Desenvolvimento da unidade temática jogo em duas realidades escolares diferentes

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Oliveira, Jorge Alexandre Maia de
Orientador(a): Surdi, Aguinaldo César
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA EM REDE NACIONAL
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29610
Resumo: A Educação Física se apropria do esporte, do jogo, da ginástica, da dança, da luta, dentre outras atividades, como manifestações corporais presentes na sociedade, neste trabalho, o jogo como unidade temática na sua prática pedagógica escolar merece mais atenção no tocante às suas possibilidades em realidades distintas. Nesse sentido, trazemos o jogo enquanto conteúdo e estratégia pedagógica, mas nosso foco principal é discorrer sobre as diferentes nuances (espaços, materiais, planejamento participativo, protagonismo do aluno, desenvolvimento da unidade temática, entre outros) de duas unidades escolares diferentes, que, por si só, demandam uma série de fatores distintos que têm grande relevância em ser discutidos, a saber: realidade geográfica, social, econômica, municípios, organizações internas, culturas, bem como fatores a serem conhecidos a partir desta pesquisa. Fatores esses que estão presentes na vida de muitos professores que dividem sua trajetória docente em mais de uma escola. A presente pesquisa buscou, a partir de um relato de intervenção, analisar o desenvolvimento da unidade temática jogo em duas escolas de Ensino Fundamental II. Os resultados apontam semelhanças e diferenças entre ambas as escolas. Como fatores potenciais, destacamos o planejamento participativo, a utilização de diferentes espaços dentro e fora da escola, a confecção de alguns materiais utilizados e diferentes formas de avaliação. No tocante aos fatores limitantes, identificamos as limitações de espaço, como a quadra descoberta, e algumas problemáticas como a indisciplina e o afastamento de alguns alunos nas aulas. Esses processos fazem parte da Educação Física escolar e têm em sua discussão grande relevância para a área.
id UFRN_9e9cf298c4ec55bc8451fb0afcb40967
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/29610
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Oliveira, Jorge Alexandre Maia deSantos, Antonio de Pádua dosKunz, ElenorSurdi, Aguinaldo César2020-07-14T17:40:13Z2020-07-14T17:40:13Z2020-03-05OLIVEIRA, Jorge Alexandre Maia de. Desenvolvimento da unidade temática jogo em duas realidades escolares diferentes. 2020. 98f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29610A Educação Física se apropria do esporte, do jogo, da ginástica, da dança, da luta, dentre outras atividades, como manifestações corporais presentes na sociedade, neste trabalho, o jogo como unidade temática na sua prática pedagógica escolar merece mais atenção no tocante às suas possibilidades em realidades distintas. Nesse sentido, trazemos o jogo enquanto conteúdo e estratégia pedagógica, mas nosso foco principal é discorrer sobre as diferentes nuances (espaços, materiais, planejamento participativo, protagonismo do aluno, desenvolvimento da unidade temática, entre outros) de duas unidades escolares diferentes, que, por si só, demandam uma série de fatores distintos que têm grande relevância em ser discutidos, a saber: realidade geográfica, social, econômica, municípios, organizações internas, culturas, bem como fatores a serem conhecidos a partir desta pesquisa. Fatores esses que estão presentes na vida de muitos professores que dividem sua trajetória docente em mais de uma escola. A presente pesquisa buscou, a partir de um relato de intervenção, analisar o desenvolvimento da unidade temática jogo em duas escolas de Ensino Fundamental II. Os resultados apontam semelhanças e diferenças entre ambas as escolas. Como fatores potenciais, destacamos o planejamento participativo, a utilização de diferentes espaços dentro e fora da escola, a confecção de alguns materiais utilizados e diferentes formas de avaliação. No tocante aos fatores limitantes, identificamos as limitações de espaço, como a quadra descoberta, e algumas problemáticas como a indisciplina e o afastamento de alguns alunos nas aulas. Esses processos fazem parte da Educação Física escolar e têm em sua discussão grande relevância para a área.Sport, games, gymnastics, dance, fighting, among other activities, are bodily manifestations present in society, which Physical Education appropriates as content in its school pedagogical practice. In this sense, we bring the game as content and pedagogical strategy, but our main focus is to discuss the different nuances (spaces, materials, participatory planning, student protagonism, development of the thematic unit, among others) of two different school units, which, by themselves, they demand a series of distinct factors that are highly relevant to be discussed, namely: geographic, social, economic reality, municipalities, internal organizations, cultures, as well as factors to be known from this research. These factors are present in the lives of many teachers who share their teaching trajectory in more than one school. The present research sought, from an intervention report, to analyze the development of the thematic game unit in two elementary schools. The results show similarities and differences between both schools. As potential factors, we highlight participatory planning, the use of different spaces inside and outside the school, the making of some materials used and different forms of assessment. With regard to limiting factors, we identified space limitations, such as the open court, and some problems such as indiscipline and the withdrawal of some students from classes. These processes are part of school Physical Education and have a great relevance for the area in their discussion.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA EM REDE NACIONALUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICAJogoEducação FísicaEscolaDesenvolvimento da unidade temática jogo em duas realidades escolares diferentesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALDesenvolvimentounidadetematica_Oliveira_2020.pdfapplication/pdf2148316https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29610/1/Desenvolvimentounidadetematica_Oliveira_2020.pdf0c115abd9ecb5f6b7637862695275fc0MD51TEXTDesenvolvimentounidadetematica_Oliveira_2020.pdf.txtDesenvolvimentounidadetematica_Oliveira_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain199585https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29610/2/Desenvolvimentounidadetematica_Oliveira_2020.pdf.txt434ed818ca5f2c54811887164033e721MD52THUMBNAILDesenvolvimentounidadetematica_Oliveira_2020.pdf.jpgDesenvolvimentounidadetematica_Oliveira_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1203https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29610/3/Desenvolvimentounidadetematica_Oliveira_2020.pdf.jpga0c4cf1ed68e3164163838e6852cf990MD53123456789/296102020-07-19 04:45:32.06oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/29610Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-07-19T07:45:32Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desenvolvimento da unidade temática jogo em duas realidades escolares diferentes
title Desenvolvimento da unidade temática jogo em duas realidades escolares diferentes
spellingShingle Desenvolvimento da unidade temática jogo em duas realidades escolares diferentes
Oliveira, Jorge Alexandre Maia de
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Jogo
Educação Física
Escola
title_short Desenvolvimento da unidade temática jogo em duas realidades escolares diferentes
title_full Desenvolvimento da unidade temática jogo em duas realidades escolares diferentes
title_fullStr Desenvolvimento da unidade temática jogo em duas realidades escolares diferentes
title_full_unstemmed Desenvolvimento da unidade temática jogo em duas realidades escolares diferentes
title_sort Desenvolvimento da unidade temática jogo em duas realidades escolares diferentes
author Oliveira, Jorge Alexandre Maia de
author_facet Oliveira, Jorge Alexandre Maia de
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Santos, Antonio de Pádua dos
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Kunz, Elenor
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Jorge Alexandre Maia de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Surdi, Aguinaldo César
contributor_str_mv Surdi, Aguinaldo César
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
topic CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Jogo
Educação Física
Escola
dc.subject.por.fl_str_mv Jogo
Educação Física
Escola
description A Educação Física se apropria do esporte, do jogo, da ginástica, da dança, da luta, dentre outras atividades, como manifestações corporais presentes na sociedade, neste trabalho, o jogo como unidade temática na sua prática pedagógica escolar merece mais atenção no tocante às suas possibilidades em realidades distintas. Nesse sentido, trazemos o jogo enquanto conteúdo e estratégia pedagógica, mas nosso foco principal é discorrer sobre as diferentes nuances (espaços, materiais, planejamento participativo, protagonismo do aluno, desenvolvimento da unidade temática, entre outros) de duas unidades escolares diferentes, que, por si só, demandam uma série de fatores distintos que têm grande relevância em ser discutidos, a saber: realidade geográfica, social, econômica, municípios, organizações internas, culturas, bem como fatores a serem conhecidos a partir desta pesquisa. Fatores esses que estão presentes na vida de muitos professores que dividem sua trajetória docente em mais de uma escola. A presente pesquisa buscou, a partir de um relato de intervenção, analisar o desenvolvimento da unidade temática jogo em duas escolas de Ensino Fundamental II. Os resultados apontam semelhanças e diferenças entre ambas as escolas. Como fatores potenciais, destacamos o planejamento participativo, a utilização de diferentes espaços dentro e fora da escola, a confecção de alguns materiais utilizados e diferentes formas de avaliação. No tocante aos fatores limitantes, identificamos as limitações de espaço, como a quadra descoberta, e algumas problemáticas como a indisciplina e o afastamento de alguns alunos nas aulas. Esses processos fazem parte da Educação Física escolar e têm em sua discussão grande relevância para a área.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-07-14T17:40:13Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-07-14T17:40:13Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-03-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv OLIVEIRA, Jorge Alexandre Maia de. Desenvolvimento da unidade temática jogo em duas realidades escolares diferentes. 2020. 98f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29610
identifier_str_mv OLIVEIRA, Jorge Alexandre Maia de. Desenvolvimento da unidade temática jogo em duas realidades escolares diferentes. 2020. 98f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29610
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA EM REDE NACIONAL
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29610/1/Desenvolvimentounidadetematica_Oliveira_2020.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29610/2/Desenvolvimentounidadetematica_Oliveira_2020.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29610/3/Desenvolvimentounidadetematica_Oliveira_2020.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0c115abd9ecb5f6b7637862695275fc0
434ed818ca5f2c54811887164033e721
a0c4cf1ed68e3164163838e6852cf990
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1796767137097842688