Estratégias de referenciação: uma proposta de intervenção pedagógica para o ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Nogueira, Stelyo Rubens de Souza
Orientador(a): Azevedo, Josilete Alves Moreira de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - PROFLETRAS CURRAIS NOVOS
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32413
Resumo: Este trabalho tem por objetivo propor uma intervenção pedagógica a partir de uma sequência didática (SD), com enfoque nos processos referenciais anafóricos, sobretudo no papel da recategorização da anáfora direta. Para tanto, apresentamos alguns procedimentos: descrevemos o percurso metodológico para realizar a intervenção pedagógica proposta na sequência didática; detalhamos as etapas de construção da sequência didática para o ensino dos processos referenciais anafóricos na escrita dos alunos do ensino fundamental; explicitamos os usos de recursos didáticos no planejamento e na execução da intervenção pedagógica. Partimos do pressuposto de que os processos referenciais são uma estratégia textual-discursiva que auxilia no ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa. Assim, a fim de cumprir com nosso objetivo, embasamo-nos nas pesquisas de Marcuschi (2008), Cavalcante (2012), Cavalcante, Custódio Filho e Brito (2014); Koch (2004, 2005, 2006, 2007, 2013); Bakhtin (2003), Bender e Laurito (1993), Roberto (2005). A proposta tem como foco as atividades pedagógicas que orientam passo a passo o trabalho do professor, para a produção textual, com base na orientação de Dolz, Noverraz e Schnewuly e (2004). Desse modo, centramos a atenção para explicitar as etapas constitutivas de uma Sequência Didática, direcionadas às estratégias fundamentais para a construção dos sentidos da crônica narrativa. O resultado do nosso trabalho aponta para a construção dessa sequência que possibilitará o desenvolvimento das competências e as habilidades no uso de estratégias de referenciação na produção escrita dos alunos.
id UFRN_c98da78cec3e1fffa4968f0c1e4c660b
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/32413
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Nogueira, Stelyo Rubens de Souzahttp://lattes.cnpq.br/7231302799224412Galvão, Marise Adriana MamedeMatos, Janaica GomesDias, Valdenides Cabral de AraújoCustódio Filho, ValdinarAzevedo, Josilete Alves Moreira de2021-05-06T00:17:09Z2021-05-06T00:17:09Z2021-01-08NOGUEIRA, Stelyo Rubens de Souza. Estratégias de referenciação: uma proposta de intervenção pedagógica para o ensino fundamental. 2021. 103f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32413Este trabalho tem por objetivo propor uma intervenção pedagógica a partir de uma sequência didática (SD), com enfoque nos processos referenciais anafóricos, sobretudo no papel da recategorização da anáfora direta. Para tanto, apresentamos alguns procedimentos: descrevemos o percurso metodológico para realizar a intervenção pedagógica proposta na sequência didática; detalhamos as etapas de construção da sequência didática para o ensino dos processos referenciais anafóricos na escrita dos alunos do ensino fundamental; explicitamos os usos de recursos didáticos no planejamento e na execução da intervenção pedagógica. Partimos do pressuposto de que os processos referenciais são uma estratégia textual-discursiva que auxilia no ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa. Assim, a fim de cumprir com nosso objetivo, embasamo-nos nas pesquisas de Marcuschi (2008), Cavalcante (2012), Cavalcante, Custódio Filho e Brito (2014); Koch (2004, 2005, 2006, 2007, 2013); Bakhtin (2003), Bender e Laurito (1993), Roberto (2005). A proposta tem como foco as atividades pedagógicas que orientam passo a passo o trabalho do professor, para a produção textual, com base na orientação de Dolz, Noverraz e Schnewuly e (2004). Desse modo, centramos a atenção para explicitar as etapas constitutivas de uma Sequência Didática, direcionadas às estratégias fundamentais para a construção dos sentidos da crônica narrativa. O resultado do nosso trabalho aponta para a construção dessa sequência que possibilitará o desenvolvimento das competências e as habilidades no uso de estratégias de referenciação na produção escrita dos alunos.This work aims to propose a pedagogical intervention based on a didactic sequence (SD), focusing on anaphoric referential processes, especially on the role of reclassifying direct anaphora. For that, we present some procedures: we describe the methodological path to carry out the pedagogical intervention proposed in the didactic sequence; we detail the stages of construction of the didactic sequence for teaching anaphoric referential processes in the writing of elementary school students; we explain the uses of didactic resources in the planning and execution of the pedagogical intervention. We start from the assumption that referential processes are a textual-discursive strategy that assists in the teaching and learning of the Portuguese language. Thus, in order to fulfill our objective, we rely on the research of Marcuschi (2008), Cavalcante (2012), Cavalcante, Custódio Filho and Brito (2014); Koch (2004, 2005, 2006, 2007, 2013); Bakhtin (2003), Bender and Laurito (1993), Roberto (2005). The proposal focuses on the pedagogical activities that guide the teacher's work step by step, for textual production, based on the orientation of Dolz, Noverraz and Schnewuly e (2004). In this way, we focus our attention to explain the constitutive stages of a Didactic Sequence, directed to the fundamental strategies for the construction of the meanings of the narrative chronicle. The result of our work points to the construction of this sequence that will enable the development of competences and skills in the use of referencing strategies in the students' written production.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - PROFLETRAS CURRAIS NOVOSUFRNBrasilIntervenção pedagógicaSequência didáticaAnáfora diretaCrônica narrativaEstratégias de referenciação: uma proposta de intervenção pedagógica para o ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEstrategiasreferenciacaoproposta_Nogueira_2021.pdfapplication/pdf1388860https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32413/1/Estrategiasreferenciacaoproposta_Nogueira_2021.pdf9ddd114ed5da486cc38daab6ef3bc7efMD51123456789/324132021-05-11 20:37:19.204oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/32413Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-05-11T23:37:19Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estratégias de referenciação: uma proposta de intervenção pedagógica para o ensino fundamental
title Estratégias de referenciação: uma proposta de intervenção pedagógica para o ensino fundamental
spellingShingle Estratégias de referenciação: uma proposta de intervenção pedagógica para o ensino fundamental
Nogueira, Stelyo Rubens de Souza
Intervenção pedagógica
Sequência didática
Anáfora direta
Crônica narrativa
title_short Estratégias de referenciação: uma proposta de intervenção pedagógica para o ensino fundamental
title_full Estratégias de referenciação: uma proposta de intervenção pedagógica para o ensino fundamental
title_fullStr Estratégias de referenciação: uma proposta de intervenção pedagógica para o ensino fundamental
title_full_unstemmed Estratégias de referenciação: uma proposta de intervenção pedagógica para o ensino fundamental
title_sort Estratégias de referenciação: uma proposta de intervenção pedagógica para o ensino fundamental
author Nogueira, Stelyo Rubens de Souza
author_facet Nogueira, Stelyo Rubens de Souza
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7231302799224412
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisor-co1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Matos, Janaica Gomes
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Dias, Valdenides Cabral de Araújo
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Custódio Filho, Valdinar
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira, Stelyo Rubens de Souza
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Galvão, Marise Adriana Mamede
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Azevedo, Josilete Alves Moreira de
contributor_str_mv Galvão, Marise Adriana Mamede
Azevedo, Josilete Alves Moreira de
dc.subject.por.fl_str_mv Intervenção pedagógica
Sequência didática
Anáfora direta
Crônica narrativa
topic Intervenção pedagógica
Sequência didática
Anáfora direta
Crônica narrativa
description Este trabalho tem por objetivo propor uma intervenção pedagógica a partir de uma sequência didática (SD), com enfoque nos processos referenciais anafóricos, sobretudo no papel da recategorização da anáfora direta. Para tanto, apresentamos alguns procedimentos: descrevemos o percurso metodológico para realizar a intervenção pedagógica proposta na sequência didática; detalhamos as etapas de construção da sequência didática para o ensino dos processos referenciais anafóricos na escrita dos alunos do ensino fundamental; explicitamos os usos de recursos didáticos no planejamento e na execução da intervenção pedagógica. Partimos do pressuposto de que os processos referenciais são uma estratégia textual-discursiva que auxilia no ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa. Assim, a fim de cumprir com nosso objetivo, embasamo-nos nas pesquisas de Marcuschi (2008), Cavalcante (2012), Cavalcante, Custódio Filho e Brito (2014); Koch (2004, 2005, 2006, 2007, 2013); Bakhtin (2003), Bender e Laurito (1993), Roberto (2005). A proposta tem como foco as atividades pedagógicas que orientam passo a passo o trabalho do professor, para a produção textual, com base na orientação de Dolz, Noverraz e Schnewuly e (2004). Desse modo, centramos a atenção para explicitar as etapas constitutivas de uma Sequência Didática, direcionadas às estratégias fundamentais para a construção dos sentidos da crônica narrativa. O resultado do nosso trabalho aponta para a construção dessa sequência que possibilitará o desenvolvimento das competências e as habilidades no uso de estratégias de referenciação na produção escrita dos alunos.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-06T00:17:09Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-05-06T00:17:09Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-01-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv NOGUEIRA, Stelyo Rubens de Souza. Estratégias de referenciação: uma proposta de intervenção pedagógica para o ensino fundamental. 2021. 103f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32413
identifier_str_mv NOGUEIRA, Stelyo Rubens de Souza. Estratégias de referenciação: uma proposta de intervenção pedagógica para o ensino fundamental. 2021. 103f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32413
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - PROFLETRAS CURRAIS NOVOS
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32413/1/Estrategiasreferenciacaoproposta_Nogueira_2021.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9ddd114ed5da486cc38daab6ef3bc7ef
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802118177367261184