Comprometimento organizacional dos servidores do Sistema de Bibliotecas da UFRN

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Silva, Kalline Bezerra da
Orientador(a): Nahra, Cinara Maria Leite
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE PROCESSOS INSTITUCIONAIS
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24622
Resumo: No mundo contemporâneo, a globalização provocou uma revolução nos meios de comunicação, nas tecnologias da informação e na própria estrutura lógica do funcionamento das organizações. As bibliotecas, de modo específico, acompanharam essas evoluções, passando a demandar nova competência organizacional para os seus funcionários. Necessitando assim, de funcionários mais comprometidos que atendessem a um público cada vez mais exigente de forma eficiente e eficaz primando sempre por serviços de qualidade. Neste contexto, este estudo teve como objetivo geral analisar o comprometimento organizacional dos servidores técnico-administrativos que compõe o Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte utilizando-se do modelo tridimensional do comprometimento organizacional proposto por Meyer e Allen (1991). A população e a amostra do estudo foram compostas pelos 127 servidores do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Trata-se de uma pesquisa de campo, descritiva, de natureza quantitativa. Como técnicas de coleta e análise dos dados foram utilizados os levantamentos bibliográfico e documental para compor o embasamento teórico da pesquisa, bem como aplicação de questionário fechado contendo 40 perguntas em formato likert, validado por Meyer e Allen (1991), cujo os dados obtidos foram tabulados e realizados os cruzamentos por meio do programa SPSS. Portanto, concluiu-se que o nível de comprometimento organizacional dos servidores do SISBI detectado com maior incidência foi o comprometimento afetivo, sendo este, seguido do comprometimento calculativo e por último o comprometimento normativo. E, ainda que mesmo os servidores possuindo um nível de afetividade elevado com instituição que determina esse comprometimento, as perdas sociais de trabalho e as perdas de retribuição na organização que fazem parte da dimensão calculativa são levadas em consideração, sendo uma forma de calcular e inferir sobre esse comprometimento. Deste modo, espera-se que os resultados contribuam em termos teóricos, para futuras pesquisas, assim como em termos práticos, para o aumento e fortalecimento do comprometimento organizacional dos servidores técnico-administrativos do Sistema de Bibliotecas.
id UFRN_cf2799d5900540d461657a27b3d6c5ce
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24622
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, Kalline Bezerra dahttp://lattes.cnpq.br/3185309694904313Oliveira, Adriana Carla Silva dehttp://lattes.cnpq.br/3078845345632743Guimarães, Patricia Borba VilarNahra, Cinara Maria Leite2018-01-22T15:19:42Z2018-01-22T15:19:42Z2017-10-10SILVA, Kalline Bezerra da. Comprometimento organizacional dos servidores do Sistema de Bibliotecas da UFRN. 2017. 109f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão de Processos Institucionais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24622No mundo contemporâneo, a globalização provocou uma revolução nos meios de comunicação, nas tecnologias da informação e na própria estrutura lógica do funcionamento das organizações. As bibliotecas, de modo específico, acompanharam essas evoluções, passando a demandar nova competência organizacional para os seus funcionários. Necessitando assim, de funcionários mais comprometidos que atendessem a um público cada vez mais exigente de forma eficiente e eficaz primando sempre por serviços de qualidade. Neste contexto, este estudo teve como objetivo geral analisar o comprometimento organizacional dos servidores técnico-administrativos que compõe o Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte utilizando-se do modelo tridimensional do comprometimento organizacional proposto por Meyer e Allen (1991). A população e a amostra do estudo foram compostas pelos 127 servidores do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Trata-se de uma pesquisa de campo, descritiva, de natureza quantitativa. Como técnicas de coleta e análise dos dados foram utilizados os levantamentos bibliográfico e documental para compor o embasamento teórico da pesquisa, bem como aplicação de questionário fechado contendo 40 perguntas em formato likert, validado por Meyer e Allen (1991), cujo os dados obtidos foram tabulados e realizados os cruzamentos por meio do programa SPSS. Portanto, concluiu-se que o nível de comprometimento organizacional dos servidores do SISBI detectado com maior incidência foi o comprometimento afetivo, sendo este, seguido do comprometimento calculativo e por último o comprometimento normativo. E, ainda que mesmo os servidores possuindo um nível de afetividade elevado com instituição que determina esse comprometimento, as perdas sociais de trabalho e as perdas de retribuição na organização que fazem parte da dimensão calculativa são levadas em consideração, sendo uma forma de calcular e inferir sobre esse comprometimento. Deste modo, espera-se que os resultados contribuam em termos teóricos, para futuras pesquisas, assim como em termos práticos, para o aumento e fortalecimento do comprometimento organizacional dos servidores técnico-administrativos do Sistema de Bibliotecas.In the contemporary world, globalization has provoked a revolution in the media, in the information technologies and in the very logical structure of the functioning of organizations. As an organization, libraries have, in a specific way, followed these revolutions, demanding new organizational skills for their employees, thus requiring more committed employees to serve an increasingly demanding public in an efficient and effective manner, always giving priority to quality services. In this context, this study had as general objective to analyze the organizational commitment of the technical-administrative servers that compose the System of Libraries of the Federal University of Rio Grande do Norte (SISBI), using the three-dimensional model of organizational commitment proposed by Meyer and Allen (1991). The population and the sample of the study were composed of the 127 servers of this System. It is a field research, descriptive, of a quantitative nature. As data collection and analysis techniques, the bibliographical and documentary surveys were used to compose the theoretical basis of the research, as well as the application of a closed questionnaire containing 40 questions in a Likert format, validated by Meyer and Allen (1991), whose data were obtained cross-tabulations were performed using the software Statistical Package for the Social Sciences. It was concluded that the level of organizational commitment of the SISBI servers detected with greater incidence was the affective commitment, followed by the instrumental commitment, being this finally succeeded to the normative commitment. And even if employees with a high level of affectivity with an institution that determines this commitment, social losses of work and the losses of compensation in the organization that are part of the instrumental dimension are taken into account, being a way of calculating and inferring about this commitment. In this way, the results are expected to contribute in theoretical terms, for future researches, as well as in practical terms, to increase and strengthen the organizational commitment of the technical-administrative servers of the Library System.porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS: GESTÃO DE PROCESSOS INSTITUCIONAISComprometimento organizacionalServiço públicoServidores públicosBiblioteca universitáriaAdministração públicaComprometimento organizacional dos servidores do Sistema de Bibliotecas da UFRNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE PROCESSOS INSTITUCIONAISUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTKallineBezerraDaSilva_DISSERT.pdf.txtKallineBezerraDaSilva_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain211521https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24622/2/KallineBezerraDaSilva_DISSERT.pdf.txtf9352027ce6cc37da534d4f7a5fadbf8MD52THUMBNAILKallineBezerraDaSilva_DISSERT.pdf.jpgKallineBezerraDaSilva_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2491https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24622/3/KallineBezerraDaSilva_DISSERT.pdf.jpg10bad0b85cd0f1969f88a7521affd5c2MD53TEXTKallineBezerraDaSilva_DISSERT.pdf.txtKallineBezerraDaSilva_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain211521https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24622/2/KallineBezerraDaSilva_DISSERT.pdf.txtf9352027ce6cc37da534d4f7a5fadbf8MD52THUMBNAILKallineBezerraDaSilva_DISSERT.pdf.jpgKallineBezerraDaSilva_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2491https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24622/3/KallineBezerraDaSilva_DISSERT.pdf.jpg10bad0b85cd0f1969f88a7521affd5c2MD53ORIGINALKallineBezerraDaSilva_DISSERT.pdfKallineBezerraDaSilva_DISSERT.pdfapplication/pdf1257234https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24622/1/KallineBezerraDaSilva_DISSERT.pdf6b08bfcdb4b509b7a65fc761380f7dc4MD51123456789/246222022-06-21 19:00:50.771oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24622Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-06-21T22:00:50Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Comprometimento organizacional dos servidores do Sistema de Bibliotecas da UFRN
title Comprometimento organizacional dos servidores do Sistema de Bibliotecas da UFRN
spellingShingle Comprometimento organizacional dos servidores do Sistema de Bibliotecas da UFRN
Silva, Kalline Bezerra da
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS: GESTÃO DE PROCESSOS INSTITUCIONAIS
Comprometimento organizacional
Serviço público
Servidores públicos
Biblioteca universitária
Administração pública
title_short Comprometimento organizacional dos servidores do Sistema de Bibliotecas da UFRN
title_full Comprometimento organizacional dos servidores do Sistema de Bibliotecas da UFRN
title_fullStr Comprometimento organizacional dos servidores do Sistema de Bibliotecas da UFRN
title_full_unstemmed Comprometimento organizacional dos servidores do Sistema de Bibliotecas da UFRN
title_sort Comprometimento organizacional dos servidores do Sistema de Bibliotecas da UFRN
author Silva, Kalline Bezerra da
author_facet Silva, Kalline Bezerra da
author_role author
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3185309694904313
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Oliveira, Adriana Carla Silva de
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3078845345632743
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Guimarães, Patricia Borba Vilar
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Kalline Bezerra da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nahra, Cinara Maria Leite
contributor_str_mv Nahra, Cinara Maria Leite
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS: GESTÃO DE PROCESSOS INSTITUCIONAIS
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS: GESTÃO DE PROCESSOS INSTITUCIONAIS
Comprometimento organizacional
Serviço público
Servidores públicos
Biblioteca universitária
Administração pública
dc.subject.por.fl_str_mv Comprometimento organizacional
Serviço público
Servidores públicos
Biblioteca universitária
Administração pública
description No mundo contemporâneo, a globalização provocou uma revolução nos meios de comunicação, nas tecnologias da informação e na própria estrutura lógica do funcionamento das organizações. As bibliotecas, de modo específico, acompanharam essas evoluções, passando a demandar nova competência organizacional para os seus funcionários. Necessitando assim, de funcionários mais comprometidos que atendessem a um público cada vez mais exigente de forma eficiente e eficaz primando sempre por serviços de qualidade. Neste contexto, este estudo teve como objetivo geral analisar o comprometimento organizacional dos servidores técnico-administrativos que compõe o Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte utilizando-se do modelo tridimensional do comprometimento organizacional proposto por Meyer e Allen (1991). A população e a amostra do estudo foram compostas pelos 127 servidores do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Trata-se de uma pesquisa de campo, descritiva, de natureza quantitativa. Como técnicas de coleta e análise dos dados foram utilizados os levantamentos bibliográfico e documental para compor o embasamento teórico da pesquisa, bem como aplicação de questionário fechado contendo 40 perguntas em formato likert, validado por Meyer e Allen (1991), cujo os dados obtidos foram tabulados e realizados os cruzamentos por meio do programa SPSS. Portanto, concluiu-se que o nível de comprometimento organizacional dos servidores do SISBI detectado com maior incidência foi o comprometimento afetivo, sendo este, seguido do comprometimento calculativo e por último o comprometimento normativo. E, ainda que mesmo os servidores possuindo um nível de afetividade elevado com instituição que determina esse comprometimento, as perdas sociais de trabalho e as perdas de retribuição na organização que fazem parte da dimensão calculativa são levadas em consideração, sendo uma forma de calcular e inferir sobre esse comprometimento. Deste modo, espera-se que os resultados contribuam em termos teóricos, para futuras pesquisas, assim como em termos práticos, para o aumento e fortalecimento do comprometimento organizacional dos servidores técnico-administrativos do Sistema de Bibliotecas.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-10-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-01-22T15:19:42Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-01-22T15:19:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Kalline Bezerra da. Comprometimento organizacional dos servidores do Sistema de Bibliotecas da UFRN. 2017. 109f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão de Processos Institucionais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24622
identifier_str_mv SILVA, Kalline Bezerra da. Comprometimento organizacional dos servidores do Sistema de Bibliotecas da UFRN. 2017. 109f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão de Processos Institucionais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24622
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE PROCESSOS INSTITUCIONAIS
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24622/2/KallineBezerraDaSilva_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24622/3/KallineBezerraDaSilva_DISSERT.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24622/2/KallineBezerraDaSilva_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24622/3/KallineBezerraDaSilva_DISSERT.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24622/1/KallineBezerraDaSilva_DISSERT.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f9352027ce6cc37da534d4f7a5fadbf8
10bad0b85cd0f1969f88a7521affd5c2
f9352027ce6cc37da534d4f7a5fadbf8
10bad0b85cd0f1969f88a7521affd5c2
6b08bfcdb4b509b7a65fc761380f7dc4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1796767107686334464