Literatura indígena e recepção: uma intervenção a partir do reconto de mitos numa escola pública do município de Extremoz-RN

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Felipe, Jessica Martins Bezerra
Orientador(a): Gonçalves, Marta Aparecida Garcia
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33295
Resumo: A pesquisa objetiva investigar como se deu a recepção da obra As serpentes que roubaram a noite e outros mitos (2011), do escritor indígena Daniel Munduruku, por um grupo de três sujeitos participantes, adolescentes entre 14 e 16 anos, alunos de uma turma de oitavo ano de uma escola pública em Extremoz-RN. A pesquisa-ação de caráter qualitativo teve como etapas o reconto dos mitos lidos e a posterior discussão da obra com os sujeitos numa roda de conversa. A dissertação se baseia principalmente na Lei 11.645/2008 da obrigatoriedade do ensino de história e cultura africana, afro-brasileira e indígena e na Base Nacional Comum Curricular- BNCC (2018), que orienta o desenvolvimento da habilidade de contar e recontar histórias no Ensino Fundamental II. Tivemos como aporte teórico os estudos de pesquisadores da contação de histórias como Cléo Busatto (2006), Eliana Yunes (2012) e Élie Bajárd (2016), o último com o conceito de reconto, que é central à pesquisa e diz respeito a uma metodologia que aponta para a tradição oral e para a reconstrução do texto. Quanto à reflexão sobre a literatura indígena, partimos das pesquisas das autoras Janice Thiél (2012, 2013, 2016) e Maria Inês de Almeida e Sônia Queiroz (2004). A concepção de mito e as mitologias indígenas são abordadas a partir das contribuições do antropólogo Cláude Levi-Strauss (1978), do mitólogo Joseph Campbell (1990) e dos pensadores indígenas como Daniel Munduruku (2008, 2015, 2017, 2018, 2019) e Ailton Krenak (2019). Na análise dos recontos, interpretamos os dados a partir da Teoria da Estética da Recepção de Hans Robert Jauss (1994) e Bordini e Aguiar (1993) e obtivemos os seguintes resultados: os sujeitos deram aos mitos sentidos que foram influenciados por seus saberes prévios quanto às culturas indígenas, seus horizontes de expectativas e a distância estética entre os leitores e a obra, provocando estranhamento a alguns aspectos culturais, assim como o não reconhecimento da espiritualidade dos seres sobrenaturais. A roda de conversa, por sua vez, possibilitou aos leitores expressarem suas opiniões e inquietações e construírem conhecimentos acerca dos mitos através da mediação da pesquisadora.
id UFRN_d34eecef725df6b17b5b110b11bd9810
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/33295
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Felipe, Jessica Martins Bezerrahttp://lattes.cnpq.br/4890879735558468http://lattes.cnpq.br/1240776467735498Souto, Rinah de Araújohttp://lattes.cnpq.br/4999161297381210Santos, Derivaldo doshttp://lattes.cnpq.br/8615666365895204Gonçalves, Marta Aparecida Garcia2021-09-08T15:49:44Z2021-09-08T15:49:44Z2021-02-26FELIPE, Jessica Martins Bezerra. Literatura indígena e recepção: uma intervenção a partir do reconto de mitos numa escola pública do município de Extremoz-RN. 2021. 130f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33295A pesquisa objetiva investigar como se deu a recepção da obra As serpentes que roubaram a noite e outros mitos (2011), do escritor indígena Daniel Munduruku, por um grupo de três sujeitos participantes, adolescentes entre 14 e 16 anos, alunos de uma turma de oitavo ano de uma escola pública em Extremoz-RN. A pesquisa-ação de caráter qualitativo teve como etapas o reconto dos mitos lidos e a posterior discussão da obra com os sujeitos numa roda de conversa. A dissertação se baseia principalmente na Lei 11.645/2008 da obrigatoriedade do ensino de história e cultura africana, afro-brasileira e indígena e na Base Nacional Comum Curricular- BNCC (2018), que orienta o desenvolvimento da habilidade de contar e recontar histórias no Ensino Fundamental II. Tivemos como aporte teórico os estudos de pesquisadores da contação de histórias como Cléo Busatto (2006), Eliana Yunes (2012) e Élie Bajárd (2016), o último com o conceito de reconto, que é central à pesquisa e diz respeito a uma metodologia que aponta para a tradição oral e para a reconstrução do texto. Quanto à reflexão sobre a literatura indígena, partimos das pesquisas das autoras Janice Thiél (2012, 2013, 2016) e Maria Inês de Almeida e Sônia Queiroz (2004). A concepção de mito e as mitologias indígenas são abordadas a partir das contribuições do antropólogo Cláude Levi-Strauss (1978), do mitólogo Joseph Campbell (1990) e dos pensadores indígenas como Daniel Munduruku (2008, 2015, 2017, 2018, 2019) e Ailton Krenak (2019). Na análise dos recontos, interpretamos os dados a partir da Teoria da Estética da Recepção de Hans Robert Jauss (1994) e Bordini e Aguiar (1993) e obtivemos os seguintes resultados: os sujeitos deram aos mitos sentidos que foram influenciados por seus saberes prévios quanto às culturas indígenas, seus horizontes de expectativas e a distância estética entre os leitores e a obra, provocando estranhamento a alguns aspectos culturais, assim como o não reconhecimento da espiritualidade dos seres sobrenaturais. A roda de conversa, por sua vez, possibilitou aos leitores expressarem suas opiniões e inquietações e construírem conhecimentos acerca dos mitos através da mediação da pesquisadora.This reseach has aim to ivestigate how the reception of the book “As serpentes que roubaram a noite e outros mitos" (2011), writen by indigenous author Daniel Munduruku, has given by a group compounded by three participantes, teenagers between 14 to 16 years old, they are students of 8th grade from public school in Extremoz-RN. The action reaseach of qualitative studies had as steps the retelling of myths read before and after the discution of the book with the students in a conversation wheel. This academic work was based, principally, in Brazilian law n° 11.645/2008 that imposes the teaching of african’s, afro-brazilian’s and indigenous’ history and in the Bazilian National Curriculum Basis (BNCC) conduct that the develpoment of habilites to telling and retelling stories in the Ending years of the Elementary School. As theorical contributions, we considered the researchers of storytelling such as Paul Zumthor (1997, 2014), Cléo Busatto (2006), Eliana Yunes (2012) and Élie Bajárd (2016), the last one with the concept of retelling, which is central to this research and talk about of a methodology that goes to meet the oral tradition and the reconstruction of the reading. To reflect about the indigenous literature, this reseach has based on Janice Thiél (2012, 2013, 2016) and Maria Inês de Almeida e Sônia Queiroz (2004). The understanding of myth and indigenous mythologies are approached considering the works of anthropologist Cláude Levi-Strauss (1978), the mythologist Joseph Campbell (1990) and indigenous intellectuals Daniel Munduruku (2008, 2015, 2017, 2018, 2019) and Ailton Krenak (2019). During the analysis of the retelling, we interpreted the data considering the Theoretical from Reader-response of Hans Robert Jauss (1994) and Bordini e Aguiar (1993) and we had the following results: the meanings given by the participants to the myths were influenced by their previous knowledge of indigenous culture, their horizons of expectation and the differences between the reader’s and book’s historical horizons, provoking a strangeness to some of the cultural aspects, as the non-recognition about the spirituality of supernatural beings. The Conversation wheel possibilited to the readers that express themselves about their inquietations and to they build knowledge about the myths across the researcher’s mediation.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEMUFRNBrasilLiteratura indígenaContação de históriasRecepçãoEnsino de literaturaLiteratura indígena e recepção: uma intervenção a partir do reconto de mitos numa escola pública do município de Extremoz-RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALLiteraturaindigenarecepcao_Felipe_2021.pdfapplication/pdf1535422https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/33295/1/Literaturaindigenarecepcao_Felipe_2021.pdfa808e50d5323cb72385ce84b301f1291MD51123456789/332952022-05-02 12:38:05.44oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/33295Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-02T15:38:05Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Literatura indígena e recepção: uma intervenção a partir do reconto de mitos numa escola pública do município de Extremoz-RN
title Literatura indígena e recepção: uma intervenção a partir do reconto de mitos numa escola pública do município de Extremoz-RN
spellingShingle Literatura indígena e recepção: uma intervenção a partir do reconto de mitos numa escola pública do município de Extremoz-RN
Felipe, Jessica Martins Bezerra
Literatura indígena
Contação de histórias
Recepção
Ensino de literatura
title_short Literatura indígena e recepção: uma intervenção a partir do reconto de mitos numa escola pública do município de Extremoz-RN
title_full Literatura indígena e recepção: uma intervenção a partir do reconto de mitos numa escola pública do município de Extremoz-RN
title_fullStr Literatura indígena e recepção: uma intervenção a partir do reconto de mitos numa escola pública do município de Extremoz-RN
title_full_unstemmed Literatura indígena e recepção: uma intervenção a partir do reconto de mitos numa escola pública do município de Extremoz-RN
title_sort Literatura indígena e recepção: uma intervenção a partir do reconto de mitos numa escola pública do município de Extremoz-RN
author Felipe, Jessica Martins Bezerra
author_facet Felipe, Jessica Martins Bezerra
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4890879735558468
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1240776467735498
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Souto, Rinah de Araújo
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4999161297381210
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Santos, Derivaldo dos
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8615666365895204
dc.contributor.author.fl_str_mv Felipe, Jessica Martins Bezerra
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gonçalves, Marta Aparecida Garcia
contributor_str_mv Gonçalves, Marta Aparecida Garcia
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura indígena
Contação de histórias
Recepção
Ensino de literatura
topic Literatura indígena
Contação de histórias
Recepção
Ensino de literatura
description A pesquisa objetiva investigar como se deu a recepção da obra As serpentes que roubaram a noite e outros mitos (2011), do escritor indígena Daniel Munduruku, por um grupo de três sujeitos participantes, adolescentes entre 14 e 16 anos, alunos de uma turma de oitavo ano de uma escola pública em Extremoz-RN. A pesquisa-ação de caráter qualitativo teve como etapas o reconto dos mitos lidos e a posterior discussão da obra com os sujeitos numa roda de conversa. A dissertação se baseia principalmente na Lei 11.645/2008 da obrigatoriedade do ensino de história e cultura africana, afro-brasileira e indígena e na Base Nacional Comum Curricular- BNCC (2018), que orienta o desenvolvimento da habilidade de contar e recontar histórias no Ensino Fundamental II. Tivemos como aporte teórico os estudos de pesquisadores da contação de histórias como Cléo Busatto (2006), Eliana Yunes (2012) e Élie Bajárd (2016), o último com o conceito de reconto, que é central à pesquisa e diz respeito a uma metodologia que aponta para a tradição oral e para a reconstrução do texto. Quanto à reflexão sobre a literatura indígena, partimos das pesquisas das autoras Janice Thiél (2012, 2013, 2016) e Maria Inês de Almeida e Sônia Queiroz (2004). A concepção de mito e as mitologias indígenas são abordadas a partir das contribuições do antropólogo Cláude Levi-Strauss (1978), do mitólogo Joseph Campbell (1990) e dos pensadores indígenas como Daniel Munduruku (2008, 2015, 2017, 2018, 2019) e Ailton Krenak (2019). Na análise dos recontos, interpretamos os dados a partir da Teoria da Estética da Recepção de Hans Robert Jauss (1994) e Bordini e Aguiar (1993) e obtivemos os seguintes resultados: os sujeitos deram aos mitos sentidos que foram influenciados por seus saberes prévios quanto às culturas indígenas, seus horizontes de expectativas e a distância estética entre os leitores e a obra, provocando estranhamento a alguns aspectos culturais, assim como o não reconhecimento da espiritualidade dos seres sobrenaturais. A roda de conversa, por sua vez, possibilitou aos leitores expressarem suas opiniões e inquietações e construírem conhecimentos acerca dos mitos através da mediação da pesquisadora.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-09-08T15:49:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-09-08T15:49:44Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-02-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FELIPE, Jessica Martins Bezerra. Literatura indígena e recepção: uma intervenção a partir do reconto de mitos numa escola pública do município de Extremoz-RN. 2021. 130f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33295
identifier_str_mv FELIPE, Jessica Martins Bezerra. Literatura indígena e recepção: uma intervenção a partir do reconto de mitos numa escola pública do município de Extremoz-RN. 2021. 130f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33295
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/33295/1/Literaturaindigenarecepcao_Felipe_2021.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a808e50d5323cb72385ce84b301f1291
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802118087924776960