A História que marca e ensina: protagonismo juvenil e ensino de História nas escolas estaduais do Ceará em 2016
Ano de defesa: | 2022 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
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Programa de Pós-Graduação: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA - REDE NACIONAL
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50012 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo refletir como a História ensinada tem a capacidade de inspirar e encorajar pessoas a fazerem intervenções práticas na sociedade. Para tal, observamos e analisamos criticamente as lutas históricas das juventudes brasileiras no contexto republicano mais recente e apresentamos a experiência de jovens estudantes cearenses no processo de ocupação das escolas estaduais em 2016. Buscamos em autoras, como SCHMIDT, 2009 e CHAUÍ, 2016, a compreensão de que o processo histórico é dinâmico, supõe troca de saberes e nunca imposição. A ideia de cidadão participante e educação cidadã (LAVILLE,1999), reforça o debate em torno do protagonismo juvenil e sua historicidade (SOUZA, 2006). No tocante aos documentos oficiais que norteiam o ensino de História, tomamos como referência a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018), o Documento Curricular Referencial do Ceará (DCRC) e Projetos Pedagógicos das escolas onde atuamos. Ou seja, a legislação educacional brasileira que traz ao campo das Ciências Humanas o incentivo ao protagonismo juvenil. Enfim, a proposta de intervenção pedagógica que chamamos de produto, seleciona cinco ementas de disciplinas eletivas elaboradas pela rede estadual do Ceará, que compõem o itinerário formativo, que coadunam com esses propósitos de formação de uma juventude disposta a compreender o presente e atuar como protagonista por meio de intervenções sociopolíticas elaboradas por eles. |
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Oliveira, Iran Adriano Sousa dehttp://lattes.cnpq.br/0324787585868429Silva, Roberto Aironhttp://lattes.cnpq.br/9014750357327430Fernandes, Ana Carla SabinoFagundes, José Evangelista2022-12-07T20:27:50Z2022-12-07T20:27:50Z2022-01-25OLIVEIRA, Iran Adriano Sousa de. A História que marca e ensina: protagonismo juvenil e ensino de História nas escolas estaduais do Ceará em 2016. Orientador: José Evangelista Fagundes. 2022. 104f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistoria) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50012Este trabalho tem como objetivo refletir como a História ensinada tem a capacidade de inspirar e encorajar pessoas a fazerem intervenções práticas na sociedade. Para tal, observamos e analisamos criticamente as lutas históricas das juventudes brasileiras no contexto republicano mais recente e apresentamos a experiência de jovens estudantes cearenses no processo de ocupação das escolas estaduais em 2016. Buscamos em autoras, como SCHMIDT, 2009 e CHAUÍ, 2016, a compreensão de que o processo histórico é dinâmico, supõe troca de saberes e nunca imposição. A ideia de cidadão participante e educação cidadã (LAVILLE,1999), reforça o debate em torno do protagonismo juvenil e sua historicidade (SOUZA, 2006). No tocante aos documentos oficiais que norteiam o ensino de História, tomamos como referência a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018), o Documento Curricular Referencial do Ceará (DCRC) e Projetos Pedagógicos das escolas onde atuamos. Ou seja, a legislação educacional brasileira que traz ao campo das Ciências Humanas o incentivo ao protagonismo juvenil. Enfim, a proposta de intervenção pedagógica que chamamos de produto, seleciona cinco ementas de disciplinas eletivas elaboradas pela rede estadual do Ceará, que compõem o itinerário formativo, que coadunam com esses propósitos de formação de uma juventude disposta a compreender o presente e atuar como protagonista por meio de intervenções sociopolíticas elaboradas por eles.This work aims to reflect how the taught history has the ability to inspire and encourage people to make practical interventions in society. To this end, we observe and critically analyze the historical struggles of Brazilian youth in the most recent republican context and present the experience of young students from Ceará in the process of occupying state schools in 2016. We searched authors, such as SCHMIDT, 2009 and CHAUÍ, 2016, for the understanding that the historical process is dynamic, presupposes the exchange of knowledge and never imposition. The idea of participating citizen and citizen education (LAVILLE, 1999) reinforces the debate around youth protagonism and its historicity (SOUZA, 2006). Regarding the official documents that guide the teaching of History, we take as reference the Common National Curriculum Base (BNCC, 2018), the Reference Curriculum Document of Ceará (DCRC) and Pedagogical Projects of the schools where we work. That is, the Brazilian educational legislation that brings to the field of Human Sciences the encouragement of youth protagonism. Finally, the pedagogical intervention proposal that we call product, selects five menus of elective courses prepared by the state network of Ceará, which make up the training itinerary, which are consistent with these purposes of training a youth willing to understand the present and act as protagonists through sociopolitical interventions designed by them.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA - REDE NACIONALUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIAHistóriaProtagonismoEnsino de históriaMovimento estudantilCidadaniaA História que marca e ensina: protagonismo juvenil e ensino de História nas escolas estaduais do Ceará em 2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALHistoriamarcaensina_Oliveira_2022.pdfapplication/pdf3449844https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50012/1/Historiamarcaensina_Oliveira_2022.pdf5d08ecf02ff75546a113be8a94e70e18MD51123456789/500122022-12-07 17:28:28.763oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/50012Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-12-07T20:28:28Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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