Estratégias de referenciação: uma proposta de intervenção pedagógica para o ensino fundamental
Ano de defesa: | 2021 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Programa de Pós-Graduação: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - PROFLETRAS CURRAIS NOVOS
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32413 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo propor uma intervenção pedagógica a partir de uma sequência didática (SD), com enfoque nos processos referenciais anafóricos, sobretudo no papel da recategorização da anáfora direta. Para tanto, apresentamos alguns procedimentos: descrevemos o percurso metodológico para realizar a intervenção pedagógica proposta na sequência didática; detalhamos as etapas de construção da sequência didática para o ensino dos processos referenciais anafóricos na escrita dos alunos do ensino fundamental; explicitamos os usos de recursos didáticos no planejamento e na execução da intervenção pedagógica. Partimos do pressuposto de que os processos referenciais são uma estratégia textual-discursiva que auxilia no ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa. Assim, a fim de cumprir com nosso objetivo, embasamo-nos nas pesquisas de Marcuschi (2008), Cavalcante (2012), Cavalcante, Custódio Filho e Brito (2014); Koch (2004, 2005, 2006, 2007, 2013); Bakhtin (2003), Bender e Laurito (1993), Roberto (2005). A proposta tem como foco as atividades pedagógicas que orientam passo a passo o trabalho do professor, para a produção textual, com base na orientação de Dolz, Noverraz e Schnewuly e (2004). Desse modo, centramos a atenção para explicitar as etapas constitutivas de uma Sequência Didática, direcionadas às estratégias fundamentais para a construção dos sentidos da crônica narrativa. O resultado do nosso trabalho aponta para a construção dessa sequência que possibilitará o desenvolvimento das competências e as habilidades no uso de estratégias de referenciação na produção escrita dos alunos. |
id |
UFRN_c98da78cec3e1fffa4968f0c1e4c660b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/32413 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Nogueira, Stelyo Rubens de Souzahttp://lattes.cnpq.br/7231302799224412Galvão, Marise Adriana MamedeMatos, Janaica GomesDias, Valdenides Cabral de AraújoCustódio Filho, ValdinarAzevedo, Josilete Alves Moreira de2021-05-06T00:17:09Z2021-05-06T00:17:09Z2021-01-08NOGUEIRA, Stelyo Rubens de Souza. Estratégias de referenciação: uma proposta de intervenção pedagógica para o ensino fundamental. 2021. 103f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32413Este trabalho tem por objetivo propor uma intervenção pedagógica a partir de uma sequência didática (SD), com enfoque nos processos referenciais anafóricos, sobretudo no papel da recategorização da anáfora direta. Para tanto, apresentamos alguns procedimentos: descrevemos o percurso metodológico para realizar a intervenção pedagógica proposta na sequência didática; detalhamos as etapas de construção da sequência didática para o ensino dos processos referenciais anafóricos na escrita dos alunos do ensino fundamental; explicitamos os usos de recursos didáticos no planejamento e na execução da intervenção pedagógica. Partimos do pressuposto de que os processos referenciais são uma estratégia textual-discursiva que auxilia no ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa. Assim, a fim de cumprir com nosso objetivo, embasamo-nos nas pesquisas de Marcuschi (2008), Cavalcante (2012), Cavalcante, Custódio Filho e Brito (2014); Koch (2004, 2005, 2006, 2007, 2013); Bakhtin (2003), Bender e Laurito (1993), Roberto (2005). A proposta tem como foco as atividades pedagógicas que orientam passo a passo o trabalho do professor, para a produção textual, com base na orientação de Dolz, Noverraz e Schnewuly e (2004). Desse modo, centramos a atenção para explicitar as etapas constitutivas de uma Sequência Didática, direcionadas às estratégias fundamentais para a construção dos sentidos da crônica narrativa. O resultado do nosso trabalho aponta para a construção dessa sequência que possibilitará o desenvolvimento das competências e as habilidades no uso de estratégias de referenciação na produção escrita dos alunos.This work aims to propose a pedagogical intervention based on a didactic sequence (SD), focusing on anaphoric referential processes, especially on the role of reclassifying direct anaphora. For that, we present some procedures: we describe the methodological path to carry out the pedagogical intervention proposed in the didactic sequence; we detail the stages of construction of the didactic sequence for teaching anaphoric referential processes in the writing of elementary school students; we explain the uses of didactic resources in the planning and execution of the pedagogical intervention. We start from the assumption that referential processes are a textual-discursive strategy that assists in the teaching and learning of the Portuguese language. Thus, in order to fulfill our objective, we rely on the research of Marcuschi (2008), Cavalcante (2012), Cavalcante, Custódio Filho and Brito (2014); Koch (2004, 2005, 2006, 2007, 2013); Bakhtin (2003), Bender and Laurito (1993), Roberto (2005). The proposal focuses on the pedagogical activities that guide the teacher's work step by step, for textual production, based on the orientation of Dolz, Noverraz and Schnewuly e (2004). In this way, we focus our attention to explain the constitutive stages of a Didactic Sequence, directed to the fundamental strategies for the construction of the meanings of the narrative chronicle. The result of our work points to the construction of this sequence that will enable the development of competences and skills in the use of referencing strategies in the students' written production.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - PROFLETRAS CURRAIS NOVOSUFRNBrasilIntervenção pedagógicaSequência didáticaAnáfora diretaCrônica narrativaEstratégias de referenciação: uma proposta de intervenção pedagógica para o ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEstrategiasreferenciacaoproposta_Nogueira_2021.pdfapplication/pdf1388860https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32413/1/Estrategiasreferenciacaoproposta_Nogueira_2021.pdf9ddd114ed5da486cc38daab6ef3bc7efMD51123456789/324132021-05-11 20:37:19.204oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/32413Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-05-11T23:37:19Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estratégias de referenciação: uma proposta de intervenção pedagógica para o ensino fundamental |
title |
Estratégias de referenciação: uma proposta de intervenção pedagógica para o ensino fundamental |
spellingShingle |
Estratégias de referenciação: uma proposta de intervenção pedagógica para o ensino fundamental Nogueira, Stelyo Rubens de Souza Intervenção pedagógica Sequência didática Anáfora direta Crônica narrativa |
title_short |
Estratégias de referenciação: uma proposta de intervenção pedagógica para o ensino fundamental |
title_full |
Estratégias de referenciação: uma proposta de intervenção pedagógica para o ensino fundamental |
title_fullStr |
Estratégias de referenciação: uma proposta de intervenção pedagógica para o ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Estratégias de referenciação: uma proposta de intervenção pedagógica para o ensino fundamental |
title_sort |
Estratégias de referenciação: uma proposta de intervenção pedagógica para o ensino fundamental |
author |
Nogueira, Stelyo Rubens de Souza |
author_facet |
Nogueira, Stelyo Rubens de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7231302799224412 |
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisor-co1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Matos, Janaica Gomes |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Dias, Valdenides Cabral de Araújo |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Custódio Filho, Valdinar |
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nogueira, Stelyo Rubens de Souza |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Galvão, Marise Adriana Mamede |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Azevedo, Josilete Alves Moreira de |
contributor_str_mv |
Galvão, Marise Adriana Mamede Azevedo, Josilete Alves Moreira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Intervenção pedagógica Sequência didática Anáfora direta Crônica narrativa |
topic |
Intervenção pedagógica Sequência didática Anáfora direta Crônica narrativa |
description |
Este trabalho tem por objetivo propor uma intervenção pedagógica a partir de uma sequência didática (SD), com enfoque nos processos referenciais anafóricos, sobretudo no papel da recategorização da anáfora direta. Para tanto, apresentamos alguns procedimentos: descrevemos o percurso metodológico para realizar a intervenção pedagógica proposta na sequência didática; detalhamos as etapas de construção da sequência didática para o ensino dos processos referenciais anafóricos na escrita dos alunos do ensino fundamental; explicitamos os usos de recursos didáticos no planejamento e na execução da intervenção pedagógica. Partimos do pressuposto de que os processos referenciais são uma estratégia textual-discursiva que auxilia no ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa. Assim, a fim de cumprir com nosso objetivo, embasamo-nos nas pesquisas de Marcuschi (2008), Cavalcante (2012), Cavalcante, Custódio Filho e Brito (2014); Koch (2004, 2005, 2006, 2007, 2013); Bakhtin (2003), Bender e Laurito (1993), Roberto (2005). A proposta tem como foco as atividades pedagógicas que orientam passo a passo o trabalho do professor, para a produção textual, com base na orientação de Dolz, Noverraz e Schnewuly e (2004). Desse modo, centramos a atenção para explicitar as etapas constitutivas de uma Sequência Didática, direcionadas às estratégias fundamentais para a construção dos sentidos da crônica narrativa. O resultado do nosso trabalho aponta para a construção dessa sequência que possibilitará o desenvolvimento das competências e as habilidades no uso de estratégias de referenciação na produção escrita dos alunos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-05-06T00:17:09Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-05-06T00:17:09Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-01-08 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
NOGUEIRA, Stelyo Rubens de Souza. Estratégias de referenciação: uma proposta de intervenção pedagógica para o ensino fundamental. 2021. 103f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32413 |
identifier_str_mv |
NOGUEIRA, Stelyo Rubens de Souza. Estratégias de referenciação: uma proposta de intervenção pedagógica para o ensino fundamental. 2021. 103f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32413 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - PROFLETRAS CURRAIS NOVOS |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32413/1/Estrategiasreferenciacaoproposta_Nogueira_2021.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9ddd114ed5da486cc38daab6ef3bc7ef |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802118177367261184 |