Diagnóstico do acesso à informação no arquivo da Diretoria de Administração de Pessoal da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Ano de defesa: | 2016 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE PROCESSOS INSTITUCIONAIS
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Departamento: |
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24623 |
Resumo: | A informação é uma ferramenta fundamental em todas as áreas do conhecimento. Um bem coletivo que, quando utilizado de forma produtiva, pode gerar transformações na sociedade. Sua disponibilidade é um direito fundamental a qualquer cidadão, isto é, todo indivíduo tem direito ao acesso à informação pública. Nesse sentido, a pesquisa tem como objetivo geral diagnosticar o processo de acesso à informação no Arquivo da Diretoria de Administração de Pessoal (DAP) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Como objetivos específicos, buscou-se identificar o perfil dos usuários do setor, mapear suas principais demandas/necessidades informacionais, avaliar sua satisfação quanto ao acesso à informação, qualidade do atendimento e verificar se eles têm conhecimento sobre a Lei nº 12.527/2011, que dispõe sobre o acesso à informação.Trata-se de um levantamento descritivo, com abordagem quantitativa, realizado a partir de pesquisa bibliográfica e documental à luz da lei de acesso à informação, do marketing, do estudo de usuários e da difusão arquivística. Para atingir os objetivos propostos, utilizou-se também a aplicação um questionário on-line, utilizando a ferramenta Google Docs como instrumento para coleta de dados dos participantes da pesquisa. A análise e tratamento das informações foram feitos após o retorno dos questionários respondidos, utilizando-se o sistema a SPSS (Statistical for Social Sciences). Com base nos resultados da pesquisa, percebe-se um público heterogêneo quanto ao gênero, e que apesar do setor já disponibilizar documentos digitalizados, ainda preferem buscar as informações pessoalmente. A resolução de atos administrativos-judiciais e para fins pessoais foram às finalidades mais citadas para o uso das informações por parte dos usuários externos. Os técnicos administrativos são mais presentes que os docentes, por se tratar de um arquivo predominantemente administrativo. Quanto à frequência, os usuários internos utilizam o setor de forma periódica, pois utilizam suas informações para desenvolver suas atividades de trabalho, enquanto o público externo frequenta de forma esporádica, em busca de demandas pontuais e de caráter pessoal. Quanto à Lei de acesso à Informação, nota-se que o índice de desconhecimento sobre a lei ainda é alto, necessitando de uma melhor divulgação. A qualidade do atendimento e serviços foi avaliada como satisfatória pela maioria dos usuários, e sua percepção possibilitou a elaboração de sugestões para ações a serem implantadas no arquivo da DAP. |
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Leite, Luciana Ferreirahttps://orcid.org/0000-0003-2085-302Xhttp://lattes.cnpq.br/3052471951752715Rosário, José Orlando Ribeirohttps://orcid.org/0000-0001-5307-3404http://lattes.cnpq.br/7497832675271260Guimarães, Patricia Borba VilarFarias, Gabriela Belmont dehttps://orcid.org/0000-0001-5743-4422http://lattes.cnpq.br/9393190768810116Cruz, Adriano Charles da Silva2018-01-22T15:33:23Z2018-01-22T15:33:23Z2016-12-09LEITE, Luciana Ferreira. Diagnóstico do acesso à informação no arquivo da Diretoria de Administração de Pessoal da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 2016. 85f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão de Processos Institucionais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24623A informação é uma ferramenta fundamental em todas as áreas do conhecimento. Um bem coletivo que, quando utilizado de forma produtiva, pode gerar transformações na sociedade. Sua disponibilidade é um direito fundamental a qualquer cidadão, isto é, todo indivíduo tem direito ao acesso à informação pública. Nesse sentido, a pesquisa tem como objetivo geral diagnosticar o processo de acesso à informação no Arquivo da Diretoria de Administração de Pessoal (DAP) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Como objetivos específicos, buscou-se identificar o perfil dos usuários do setor, mapear suas principais demandas/necessidades informacionais, avaliar sua satisfação quanto ao acesso à informação, qualidade do atendimento e verificar se eles têm conhecimento sobre a Lei nº 12.527/2011, que dispõe sobre o acesso à informação.Trata-se de um levantamento descritivo, com abordagem quantitativa, realizado a partir de pesquisa bibliográfica e documental à luz da lei de acesso à informação, do marketing, do estudo de usuários e da difusão arquivística. Para atingir os objetivos propostos, utilizou-se também a aplicação um questionário on-line, utilizando a ferramenta Google Docs como instrumento para coleta de dados dos participantes da pesquisa. A análise e tratamento das informações foram feitos após o retorno dos questionários respondidos, utilizando-se o sistema a SPSS (Statistical for Social Sciences). Com base nos resultados da pesquisa, percebe-se um público heterogêneo quanto ao gênero, e que apesar do setor já disponibilizar documentos digitalizados, ainda preferem buscar as informações pessoalmente. A resolução de atos administrativos-judiciais e para fins pessoais foram às finalidades mais citadas para o uso das informações por parte dos usuários externos. Os técnicos administrativos são mais presentes que os docentes, por se tratar de um arquivo predominantemente administrativo. Quanto à frequência, os usuários internos utilizam o setor de forma periódica, pois utilizam suas informações para desenvolver suas atividades de trabalho, enquanto o público externo frequenta de forma esporádica, em busca de demandas pontuais e de caráter pessoal. Quanto à Lei de acesso à Informação, nota-se que o índice de desconhecimento sobre a lei ainda é alto, necessitando de uma melhor divulgação. A qualidade do atendimento e serviços foi avaliada como satisfatória pela maioria dos usuários, e sua percepção possibilitou a elaboração de sugestões para ações a serem implantadas no arquivo da DAP.Information is a fundamental tool in all areas of knowledge. A collective good that, when used in a productive way, can generate transformations in society. Its availability is a fundamental right of any citizen, i.e., every individual has the right to access to public information. In this way, the research has as general objective to diagnose the process of access to information at the Archive of the Directorate of Personnel Administration (DAP) of the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN). As specific objectives, was sought to identify the profile of the users of the sector, map their main informational demands/needs, assess their satisfaction regarding access to information, quality of service and verify if they have knowledge about the Law no. 12,527/2011, on the access to information. This is descriptive study, with a quantitative approach, based on bibliographical and documentary research in light of the law of access to information, marketing, study of the users and archival diffusion. To achieve the proposed objectives, an online survey was also used, using the Google Docs tool as an instrument for data collecting from the participants of the research. The analysis and treatment of the information was realized after the return of the answered questionnaires, using the SPSS (Statistical for Social Sciences) system. Based on the results of the survey, one can see a heterogeneous target public in terms of gender, and, even though the providing of scanned documents by the sector, they still prefer to seek the information personally. The resolution of administrative and judicial acts for personal purposes were the most cited about the use of information by external users. The administrative technicians are more present than the teachers, because the Archive is predominantly administrative. About the frequency, internal users visit the sector periodically, because they use its information to develop their work activities, while the external public frequents sporadically, looking for for punctual and personal demands. Regarding the Law on Access to Information, it is noted that the index of lack of knowledge about the law is still high, requiring a better disclosure. The quality of services was assessed as satisfactory by most users, and their perception made possible to elaborate suggestions for actions to be implemented in the DPA Archive.porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS: GESTÃO DE PROCESSOS INSTITUCIONAISArquivoAcesso à informaçãoNecessidade de informaçãoEstudo de usuáriosDifusão da informaçãoDiagnóstico do acesso à informação no arquivo da Diretoria de Administração de Pessoal da Universidade Federal do Rio Grande do NorteDiagnostic of the access to Information at the Archive of the Directorate of Personnel Administration of the Federal University of Rio Grande do Norteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE PROCESSOS INSTITUCIONAISUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTLucianaFerreiraLeite_DISSERT.pdf.txtLucianaFerreiraLeite_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain155641https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24623/2/LucianaFerreiraLeite_DISSERT.pdf.txt3e4d5b8f00edc049f053e010f8556015MD52THUMBNAILLucianaFerreiraLeite_DISSERT.pdf.jpgLucianaFerreiraLeite_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3248https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24623/3/LucianaFerreiraLeite_DISSERT.pdf.jpg2a840b6e1d8b7498d028efe5587ff91cMD53TEXTLucianaFerreiraLeite_DISSERT.pdf.txtLucianaFerreiraLeite_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain155641https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24623/2/LucianaFerreiraLeite_DISSERT.pdf.txt3e4d5b8f00edc049f053e010f8556015MD52THUMBNAILLucianaFerreiraLeite_DISSERT.pdf.jpgLucianaFerreiraLeite_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3248https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24623/3/LucianaFerreiraLeite_DISSERT.pdf.jpg2a840b6e1d8b7498d028efe5587ff91cMD53ORIGINALLucianaFerreiraLeite_DISSERT.pdfLucianaFerreiraLeite_DISSERT.pdfapplication/pdf1454759https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24623/1/LucianaFerreiraLeite_DISSERT.pdfbcdc15c4ce94cb62e156e86a2c7150d4MD51123456789/246232022-06-21 19:11:07.839oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24623Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-06-21T22:11:07Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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