Ecoletramento e desenvolvimento sustentável: o Movimento Escoteiro na Reserva Estadual Ponta do Tubarão

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Silva, Priscila do Vale
Orientador(a): Oliveira, Maria do Socorro
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47198
Resumo: A leitura e a escrita, historicamente, parecem ter a sua legitimação circunscrita apenas à instituição escolar, a ponto de muitas práticas de letramento realizadas fora dela serem invisibilizadas socialmente, sobretudo quando os seus agentes também os são. Porém, na sociedade grafocêntrica na qual vivemos, cada vez mais se tornam evidentes as inúmeras formas de interação estabelecidas por meio da linguagem, principalmente em espaços além da escola. Considerando que somos sujeitos de conhecimento e que as nossas relações com o mundo se dão por ações intercambiadas pela leitura, escrita e oralidade, este trabalho visa estabelecer um diálogo profícuo entre os letramentos constituídos no Movimento Escoteiro, especificamente no Grupo de Escoteiros do Mar Alferes Cassiano Martins (GEMACM), e a comunidade na qual ele está inserido, que é Barreiras, distrito de Macau, do interior no Estado do Rio Grande do Norte. Inserido no contexto da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Estadual Ponta do Tubarão (RDSEPT), nosso objetivo geral de pesquisa se constitui em compreender de que forma os letramentos situados fora do contexto escolar podem interagir com o letramento escolar e contribuir para o desenvolvimento sustentável na RDESPT. Para tanto, buscamos, como objetivos específicos, identificar tipos de letramentos (re)construídos nas atividades escoteiras que potencializam uma formação crítica e integrada ao meio ambiente e refletir sobre interrelações que podem ser estabelecidas entre agências educativas formais e não formais, como a escola e o Movimento Escoteiro. De abordagem qualitativa, assumimos neste estudo a perspectiva da pesquisa de fortalecimento, a partir da qual desenvolvemos um Projeto de Letramento com foco no Ecoletramento, partindo de uma problemática ambiental importante para os membros do GEMACM e para os demais moradores da comunidade, que era o despejo indevido do óleo de cozinha no solo da reserva. Teoricamente, fundamentamos a pesquisa nos estudos de Letramento e nos estudos ambientais que abordam questões relacionadas à educação ambiental, sustentabilidade, letramento científico e ecoletramento. A partir das discussões emergidas deste estudo, como resultado das ações desenvolvidas por meio do Projeto de Letramento Preservando a nossa RDSEPT: descarte consciente do óleo de cozinha, pudemos depreender diferentes eventos e práticas de ecoletramento realizados pelos escoteiros, como rodas de conversa, reuniões, formações internas, oficinas, dentre outros. No Projeto de Letramento, tais eventos e práticas mobilizaram um conjunto de conhecimentos ligados ao letramento científico, digital, escolar, cívico, familiar, crítico e ao ecoletramento. Com isso, destacamos a necessidade iminente de ações integradoras entre espaços formais e não formais de ensino-aprendizagem, a fim de que sejam estabelecidos diálogos significativos voltados para uma formação crítica, emancipatória, em prol de uma educação ambiental sustentável, favorecendo, assim, práticas de ecoletramento dentro e fora do espaço escolar.
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Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47198A leitura e a escrita, historicamente, parecem ter a sua legitimação circunscrita apenas à instituição escolar, a ponto de muitas práticas de letramento realizadas fora dela serem invisibilizadas socialmente, sobretudo quando os seus agentes também os são. Porém, na sociedade grafocêntrica na qual vivemos, cada vez mais se tornam evidentes as inúmeras formas de interação estabelecidas por meio da linguagem, principalmente em espaços além da escola. Considerando que somos sujeitos de conhecimento e que as nossas relações com o mundo se dão por ações intercambiadas pela leitura, escrita e oralidade, este trabalho visa estabelecer um diálogo profícuo entre os letramentos constituídos no Movimento Escoteiro, especificamente no Grupo de Escoteiros do Mar Alferes Cassiano Martins (GEMACM), e a comunidade na qual ele está inserido, que é Barreiras, distrito de Macau, do interior no Estado do Rio Grande do Norte. Inserido no contexto da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Estadual Ponta do Tubarão (RDSEPT), nosso objetivo geral de pesquisa se constitui em compreender de que forma os letramentos situados fora do contexto escolar podem interagir com o letramento escolar e contribuir para o desenvolvimento sustentável na RDESPT. Para tanto, buscamos, como objetivos específicos, identificar tipos de letramentos (re)construídos nas atividades escoteiras que potencializam uma formação crítica e integrada ao meio ambiente e refletir sobre interrelações que podem ser estabelecidas entre agências educativas formais e não formais, como a escola e o Movimento Escoteiro. De abordagem qualitativa, assumimos neste estudo a perspectiva da pesquisa de fortalecimento, a partir da qual desenvolvemos um Projeto de Letramento com foco no Ecoletramento, partindo de uma problemática ambiental importante para os membros do GEMACM e para os demais moradores da comunidade, que era o despejo indevido do óleo de cozinha no solo da reserva. Teoricamente, fundamentamos a pesquisa nos estudos de Letramento e nos estudos ambientais que abordam questões relacionadas à educação ambiental, sustentabilidade, letramento científico e ecoletramento. A partir das discussões emergidas deste estudo, como resultado das ações desenvolvidas por meio do Projeto de Letramento Preservando a nossa RDSEPT: descarte consciente do óleo de cozinha, pudemos depreender diferentes eventos e práticas de ecoletramento realizados pelos escoteiros, como rodas de conversa, reuniões, formações internas, oficinas, dentre outros. No Projeto de Letramento, tais eventos e práticas mobilizaram um conjunto de conhecimentos ligados ao letramento científico, digital, escolar, cívico, familiar, crítico e ao ecoletramento. Com isso, destacamos a necessidade iminente de ações integradoras entre espaços formais e não formais de ensino-aprendizagem, a fim de que sejam estabelecidos diálogos significativos voltados para uma formação crítica, emancipatória, em prol de uma educação ambiental sustentável, favorecendo, assim, práticas de ecoletramento dentro e fora do espaço escolar.Reading and writing, historically, seem to have their legitimacy limited only to the school institution, to the point that many literacy practices carried out outside it are socially invisible, especially when their agents are also. However, in the graphocentric society in which we live, the numerous forms of interaction established through language are increasingly evident, especially in spaces beyond school. Considering that we are subjects of knowledge and that our relations with the world are based on exchanged actions reading, writing and orality, this work aims to establish a profitable dialogue between the literacies constituted in the Scout Movement, specifically in the Scout Group of the Sea Alferes Cassiano Martins (GEMACM), and the community in which it is inserted, which is Barreiras, district of Macau, in the countryside in the State of Rio Grande do Norte. Inserted in the context of the Ponta do Tubarão State Sustainable Development Reserve (RDSEPT), our general research objective is to understand how literacies outside the school context can interact with school literacy and contribute to sustainable development in RDESPT. To this do so, we seek, as specific objectives, to identify types of (re)-constructed literacies in scouting activities that enhance a critical and integrated formation to the environment and reflect on interrelations that can be established between formal and non-formal educational agencies, such as the school and the Scout Movement. From a qualitative approach, we assume in this study the perspective of strengthening research, from which we developed a Literacy Project focused on Ecoliteracy, starting from an important environmental problem for the members of the GEMACM and for the other residents of the community, which was the undue dumping of cooking oil into the soil of the reserve. Theoretically, we based the research on the studies literacy and environmental studies addressing issues related to environmental education, sustainability, scientific literacy and e ecoliteracy. From the discussions emerged from this study, as a result of the actions developed through the Literacy Project Preserving our RDSEPT: conscious disposal of cooking oil, we were able to incarnat different events and ecoliteracy practices carried out by the Scouts, such as conversation wheels meetings, internal formations, workshops, among others. In the Literacy Project, such events and practices mobilized a set of knowledge related to the scientific, digital, school, civic, family, critical literacy and ecoliteracy. With this, we highlight the imminent need for integrative actions between formal and non-formal teaching-learning spaces, so that meaningful dialogues aimed at critical, emancipatory formation can be established in favor of sustainable environmental education, thus favoring ecoliteracy practices inside and outside the school space.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEMUFRNBrasilMovimento escoteiroSustentabilidadeLetramento científicoProjeto de letramentoEcoletramentoEcoletramento e desenvolvimento sustentável: o Movimento Escoteiro na Reserva Estadual Ponta do Tubarãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEcoletramentodesenvolvimentosustentavel_Silva_2021.pdfapplication/pdf4589211https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47198/1/Ecoletramentodesenvolvimentosustentavel_Silva_2021.pdffc83f2c06b8b16fefc3fce5a9c1a02e4MD51123456789/471982022-05-16 20:53:47.812oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/47198Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-16T23:53:47Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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