29610/2/Desenvolvimentounidadetematica_Oliveira_2020.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29610/3/Desenvolvimentounidadetematica_Oliveira_2020.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0c115abd9ecb5f6b7637862695275fc0 434ed818ca5f2c54811887164033e721 a0c4cf1ed68e3164163838e6852cf990 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1796767137097842688 |