O seminário na escola: ensino e análise do gênero

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Melo, Josiane da Silva
Orientador(a): Rocha, Ana Virginia Lima Da Silva
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - PROFLETRAS NATAL
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30677
Resumo: O presente trabalho surgiu a partir da preocupação ao pouco espaço oferecido à modalidade oral em sala de aula, bem como à falta de orientação e organização no desenvolvimento dessa prática, especialmente na produção do seminário, foco da nossa pesquisa. À vista disso, pretendemos contribuir para o desenvolvimento da produção oral em sala de aula, visando refletir sobre essa atividade, por meio da análise de uma intervenção didática com o gênero seminário em uma turma do nono ano do Ensino Fundamental. Para isso, apoiamo-nos nas concepções teóricas de Bakhtin (2011), Marcuschi (2002, 2007, 2008, 2010), Schneuwly (2004), Travaglia (2013), Bronckart (1999) e nos PCN’s (1997) no que concerne aos estudos do gênero e da oralidade, aplicadas ao modelo didático de seminário apresentado por Dolz et. al. (2004). O estudo se trata de uma pesquisa-ação que está associada à abordagem qualitativa e como estratégia metodológica trabalhamos com a sequência didática como posta por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). O corpus desta pesquisa constituiu-se de gravações transcritas de três apresentações de seminário, nas quais propomo-nos analisar a possível influência das condições de produção na elaboração e apresentação do seminário, bem como a apropriação, pelos alunos, da organização interna do seminário e de suas propriedades linguísticas. Nessa direção, a análise revela que parte das dificuldades apresentadas pelos alunos é imposta pelo contexto em que são produzidos os seminários e que, por isso, o professor, quando possível, deve intervir para que as ações propiciadas pelas condições de produção dos seminários sejam em grande parte positivas. Revela, também, que a estrutura e as propriedades linguísticas do gênero foram parcialmente atendidas pelos estudantes, sendo reveladas, muitas vezes, de maneira inadequada no que diz respeito à formalidade exigida pelo gênero ou mesmo pela ausência de elementos linguísticos essenciais para a compreensão e progressão textual. Desse modo, reconhecemos a importância de um ensino sistemático do seminário em que sejam trabalhados com os alunos não apenas o conteúdo temático como geralmente acontece, mas também a construção composicional e linguística, os quais consideramos relevantes para o estudo do gênero.
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Para isso, apoiamo-nos nas concepções teóricas de Bakhtin (2011), Marcuschi (2002, 2007, 2008, 2010), Schneuwly (2004), Travaglia (2013), Bronckart (1999) e nos PCN’s (1997) no que concerne aos estudos do gênero e da oralidade, aplicadas ao modelo didático de seminário apresentado por Dolz et. al. (2004). O estudo se trata de uma pesquisa-ação que está associada à abordagem qualitativa e como estratégia metodológica trabalhamos com a sequência didática como posta por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). O corpus desta pesquisa constituiu-se de gravações transcritas de três apresentações de seminário, nas quais propomo-nos analisar a possível influência das condições de produção na elaboração e apresentação do seminário, bem como a apropriação, pelos alunos, da organização interna do seminário e de suas propriedades linguísticas. Nessa direção, a análise revela que parte das dificuldades apresentadas pelos alunos é imposta pelo contexto em que são produzidos os seminários e que, por isso, o professor, quando possível, deve intervir para que as ações propiciadas pelas condições de produção dos seminários sejam em grande parte positivas. Revela, também, que a estrutura e as propriedades linguísticas do gênero foram parcialmente atendidas pelos estudantes, sendo reveladas, muitas vezes, de maneira inadequada no que diz respeito à formalidade exigida pelo gênero ou mesmo pela ausência de elementos linguísticos essenciais para a compreensão e progressão textual. Desse modo, reconhecemos a importância de um ensino sistemático do seminário em que sejam trabalhados com os alunos não apenas o conteúdo temático como geralmente acontece, mas também a construção composicional e linguística, os quais consideramos relevantes para o estudo do gênero.This work arose from our concerns with the insufficient space given to the oral modality in classrooms, as well as the lack of orientation and organization in the development of this practice, especially when we consider the school seminar, which is the focus of our research. Due to that, we aim to contribute to the development of oral production in classrooms and to a reflection upon this activity. We do that by means of the analysis of a didactic intervention based on school seminars in a ninth level group of middle school. This research is relied on the theoretical conceptions of Bakhtin (2011), Marcuschi (2002; 2007; 2008; 2010), Schneuwly (2004), Travaglia (2013), Bronckart (1999). It is also based on the PCNs (1997) regarding the studies of Orality applied to the didactic model made by Dolz et.al.(2004). This study is qualitative research to analyze the results of an action research which consisted in the application of the didactic sequence for school seminars proposed by Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004). The corpus is consisted of transcript recordings from the seminar presentations, in which we attempted to analyze the possible influence of the producing conditions of the elaboration and presentation of seminars, as well as the students’ appropriation of their internal organization and their linguistic properties. The analysis reveals that part of the difficulties of the students is imposed by the context of the production of seminars. Due to that, teachers should intervene as always as possible to make the most positive of the actions related to the condition and production of seminars. The analysis also shows that the seminar genre structure and its linguistic properties were partially achieved by the students. Frequently, these properties emerged in an inappropriate manner, lacking formal and linguistic elements which are crucial to the comprehension and progression of the text. Considering that, we recognize the importance of a systemic teaching of the school seminar, in which the students could be exposed not only to the thematic content, but also to the compositional structure and linguistic construction, which we consider to be extremely relevant to the study of the genreUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - PROFLETRAS NATALUFRNBrasilGêneroOralidadeSeminárioSequência didáticaGenreOralitySchool seminarsDidactic sequenceO seminário na escola: ensino e análise do gêneroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTJosianeDaSilvaMelo_DISSERT.pdf.txtJosianeDaSilvaMelo_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain235798https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30677/2/JosianeDaSilvaMelo_DISSERT.pdf.txt0124d6b0b56193ada633063304a13ae8MD52THUMBNAILJosianeDaSilvaMelo_DISSERT.pdf.jpgJosianeDaSilvaMelo_DISSERT.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1207https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30677/3/JosianeDaSilvaMelo_DISSERT.pdf.jpgc44301a354b9da501fce9a9e93ed02b9MD53ORIGINALJosianeDaSilvaMelo_DISSERT.pdfapplication/pdf910564https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30677/1/JosianeDaSilvaMelo_DISSERT.pdfd7c94b9bbb4ad01828c6bcffbedbd473MD51123456789/306772020-11-29 04:46:51.228oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/30677Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-11-29T07:46:51Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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