Performatividades ritualísticas das ialodês nos videoclipes da música negra brasileira contemporânea

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2024
Autor(a) principal: Costa, Luane Fernandes
Orientador(a): Souza, Daniel Rodrigo Meirinho de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA MÍDIA
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/58079
Resumo: A partir de conceitos da teoria racial negra, como a transcodificação (Hall, 2016), imagens de controle (Collins, 2019) e o atlântico negro (Gilroy, 2001) investigou-se a obra de três interlocutoras: MC Tha, Luedji Luna e Bixarte, artistas afro-brasileiras que trazem em sua sonoridade e performance aspectos de religiosidade negra, como ritos, rituais e a presença das Ialodês - as orixás femininas, como Iansã, Nanã, Oxum e Iemanjá. Por meio de indicadores metodológicos de análise aplicados às suas obras, e de uma metodologia própria intitulada Gira Midiática, examinou-se três eixos: as visualidades, as sonoridades e as textualidades. Durante as investigações, discutiu-se de que forma simbólica se manifesta a presença das religiões de matriz africana em seus videoclipes, como a performance das orixás e os indicadores de análise ancestrais e afro-diaspóricos previamente delimitados, como a água, os ritos, as cores, as guias, as folhas e os alimentos. Considerando os autores citados, pensou-se na indissociabilidade da música produzida na diáspora negra e nas religiões de matriz africana, bem como no confronto das imagens propostas com o regime de representação racializado. Evocamos conceitos como as imagens transcodificadoras (Hall, 2016), para compreender como essas imagens deslocam os estereótipos no imaginário social brasileiro sobre as religiões de matriz africana, submersas a uma ideia de precário, em um país predominantemente cristão e racista religioso. As imagens de liberdade (Guilherme, 2022) foram utilizadas para pensar em como as interlocutoras falam a partir de si, não mais sob um viés subordinado ao olhar branco colonizador, além de confrontar as imagens de controle que aprisionam corpos negros, corpos de terreiro e corpos desobedientes de gênero (Mombaça, 2021). Portanto, definiu-se nesta dissertação que as imagens dos videoclipes das cantoras negras brasileiras analisadas em Oxum (A Nova Era, Parte I) (2021), Banho de Folhas (2017) e Rito de Passá (2019), são transgressoras e emancipadoras, pois utilizam de um produto cultural como um espaço em que mulheres racializadas, cis ou trans, umbandistas ou candomblecistas, podem usar de seu repertório e presença para sentir-se empoderadas, reafirmando sua existência e a dos grupos que representam em um processo de resistência. As artistas foram escolhidas por trazerem o enfrentamento político em suas obras, além de partirem de lugares racializados, das periferias brasileiras e por incorporarem os aspectos de sua religiosidade em sua performance. Dessa forma, os esforços em trazer imagens opositoras (hooks, 2019), com elementos de valorização, calmaria e serenidade por meio dos rituais religiosos de matriz africana, desafiam as imagens que controlam a população de terreiro.
id UFRN_cd78b32b64a1039c3985905d03760089
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/58079
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Costa, Luane Fernandeshttps://orcid.org/0000-0002-4371-4834http://lattes.cnpq.br/6117466933228729https://orcid.org/0000-0002-4658-5556http://lattes.cnpq.br/9921846039591174Queiroz, Tobias ArrudaCarvalho, Breno da Silvahttps://orcid.org/0000-0003-3196-2328http://lattes.cnpq.br/9606206855814927Oliveira, Luciana Xavier deSouza, Daniel Rodrigo Meirinho de2024-04-09T22:57:29Z2024-04-09T22:57:29Z2024-02-19COSTA, Luane Fernandes. Performatividades ritualísticas das ialodês nos videoclipes da música negra brasileira contemporânea. Orientador: Dr. Daniel Rodrigo Meirinho de Souza. 2024. 129f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Mídia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2024.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/58079A partir de conceitos da teoria racial negra, como a transcodificação (Hall, 2016), imagens de controle (Collins, 2019) e o atlântico negro (Gilroy, 2001) investigou-se a obra de três interlocutoras: MC Tha, Luedji Luna e Bixarte, artistas afro-brasileiras que trazem em sua sonoridade e performance aspectos de religiosidade negra, como ritos, rituais e a presença das Ialodês - as orixás femininas, como Iansã, Nanã, Oxum e Iemanjá. Por meio de indicadores metodológicos de análise aplicados às suas obras, e de uma metodologia própria intitulada Gira Midiática, examinou-se três eixos: as visualidades, as sonoridades e as textualidades. Durante as investigações, discutiu-se de que forma simbólica se manifesta a presença das religiões de matriz africana em seus videoclipes, como a performance das orixás e os indicadores de análise ancestrais e afro-diaspóricos previamente delimitados, como a água, os ritos, as cores, as guias, as folhas e os alimentos. Considerando os autores citados, pensou-se na indissociabilidade da música produzida na diáspora negra e nas religiões de matriz africana, bem como no confronto das imagens propostas com o regime de representação racializado. Evocamos conceitos como as imagens transcodificadoras (Hall, 2016), para compreender como essas imagens deslocam os estereótipos no imaginário social brasileiro sobre as religiões de matriz africana, submersas a uma ideia de precário, em um país predominantemente cristão e racista religioso. As imagens de liberdade (Guilherme, 2022) foram utilizadas para pensar em como as interlocutoras falam a partir de si, não mais sob um viés subordinado ao olhar branco colonizador, além de confrontar as imagens de controle que aprisionam corpos negros, corpos de terreiro e corpos desobedientes de gênero (Mombaça, 2021). Portanto, definiu-se nesta dissertação que as imagens dos videoclipes das cantoras negras brasileiras analisadas em Oxum (A Nova Era, Parte I) (2021), Banho de Folhas (2017) e Rito de Passá (2019), são transgressoras e emancipadoras, pois utilizam de um produto cultural como um espaço em que mulheres racializadas, cis ou trans, umbandistas ou candomblecistas, podem usar de seu repertório e presença para sentir-se empoderadas, reafirmando sua existência e a dos grupos que representam em um processo de resistência. As artistas foram escolhidas por trazerem o enfrentamento político em suas obras, além de partirem de lugares racializados, das periferias brasileiras e por incorporarem os aspectos de sua religiosidade em sua performance. Dessa forma, os esforços em trazer imagens opositoras (hooks, 2019), com elementos de valorização, calmaria e serenidade por meio dos rituais religiosos de matriz africana, desafiam as imagens que controlam a população de terreiro.Based on concepts from black racial theory, such as transcoding (Hall, 2016), control images (Collins, 2019), and the Black Atlantic (Gilroy, 2001), the work of three interlocutors was investigated, MC Tha, Luedji Luna, and Bixarte, afro-Brazilian artists who embody aspects of black religiosity in their sound and performance, including rites, rituals, and the presence of Ialodês - the female orixás such as Iansã, Nanã, Oxum, and Iemanjá. Through methodological indicators applied to their works and a specific methodology called Gira Midiática, three axes were examined: visualities, soundscapes, and textualities. Throughout the investigations, the symbolic presence of African-derived religions in their music videos was discussed, such as the performance of orixás and previously defined ancestral and afro-diasporic analysis indicators like water, rituals, colors, beads, leaves, and food. Considering the cited authors, the inseparability of music produced in the Black diaspora and African-derived religions was considered, as well as the confrontation of proposed images with the racialized representation regime. Concepts like transcoding images (Hall, 2016) were evoked to understand how these images shift stereotypes in the brazilian social imaginary about african-derived religions, often perceived as precarious in a predominantly -cand racially biased country. Images of freedom (Guilherme, 2022) were used to contemplate how the interlocutors speak from their own perspectives, no longer subordinate to the colonizing white gaze, while also confronting control images that confine black bodies, bodies from religious temples, and gender non-conforming bodies (Mombaça, 2021). Thus, it was defined in this dissertation that the images in the music videos of the analyzed Black Brazilian singers in Oxum (A Nova Era, Parte I) (2021), Banho de Folhas (2017), and Rito de Passá (2019) are transgressive and emancipatory. They utilize cultural products as a space where racialized women, cis or trans, followers of Umbanda or Candomblé, can use their repertoire and presence to feel empowered, reaffirming their existence and the groups they represent in a process of resistance. The artists were chosen for bringing political confrontation in their works, for emerging from racialized spaces in brazilian peripheries, and for incorporating aspects of their religiosity into their performance. Consequently, efforts to bring opposing images (hooks, 2019), with elements of appreciation, tranquility, and serenity through african-derived religious rituals, challenge the controlling images imposed on temple populations.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA MÍDIAUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOMúsicaRaçaReligiosidadePerformanceRepresentaçãoPerformatividades ritualísticas das ialodês nos videoclipes da música negra brasileira contemporâneainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALPerformatividadesritualisticasialodes_Costa_2024.pdfapplication/pdf18717013https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/58079/1/Performatividadesritualisticasialodes_Costa_2024.pdf29ae2204a86cc48f5b304b83c0ca1e88MD51123456789/580792024-04-09 19:58:46.875oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/58079Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2024-04-09T22:58:46Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Performatividades ritualísticas das ialodês nos videoclipes da música negra brasileira contemporânea
title Performatividades ritualísticas das ialodês nos videoclipes da música negra brasileira contemporânea
spellingShingle Performatividades ritualísticas das ialodês nos videoclipes da música negra brasileira contemporânea
Costa, Luane Fernandes
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Música
Raça
Religiosidade
Performance
Representação
title_short Performatividades ritualísticas das ialodês nos videoclipes da música negra brasileira contemporânea
title_full Performatividades ritualísticas das ialodês nos videoclipes da música negra brasileira contemporânea
title_fullStr Performatividades ritualísticas das ialodês nos videoclipes da música negra brasileira contemporânea
title_full_unstemmed Performatividades ritualísticas das ialodês nos videoclipes da música negra brasileira contemporânea
title_sort Performatividades ritualísticas das ialodês nos videoclipes da música negra brasileira contemporânea
author Costa, Luane Fernandes
author_facet Costa, Luane Fernandes
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-4371-4834
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6117466933228729
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-4658-5556
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9921846039591174
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Carvalho, Breno da Silva
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-3196-2328
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9606206855814927
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Oliveira, Luciana Xavier de
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Luane Fernandes
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Queiroz, Tobias Arruda
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Souza, Daniel Rodrigo Meirinho de
contributor_str_mv Queiroz, Tobias Arruda
Souza, Daniel Rodrigo Meirinho de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Música
Raça
Religiosidade
Performance
Representação
dc.subject.por.fl_str_mv Música
Raça
Religiosidade
Performance
Representação
description A partir de conceitos da teoria racial negra, como a transcodificação (Hall, 2016), imagens de controle (Collins, 2019) e o atlântico negro (Gilroy, 2001) investigou-se a obra de três interlocutoras: MC Tha, Luedji Luna e Bixarte, artistas afro-brasileiras que trazem em sua sonoridade e performance aspectos de religiosidade negra, como ritos, rituais e a presença das Ialodês - as orixás femininas, como Iansã, Nanã, Oxum e Iemanjá. Por meio de indicadores metodológicos de análise aplicados às suas obras, e de uma metodologia própria intitulada Gira Midiática, examinou-se três eixos: as visualidades, as sonoridades e as textualidades. Durante as investigações, discutiu-se de que forma simbólica se manifesta a presença das religiões de matriz africana em seus videoclipes, como a performance das orixás e os indicadores de análise ancestrais e afro-diaspóricos previamente delimitados, como a água, os ritos, as cores, as guias, as folhas e os alimentos. Considerando os autores citados, pensou-se na indissociabilidade da música produzida na diáspora negra e nas religiões de matriz africana, bem como no confronto das imagens propostas com o regime de representação racializado. Evocamos conceitos como as imagens transcodificadoras (Hall, 2016), para compreender como essas imagens deslocam os estereótipos no imaginário social brasileiro sobre as religiões de matriz africana, submersas a uma ideia de precário, em um país predominantemente cristão e racista religioso. As imagens de liberdade (Guilherme, 2022) foram utilizadas para pensar em como as interlocutoras falam a partir de si, não mais sob um viés subordinado ao olhar branco colonizador, além de confrontar as imagens de controle que aprisionam corpos negros, corpos de terreiro e corpos desobedientes de gênero (Mombaça, 2021). Portanto, definiu-se nesta dissertação que as imagens dos videoclipes das cantoras negras brasileiras analisadas em Oxum (A Nova Era, Parte I) (2021), Banho de Folhas (2017) e Rito de Passá (2019), são transgressoras e emancipadoras, pois utilizam de um produto cultural como um espaço em que mulheres racializadas, cis ou trans, umbandistas ou candomblecistas, podem usar de seu repertório e presença para sentir-se empoderadas, reafirmando sua existência e a dos grupos que representam em um processo de resistência. As artistas foram escolhidas por trazerem o enfrentamento político em suas obras, além de partirem de lugares racializados, das periferias brasileiras e por incorporarem os aspectos de sua religiosidade em sua performance. Dessa forma, os esforços em trazer imagens opositoras (hooks, 2019), com elementos de valorização, calmaria e serenidade por meio dos rituais religiosos de matriz africana, desafiam as imagens que controlam a população de terreiro.
publishDate 2024
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-04-09T22:57:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-04-09T22:57:29Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024-02-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv COSTA, Luane Fernandes. Performatividades ritualísticas das ialodês nos videoclipes da música negra brasileira contemporânea. Orientador: Dr. Daniel Rodrigo Meirinho de Souza. 2024. 129f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Mídia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2024.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/58079
identifier_str_mv COSTA, Luane Fernandes. Performatividades ritualísticas das ialodês nos videoclipes da música negra brasileira contemporânea. Orientador: Dr. Daniel Rodrigo Meirinho de Souza. 2024. 129f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Mídia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2024.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/58079
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA MÍDIA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/58079/1/Performatividadesritualisticasialodes_Costa_2024.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 29ae2204a86cc48f5b304b83c0ca1e88
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797777632933183488