Da cor do Ébano: arte e valorização da beleza afro-brasileira na escola

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Cordeiro, Kelly Cristine
Orientador(a): Thomé, Renata Viana de Barros
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES - REDE NACIONAL
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32162
Resumo: “Da cor do ébano: Arte e valorização da estética afro-brasileira na Escola” é o resultado da proposta pedagógica implementada no Centro Estadual de Ensino Profissional Hélio Xavier de Vasconcelos/Extremoz/RN foco do presente trabalho de mestrado. As reflexões teóricas – em torno do pensamento decolonial - e educacionais que inspiraram “Da cor do ébano” são desenvolvidas nesse artigo e estão alinhadas com o debate em torno da inserção da história a cultura afro-brasileira como previsto na Lei 10.639/03, cujo objetivo é promover o enfrentamento ao racismo no espaço escolar. Tais ações têm sido gestadas em um contexto escolar marcado por uma maioria étnica afrodescendente que não vê de forma positiva tal identidade, nem consegue vislumbrar a prática e a perpetuação do racismo estrutural em seu cotidiano. É neste contexto que temos promovido atividades didáticas que buscam envolver os/as estudantes no debate sobre a construção de identidades sociais, multiculturalismo, estética, subjetividades, diversidade étnica, cultural e racismo, focando na promoção das identidades afrodescendentes utilizando linguagens das artes visuais como instrumentos de representação e valorização da estética negra no ambiente escolar.
id UFRN_b814f2018ac9baef625f680bae3f5119
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/32162
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Cordeiro, Kelly Cristinehttp://lattes.cnpq.br/7529878946431306http://lattes.cnpq.br/1230598383268415Petry, Arlete dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/7426037066308934Paiva, Diego Souza dehttp://lattes.cnpq.br/7559522338104286Thomé, Renata Viana de Barros2021-04-12T18:09:58Z2021-04-12T18:09:58Z2020-11-25CORDEIRO, Kelly Cristine. Da cor do Ébano: arte e valorização da beleza afro-brasileira na escola. 2020. 28f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes - Profartes) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32162“Da cor do ébano: Arte e valorização da estética afro-brasileira na Escola” é o resultado da proposta pedagógica implementada no Centro Estadual de Ensino Profissional Hélio Xavier de Vasconcelos/Extremoz/RN foco do presente trabalho de mestrado. As reflexões teóricas – em torno do pensamento decolonial - e educacionais que inspiraram “Da cor do ébano” são desenvolvidas nesse artigo e estão alinhadas com o debate em torno da inserção da história a cultura afro-brasileira como previsto na Lei 10.639/03, cujo objetivo é promover o enfrentamento ao racismo no espaço escolar. Tais ações têm sido gestadas em um contexto escolar marcado por uma maioria étnica afrodescendente que não vê de forma positiva tal identidade, nem consegue vislumbrar a prática e a perpetuação do racismo estrutural em seu cotidiano. É neste contexto que temos promovido atividades didáticas que buscam envolver os/as estudantes no debate sobre a construção de identidades sociais, multiculturalismo, estética, subjetividades, diversidade étnica, cultural e racismo, focando na promoção das identidades afrodescendentes utilizando linguagens das artes visuais como instrumentos de representação e valorização da estética negra no ambiente escolar.“The color of ebony: Art and valorization of Afro-Brazilian aesthetics at School” is the result of the pedagogical proposal implemented at the State Center for Professional Education Hélio Xavier de Vasconcelos / Extremoz / RN focus of the present master's work. The theoretical reflections - around decolonial thinking - and educational reflections that inspired “The color of ebony” are developed in this article and are aligned with the debate around the insertion of history in Afro-Brazilian culture as foreseen in Law 10.639 / 03, whose objective is to promote the fight against racism in the school environment. Such actions have been carried out in a school context marked by an ethnic Afro-descendant majority who do not see this identity positively, nor can they envision the practice and perpetuation of structural racism in their daily lives. It is in this context that we have been promoting didactic activities that seek to involve students in the debate on the construction of social identities, multiculturalism, aesthetics, subjectivities, ethnic, cultural and racism, focusing on the promotion of Afro-descendant identities using visual arts languages as instruments of representation and appreciation of black aesthetics in the school environment.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES - REDE NACIONALUFRNBrasilDecolonialidadeCurrículoArte-educaçãoDa cor do Ébano: arte e valorização da beleza afro-brasileira na escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTCorEbanoarte_Cordeiro_2020.pdf.txtCorEbanoarte_Cordeiro_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain64625https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32162/2/CorEbanoarte_Cordeiro_2020.pdf.txt4347d0a074635ad398663d6477cb8286MD52Propostapedagogica_Cordeiro_2020.pdf.txtPropostapedagogica_Cordeiro_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain94https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32162/5/Propostapedagogica_Cordeiro_2020.pdf.txt7d652a2ff5b9aa6913ecb65cbbd9f325MD55THUMBNAILCorEbanoarte_Cordeiro_2020.pdf.jpgCorEbanoarte_Cordeiro_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1197https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32162/3/CorEbanoarte_Cordeiro_2020.pdf.jpg2c65a5d84da410e8192ab7fe4e97ef75MD53Propostapedagogica_Cordeiro_2020.pdf.jpgPropostapedagogica_Cordeiro_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2839https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32162/6/Propostapedagogica_Cordeiro_2020.pdf.jpg40af3a23f1098e60763eca04d7120be3MD56ORIGINALCorEbanoarte_Cordeiro_2020.pdfapplication/pdf450483https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32162/1/CorEbanoarte_Cordeiro_2020.pdf86f8ac0f4f0246a39e2c5308ffa819acMD51Propostapedagogica_Cordeiro_2020.pdfPropostapedagogica_Cordeiro_2020.pdfapplication/pdf52988566https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32162/4/Propostapedagogica_Cordeiro_2020.pdfa312a01e0efcea98e5b93139ba267920MD54123456789/321622021-05-02 08:35:47.324oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/32162Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-05-02T11:35:47Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Da cor do Ébano: arte e valorização da beleza afro-brasileira na escola
title Da cor do Ébano: arte e valorização da beleza afro-brasileira na escola
spellingShingle Da cor do Ébano: arte e valorização da beleza afro-brasileira na escola
Cordeiro, Kelly Cristine
Decolonialidade
Currículo
Arte-educação
title_short Da cor do Ébano: arte e valorização da beleza afro-brasileira na escola
title_full Da cor do Ébano: arte e valorização da beleza afro-brasileira na escola
title_fullStr Da cor do Ébano: arte e valorização da beleza afro-brasileira na escola
title_full_unstemmed Da cor do Ébano: arte e valorização da beleza afro-brasileira na escola
title_sort Da cor do Ébano: arte e valorização da beleza afro-brasileira na escola
author Cordeiro, Kelly Cristine
author_facet Cordeiro, Kelly Cristine
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7529878946431306
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1230598383268415
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Petry, Arlete dos Santos
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7426037066308934
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Paiva, Diego Souza de
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7559522338104286
dc.contributor.author.fl_str_mv Cordeiro, Kelly Cristine
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Thomé, Renata Viana de Barros
contributor_str_mv Thomé, Renata Viana de Barros
dc.subject.por.fl_str_mv Decolonialidade
Currículo
Arte-educação
topic Decolonialidade
Currículo
Arte-educação
description “Da cor do ébano: Arte e valorização da estética afro-brasileira na Escola” é o resultado da proposta pedagógica implementada no Centro Estadual de Ensino Profissional Hélio Xavier de Vasconcelos/Extremoz/RN foco do presente trabalho de mestrado. As reflexões teóricas – em torno do pensamento decolonial - e educacionais que inspiraram “Da cor do ébano” são desenvolvidas nesse artigo e estão alinhadas com o debate em torno da inserção da história a cultura afro-brasileira como previsto na Lei 10.639/03, cujo objetivo é promover o enfrentamento ao racismo no espaço escolar. Tais ações têm sido gestadas em um contexto escolar marcado por uma maioria étnica afrodescendente que não vê de forma positiva tal identidade, nem consegue vislumbrar a prática e a perpetuação do racismo estrutural em seu cotidiano. É neste contexto que temos promovido atividades didáticas que buscam envolver os/as estudantes no debate sobre a construção de identidades sociais, multiculturalismo, estética, subjetividades, diversidade étnica, cultural e racismo, focando na promoção das identidades afrodescendentes utilizando linguagens das artes visuais como instrumentos de representação e valorização da estética negra no ambiente escolar.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-11-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-04-12T18:09:58Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-04-12T18:09:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CORDEIRO, Kelly Cristine. Da cor do Ébano: arte e valorização da beleza afro-brasileira na escola. 2020. 28f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes - Profartes) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32162
identifier_str_mv CORDEIRO, Kelly Cristine. Da cor do Ébano: arte e valorização da beleza afro-brasileira na escola. 2020. 28f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes - Profartes) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32162
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES - REDE NACIONAL
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32162/2/CorEbanoarte_Cordeiro_2020.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32162/5/Propostapedagogica_Cordeiro_2020.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32162/3/CorEbanoarte_Cordeiro_2020.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32162/6/Propostapedagogica_Cordeiro_2020.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32162/1/CorEbanoarte_Cordeiro_2020.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32162/4/Propostapedagogica_Cordeiro_2020.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4347d0a074635ad398663d6477cb8286
7d652a2ff5b9aa6913ecb65cbbd9f325
2c65a5d84da410e8192ab7fe4e97ef75
40af3a23f1098e60763eca04d7120be3
86f8ac0f4f0246a39e2c5308ffa819ac
a312a01e0efcea98e5b93139ba267920
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1796767130210795520