O ensino de História vai à feira: inventários participativos e saberes reversos a partir de uma educação patrimonial decolonial

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Nepomuceno, Sabrina Barros
Orientador(a): Oliveira, Margarida Maria Dias de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA - REDE NACIONAL
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45319
Resumo: A pesquisa abrange reflexões e perspectivas para o trabalho com a educação patrimonial decolonial no ensino de história. A abordagem deu-se a partir da Feira Livre de São Bento, elemento sociocultural marcante no cotidiano dos alunos de Ensino Médio da Escola Estadual de Educação Profissional Edson Queiroz, no município de Cascavel, Ceará. Propondo discutir a história local por intermédio de conceitos relacionados à memória, à identidade e ao patrimônio, foram mobilizados em diálogo com o âmbito da educação básica e da didática da história estratégias pedagógicas numa dimensão dialógica e participativa. Elencaram-se aspectos da trajetória da produção acadêmica recente que discutem a educação patrimonial, o percurso das abordagens teóricas e um olhar em contraponto afirmando outras possibilidades pedagógicas pelo viés decolonial. Como pauta produtora do saber histórico que emana da vida das pessoas e do seu entorno, apresenta-se a proposta didática dos inventários participativos da Feira Livre de São Bento, sendo ela mote à aprendizagem histórica significativa alicerçada na dialogicidade dos saberes. Esta estratégia evidencia outros sujeitos, a outras identidades e culturas distintas das convencionalmente abordadas na aula de história.
id UFRN_b9d54c2cd6b035e7837ced24251eb913
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/45319
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Nepomuceno, Sabrina Barroshttp://lattes.cnpq.br/6829005613415776http://lattes.cnpq.br/5565266295414497Fernandes, Ana Carla Sabinohttp://lattes.cnpq.br/8372345646588483Santos, Magno Francisco de Jesushttp://lattes.cnpq.br/9046069221784194Oliveira, Margarida Maria Dias de2021-12-09T20:47:04Z2021-12-09T20:47:04Z2021-10-04NEPOMUCENO, Sabrina Barros. O ensino de História vai à feira: inventários participativos e saberes reversos a partir de uma educação patrimonial decolonial. 2021. 124f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistoria) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45319A pesquisa abrange reflexões e perspectivas para o trabalho com a educação patrimonial decolonial no ensino de história. A abordagem deu-se a partir da Feira Livre de São Bento, elemento sociocultural marcante no cotidiano dos alunos de Ensino Médio da Escola Estadual de Educação Profissional Edson Queiroz, no município de Cascavel, Ceará. Propondo discutir a história local por intermédio de conceitos relacionados à memória, à identidade e ao patrimônio, foram mobilizados em diálogo com o âmbito da educação básica e da didática da história estratégias pedagógicas numa dimensão dialógica e participativa. Elencaram-se aspectos da trajetória da produção acadêmica recente que discutem a educação patrimonial, o percurso das abordagens teóricas e um olhar em contraponto afirmando outras possibilidades pedagógicas pelo viés decolonial. Como pauta produtora do saber histórico que emana da vida das pessoas e do seu entorno, apresenta-se a proposta didática dos inventários participativos da Feira Livre de São Bento, sendo ela mote à aprendizagem histórica significativa alicerçada na dialogicidade dos saberes. Esta estratégia evidencia outros sujeitos, a outras identidades e culturas distintas das convencionalmente abordadas na aula de história.The research encompasses reflections and perspectives for working with decolonial heritage education in history teaching. The approach was based on the Free Fair of São Bento, a striking sociocultural element in the daily lives of high school students at the Edson Queiroz State School of Professional Education, in the municipality of Cascavel, Ceará. Proposing to discuss local history through concepts related to memory, identity and heritage, pedagogical strategies in a dialogic and participatory dimension were mobilized in dialogue with the scope of basic education and history didactics. Aspects of the trajectory of recent academic production that discuss heritage education, the trajectory of theoretical approaches and a counterpoint look affirming other pedagogical possibilities through a decolonial bias are listed. As an agenda that produces the historical knowledge that emanates from the lives of people and their surroundings, the didactic proposal of the participatory inventories of the Free Fair of São Bento is presented, which is the motto for significant historical learning based on the dialogicity of knowledge. This strategy gives visibility to other subjects, to other identities and cultures different from those conventionally addressed in history class.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA - REDE NACIONALUFRNBrasilFeira Livre de São BentoInventários participativosEducação patrimonial decolonialHistória LocalEnsino de HistóriaO ensino de História vai à feira: inventários participativos e saberes reversos a partir de uma educação patrimonial decolonialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEnsinoHistoriavaifeira_Nepomuceno_2021.pdfapplication/pdf2194212https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/45319/1/EnsinoHistoriavaifeira_Nepomuceno_2021.pdf9afd155fb682b5c3bed0aff768b43427MD51123456789/453192022-05-02 12:36:21.494oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/45319Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-02T15:36:21Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ensino de História vai à feira: inventários participativos e saberes reversos a partir de uma educação patrimonial decolonial
title O ensino de História vai à feira: inventários participativos e saberes reversos a partir de uma educação patrimonial decolonial
spellingShingle O ensino de História vai à feira: inventários participativos e saberes reversos a partir de uma educação patrimonial decolonial
Nepomuceno, Sabrina Barros
Feira Livre de São Bento
Inventários participativos
Educação patrimonial decolonial
História Local
Ensino de História
title_short O ensino de História vai à feira: inventários participativos e saberes reversos a partir de uma educação patrimonial decolonial
title_full O ensino de História vai à feira: inventários participativos e saberes reversos a partir de uma educação patrimonial decolonial
title_fullStr O ensino de História vai à feira: inventários participativos e saberes reversos a partir de uma educação patrimonial decolonial
title_full_unstemmed O ensino de História vai à feira: inventários participativos e saberes reversos a partir de uma educação patrimonial decolonial
title_sort O ensino de História vai à feira: inventários participativos e saberes reversos a partir de uma educação patrimonial decolonial
author Nepomuceno, Sabrina Barros
author_facet Nepomuceno, Sabrina Barros
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6829005613415776
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5565266295414497
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Fernandes, Ana Carla Sabino
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8372345646588483
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Santos, Magno Francisco de Jesus
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9046069221784194
dc.contributor.author.fl_str_mv Nepomuceno, Sabrina Barros
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Margarida Maria Dias de
contributor_str_mv Oliveira, Margarida Maria Dias de
dc.subject.por.fl_str_mv Feira Livre de São Bento
Inventários participativos
Educação patrimonial decolonial
História Local
Ensino de História
topic Feira Livre de São Bento
Inventários participativos
Educação patrimonial decolonial
História Local
Ensino de História
description A pesquisa abrange reflexões e perspectivas para o trabalho com a educação patrimonial decolonial no ensino de história. A abordagem deu-se a partir da Feira Livre de São Bento, elemento sociocultural marcante no cotidiano dos alunos de Ensino Médio da Escola Estadual de Educação Profissional Edson Queiroz, no município de Cascavel, Ceará. Propondo discutir a história local por intermédio de conceitos relacionados à memória, à identidade e ao patrimônio, foram mobilizados em diálogo com o âmbito da educação básica e da didática da história estratégias pedagógicas numa dimensão dialógica e participativa. Elencaram-se aspectos da trajetória da produção acadêmica recente que discutem a educação patrimonial, o percurso das abordagens teóricas e um olhar em contraponto afirmando outras possibilidades pedagógicas pelo viés decolonial. Como pauta produtora do saber histórico que emana da vida das pessoas e do seu entorno, apresenta-se a proposta didática dos inventários participativos da Feira Livre de São Bento, sendo ela mote à aprendizagem histórica significativa alicerçada na dialogicidade dos saberes. Esta estratégia evidencia outros sujeitos, a outras identidades e culturas distintas das convencionalmente abordadas na aula de história.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-12-09T20:47:04Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-12-09T20:47:04Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-10-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv NEPOMUCENO, Sabrina Barros. O ensino de História vai à feira: inventários participativos e saberes reversos a partir de uma educação patrimonial decolonial. 2021. 124f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistoria) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45319
identifier_str_mv NEPOMUCENO, Sabrina Barros. O ensino de História vai à feira: inventários participativos e saberes reversos a partir de uma educação patrimonial decolonial. 2021. 124f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistoria) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45319
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA - REDE NACIONAL
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/45319/1/EnsinoHistoriavaifeira_Nepomuceno_2021.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9afd155fb682b5c3bed0aff768b43427
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797777752899715072