A imagem na percepção docente sobre a (in)tolerância e a violência na escola
Ano de defesa: | 2017 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24666 |
Resumo: | Esta tese examina a percepção da violência entre os professores, concentrando a análise na sensibilidade docente e sua relação com as técnicas e conteúdos audiovisuais. A questão da violência é tratada na perspectiva da (in)tolerância, sistematizada partindo de sua matriz histórica. O entendimento na noção de violência é compreendida em três frentes de análises: a primeira, pela percepção dos sujeitos envolvidos em situações de conflito, seja ativamente ou passivamente; a segunda, um exame conceitual das noções de tolerância e violência, tanto na sua relação com a política, quanto a sua concepção simbólica A terceira, uma análise da percepção dos sujeitos envolvidos em situações de conflito, seja ativamente ou passivamente, deu-se através de uma investigação da sensibilidade, da reflexão sobre a educação audiovisual e a aplicação de um questionário entre os professores. O questionário possibilitou estabelecer uma medida do grau de percepção dos docentes em relação à violência na instituição escolar, bem como perceber o quanto a força formadora da sensibilidade por meio dos recursos audiovisuais ainda é subjugada entre os muros da escola. |
id |
UFRN_d9cfe50b6c12e6e21b2d76be42ab0708 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24666 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Bonneau, Ana Paula Buzettohttp://lattes.cnpq.br/0341824719316863Ferreira, Adir Luizhttp://lattes.cnpq.br/1853494257403195Andrade, Fernando Cézar Bezerra deMendes, Marcilia Luzia Gomes da Costahttp://lattes.cnpq.br/2258546985285753Pavan, Maria Angelahttp://lattes.cnpq.br/2258546985285753Amarilha, MarlyLucena, Ricardo de Figueiredohttp://lattes.cnpq.br/26776679158696292018-01-25T14:43:07Z2018-01-25T14:43:07Z2017-03-24BONNEAU, Ana Paula Buzetto. A imagem na percepção docente sobre a (in)tolerância e a violência na escola. 2017. 201f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24666Esta tese examina a percepção da violência entre os professores, concentrando a análise na sensibilidade docente e sua relação com as técnicas e conteúdos audiovisuais. A questão da violência é tratada na perspectiva da (in)tolerância, sistematizada partindo de sua matriz histórica. O entendimento na noção de violência é compreendida em três frentes de análises: a primeira, pela percepção dos sujeitos envolvidos em situações de conflito, seja ativamente ou passivamente; a segunda, um exame conceitual das noções de tolerância e violência, tanto na sua relação com a política, quanto a sua concepção simbólica A terceira, uma análise da percepção dos sujeitos envolvidos em situações de conflito, seja ativamente ou passivamente, deu-se através de uma investigação da sensibilidade, da reflexão sobre a educação audiovisual e a aplicação de um questionário entre os professores. O questionário possibilitou estabelecer uma medida do grau de percepção dos docentes em relação à violência na instituição escolar, bem como perceber o quanto a força formadora da sensibilidade por meio dos recursos audiovisuais ainda é subjugada entre os muros da escola.This thesis examines the perception of the violence for the teachers, to concentrate this analysis on the teacher and their sensibility, thus the report with the technical and audiovisual contents. The violence‟s question is treated in the perspective of the (in) tolerance, systematized from its historic matrix. For includes the concept of violence is heard in three domains of analysis and reflection. At first, the perception of those who are involved in the conflicts, being actively or passively. For the second, we make a conceptual examination of the notion about the tolerance, how to the violence, however, in its report with the politics, also for the symbolic dimension. For the third idea, this text promotes the analysis of the perception of those who are involved in the conflicts, one actively or passively, by making an investigation concerning the sensibility, the reflection on the education of the broadcasting and the application of a questionnaire with the teachers. The questionnaire allowed to establish a measure of the perception of the teachers with regard to the violence in schools and to perceive how is the sensibility of the formative strings by means of audiovisual resources is always enthralled between the walls of the school.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO(In)TolerânciaViolênciaViolência na escolaPercepçãoAudiovisualA imagem na percepção docente sobre a (in)tolerância e a violência na escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTAnaPaulaBuzettoBonneau_TESE.pdf.txtAnaPaulaBuzettoBonneau_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain456863https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24666/2/AnaPaulaBuzettoBonneau_TESE.pdf.txtfb35119fd7fc23b02244ce4c56125584MD52ImagemPercepçãoDocente_Bonneau_2017.pdf.txtImagemPercepçãoDocente_Bonneau_2017.pdf.txtExtracted texttext/plain456854https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24666/4/ImagemPercep%c3%a7%c3%a3oDocente_Bonneau_2017.pdf.txtaaa31bd87564c6ada5431ebaa2f5d4e7MD54THUMBNAILAnaPaulaBuzettoBonneau_TESE.pdf.jpgAnaPaulaBuzettoBonneau_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2072https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24666/3/AnaPaulaBuzettoBonneau_TESE.pdf.jpgcd4ee80102e7ca84bf7f82e16eb8c03eMD53ImagemPercepçãoDocente_Bonneau_2017.pdf.jpgImagemPercepçãoDocente_Bonneau_2017.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1217https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24666/5/ImagemPercep%c3%a7%c3%a3oDocente_Bonneau_2017.pdf.jpg9a545adc8431252b7173631810b59a8fMD55TEXTAnaPaulaBuzettoBonneau_TESE.pdf.txtAnaPaulaBuzettoBonneau_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain456863https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24666/2/AnaPaulaBuzettoBonneau_TESE.pdf.txtfb35119fd7fc23b02244ce4c56125584MD52THUMBNAILAnaPaulaBuzettoBonneau_TESE.pdf.jpgAnaPaulaBuzettoBonneau_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2072https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24666/3/AnaPaulaBuzettoBonneau_TESE.pdf.jpgcd4ee80102e7ca84bf7f82e16eb8c03eMD53ORIGINALImagemPercepçãoDocente_Bonneau_2017.pdfImagemPercepçãoDocente_Bonneau_2017.pdfapplication/pdf1394454https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24666/1/ImagemPercep%c3%a7%c3%a3oDocente_Bonneau_2017.pdffe53bee41abdedad26bd73f686216a89MD51123456789/246662022-05-25 19:19:50.166oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24666Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-25T22:19:50Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A imagem na percepção docente sobre a (in)tolerância e a violência na escola |
title |
A imagem na percepção docente sobre a (in)tolerância e a violência na escola |
spellingShingle |
A imagem na percepção docente sobre a (in)tolerância e a violência na escola Bonneau, Ana Paula Buzetto CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO (In)Tolerância Violência Violência na escola Percepção Audiovisual |
title_short |
A imagem na percepção docente sobre a (in)tolerância e a violência na escola |
title_full |
A imagem na percepção docente sobre a (in)tolerância e a violência na escola |
title_fullStr |
A imagem na percepção docente sobre a (in)tolerância e a violência na escola |
title_full_unstemmed |
A imagem na percepção docente sobre a (in)tolerância e a violência na escola |
title_sort |
A imagem na percepção docente sobre a (in)tolerância e a violência na escola |
author |
Bonneau, Ana Paula Buzetto |
author_facet |
Bonneau, Ana Paula Buzetto |
author_role |
author |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0341824719316863 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Ferreira, Adir Luiz |
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1853494257403195 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Andrade, Fernando Cézar Bezerra de |
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Mendes, Marcilia Luzia Gomes da Costa |
dc.contributor.referees3Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2258546985285753 |
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv |
Pavan, Maria Angela |
dc.contributor.referees4Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2258546985285753 |
dc.contributor.referees5.none.fl_str_mv |
Amarilha, Marly |
dc.contributor.referees6.none.fl_str_mv |
Lucena, Ricardo de Figueiredo |
dc.contributor.referees6Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2677667915869629 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bonneau, Ana Paula Buzetto |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO (In)Tolerância Violência Violência na escola Percepção Audiovisual |
dc.subject.por.fl_str_mv |
(In)Tolerância Violência Violência na escola Percepção Audiovisual |
description |
Esta tese examina a percepção da violência entre os professores, concentrando a análise na sensibilidade docente e sua relação com as técnicas e conteúdos audiovisuais. A questão da violência é tratada na perspectiva da (in)tolerância, sistematizada partindo de sua matriz histórica. O entendimento na noção de violência é compreendida em três frentes de análises: a primeira, pela percepção dos sujeitos envolvidos em situações de conflito, seja ativamente ou passivamente; a segunda, um exame conceitual das noções de tolerância e violência, tanto na sua relação com a política, quanto a sua concepção simbólica A terceira, uma análise da percepção dos sujeitos envolvidos em situações de conflito, seja ativamente ou passivamente, deu-se através de uma investigação da sensibilidade, da reflexão sobre a educação audiovisual e a aplicação de um questionário entre os professores. O questionário possibilitou estabelecer uma medida do grau de percepção dos docentes em relação à violência na instituição escolar, bem como perceber o quanto a força formadora da sensibilidade por meio dos recursos audiovisuais ainda é subjugada entre os muros da escola. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-03-24 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-01-25T14:43:07Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-01-25T14:43:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BONNEAU, Ana Paula Buzetto. A imagem na percepção docente sobre a (in)tolerância e a violência na escola. 2017. 201f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24666 |
identifier_str_mv |
BONNEAU, Ana Paula Buzetto. A imagem na percepção docente sobre a (in)tolerância e a violência na escola. 2017. 201f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24666 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24666/2/AnaPaulaBuzettoBonneau_TESE.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24666/4/ImagemPercep%c3%a7%c3%a3oDocente_Bonneau_2017.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24666/3/AnaPaulaBuzettoBonneau_TESE.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24666/5/ImagemPercep%c3%a7%c3%a3oDocente_Bonneau_2017.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24666/2/AnaPaulaBuzettoBonneau_TESE.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24666/3/AnaPaulaBuzettoBonneau_TESE.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24666/1/ImagemPercep%c3%a7%c3%a3oDocente_Bonneau_2017.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fb35119fd7fc23b02244ce4c56125584 aaa31bd87564c6ada5431ebaa2f5d4e7 cd4ee80102e7ca84bf7f82e16eb8c03e 9a545adc8431252b7173631810b59a8f fb35119fd7fc23b02244ce4c56125584 cd4ee80102e7ca84bf7f82e16eb8c03e fe53bee41abdedad26bd73f686216a89 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802118154357309440 |