A imagem na percepção docente sobre a (in)tolerância e a violência na escola

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Bonneau, Ana Paula Buzetto
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24666
Resumo: Esta tese examina a percepção da violência entre os professores, concentrando a análise na sensibilidade docente e sua relação com as técnicas e conteúdos audiovisuais. A questão da violência é tratada na perspectiva da (in)tolerância, sistematizada partindo de sua matriz histórica. O entendimento na noção de violência é compreendida em três frentes de análises: a primeira, pela percepção dos sujeitos envolvidos em situações de conflito, seja ativamente ou passivamente; a segunda, um exame conceitual das noções de tolerância e violência, tanto na sua relação com a política, quanto a sua concepção simbólica A terceira, uma análise da percepção dos sujeitos envolvidos em situações de conflito, seja ativamente ou passivamente, deu-se através de uma investigação da sensibilidade, da reflexão sobre a educação audiovisual e a aplicação de um questionário entre os professores. O questionário possibilitou estabelecer uma medida do grau de percepção dos docentes em relação à violência na instituição escolar, bem como perceber o quanto a força formadora da sensibilidade por meio dos recursos audiovisuais ainda é subjugada entre os muros da escola.
id UFRN_d9cfe50b6c12e6e21b2d76be42ab0708
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24666
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Bonneau, Ana Paula Buzettohttp://lattes.cnpq.br/0341824719316863Ferreira, Adir Luizhttp://lattes.cnpq.br/1853494257403195Andrade, Fernando Cézar Bezerra deMendes, Marcilia Luzia Gomes da Costahttp://lattes.cnpq.br/2258546985285753Pavan, Maria Angelahttp://lattes.cnpq.br/2258546985285753Amarilha, MarlyLucena, Ricardo de Figueiredohttp://lattes.cnpq.br/26776679158696292018-01-25T14:43:07Z2018-01-25T14:43:07Z2017-03-24BONNEAU, Ana Paula Buzetto. A imagem na percepção docente sobre a (in)tolerância e a violência na escola. 2017. 201f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24666Esta tese examina a percepção da violência entre os professores, concentrando a análise na sensibilidade docente e sua relação com as técnicas e conteúdos audiovisuais. A questão da violência é tratada na perspectiva da (in)tolerância, sistematizada partindo de sua matriz histórica. O entendimento na noção de violência é compreendida em três frentes de análises: a primeira, pela percepção dos sujeitos envolvidos em situações de conflito, seja ativamente ou passivamente; a segunda, um exame conceitual das noções de tolerância e violência, tanto na sua relação com a política, quanto a sua concepção simbólica A terceira, uma análise da percepção dos sujeitos envolvidos em situações de conflito, seja ativamente ou passivamente, deu-se através de uma investigação da sensibilidade, da reflexão sobre a educação audiovisual e a aplicação de um questionário entre os professores. O questionário possibilitou estabelecer uma medida do grau de percepção dos docentes em relação à violência na instituição escolar, bem como perceber o quanto a força formadora da sensibilidade por meio dos recursos audiovisuais ainda é subjugada entre os muros da escola.This thesis examines the perception of the violence for the teachers, to concentrate this analysis on the teacher and their sensibility, thus the report with the technical and audiovisual contents. The violence‟s question is treated in the perspective of the (in) tolerance, systematized from its historic matrix. For includes the concept of violence is heard in three domains of analysis and reflection. At first, the perception of those who are involved in the conflicts, being actively or passively. For the second, we make a conceptual examination of the notion about the tolerance, how to the violence, however, in its report with the politics, also for the symbolic dimension. For the third idea, this text promotes the analysis of the perception of those who are involved in the conflicts, one actively or passively, by making an investigation concerning the sensibility, the reflection on the education of the broadcasting and the application of a questionnaire with the teachers. The questionnaire allowed to establish a measure of the perception of the teachers with regard to the violence in schools and to perceive how is the sensibility of the formative strings by means of audiovisual resources is always enthralled between the walls of the school.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO(In)TolerânciaViolênciaViolência na escolaPercepçãoAudiovisualA imagem na percepção docente sobre a (in)tolerância e a violência na escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTAnaPaulaBuzettoBonneau_TESE.pdf.txtAnaPaulaBuzettoBonneau_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain456863https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24666/2/AnaPaulaBuzettoBonneau_TESE.pdf.txtfb35119fd7fc23b02244ce4c56125584MD52ImagemPercepçãoDocente_Bonneau_2017.pdf.txtImagemPercepçãoDocente_Bonneau_2017.pdf.txtExtracted texttext/plain456854https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24666/4/ImagemPercep%c3%a7%c3%a3oDocente_Bonneau_2017.pdf.txtaaa31bd87564c6ada5431ebaa2f5d4e7MD54THUMBNAILAnaPaulaBuzettoBonneau_TESE.pdf.jpgAnaPaulaBuzettoBonneau_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2072https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24666/3/AnaPaulaBuzettoBonneau_TESE.pdf.jpgcd4ee80102e7ca84bf7f82e16eb8c03eMD53ImagemPercepçãoDocente_Bonneau_2017.pdf.jpgImagemPercepçãoDocente_Bonneau_2017.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1217https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24666/5/ImagemPercep%c3%a7%c3%a3oDocente_Bonneau_2017.pdf.jpg9a545adc8431252b7173631810b59a8fMD55TEXTAnaPaulaBuzettoBonneau_TESE.pdf.txtAnaPaulaBuzettoBonneau_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain456863https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24666/2/AnaPaulaBuzettoBonneau_TESE.pdf.txtfb35119fd7fc23b02244ce4c56125584MD52THUMBNAILAnaPaulaBuzettoBonneau_TESE.pdf.jpgAnaPaulaBuzettoBonneau_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2072https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24666/3/AnaPaulaBuzettoBonneau_TESE.pdf.jpgcd4ee80102e7ca84bf7f82e16eb8c03eMD53ORIGINALImagemPercepçãoDocente_Bonneau_2017.pdfImagemPercepçãoDocente_Bonneau_2017.pdfapplication/pdf1394454https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24666/1/ImagemPercep%c3%a7%c3%a3oDocente_Bonneau_2017.pdffe53bee41abdedad26bd73f686216a89MD51123456789/246662022-05-25 19:19:50.166oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24666Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-25T22:19:50Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A imagem na percepção docente sobre a (in)tolerância e a violência na escola
title A imagem na percepção docente sobre a (in)tolerância e a violência na escola
spellingShingle A imagem na percepção docente sobre a (in)tolerância e a violência na escola
Bonneau, Ana Paula Buzetto
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
(In)Tolerância
Violência
Violência na escola
Percepção
Audiovisual
title_short A imagem na percepção docente sobre a (in)tolerância e a violência na escola
title_full A imagem na percepção docente sobre a (in)tolerância e a violência na escola
title_fullStr A imagem na percepção docente sobre a (in)tolerância e a violência na escola
title_full_unstemmed A imagem na percepção docente sobre a (in)tolerância e a violência na escola
title_sort A imagem na percepção docente sobre a (in)tolerância e a violência na escola
author Bonneau, Ana Paula Buzetto
author_facet Bonneau, Ana Paula Buzetto
author_role author
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0341824719316863
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Ferreira, Adir Luiz
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1853494257403195
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Andrade, Fernando Cézar Bezerra de
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Mendes, Marcilia Luzia Gomes da Costa
dc.contributor.referees3Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2258546985285753
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Pavan, Maria Angela
dc.contributor.referees4Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2258546985285753
dc.contributor.referees5.none.fl_str_mv Amarilha, Marly
dc.contributor.referees6.none.fl_str_mv Lucena, Ricardo de Figueiredo
dc.contributor.referees6Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2677667915869629
dc.contributor.author.fl_str_mv Bonneau, Ana Paula Buzetto
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
(In)Tolerância
Violência
Violência na escola
Percepção
Audiovisual
dc.subject.por.fl_str_mv (In)Tolerância
Violência
Violência na escola
Percepção
Audiovisual
description Esta tese examina a percepção da violência entre os professores, concentrando a análise na sensibilidade docente e sua relação com as técnicas e conteúdos audiovisuais. A questão da violência é tratada na perspectiva da (in)tolerância, sistematizada partindo de sua matriz histórica. O entendimento na noção de violência é compreendida em três frentes de análises: a primeira, pela percepção dos sujeitos envolvidos em situações de conflito, seja ativamente ou passivamente; a segunda, um exame conceitual das noções de tolerância e violência, tanto na sua relação com a política, quanto a sua concepção simbólica A terceira, uma análise da percepção dos sujeitos envolvidos em situações de conflito, seja ativamente ou passivamente, deu-se através de uma investigação da sensibilidade, da reflexão sobre a educação audiovisual e a aplicação de um questionário entre os professores. O questionário possibilitou estabelecer uma medida do grau de percepção dos docentes em relação à violência na instituição escolar, bem como perceber o quanto a força formadora da sensibilidade por meio dos recursos audiovisuais ainda é subjugada entre os muros da escola.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-03-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-01-25T14:43:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-01-25T14:43:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BONNEAU, Ana Paula Buzetto. A imagem na percepção docente sobre a (in)tolerância e a violência na escola. 2017. 201f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24666
identifier_str_mv BONNEAU, Ana Paula Buzetto. A imagem na percepção docente sobre a (in)tolerância e a violência na escola. 2017. 201f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24666
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24666/2/AnaPaulaBuzettoBonneau_TESE.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24666/4/ImagemPercep%c3%a7%c3%a3oDocente_Bonneau_2017.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24666/3/AnaPaulaBuzettoBonneau_TESE.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24666/5/ImagemPercep%c3%a7%c3%a3oDocente_Bonneau_2017.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24666/2/AnaPaulaBuzettoBonneau_TESE.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24666/3/AnaPaulaBuzettoBonneau_TESE.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24666/1/ImagemPercep%c3%a7%c3%a3oDocente_Bonneau_2017.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fb35119fd7fc23b02244ce4c56125584
aaa31bd87564c6ada5431ebaa2f5d4e7
cd4ee80102e7ca84bf7f82e16eb8c03e
9a545adc8431252b7173631810b59a8f
fb35119fd7fc23b02244ce4c56125584
cd4ee80102e7ca84bf7f82e16eb8c03e
fe53bee41abdedad26bd73f686216a89
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802118154357309440