Solidão, eu não me pertenço: flutuações literárias e crise identitária nas versões de roteiro e filme em Mister Lonely, de Harmony Korine

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Formiga, Guilherme Mateus Maniçoba
Orientador(a): Barbosa, Márcio Venicio
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32609
Resumo: Este trabalho intenciona provocar discussões acerca do roteiro cinematográfico enquanto gênero possível dentro do campo da Literatura, considerando suas múltiplas faces de escritura e concebimento imagético que confrontram paradigmas tradicionais em torno de sua própria natureza escrita. Verificaremos, no percurso, elementos de estrutura e conteúdo que permitem o aguçamento argumentativo para determinado estudo, alçando possibilidades interpretativas sobre a fluidez do gênero, usualmente considerado técnico e, portanto, não literário, em detrimento das aproximações que apresenta com a linguagem e a forma essencialmente poéticas. Também pretendemos apresentar uma leitura analítica da obra Mister Lonely, do cineasta Harmony Korine, em suas duas versões: o roteiro e o filme, a fim de proporcionar apreciações que se debrucem sobre ambas as configurações, por intento de valorizar tanto a peça fílmica quanto a escrita. Além disso, intencionamos verificar como acontece a crise de identidade na narrativa, tomada pelas personagens, especialmente o protagonista. A obra em questão apresenta, em ambas as formas de manifestação, configurações cabíveis dentro da noção de arte literária, especialmente quando se trata do roteiro, o gênero escrito, que dispõe de elementos estéticos sintáticos e semânticos de apreciação. Para suporte, teremos como itinerário teórico autores que versam a respeito de temas relativos à literatura, como Eagleton (2006- 2012), Lajolo (1995), Roland Barthes (2004-2005) e Tzvetan Todorov (2017); assuntos concernentes ao roteiro cinematográfico, como Syd Field (2001), Jean Claude-Carrière e Pascal Bonitzer (1996); autores que discutem sobre conteúdos da linguagem do cinema e da adaptação, como Hutcheon (2011), Stam (2006), Henri Mitterand (2014), Ingmar Bergman (1960) e Jennifer Van Sijll (2017); e também estudiosos do sujeito social contemporâneo, como Zygmunt Bauman (1998-2004) e Stuart Hall (1992), entre outros.
id UFRN_af04fd124e463538bdb3a8f67ebf2fa0
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/32609
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Formiga, Guilherme Mateus Maniçobahttp://lattes.cnpq.br/4005990530174476http://lattes.cnpq.br/5996363930384781Oliveira, Andrey Pereira dehttp://lattes.cnpq.br/9422139982124228Ponte, Charles Albuquerquehttp://lattes.cnpq.br/3462573808708739Barbosa, Márcio Venicio2021-06-09T15:38:31Z2021-06-09T15:38:31Z2021-02-25FORMIGA, Guilherme Mateus Maniçoba. Solidão, eu não me pertenço: flutuações literárias e crise identitária nas versões de roteiro e filme em Mister Lonely, de Harmony Korine. 2021. 90f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32609Este trabalho intenciona provocar discussões acerca do roteiro cinematográfico enquanto gênero possível dentro do campo da Literatura, considerando suas múltiplas faces de escritura e concebimento imagético que confrontram paradigmas tradicionais em torno de sua própria natureza escrita. Verificaremos, no percurso, elementos de estrutura e conteúdo que permitem o aguçamento argumentativo para determinado estudo, alçando possibilidades interpretativas sobre a fluidez do gênero, usualmente considerado técnico e, portanto, não literário, em detrimento das aproximações que apresenta com a linguagem e a forma essencialmente poéticas. Também pretendemos apresentar uma leitura analítica da obra Mister Lonely, do cineasta Harmony Korine, em suas duas versões: o roteiro e o filme, a fim de proporcionar apreciações que se debrucem sobre ambas as configurações, por intento de valorizar tanto a peça fílmica quanto a escrita. Além disso, intencionamos verificar como acontece a crise de identidade na narrativa, tomada pelas personagens, especialmente o protagonista. A obra em questão apresenta, em ambas as formas de manifestação, configurações cabíveis dentro da noção de arte literária, especialmente quando se trata do roteiro, o gênero escrito, que dispõe de elementos estéticos sintáticos e semânticos de apreciação. Para suporte, teremos como itinerário teórico autores que versam a respeito de temas relativos à literatura, como Eagleton (2006- 2012), Lajolo (1995), Roland Barthes (2004-2005) e Tzvetan Todorov (2017); assuntos concernentes ao roteiro cinematográfico, como Syd Field (2001), Jean Claude-Carrière e Pascal Bonitzer (1996); autores que discutem sobre conteúdos da linguagem do cinema e da adaptação, como Hutcheon (2011), Stam (2006), Henri Mitterand (2014), Ingmar Bergman (1960) e Jennifer Van Sijll (2017); e também estudiosos do sujeito social contemporâneo, como Zygmunt Bauman (1998-2004) e Stuart Hall (1992), entre outros.This work intends to provoke discussions about the cinematographic screenplay as a possible genre within the domain of Literature, considering its multiple faces of writing and imagery conception that confront traditional paradigms around its own written nature. We will verify, in the course, elements of structure and content that allow the argumentative sharpening for such a study, raising interpretive possibilities about the fluidity of a genre usually considered technical and, therefore, non-literary, to the detriment of the approximations it presents with the essentially poetic language and the form. We also intend to present an analytical reading of the work Mister Lonely, by the filmmaker Harmony Korine, in its two versions: the script and the film, in order to provide appraisals that focus on both configurations, with the intention of valuing both the film and the written work. In addition, we intend to verify how the identity crisis occurs in the narrative, taken by the characters, especially the protagonist. The work in question presents, in both forms of manifestation, configurations applicable within the notion of literary art, especially when it comes to the screenplay, the written genre, which has syntactic and semantic aesthetic elements of appreciation. As background, we will have as a theoretical itinerary authors who deal with themes related to literature, such as Eagleton (2006-2012), Lajolo (1995), Roland Barthes (2004-2005) and Tzvetan Todorov (2017); others concerning the screenplay, such as Syd Field (2001), Jean Claude-Carrière and Pascal Bonitzer (1996); authors who discuss the contents of the language of cinema and adaptation, such as Hutcheon (2011), Stam (2006), Henri Mitterand (2014), Ingmar Bergman (1960) and Jennifer Van Sijll (2017); and also theorists who study the contemporary social subject, such as Zygmunt Bauman (1998-2004) and Stuart Hall (1992), among others.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEMUFRNBrasilLiteraturaCinemaRoteiroMister LonelyHarmony KorineSolidão, eu não me pertenço: flutuações literárias e crise identitária nas versões de roteiro e filme em Mister Lonely, de Harmony Korineinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALSolidaonaomepertenco_Formiga_2021.pdfapplication/pdf1237517https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32609/1/Solidaonaomepertenco_Formiga_2021.pdfcab4e407e4bfaeb04edb9af2c2b423c3MD51123456789/326092021-06-09 12:39:25.59oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/32609Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-06-09T15:39:25Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Solidão, eu não me pertenço: flutuações literárias e crise identitária nas versões de roteiro e filme em Mister Lonely, de Harmony Korine
title Solidão, eu não me pertenço: flutuações literárias e crise identitária nas versões de roteiro e filme em Mister Lonely, de Harmony Korine
spellingShingle Solidão, eu não me pertenço: flutuações literárias e crise identitária nas versões de roteiro e filme em Mister Lonely, de Harmony Korine
Formiga, Guilherme Mateus Maniçoba
Literatura
Cinema
Roteiro
Mister Lonely
Harmony Korine
title_short Solidão, eu não me pertenço: flutuações literárias e crise identitária nas versões de roteiro e filme em Mister Lonely, de Harmony Korine
title_full Solidão, eu não me pertenço: flutuações literárias e crise identitária nas versões de roteiro e filme em Mister Lonely, de Harmony Korine
title_fullStr Solidão, eu não me pertenço: flutuações literárias e crise identitária nas versões de roteiro e filme em Mister Lonely, de Harmony Korine
title_full_unstemmed Solidão, eu não me pertenço: flutuações literárias e crise identitária nas versões de roteiro e filme em Mister Lonely, de Harmony Korine
title_sort Solidão, eu não me pertenço: flutuações literárias e crise identitária nas versões de roteiro e filme em Mister Lonely, de Harmony Korine
author Formiga, Guilherme Mateus Maniçoba
author_facet Formiga, Guilherme Mateus Maniçoba
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4005990530174476
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5996363930384781
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Oliveira, Andrey Pereira de
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9422139982124228
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Ponte, Charles Albuquerque
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3462573808708739
dc.contributor.author.fl_str_mv Formiga, Guilherme Mateus Maniçoba
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Barbosa, Márcio Venicio
contributor_str_mv Barbosa, Márcio Venicio
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura
Cinema
Roteiro
Mister Lonely
Harmony Korine
topic Literatura
Cinema
Roteiro
Mister Lonely
Harmony Korine
description Este trabalho intenciona provocar discussões acerca do roteiro cinematográfico enquanto gênero possível dentro do campo da Literatura, considerando suas múltiplas faces de escritura e concebimento imagético que confrontram paradigmas tradicionais em torno de sua própria natureza escrita. Verificaremos, no percurso, elementos de estrutura e conteúdo que permitem o aguçamento argumentativo para determinado estudo, alçando possibilidades interpretativas sobre a fluidez do gênero, usualmente considerado técnico e, portanto, não literário, em detrimento das aproximações que apresenta com a linguagem e a forma essencialmente poéticas. Também pretendemos apresentar uma leitura analítica da obra Mister Lonely, do cineasta Harmony Korine, em suas duas versões: o roteiro e o filme, a fim de proporcionar apreciações que se debrucem sobre ambas as configurações, por intento de valorizar tanto a peça fílmica quanto a escrita. Além disso, intencionamos verificar como acontece a crise de identidade na narrativa, tomada pelas personagens, especialmente o protagonista. A obra em questão apresenta, em ambas as formas de manifestação, configurações cabíveis dentro da noção de arte literária, especialmente quando se trata do roteiro, o gênero escrito, que dispõe de elementos estéticos sintáticos e semânticos de apreciação. Para suporte, teremos como itinerário teórico autores que versam a respeito de temas relativos à literatura, como Eagleton (2006- 2012), Lajolo (1995), Roland Barthes (2004-2005) e Tzvetan Todorov (2017); assuntos concernentes ao roteiro cinematográfico, como Syd Field (2001), Jean Claude-Carrière e Pascal Bonitzer (1996); autores que discutem sobre conteúdos da linguagem do cinema e da adaptação, como Hutcheon (2011), Stam (2006), Henri Mitterand (2014), Ingmar Bergman (1960) e Jennifer Van Sijll (2017); e também estudiosos do sujeito social contemporâneo, como Zygmunt Bauman (1998-2004) e Stuart Hall (1992), entre outros.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-06-09T15:38:31Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-06-09T15:38:31Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-02-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FORMIGA, Guilherme Mateus Maniçoba. Solidão, eu não me pertenço: flutuações literárias e crise identitária nas versões de roteiro e filme em Mister Lonely, de Harmony Korine. 2021. 90f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32609
identifier_str_mv FORMIGA, Guilherme Mateus Maniçoba. Solidão, eu não me pertenço: flutuações literárias e crise identitária nas versões de roteiro e filme em Mister Lonely, de Harmony Korine. 2021. 90f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32609
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32609/1/Solidaonaomepertenco_Formiga_2021.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv cab4e407e4bfaeb04edb9af2c2b423c3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797777654113370112