Educação para sustentabilidade em espaços não formais de ensino da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e da Universidade de Coimbra

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Lima, Ana Kaline de
Orientador(a): Araújo, Magnólia Fernandes Florêncio de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30990
Resumo: Durante várias décadas a comunidade científica e instituições internacionais vêm chamando a atenção para a situação de autêntica emergência socioambiental do planeta em que estamos inserido se a necessidade de contribuir para a formação de um cidadania consciente para atingir a sustentabilidade. Os museus e centros de ciências são considerados Espaços Não Formais de Ensino (ENFE) que podem contribuir com a Educação para o Desenvolvimento Sustentável, promovendo a comunicação científica de assuntos voltados às demandas atuais. Partindo destas informações, esta investigação teve por objetivo de investigação caracterizar a promoção da Educação para o Desenvolvimento Sustentável proposta em documentos e atividades educativas de dois espaços não formais de ensino da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e um da Universidade de Coimbra -PT, tendo como orientação de análise a comunicação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O percurso metodológico ocorreu em três momentos, revisão de literatura, analise documental e pesquisa de campo. Os dados foram analisados através da análise de conteúdo, porém, utilizando diferentes técnicas. Através dos resultados foi possível concluir que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são inclusos no discurso oficial e as práticas educativas das três instituições analisadas, embora haja alguns ODS que são desmerecidos. Notou-se que há dificuldades de inserções de alguns ODS devido a dificuldades maiores relacionada a complexidade do conceito sustentabilidade, formação em EDS, trabalho interdisciplinar bem como promover ações para público diverso. Notou-se que, embora o elemento comunicativo mais efetivo para comunicar os ODS seja a monitoria, o que chama mais atenção dos visitantes são os artefatos e ambientes museais, o que sugere uma maior exploração desses recursos comunicativos. No entanto, se faz necessário apreciar o uso de legendas e textos para auxiliar e complementar a narrativa museal
id UFRN_c349d490a028862c565b1754fce21b8e
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/30990
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Lima, Ana Kaline dehttp://lattes.cnpq.br/1589848491343317http://lattes.cnpq.br/4511989641459455Camillo, Christina da Silvahttp://lattes.cnpq.br/0021644707162925Palharini, Luciana Aparecidahttp://lattes.cnpq.br/4547482388427152Campos, Maria Rita Monteiro de Lencastrehttp://lattes.cnpq.br/4145369067676932Araújo, Magnólia Fernandes Florêncio de2020-12-15T02:25:04Z2020-12-15T02:25:04Z2020LIMA, Ana Kaline de. Educação para sustentabilidade em 2020. 135f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30990Durante várias décadas a comunidade científica e instituições internacionais vêm chamando a atenção para a situação de autêntica emergência socioambiental do planeta em que estamos inserido se a necessidade de contribuir para a formação de um cidadania consciente para atingir a sustentabilidade. Os museus e centros de ciências são considerados Espaços Não Formais de Ensino (ENFE) que podem contribuir com a Educação para o Desenvolvimento Sustentável, promovendo a comunicação científica de assuntos voltados às demandas atuais. Partindo destas informações, esta investigação teve por objetivo de investigação caracterizar a promoção da Educação para o Desenvolvimento Sustentável proposta em documentos e atividades educativas de dois espaços não formais de ensino da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e um da Universidade de Coimbra -PT, tendo como orientação de análise a comunicação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O percurso metodológico ocorreu em três momentos, revisão de literatura, analise documental e pesquisa de campo. Os dados foram analisados através da análise de conteúdo, porém, utilizando diferentes técnicas. Através dos resultados foi possível concluir que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são inclusos no discurso oficial e as práticas educativas das três instituições analisadas, embora haja alguns ODS que são desmerecidos. Notou-se que há dificuldades de inserções de alguns ODS devido a dificuldades maiores relacionada a complexidade do conceito sustentabilidade, formação em EDS, trabalho interdisciplinar bem como promover ações para público diverso. Notou-se que, embora o elemento comunicativo mais efetivo para comunicar os ODS seja a monitoria, o que chama mais atenção dos visitantes são os artefatos e ambientes museais, o que sugere uma maior exploração desses recursos comunicativos. No entanto, se faz necessário apreciar o uso de legendas e textos para auxiliar e complementar a narrativa musealFor several decades, the scientific community and international institutions have been calling attention to the situation of an authentic socio-environmental emergency on the planet in which we operate and the need to contribute to the formation of a conscious citizenship to achieve sustainability. Museums and science centers are considered to be Non-Formal Teaching Spaces (NFTS) that can contribute to Education for Sustainable Development, promoting scientific communication on issues related to current demands. Based on this information, this investigation aimed to characterize the promotion of Education for Sustainable Development proposed in educational documents and activities in two non-formal teaching spaces at the Federal University of Rio Grande do Norte and one at the University of Coimbra -PT, having as analysis guide the communication of the Sustainable Development Goals (SDGs).The methodological path took place in three moments, literature review, document analysis and field research. The data were analyzed through content analysis, however, using different techniques.Through the results it was possible to conclude that the Sustainable Development Goals are included in the official discourse and the educational practices of the three institutions analyzed, although there are some SDGs that are neglected. It was noted that there are difficulties in inserting some SDGs due to greater difficulties related to the complexity of the sustainability concept, training in SDS, interdisciplinary work as well as promoting actions for a diverse audience.It was noted that, although the most effective communicative element for communicating the SDGs is monitoring, what draws the most attention from visitors are the artifacts and museum environments, which leads to further exploration of these communicative resources. However, it is necessary to appreciate the use of subtitles and texts to assist and complement the museal narrativeCAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAUFRNBrasilObjetivos de desenvolvimento sustentávelMuseuComunicação científicaSustainable development goalsMuseumScience communicationEducação para sustentabilidade em espaços não formais de ensino da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e da Universidade de Coimbrainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAnaKalineDeLima_DISSERT.pdfapplication/pdf2810830https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30990/1/AnaKalineDeLima_DISSERT.pdfbf5807344bf7f555e601b643964f3b1dMD51TEXTAnaKalineDeLima_DISSERT.pdf.txtAnaKalineDeLima_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain285160https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30990/2/AnaKalineDeLima_DISSERT.pdf.txtbc28591835e59ab698879f1f60eb0f32MD52THUMBNAILAnaKalineDeLima_DISSERT.pdf.jpgAnaKalineDeLima_DISSERT.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1261https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30990/3/AnaKalineDeLima_DISSERT.pdf.jpg1be53a7a29dbd945a56f6034b7a9f3ebMD53123456789/309902022-05-03 14:18:05.738oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/30990Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-03T17:18:05Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação para sustentabilidade em espaços não formais de ensino da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e da Universidade de Coimbra
title Educação para sustentabilidade em espaços não formais de ensino da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e da Universidade de Coimbra
spellingShingle Educação para sustentabilidade em espaços não formais de ensino da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e da Universidade de Coimbra
Lima, Ana Kaline de
Objetivos de desenvolvimento sustentável
Museu
Comunicação científica
Sustainable development goals
Museum
Science communication
title_short Educação para sustentabilidade em espaços não formais de ensino da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e da Universidade de Coimbra
title_full Educação para sustentabilidade em espaços não formais de ensino da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e da Universidade de Coimbra
title_fullStr Educação para sustentabilidade em espaços não formais de ensino da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e da Universidade de Coimbra
title_full_unstemmed Educação para sustentabilidade em espaços não formais de ensino da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e da Universidade de Coimbra
title_sort Educação para sustentabilidade em espaços não formais de ensino da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e da Universidade de Coimbra
author Lima, Ana Kaline de
author_facet Lima, Ana Kaline de
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1589848491343317
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4511989641459455
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Camillo, Christina da Silva
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0021644707162925
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Palharini, Luciana Aparecida
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4547482388427152
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Campos, Maria Rita Monteiro de Lencastre
dc.contributor.referees3Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4145369067676932
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Ana Kaline de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Araújo, Magnólia Fernandes Florêncio de
contributor_str_mv Araújo, Magnólia Fernandes Florêncio de
dc.subject.por.fl_str_mv Objetivos de desenvolvimento sustentável
Museu
Comunicação científica
Sustainable development goals
Museum
Science communication
topic Objetivos de desenvolvimento sustentável
Museu
Comunicação científica
Sustainable development goals
Museum
Science communication
description Durante várias décadas a comunidade científica e instituições internacionais vêm chamando a atenção para a situação de autêntica emergência socioambiental do planeta em que estamos inserido se a necessidade de contribuir para a formação de um cidadania consciente para atingir a sustentabilidade. Os museus e centros de ciências são considerados Espaços Não Formais de Ensino (ENFE) que podem contribuir com a Educação para o Desenvolvimento Sustentável, promovendo a comunicação científica de assuntos voltados às demandas atuais. Partindo destas informações, esta investigação teve por objetivo de investigação caracterizar a promoção da Educação para o Desenvolvimento Sustentável proposta em documentos e atividades educativas de dois espaços não formais de ensino da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e um da Universidade de Coimbra -PT, tendo como orientação de análise a comunicação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O percurso metodológico ocorreu em três momentos, revisão de literatura, analise documental e pesquisa de campo. Os dados foram analisados através da análise de conteúdo, porém, utilizando diferentes técnicas. Através dos resultados foi possível concluir que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são inclusos no discurso oficial e as práticas educativas das três instituições analisadas, embora haja alguns ODS que são desmerecidos. Notou-se que há dificuldades de inserções de alguns ODS devido a dificuldades maiores relacionada a complexidade do conceito sustentabilidade, formação em EDS, trabalho interdisciplinar bem como promover ações para público diverso. Notou-se que, embora o elemento comunicativo mais efetivo para comunicar os ODS seja a monitoria, o que chama mais atenção dos visitantes são os artefatos e ambientes museais, o que sugere uma maior exploração desses recursos comunicativos. No entanto, se faz necessário apreciar o uso de legendas e textos para auxiliar e complementar a narrativa museal
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-12-15T02:25:04Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-12-15T02:25:04Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LIMA, Ana Kaline de. Educação para sustentabilidade em 2020. 135f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30990
identifier_str_mv LIMA, Ana Kaline de. Educação para sustentabilidade em 2020. 135f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30990
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30990/1/AnaKalineDeLima_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30990/2/AnaKalineDeLima_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30990/3/AnaKalineDeLima_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv bf5807344bf7f555e601b643964f3b1d
bc28591835e59ab698879f1f60eb0f32
1be53a7a29dbd945a56f6034b7a9f3eb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797777715270516736