Práticas de leitura e escrita no 6°ano: as fábulas na sala de aula

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Lima, Jacqueline Andrade dos Santos
Orientador(a): Marcolino, Francisco Fábio Vieira
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - PROFLETRAS NATAL
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46926
Resumo: A prática da leitura literária em sala de aula, a qual leve em consideração as experiências subjetivas dos leitores, apresenta-se como elemento basilar para a aquisição de significados dessas leituras, bem como suas possíveis ressignificações e reescritas por parte dos alunos. Todavia, práticas nas quais o texto literário é apresentado apenas para servir de mote para a exposição dos conteúdos, negligenciando a subjetividade do sujeito leitor, ainda ocorrem. Dessa forma, metodologias diferenciadas fazem-se necessárias na tentativa da promoção do letramento literário dentro do espaço escolar. Como possibilidade de contribuição para a formação de um aluno leitor e também com proficiência de escrita, elaboramos uma proposta de sequência básica a partir de Cosson (2018), utilizando o gênero literário fábula. Temos como objetivo o exercício de práticas de leitura e reescrita dos textos em turmas de 6° ano do Ensino Fundamental – Anos Finais. A proposição desse trabalho corrobora com a inserção da subjetividade do aluno nas leituras dos textos e principalmente em sua escrita, associando-a a sua leitura de mundo. Na sequência básica que será o produto final desta pesquisa, o aluno fará a leitura das obras e, a partir delas, será autor de sua própria fábula, tornando-o protagonista no processo de letramento literário. Para fundamentação teórica utilizamos as obras de Cosson (2018, 2019), Oliveira (2011), Candido (1995), Rouxel (2013, 2014), Santos (2003), além de fundamentar o trabalho didático nas competências e habilidades da BNCC. Consideramos, finalmente, que o letramento literário como prática pedagógica pode contribuir com a formação crítica do aluno, estimulando a sua autonomia de escritores capazes de contextualizarem nas obras lidas as suas vivências.
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Todavia, práticas nas quais o texto literário é apresentado apenas para servir de mote para a exposição dos conteúdos, negligenciando a subjetividade do sujeito leitor, ainda ocorrem. Dessa forma, metodologias diferenciadas fazem-se necessárias na tentativa da promoção do letramento literário dentro do espaço escolar. Como possibilidade de contribuição para a formação de um aluno leitor e também com proficiência de escrita, elaboramos uma proposta de sequência básica a partir de Cosson (2018), utilizando o gênero literário fábula. Temos como objetivo o exercício de práticas de leitura e reescrita dos textos em turmas de 6° ano do Ensino Fundamental – Anos Finais. A proposição desse trabalho corrobora com a inserção da subjetividade do aluno nas leituras dos textos e principalmente em sua escrita, associando-a a sua leitura de mundo. Na sequência básica que será o produto final desta pesquisa, o aluno fará a leitura das obras e, a partir delas, será autor de sua própria fábula, tornando-o protagonista no processo de letramento literário. Para fundamentação teórica utilizamos as obras de Cosson (2018, 2019), Oliveira (2011), Candido (1995), Rouxel (2013, 2014), Santos (2003), além de fundamentar o trabalho didático nas competências e habilidades da BNCC. Consideramos, finalmente, que o letramento literário como prática pedagógica pode contribuir com a formação crítica do aluno, estimulando a sua autonomia de escritores capazes de contextualizarem nas obras lidas as suas vivências.The practice of literary reading in the classroom, which takes into consideration the subjective experiences of the readers, presents itself as a basic element for the acquisition of the meanings of these readings, as well as their possible resignifications and rewritten by the students. However, practices which the literary text is presented only to serve as a motto for the exposure of contents, neglecting the subjectivity of the subject reader, still occur. Therefore, differentiated methodologies are necessary in the attempt to promote literary literacy within the school space. As a possibility of contributing to the formation of a student reader and also with writing proficiency, we have elaborated a proposal of basic sequence from Cosson (2018), using the literary genre fable. Our objective is to practice reading and rewriting texts in 6th grade classes of Elementary School – Final Years. The proposition of this work corroborates with the insertion of the subjectivity of the student in the reading of the texts and mainly in his writing, associating it with his reading of the world. In the basic sequence that will be the final product of this research, the student will read the works and, from them, will be the author of his own fable, making him a protagonist in the process of literary literacy. For theoretical basis we use the works of Cosson (2018, 2019), Oliveira (2011), Candido (1995), Rouxel (2013, 2014), Santos (2003), in addition to basing the didactic work on the skills and abilities of the BNCC. Finally, we consider that literary literacy as a pedagogical practice can contribute to the critical formation of students, stimulating their autonomy as writers capable of contextualizing their experiences in the works they read.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - PROFLETRAS NATALUFRNBrasilLetramento literárioGênero fábulaLeitura subjetivaPráticas de leitura e escrita no 6°ano: as fábulas na sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALPraticasleituraescrita_Lima_2021.pdfapplication/pdf1080025https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46926/1/Praticasleituraescrita_Lima_2021.pdf81ef897f770a21fdd836ceb8ecdcaa3eMD51123456789/469262022-05-02 12:49:59.846oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/46926Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-02T15:49:59Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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