O ensino de História vai à feira: inventários participativos e saberes reversos a partir de uma educação patrimonial decolonial
Ano de defesa: | 2021 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Programa de Pós-Graduação: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA - REDE NACIONAL
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45319 |
Resumo: | A pesquisa abrange reflexões e perspectivas para o trabalho com a educação patrimonial decolonial no ensino de história. A abordagem deu-se a partir da Feira Livre de São Bento, elemento sociocultural marcante no cotidiano dos alunos de Ensino Médio da Escola Estadual de Educação Profissional Edson Queiroz, no município de Cascavel, Ceará. Propondo discutir a história local por intermédio de conceitos relacionados à memória, à identidade e ao patrimônio, foram mobilizados em diálogo com o âmbito da educação básica e da didática da história estratégias pedagógicas numa dimensão dialógica e participativa. Elencaram-se aspectos da trajetória da produção acadêmica recente que discutem a educação patrimonial, o percurso das abordagens teóricas e um olhar em contraponto afirmando outras possibilidades pedagógicas pelo viés decolonial. Como pauta produtora do saber histórico que emana da vida das pessoas e do seu entorno, apresenta-se a proposta didática dos inventários participativos da Feira Livre de São Bento, sendo ela mote à aprendizagem histórica significativa alicerçada na dialogicidade dos saberes. Esta estratégia evidencia outros sujeitos, a outras identidades e culturas distintas das convencionalmente abordadas na aula de história. |
id |
UFRN_b9d54c2cd6b035e7837ced24251eb913 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/45319 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Nepomuceno, Sabrina Barroshttp://lattes.cnpq.br/6829005613415776http://lattes.cnpq.br/5565266295414497Fernandes, Ana Carla Sabinohttp://lattes.cnpq.br/8372345646588483Santos, Magno Francisco de Jesushttp://lattes.cnpq.br/9046069221784194Oliveira, Margarida Maria Dias de2021-12-09T20:47:04Z2021-12-09T20:47:04Z2021-10-04NEPOMUCENO, Sabrina Barros. O ensino de História vai à feira: inventários participativos e saberes reversos a partir de uma educação patrimonial decolonial. 2021. 124f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistoria) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45319A pesquisa abrange reflexões e perspectivas para o trabalho com a educação patrimonial decolonial no ensino de história. A abordagem deu-se a partir da Feira Livre de São Bento, elemento sociocultural marcante no cotidiano dos alunos de Ensino Médio da Escola Estadual de Educação Profissional Edson Queiroz, no município de Cascavel, Ceará. Propondo discutir a história local por intermédio de conceitos relacionados à memória, à identidade e ao patrimônio, foram mobilizados em diálogo com o âmbito da educação básica e da didática da história estratégias pedagógicas numa dimensão dialógica e participativa. Elencaram-se aspectos da trajetória da produção acadêmica recente que discutem a educação patrimonial, o percurso das abordagens teóricas e um olhar em contraponto afirmando outras possibilidades pedagógicas pelo viés decolonial. Como pauta produtora do saber histórico que emana da vida das pessoas e do seu entorno, apresenta-se a proposta didática dos inventários participativos da Feira Livre de São Bento, sendo ela mote à aprendizagem histórica significativa alicerçada na dialogicidade dos saberes. Esta estratégia evidencia outros sujeitos, a outras identidades e culturas distintas das convencionalmente abordadas na aula de história.The research encompasses reflections and perspectives for working with decolonial heritage education in history teaching. The approach was based on the Free Fair of São Bento, a striking sociocultural element in the daily lives of high school students at the Edson Queiroz State School of Professional Education, in the municipality of Cascavel, Ceará. Proposing to discuss local history through concepts related to memory, identity and heritage, pedagogical strategies in a dialogic and participatory dimension were mobilized in dialogue with the scope of basic education and history didactics. Aspects of the trajectory of recent academic production that discuss heritage education, the trajectory of theoretical approaches and a counterpoint look affirming other pedagogical possibilities through a decolonial bias are listed. As an agenda that produces the historical knowledge that emanates from the lives of people and their surroundings, the didactic proposal of the participatory inventories of the Free Fair of São Bento is presented, which is the motto for significant historical learning based on the dialogicity of knowledge. This strategy gives visibility to other subjects, to other identities and cultures different from those conventionally addressed in history class.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA - REDE NACIONALUFRNBrasilFeira Livre de São BentoInventários participativosEducação patrimonial decolonialHistória LocalEnsino de HistóriaO ensino de História vai à feira: inventários participativos e saberes reversos a partir de uma educação patrimonial decolonialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEnsinoHistoriavaifeira_Nepomuceno_2021.pdfapplication/pdf2194212https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/45319/1/EnsinoHistoriavaifeira_Nepomuceno_2021.pdf9afd155fb682b5c3bed0aff768b43427MD51123456789/453192022-05-02 12:36:21.494oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/45319Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-02T15:36:21Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O ensino de História vai à feira: inventários participativos e saberes reversos a partir de uma educação patrimonial decolonial |
title |
O ensino de História vai à feira: inventários participativos e saberes reversos a partir de uma educação patrimonial decolonial |
spellingShingle |
O ensino de História vai à feira: inventários participativos e saberes reversos a partir de uma educação patrimonial decolonial Nepomuceno, Sabrina Barros Feira Livre de São Bento Inventários participativos Educação patrimonial decolonial História Local Ensino de História |
title_short |
O ensino de História vai à feira: inventários participativos e saberes reversos a partir de uma educação patrimonial decolonial |
title_full |
O ensino de História vai à feira: inventários participativos e saberes reversos a partir de uma educação patrimonial decolonial |
title_fullStr |
O ensino de História vai à feira: inventários participativos e saberes reversos a partir de uma educação patrimonial decolonial |
title_full_unstemmed |
O ensino de História vai à feira: inventários participativos e saberes reversos a partir de uma educação patrimonial decolonial |
title_sort |
O ensino de História vai à feira: inventários participativos e saberes reversos a partir de uma educação patrimonial decolonial |
author |
Nepomuceno, Sabrina Barros |
author_facet |
Nepomuceno, Sabrina Barros |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6829005613415776 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5565266295414497 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Fernandes, Ana Carla Sabino |
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8372345646588483 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Santos, Magno Francisco de Jesus |
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9046069221784194 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nepomuceno, Sabrina Barros |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Oliveira, Margarida Maria Dias de |
contributor_str_mv |
Oliveira, Margarida Maria Dias de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Feira Livre de São Bento Inventários participativos Educação patrimonial decolonial História Local Ensino de História |
topic |
Feira Livre de São Bento Inventários participativos Educação patrimonial decolonial História Local Ensino de História |
description |
A pesquisa abrange reflexões e perspectivas para o trabalho com a educação patrimonial decolonial no ensino de história. A abordagem deu-se a partir da Feira Livre de São Bento, elemento sociocultural marcante no cotidiano dos alunos de Ensino Médio da Escola Estadual de Educação Profissional Edson Queiroz, no município de Cascavel, Ceará. Propondo discutir a história local por intermédio de conceitos relacionados à memória, à identidade e ao patrimônio, foram mobilizados em diálogo com o âmbito da educação básica e da didática da história estratégias pedagógicas numa dimensão dialógica e participativa. Elencaram-se aspectos da trajetória da produção acadêmica recente que discutem a educação patrimonial, o percurso das abordagens teóricas e um olhar em contraponto afirmando outras possibilidades pedagógicas pelo viés decolonial. Como pauta produtora do saber histórico que emana da vida das pessoas e do seu entorno, apresenta-se a proposta didática dos inventários participativos da Feira Livre de São Bento, sendo ela mote à aprendizagem histórica significativa alicerçada na dialogicidade dos saberes. Esta estratégia evidencia outros sujeitos, a outras identidades e culturas distintas das convencionalmente abordadas na aula de história. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-12-09T20:47:04Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-12-09T20:47:04Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-10-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
NEPOMUCENO, Sabrina Barros. O ensino de História vai à feira: inventários participativos e saberes reversos a partir de uma educação patrimonial decolonial. 2021. 124f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistoria) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45319 |
identifier_str_mv |
NEPOMUCENO, Sabrina Barros. O ensino de História vai à feira: inventários participativos e saberes reversos a partir de uma educação patrimonial decolonial. 2021. 124f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistoria) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45319 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA - REDE NACIONAL |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/45319/1/EnsinoHistoriavaifeira_Nepomuceno_2021.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9afd155fb682b5c3bed0aff768b43427 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797777752899715072 |