Edição didática: práticas para a edição e produção de materiais didáticos impressos na Educação a Distância (SEDIS/UFRN)
Ano de defesa: | 2021 |
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Tipo de documento: | Tese |
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Instituição de defesa: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
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PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32900 |
Resumo: | Esta pesquisa estuda o livro no contexto universitário da Educação a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, focalizando as práticas para sua edição e produção. Diferentes referenciais – Peters (2003, 2009), Preti (2010), Moran (2002), Aretio (2002), Moore e Kearsley (2007), Filatro (2004, 2015) – indicam a necessidade de o uso do material didático ser mediador do ensino-aprendizagem na Educação a Distância e, portanto, ser dialógico e colaborativo o suficiente para permitir interação entre os sujeitos envolvidos no processo. A pesquisa tem por base a concepção de dialogicidade de Paulo Freire (1979, 1980, 1982, 1987, 2001, 2004, 2009), que também serviu de suporte para a estruturação dos projetos político-pedagógicos dos cursos de Educação a Distância da Secretaria de Educação a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, local de pesquisa para o desenvolvimento deste trabalho. O estudo investiga as práticas da edição na produção de materiais didáticos impressos da Educação a Distância, destacando os papéis do revisor de estrutura e linguagem e do professor conteudista, sujeitos que respondem diretamente pelo processo de edição, analisando como se estabelece o diálogo entre esses sujeitos, a partir das versões preliminares dos materiais impressos produzidos pela Secretaria de Educação a Distância. Desenvolvemos o conceito de edição didática como conjunto de funções e estratégias mediadoras entre a produção dos materiais e a aprendizagem entre os diferentes sujeitos (professor e aluno). A construção do corpus tem sua origem nas versões preliminares dos materiais didáticos impressos produzidos pela instituição mencionada, entre os anos de 2014 e 2018, de um total de 20 disciplinas, concernentes aos cursos de Pedagogia, Letras, Educação Física e Química, constituindo cerca de 600 versões. Este estudo tem abordagem qualitativa, com objetivos exploratórios e procedimentos metodológicos de pesquisa bibliográfica e dele foi possível verificar que o trabalho com as versões do material produzido pelo professor conteudista é essencial para que se verifique de que modo a sequência de revisão é efetiva e em que medida isso influencia no produto final. A partir da análise dos dados, verifica que a edição didática pode ser entendida como processo pelo qual o material didático passa até chegar ao seu produto final. Ele responde por três grandes funções ao longo do processo de produção: orientação e comunicação das equipes e dos sujeitos envolvidos; atendimento da estrutura e características normativas predefinidas para o material didático; orientações didático-pedagógicas para a escrita. Essas orientações ocorrem a partir de um conjunto de estratégias constitutivas da edição didática chamadas de práticas de edição e produção de materiais didáticos. Os resultados encontrados buscam orientar a formação de revisores, o trabalho de produção de materiais didáticos para Educação a Distância e as políticas para o setor que contemplem as funções dos materiais didáticos e sua importância na aprendizagem a distância. |
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Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32900Esta pesquisa estuda o livro no contexto universitário da Educação a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, focalizando as práticas para sua edição e produção. Diferentes referenciais – Peters (2003, 2009), Preti (2010), Moran (2002), Aretio (2002), Moore e Kearsley (2007), Filatro (2004, 2015) – indicam a necessidade de o uso do material didático ser mediador do ensino-aprendizagem na Educação a Distância e, portanto, ser dialógico e colaborativo o suficiente para permitir interação entre os sujeitos envolvidos no processo. A pesquisa tem por base a concepção de dialogicidade de Paulo Freire (1979, 1980, 1982, 1987, 2001, 2004, 2009), que também serviu de suporte para a estruturação dos projetos político-pedagógicos dos cursos de Educação a Distância da Secretaria de Educação a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, local de pesquisa para o desenvolvimento deste trabalho. O estudo investiga as práticas da edição na produção de materiais didáticos impressos da Educação a Distância, destacando os papéis do revisor de estrutura e linguagem e do professor conteudista, sujeitos que respondem diretamente pelo processo de edição, analisando como se estabelece o diálogo entre esses sujeitos, a partir das versões preliminares dos materiais impressos produzidos pela Secretaria de Educação a Distância. Desenvolvemos o conceito de edição didática como conjunto de funções e estratégias mediadoras entre a produção dos materiais e a aprendizagem entre os diferentes sujeitos (professor e aluno). A construção do corpus tem sua origem nas versões preliminares dos materiais didáticos impressos produzidos pela instituição mencionada, entre os anos de 2014 e 2018, de um total de 20 disciplinas, concernentes aos cursos de Pedagogia, Letras, Educação Física e Química, constituindo cerca de 600 versões. Este estudo tem abordagem qualitativa, com objetivos exploratórios e procedimentos metodológicos de pesquisa bibliográfica e dele foi possível verificar que o trabalho com as versões do material produzido pelo professor conteudista é essencial para que se verifique de que modo a sequência de revisão é efetiva e em que medida isso influencia no produto final. A partir da análise dos dados, verifica que a edição didática pode ser entendida como processo pelo qual o material didático passa até chegar ao seu produto final. Ele responde por três grandes funções ao longo do processo de produção: orientação e comunicação das equipes e dos sujeitos envolvidos; atendimento da estrutura e características normativas predefinidas para o material didático; orientações didático-pedagógicas para a escrita. Essas orientações ocorrem a partir de um conjunto de estratégias constitutivas da edição didática chamadas de práticas de edição e produção de materiais didáticos. Os resultados encontrados buscam orientar a formação de revisores, o trabalho de produção de materiais didáticos para Educação a Distância e as políticas para o setor que contemplem as funções dos materiais didáticos e sua importância na aprendizagem a distância.This research studies book in the academic context of Distance Education in the Universidade Federal do Rio Grande do Norte, focusing on practices to edition and production. Diverse literature references – Peters (2003, 2009), Preti (2010), Moran (2002), Aretio (2002), Moore and Kearsley (2007), Filatro (2004, 2015) – pointed to the necessity of didactic material to mediate teaching-learning process in the Distance Education and, therefore, to be dialogic and collaborative to promote interaction among subjects involved in this process. This research has as base Paulo Freire’s (1979, 1980, 1982, 1987, 2001, 2004, 2009) dialogic conception, that is support to the structuration of politic-pedagogic projects of Distance Education courses from the Secretaria de Educação a Distância of the Universidade Federal do Rio Grande do Norte, locus to the development of this research. This study investigates editing practices in the production of press didactic material to the Distance Education, detaching the roles of structure and language revisor and content teacher, subjects directly responsible for the editing process, analyzing how is the dialog between these subjects, based on first versions of press materials produced in the Secretaria de Educação a Distância. It develops the concept of didactic editing as a group of functions and strategies to mediate the production of materials and the learning process, and the relationship among different subjects (teacher and students). Data are taken from first versions of didactic materials press produced by this institution, from 2014 to 2018, in a total of 20 disciplines, related to the Pedagogy, Language/Literature, Physical Education and Chemical courses, with almost 600 versions. This is a qualitative study, with exploratory aiming and methodological procedures to the literature review, based on this, it was possible to identify that working with first versions of materials produced by the content teacher is important to verify the effectiveness of revision sequence and how is its influence to the final product. Based on data analysis, it shows the didactic edition can be as a process by which the didactic material goes through until reaching its final product. It is responsible for three important functions related to the production process: orientation and communication among staff and subjects involved; compliance with the structure and to the normative characteristics required by the didactic material; didactic-pedagogical orientations to the writing. Those guides consider a group of strategies from didactic editing called practices of edition and production of didactic materials. Results aim to guide revisor trainee, the production of didactic materials to the Distance Education and the politics to this staff that consider the function of didactic materials and its importance to the distance learning.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilEdição didáticaMateriais didáticos impressos para Educação a DistânciaEducação a DistânciaEdição didática: práticas para a edição e produção de materiais didáticos impressos na Educação a Distância (SEDIS/UFRN)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEdicaodidaticapraticas_Goncalves_2021.pdfapplication/pdf3038834https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32900/1/Edicaodidaticapraticas_Goncalves_2021.pdffa7d07b2473976c686eafd4cc99c8d29MD51123456789/329002021-07-16 13:55:22.905oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/32900Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-07-16T16:55:22Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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Esta pesquisa estuda o livro no contexto universitário da Educação a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, focalizando as práticas para sua edição e produção. Diferentes referenciais – Peters (2003, 2009), Preti (2010), Moran (2002), Aretio (2002), Moore e Kearsley (2007), Filatro (2004, 2015) – indicam a necessidade de o uso do material didático ser mediador do ensino-aprendizagem na Educação a Distância e, portanto, ser dialógico e colaborativo o suficiente para permitir interação entre os sujeitos envolvidos no processo. A pesquisa tem por base a concepção de dialogicidade de Paulo Freire (1979, 1980, 1982, 1987, 2001, 2004, 2009), que também serviu de suporte para a estruturação dos projetos político-pedagógicos dos cursos de Educação a Distância da Secretaria de Educação a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, local de pesquisa para o desenvolvimento deste trabalho. O estudo investiga as práticas da edição na produção de materiais didáticos impressos da Educação a Distância, destacando os papéis do revisor de estrutura e linguagem e do professor conteudista, sujeitos que respondem diretamente pelo processo de edição, analisando como se estabelece o diálogo entre esses sujeitos, a partir das versões preliminares dos materiais impressos produzidos pela Secretaria de Educação a Distância. Desenvolvemos o conceito de edição didática como conjunto de funções e estratégias mediadoras entre a produção dos materiais e a aprendizagem entre os diferentes sujeitos (professor e aluno). A construção do corpus tem sua origem nas versões preliminares dos materiais didáticos impressos produzidos pela instituição mencionada, entre os anos de 2014 e 2018, de um total de 20 disciplinas, concernentes aos cursos de Pedagogia, Letras, Educação Física e Química, constituindo cerca de 600 versões. Este estudo tem abordagem qualitativa, com objetivos exploratórios e procedimentos metodológicos de pesquisa bibliográfica e dele foi possível verificar que o trabalho com as versões do material produzido pelo professor conteudista é essencial para que se verifique de que modo a sequência de revisão é efetiva e em que medida isso influencia no produto final. A partir da análise dos dados, verifica que a edição didática pode ser entendida como processo pelo qual o material didático passa até chegar ao seu produto final. Ele responde por três grandes funções ao longo do processo de produção: orientação e comunicação das equipes e dos sujeitos envolvidos; atendimento da estrutura e características normativas predefinidas para o material didático; orientações didático-pedagógicas para a escrita. Essas orientações ocorrem a partir de um conjunto de estratégias constitutivas da edição didática chamadas de práticas de edição e produção de materiais didáticos. Os resultados encontrados buscam orientar a formação de revisores, o trabalho de produção de materiais didáticos para Educação a Distância e as políticas para o setor que contemplem as funções dos materiais didáticos e sua importância na aprendizagem a distância. |
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