Letramento religioso: um olhar sobre a organização mensageiras do rei
Ano de defesa: | 2019 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
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Instituição de defesa: |
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Departamento: |
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País: |
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Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28500 |
Resumo: | A presente pesquisa trata de um estudo acerca da relação entre o letramento religioso e a sociedade, buscando identificar evidências das influências desse letramento nas práticas sociais das integrantes da Organização Mensageiras do Rei, existente desde 1949 e pertencente à Igreja Evangélica Batista da Convenção, trabalhando com meninas de 09 a 16 anos. Nesse sentido, seu objetivo consiste em analisar como se constituem os eventos e as práticas de letramento no ambiente da Organização Mensageiras do Rei, com base nas categorias de Hamilton (2000) em termos de participantes, ambiente/domínio, artefatos e atividades. A pesquisa proposta se insere no campo da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2013) e da Linguística Aplicada Crítica (RAJAGOPALAN, 2003). Quanto à metodologia utilizada, a investigação trilhou a abordagem qualitativa (CHIZZOTTI, 2005; BOGDAN; BIKLEN, 2006; ANDRÉ, 1995; CANÇADO, 1994), com inspiração na vertente etnográfica (ANDRÉ, 1995; CANÇADO, 1994). Em termos de abordagem teórica, a pesquisa se baseia nos postulados dos Estudos de Letramento (KLEIMAN, 2005; BAYNHAM, 1995; OLIVEIRA, 2010), como também nos estudos do Letramento Crítico (FAJARDO, 2015; VASQUEZ, 2016), do Letramento Religioso (COULMAS, 2014; LOPES, 2006; WEBER, 2004; MONTEZANO, 2006), e por fim, do Letramento condutor de leitores/escritores autônomos (MARTINS, 2012; FREIRE, 1989). No trajeto da construção desta pesquisa, encontraram-se apontamentos positivos da influência de um trabalho voltado a uma pedagogia dialógica, gerando agentes reflexivos e escritores autônomos. Outrossim, identificou-se que a dinâmica das atividades realizadas na Organização favorece, através das leituras e debates, o desenvolvimento do senso de equidade e justiça social, ao mesmo tempo que busca orientar a conduta de cada participante, gerando agentes sociais preocupados em seu agir no meio que estão inseridos. Tais resultados tornam relevante esta pesquisa, trazendo a lume ações de um letramento que contribui para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita de suas participantes, demandando saberes de uma prática educativa religiosa e refletindo nas ações sociais. |
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Guilherme, Rosineide Tertulino de MedeirosMarques, Ivoneide Bezerra de Araújo SantosMelo, Nadia Maria Silveira Costa dePaz, Ana Maria de Oliveira2020-03-11T19:56:45Z2020-03-11T19:56:45Z2019-07-30GUILHERME, Rosineide Tertulino de Medeiros. Letramento religioso: um olhar sobre a organização mensageiras do rei. 2019. 132f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28500A presente pesquisa trata de um estudo acerca da relação entre o letramento religioso e a sociedade, buscando identificar evidências das influências desse letramento nas práticas sociais das integrantes da Organização Mensageiras do Rei, existente desde 1949 e pertencente à Igreja Evangélica Batista da Convenção, trabalhando com meninas de 09 a 16 anos. Nesse sentido, seu objetivo consiste em analisar como se constituem os eventos e as práticas de letramento no ambiente da Organização Mensageiras do Rei, com base nas categorias de Hamilton (2000) em termos de participantes, ambiente/domínio, artefatos e atividades. A pesquisa proposta se insere no campo da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2013) e da Linguística Aplicada Crítica (RAJAGOPALAN, 2003). Quanto à metodologia utilizada, a investigação trilhou a abordagem qualitativa (CHIZZOTTI, 2005; BOGDAN; BIKLEN, 2006; ANDRÉ, 1995; CANÇADO, 1994), com inspiração na vertente etnográfica (ANDRÉ, 1995; CANÇADO, 1994). Em termos de abordagem teórica, a pesquisa se baseia nos postulados dos Estudos de Letramento (KLEIMAN, 2005; BAYNHAM, 1995; OLIVEIRA, 2010), como também nos estudos do Letramento Crítico (FAJARDO, 2015; VASQUEZ, 2016), do Letramento Religioso (COULMAS, 2014; LOPES, 2006; WEBER, 2004; MONTEZANO, 2006), e por fim, do Letramento condutor de leitores/escritores autônomos (MARTINS, 2012; FREIRE, 1989). No trajeto da construção desta pesquisa, encontraram-se apontamentos positivos da influência de um trabalho voltado a uma pedagogia dialógica, gerando agentes reflexivos e escritores autônomos. Outrossim, identificou-se que a dinâmica das atividades realizadas na Organização favorece, através das leituras e debates, o desenvolvimento do senso de equidade e justiça social, ao mesmo tempo que busca orientar a conduta de cada participante, gerando agentes sociais preocupados em seu agir no meio que estão inseridos. Tais resultados tornam relevante esta pesquisa, trazendo a lume ações de um letramento que contribui para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita de suas participantes, demandando saberes de uma prática educativa religiosa e refletindo nas ações sociais.This research deals with a study about the relationship between religious literacy and society, seeking to bring into focus evidence on the influence of this literacy on the social practices of the members of the Messengers of the King Organization, existing since 1949, belonging to the Evangelical Baptist Church of Convention, working with girls from 09 to 16 years. In this sense, its objective is to analyze how the events and practices of literacy in the environment of the King's Messenger Organization are constituted, based on Hamilton (2000) categories in terms of participants, environment / domain, artifacts and activities. The proposed research is in the field of Applied Linguistics (MOITA LOPES, 2013); Critical Applied Linguistics (RAJAGOPALAN, 2003). As for the methodology used, the research followed the qualitative approach (CHIZZOTTI, 2005; BOGDAN; BIKLEN, 2006; ANDRÉ, 1996; CANÇADO, 1994), inspired by the ethnographic aspect (ANDRÉ, 1996; CANÇADO, 1994). In terms of the theoretical approach, the research is based on the postulates of Literacy Studies (KLEIMAN, 2005; BAYNHAM, 1995; OLIVEIRA, 2010), as well as studies of Critical Literacy (FAJARDO, 2015; VASQUEZ, 2016), Religious Literacy (COULMAS, 2014; LOPES, 2006; WEBER, 2004; MONTEZANO, 2006), and finally, Conducting Literacy of freelance readers / writers (MARTINS, 2012; FREIRE, 1989). In the course of the construction of this research, positive notes were found of the influence of a work aimed at a dialogical pedagogy, generating reflective agents and autonomous writers. Furthermore, it was identified that the dynamics of the activities carried out in the Organization favor, through readings and debates, the development of the sense of equity and social justice, while seeking to guide the conduct of each participant, generating social agents concerned with their actions in the middle that are inserted. Such results make this research relevant, highlighting literacy actions that contribute to the development of reading and writing skills of its participants, demanding knowledge of a religious educational practice and reflecting on social actions.CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICALetramento religiosoLetramento críticoLeitores e escritores autônomosLetramento religioso: um olhar sobre a organização mensageiras do reiinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEMUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALLetramentoreligiosoolhar_Guilherme_2019.pdfapplication/pdf2608151https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28500/1/Letramentoreligiosoolhar_Guilherme_2019.pdf83e1181e57dc006aa99a97627397ccd8MD51TEXTLetramentoreligiosoolhar_Guilherme_2019.pdf.txtLetramentoreligiosoolhar_Guilherme_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain247893https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28500/2/Letramentoreligiosoolhar_Guilherme_2019.pdf.txt6d4b53275c3b795854d549a224c659c9MD52THUMBNAILLetramentoreligiosoolhar_Guilherme_2019.pdf.jpgLetramentoreligiosoolhar_Guilherme_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1229https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28500/3/Letramentoreligiosoolhar_Guilherme_2019.pdf.jpg8c251b8fa84ab7f406402c35bf07707aMD53123456789/285002020-03-15 04:35:10.629oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28500Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-03-15T07:35:10Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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A presente pesquisa trata de um estudo acerca da relação entre o letramento religioso e a sociedade, buscando identificar evidências das influências desse letramento nas práticas sociais das integrantes da Organização Mensageiras do Rei, existente desde 1949 e pertencente à Igreja Evangélica Batista da Convenção, trabalhando com meninas de 09 a 16 anos. Nesse sentido, seu objetivo consiste em analisar como se constituem os eventos e as práticas de letramento no ambiente da Organização Mensageiras do Rei, com base nas categorias de Hamilton (2000) em termos de participantes, ambiente/domínio, artefatos e atividades. A pesquisa proposta se insere no campo da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2013) e da Linguística Aplicada Crítica (RAJAGOPALAN, 2003). Quanto à metodologia utilizada, a investigação trilhou a abordagem qualitativa (CHIZZOTTI, 2005; BOGDAN; BIKLEN, 2006; ANDRÉ, 1995; CANÇADO, 1994), com inspiração na vertente etnográfica (ANDRÉ, 1995; CANÇADO, 1994). Em termos de abordagem teórica, a pesquisa se baseia nos postulados dos Estudos de Letramento (KLEIMAN, 2005; BAYNHAM, 1995; OLIVEIRA, 2010), como também nos estudos do Letramento Crítico (FAJARDO, 2015; VASQUEZ, 2016), do Letramento Religioso (COULMAS, 2014; LOPES, 2006; WEBER, 2004; MONTEZANO, 2006), e por fim, do Letramento condutor de leitores/escritores autônomos (MARTINS, 2012; FREIRE, 1989). No trajeto da construção desta pesquisa, encontraram-se apontamentos positivos da influência de um trabalho voltado a uma pedagogia dialógica, gerando agentes reflexivos e escritores autônomos. Outrossim, identificou-se que a dinâmica das atividades realizadas na Organização favorece, através das leituras e debates, o desenvolvimento do senso de equidade e justiça social, ao mesmo tempo que busca orientar a conduta de cada participante, gerando agentes sociais preocupados em seu agir no meio que estão inseridos. Tais resultados tornam relevante esta pesquisa, trazendo a lume ações de um letramento que contribui para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita de suas participantes, demandando saberes de uma prática educativa religiosa e refletindo nas ações sociais. |
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